• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filho de peixe...

Nerwen

Usuário
peixinho é!
A importância da família nas obras de Tolkien. Os leitores devem estar acostumador com apresentações do tipo: Aragorn, filho de Arathorn; Gimli, filho de Glóin...
Conhecer os antepassados de uma pessoa significa saber as tendências e algumas características importantes da família.
No Condado isso fica muito claro, os Tûks são os aventureiros, os Brandebuques, os curiosos, e por assim vai.
No caso de Aragorn, ele é o herdeiro de Isildor, e se sente quase na obrigação de reparar o erro de seu antepassado e retomar seu lugar de direito (aliás, muito merecido).
Gostaria de saber a opinião de vcs sobre até que ponto vai a influência dos ancestrais das personagens e como isso interfere nos relacionamentos. E outra: Quais são as ovelhas negras das famílias?
 
Bueno...

Vemos claramente que Boromir se parecia muito com seu pai, Denethor...

Vemos em Galadriel muito do senso de justiça de Finarfin que, por sua vez, se parecia muito com Finwë...

No caso de Aragorn, vejo muito do que Elendil foi nele...

E, claro... principalmente na primeira Era, o fato de pertencer à esta ou aquela família pesava muito... com o passar dos tempos, e com as várias misturas que houveram, isto diminuiu bastante...

Penso que Tolkien preferiu denominar suas personagens como fulano, filho de ciclano, porque ficaria muito complicado criar sobrenomes para tanta gente...

E, quanto às ovelhas negras... cito Boromir, cito Fëanor, Isildur, Celegorm, Curufin, dentre outros menos cotados.
 
Sem dúvida, a família tem uma importância grande no SdA, Láthspell está certo, criar sobrenomes seria um tanto quanto trabalhoso, as ovelhas negras são várias...fora as citadas há ainda o Maeglin...
ps.: Traduza a última linha da minha assinatura.... :)
 
Me parece que era um costume de antigamente, se não me engano D.Pedro I tinha uns 15 nomes no seu nome completo, que pertenceram aos seus antepassados. Não me lembro dos nomes, mas sei que era com dizer que ele era filho de fulano que era filho de ciclano que era filho de beltrano e por ai vai. E assim Tolkien aproveitou um costume antigo para criar seus sobrenomes. Mas não tenho nenhuma fundamentação pra dizer isso é puro chute.
Túrin
 
É espantaso como a revelação do pai na apresentação já identifca um personagem como sendo mau, imperioso, nobre... No caso dos elfos, isto é até justificável, uma vez que os filhos receberam energia de seus pais. Um caso a parte é o do Maedhos, este deve ter muito da mãe, é o menos parecido com o Fëanor, e no entanto, o mais velho, portanto, tinha mais energia disponível do Fëanor.... mas foram seus irmãos os mais impulsivos...
 
O Unico tadinho que não é filho de ninguem é o Legolas :P Sempre que o apresentam é Legolas do Reino da Floresta nunca é Legolas filho de Thranduil :eek: acho que é pq não rima :lol:
 
Pocket Éowyn disse:
O Unico tadinho que não é filho de ninguem é o Legolas :P Sempre que o apresentam é Legolas do Reino da Floresta nunca é Legolas filho de Thranduil :eek: acho que é pq não rima :lol:

:lol: é mesmo.

acho que era um jeito de tratar as pessoas com respeito. como Lathspell disse, na 1º Era isso devia pesar muito pq tinha aquelas familias que eram mais proximas dos Elfos.

mas falando em sobrenomes, os hobbits tem, Aragorn tem (Elessar, pra mim isso é o sobrenome dele), o Legolas tem (Verdefolha) agora pq o Gimli e o Boromir não têem ?

fora as citadas há ainda o Maeglin...

bom, o Maeglin não pode ser considerado muito uma ovelha negra, tendo em vista que o pai tmb era assim :roll:
quem é uma ovelha negra é o Bilbo. diferente de todos da familia (só que no caso dele diferente pra melhor :mrgreen: )
 
o Legolas tem (Verdefolha)

acho que não é exatamente sobrenome, apenas o significado do nome...

Não sei nada sobre a relação entre o Legolas e o Thranduil. No hobbit, o elfo já era nascido e não há nenhuma menção dele...
Uma coisa é certa, Legolas com certeza não era tão cabeça dura quanto o pai, e intensificou a inimizade entre elfos e anões, reparando o engano de seu pai ao prender os anões, dentre estes o pai do Gimli....
 
Bom, no caso dos hobbits acho que não havia o pq de citar filho de fulano, pq só os sobrenomes já diziam quem o cara era. Sobre o Legolas, acho que mesmo que Verdefolha seja mais pelo significado de nome, é usado como sobrenome sim. E realmente ele era menos cabeça dura que o pai, afinal, ele não só ficou muito amigo de um anão como viajou com ele e foi capaz de admitir que ele soube usar melhor as plavras.(tinha que ser o Legolas :grinlove: )

Sobre as ovelhas negras, vcs esqueceram de citar alguns : Melkor(ele não deixava de ser irmão de Manwe... :mrgreen: ), Ar-Pharazon, eu acho que foi ele que começou com aquela história de revolta contra os valar não é? Se não foi, eu quero dizer o primeiro rei que fez isso :roll: .

E sobre influencia de família, eu vou citar o caso dos filhos de Feanor, eles(até Maedhros que era o mais nobre) fizeram um juramento com ódio e ficaram presos a ele até morrerem, isso tudo pq foram seguir o pai deles. E Frodo, que saiu ao estilo Bilbo. Gimli que me lembra muito Gloin e alguns outro anões da compania de Thorin. O próprio Thorin Escudo de Carvalho(mais um sobrenome :mrgreen: ), o pai e o avo dele lhe deixaram um mapa e uma chave, acho que com a esperança de que um dia ele pudesse recuperar Erebor.
 
Vemos claramente que Boromir se parecia muito com seu pai, Denethor...
Nao exatamente...
Tirando as exatas palavras dos apendices, Boromir soh se assemelhava a Denethrr nas feicoes e no orgulho, mas em pouca mais. Se asssemelhava mais ao Rei Eanur. Enquanto Faramir tambem decifrava o coracao dos homens como o pai.
Acho que Denethor tinha um pouco dos dois irmaos.
Bom, no caso dos hobbits acho que não havia o pq de citar filho de fulano, pq só os sobrenomes já diziam quem o cara era.
Isso mesmo. A familia eh algo importante na sociedade Hobbit. Eh a base de indentificacao deles. Saber se alguem eh um Tuk, Bolseiro ou Brandybuck diz muito.
Acho que dizer o nome do pai na apresentacao chega a ser, alem de tudo, um sinal de respeito ou orgulho. Por exemplo, eu duvido que pra Legolas faria diferenca saber que Eomer eh filho de Eomund. E Eomer se apresenta como tal, mesmo pra figuras tao estranhas como um Elfo e um anao.
Pra mim, o titulo eh a indentificacao ( Terceiro Marechal da Terra dos Cavaleiros, Herdeiro de Isildur, etc.)
O nome do pai depois eh um sinal de respeito a esse.
 
Foi dito que Húrin foi o mais poderoso dos guerreiros dos homens mortais. E seu filho Túrin matou o Pai dos Dragões com apenas um golpe de espada!
 
fora as citadas há ainda o Maeglin...
bom, o Maeglin não pode ser considerado muito uma ovelha negra, tendo em vista que o pai tmb era assim :roll:
Vejamos então, se considerarmos Eöl como parte dos Sindar, e Maeglin como parte dos Noldor e dos Sindar...ambos são ovelhas-negras :wink:
ps.: Por falar nisso, nesta família o caos impera....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo