• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filha de Oscar Niemeyer morre no Hospital Samaritano, no Rio

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Anna Maria, 82, era filha única do arquiteto, que tem 104 anos.
Ela estava internada com enfisema pulmonar desde o dia 1º.[/h]

anna.jpg

Niemeyer com a mulher, Vera Lucia Cabreira (camisa estampada), e sua filha, Anna Maria (roupa preta), em foto de 2007 (Foto: Marco Antônio Teixeira / Agência O Globo)​

A filha única do arquiteto Oscar Niemeyer, Anna Maria Niemeyer, de 82 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (6), no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, em consequência de um enfisema pulmonar. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital.

Anna Maria estava internada desde o dia 1º de junho. A família estava, no no final desta tarde, no hospital.
O velório será realizado a partir das 19h desta quarta, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O enterro está marcado para as 13h desta quinta-feira (7).

Anna Maria era marchand, designer e arquiteta de interiores. Ela tinha duas galerias de arte com seu nome, localizadas na Gávea, Zona Sul do Rio.

Segundo o site da galeria, desde muito cedo Anna Maria colaborou com o pai em projetos de arquitetura. Nascida no Rio de Janeiro, ela dedicou-se à ambientação de interiores, tendo realizado projetos no Palácio da Alvorada, no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde morou de 1960 a 1973.

Desde o final dos anos 50, Anna Maria trabalha na área de design de mobiliário e, desde o final dos anos 70, também com design gráfico.

Posteriormente, retornou à ambientação de interiores e realizou os projetos de decoração do Parlamento Latino-Americano, em São Paulo, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. É autora também da decoração do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e de alguns ambientes do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, para onde foram criados alguns móveis especiais.

Nos últimos anos, Anna Maria trabalhava como curadora convidada em mostras coletivas.

O pai, Oscar Niemeyer, de 104 anos, havia sindo internado no mesmo Hospital Samaritano, com pneumonia e desidratação, e recebeu alta médica no dia 18 de maio. Em abril de 2011, o arquiteto passou 12 dias internado, no Samaritano, por causa de uma infecção urinária.

Fonte

_____________________________

Ele enterra a filha, mas cadê que ele morre?
 
Lamento muito essa perda na família Niemeyer. Espero que a morte da filha não influencie na saúde do pai que heroicamente atua de forma brilhante no mundo da arquitetura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo