• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Figo propõe expansão da Copa do Mundo para 40 ou 48 seleções

Problema é que são cartas marcadas.
Quando o cara vê que nem sequer tem chances, não vale a pena ficar se desgastando. E vale a pena mais se aliar alguém pra continuar na muvuca e na mamata.
 
Depois de toda a polêmica em torno da eleição do Catar como sede da Copa quem é que vai votar no Príncipe? No fim continuaremos na mesma.
 
Mano quem é esse principe aê? o_O juro que nunca ouvi falar. :lol:

Presidente da Federação Jordaniana de Futebol, fundador e presidente da Federação de Futebol do Oriente Médio e atual vice-presidente da FIFA na Ásia. A Copa de 2022 ser no Qatar tem muito dedo dele.

Depois de toda a polêmica em torno da eleição do Catar como sede da Copa quem é que vai votar no Príncipe? No fim continuaremos na mesma.

Não sei, não. A Europa em peso deve votar nele, por estarem descontentes com o Blatter. O próprio presidente da Federação Holandesa, Michael van Praag, desistiu da candidatura em prol do Hussein.
 
Vamos ver se desta vez as desistências em prol de uma única candidatura de oposição dá efeito, pois nas anteriores não mudou nada.
 
Agora o atual presidente quer fazer uma Copa do Mundo com fase pré...
Gianni Infantino quer Copa do Mundo de 2026 com 48 países participantes
201610031956_19cb50c5d3.jpg


Gianni Infantino quer Copa do Mundo de 2026 com 48 países participantes

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, defendeu nesta segunda-feira durante passagem pela Colômbia que a Copa do Mundo de 2026 tenha 48 participantes, ao contrário das 32 vagas que são garantidas no atual formato. De acordo com o mandatário, África e Ásia seriam os grandes beneficiados com mais equipes no Mundial. Durante o pleito para a entidade máxima do futebol, ele sugeriu um torneio com 40 equipes, oito a menos do que sua ideia atual.

- O nosso papel é desenvolver o futebol e, por isso, durante a minha campanha (para a presidência da Fifa) propus um Mundial em 2022 com 40 equipes, oito a mais do que atualmente - afirmou Gianni Infantino.

Por conta do possível aumento considerável no número de participantes da Copa do Mundo de 2026, passando para 48 equipes, o formato de disputa teria que mudar para não deixar a competição muito longa. Infantino explica como isso poderia ser feito.

- Os 16 melhores se classificam para a fase de grupos do Mundial. Os 32 restantes jogariam uma partida, um playoff, três dias antes de começar o campeonato para determinar os outros 16. Assim teríamos os 32 finalistas - disse Infantino, lembrando que este formato recebe 48 seleções com a fase eliminatória e leva muito mais emoção para os torcedores.
 
Toda troca de presidente na fifa vem com aumento de vagas na copa do mundo.
Por essa perspectiva até que não é ruim os continuísmos de 50 séculos de um mesmo presidente.

Pena.
 
Quero só ver se a Itália do Sr. Infantino se vier a ficar nessa fase pré-copa e por azar é eliminada nos penaltis por uma Nova Zelândia retranqueira e já voltando pra casa tendo disputado apenas 1 jogo.
 
Pra mim deviam fazer o seguinte colocar uma Copa com times somente Sul-Americanos e Europeus, e abrir vagas somente para seleções asiáticas, africanas e do resto da américa q demonstrassem algum tipo de superioridade em relação as equipes contra quais jogam ou q possuam craques ou equipes de alto nível msm.
Continente com Futebol nível pelada nem devia ter tantas vagas assim.

E msm na América do Sul, eu seria a favor, de dividir o Brasil e Argentina no formato de seleções estaduais para colocá-las na Copa. Quase sempre nas convocações pra Copas oq mais sobra aqui no BR é jogador, ou se fizessem uma seleção A e B pra Brasil e Argentina seria algo positivo e q ajudaria a ter melhores equipes aqui. Temos de voltar pra época onde um Carioca tinha o msm peso q um Calcio, Premier ou Bundesliga, e times de um nível um tanto maior.

Enviado de meu LG-D227 usando Tapatalk
 
Pra mim deveria ter além da Copa, um grande campeonato mundial em pontos corridos com duração de 4 anos. O meu seria assim:

Já que temos pouco mais de 200 países filiados a FIFA, eu pegaria o ranking histórico de todas as copas como base inicial, onde certamente teríamos de largada sulamericanos e europeus na Série A. Colocaria todos em 10 divisões com 20 seleções cada, ficando a última um pouco maior com aqueles micro-paisinhos irrelevantes futebolísticamente como Mônaco, Gibraltar, Andorra,etc

Como são 38 jogos em 4 anos, daria entre 9 ou 10 jogos por ano. Após 4 anos cairiam pra série B os 4 piores. Daí com o tempo se algum africano, asiático ou das Américas do Norte e Central subir será por seus próprios méritos e não por uma campanha esporádica acidental a la Turquia e Coréia do Sul de 2002.

Me lembro de ter jogado algo assim num antigo jogo eletrônico de futebol dos anos 90, o Actua Soccer onde lá tinha um campeonato mundial de seleções em 3 divisões e na primeira vez que joguei levei o Marrocos da série C pra série A.
 
Pra mim deveria ter além da Copa, um grande campeonato mundial em pontos corridos com duração de 4 anos. O meu seria assim:

Já que temos pouco mais de 200 países filiados a FIFA, eu pegaria o ranking histórico de todas as copas como base inicial, onde certamente teríamos de largada sulamericanos e europeus na Série A. Colocaria todos em 10 divisões com 20 seleções cada, ficando a última um pouco maior com aqueles micro-paisinhos irrelevantes futebolísticamente como Mônaco, Gibraltar, Andorra,etc

Como são 38 jogos em 4 anos, daria entre 9 ou 10 jogos por ano. Após 4 anos cairiam pra série B os 4 piores. Daí com o tempo se algum africano, asiático ou das Américas do Norte e Central subir será por seus próprios méritos e não por uma campanha esporádica acidental a la Turquia e Coréia do Sul de 2002.

Me lembro de ter jogado algo assim num antigo jogo eletrônico de futebol dos anos 90, o Actua Soccer onde lá tinha um campeonato mundial de seleções em 3 divisões e na primeira vez que joguei levei o Marrocos da série C pra série A.
Se o campeonato for de um só turno e os 8 primeiros colocados forem fazer um mata-mata, até aprovo.

Enviado de meu LG-D227 usando Tapatalk
 
Já discutimos isso uma vez aqui, não lembro em que tópico. Lembro dos argumentos de vocês, concordo com alguns, mas permaneço a favor da ampliação de vagas. Esse modelo com 32 é de não sei quantos anos atrás (?), quando o futebol e o evento eram muito menores do que são hoje. Hoje já há muito mais seleções decentes, muito mais bons jogadores espalhados em várias seleções, muito mais países que foram conquistados pelo futebol, com milhares de fãs ansiando para se verem representados. Copa do Mundo é só de 4 em 4 anos, é um intervalo muito grande para deixarmos de ver grandes jogadores como Ibra e Bale perderem o maior evento do futebol em sua melhor fase, muito grande para seleções de enorme tradição deixarem de participar porque andaram mal das pernas nos primeiros anos das eliminatórias (mesmo estando bem no ano da copa) e só poderem torcer novamente quase uma década depois, muito grande para países em que o futebol é popular mas a concorrência nas eliminatórias é grande demais, como a Venezuela, praticamente não terem chance de ir à Copa. E eu também não concordaria que se corresse o risco de não termos representantes de todos os continentes. Um ou dois a mais em cada grupo, não vejo por que não. Pode ficar esteticamente pior, mas não acho que isso supere o que se tem a ganhar.
 
. Esse modelo com 32 é de não sei quantos anos atrás (?), quando o futebol e o evento eram muito menores do que são hoje. Hoje já há muito mais seleções decentes,

O modelo de 32 começou em 98.
Agora quanto muito mais seleções decentes com chance de pelo menos chegar entre os 4 melhores? Vou adotar esse parâmetro, porque cobrar chegar a final ou ser campeão não dá pra muitas.

Vamos fazer um apanhado geral pegando por exemplo os os últimos 25 anos..

É correto afirmar que houve evolução pra Portugal que 2002 passou a disputar copas seguidamente e Espanha que ganhou alguns títulos com ambas formando gerações de bons jogadores. Até aqui ok.

Mas por outro lado os países escandinavos (especialmente Suécia e Dinamarca) que tinham ótimas gerações caíram. Ok, a Suécia tem o Ibra, mas de que adianta ter ele se o resto do time não está a altura dele? No passado os suecos se destacavam bastante não apenas por ter um bom jogador acima da média e sim um ótimo conjunto como o bom time 3° lugar em 94 e fora outros que eles tiveram século passado.

Continuando...

Times do leste Europeu? Tivemos de destaque as boas campanhas isoladas da Bulgária de 94, Croácia de 98 e a Turquia de 2002, mas sem nenhum destes se firmarem de forma consistente. As seleções desse bloco antes do desmanche da URSS, Iugoslávia e Tchecoslovária, já foram um ótimo celeiro de grandes jogadores, hoje não são nem nem sombra do que já foram em outras copas.

Seleções Britânicas? A Inglaterra é sempre uma grande decepção, Escócia e Irlanda sempre medianas pra baixo e não dá pra Gales querer ir longe apenas com o Bale.

Africanos, EUA e México? Eternas promessas que todo mundo fala há várias décadas que um dia podem chegar, mas nunca passam das Quartas. Costa Rica foi uma ótima surpresa em 2014, mas é algo que não vai se repetir tão cedo.

Outros sulamericanos? Sempre esperamos um quarto sulamericano fora do trio BRA/ARG/URU finalmente mostre força e chegue longe. Ultimamente quem pareceu ser o mais próximo disso é o Chile que está sofrendo horrores para se classificar nas eliminatórias.

Asiáticos? Tirando aquela campanha bem questionável da Coréia do Sul, ainda não mostraram a que veio.

Eu sinceramente ainda prefiro a preservação do modelo com 32 por mais algum tempo até que de fato ocorra evolução significativa, pois na reta final, Copa do Mundo ainda é uma competição que o peso da camisa faz diferença.
 
Já discutimos isso uma vez aqui, não lembro em que tópico. Lembro dos argumentos de vocês, concordo com alguns, mas permaneço a favor da ampliação de vagas. Esse modelo com 32 é de não sei quantos anos atrás (?), quando o futebol e o evento eram muito menores do que são hoje. Hoje já há muito mais seleções decentes, muito mais bons jogadores espalhados em várias seleções, muito mais países que foram conquistados pelo futebol, com milhares de fãs ansiando para se verem representados. Copa do Mundo é só de 4 em 4 anos, é um intervalo muito grande para deixarmos de ver grandes jogadores como Ibra e Bale perderem o maior evento do futebol em sua melhor fase, muito grande para seleções de enorme tradição deixarem de participar porque andaram mal das pernas nos primeiros anos das eliminatórias (mesmo estando bem no ano da copa) e só poderem torcer novamente quase uma década depois, muito grande para países em que o futebol é popular mas a concorrência nas eliminatórias é grande demais, como a Venezuela, praticamente não terem chance de ir à Copa. E eu também não concordaria que se corresse o risco de não termos representantes de todos os continentes. Um ou dois a mais em cada grupo, não vejo por que não. Pode ficar esteticamente pior, mas não acho que isso supere o que se tem a ganhar.
Problema é a fórmula de disputa.
Inchar a fase de grupos só desvaloriza a competição pois faz a fase de grupos ficar cada vez menos emocionante de se assistir. Além de ser maçante ter mais jogos na fase de grupos sendo que quanto maior a quantidade de times maiores as chances de aparecerem jogos que não valem nada, só estarão lá pra cumprir tabela.
Fase pré-copa eu acho escroto, assim como as pré-libertadores ou pré-champions. É só pra inglês ver. É só pra dizer praquele seleção menor que ela esteve na copa mas na verdade não esteve.

Pontos corridos com essa quantidade de time nem dá pra cogitar por tempo.

Se for pra aumentar, então que mude a fórmula de disputa e seja mata-mata do início ao fim. Talvez com equipes maiores entrando em fases mais a frente da competição como é no mundial de clubes. Ou não.

Se tem fase de grupos, pra mim 32 é o limite. Na verdade com 32 já temos jogos que são só pra cumprir tabela, mas são bem menos e ficam ainda na casa das excessões (só ocorre se 2 seleções vencerem seus dois jogos, mas mesmo assim ainda há alguma disputa pela primeira colocação).
 
O modelo de 32 começou em 98.
Agora quanto muito mais seleções decentes com chance de pelo menos chegar entre os 4 melhores? Vou adotar esse parâmetro, porque cobrar chegar a final ou ser campeão não dá pra muitas.
Então, paro por aí, porque discordo fortemente desse critério. Se fosse para selecionar só seleções favoritas, deveríamos ter não 32, mas no máximo 10. Eu acho que a Copa do Mundo deve comportar seleções mais fracas também, ainda que só para seus principais jogadores e seus países sentirem o gostinho de copa na 1ª fase (podendo até surpreender).

Eu acho que as eliminatórias deveriam servir para eliminar os muito ruins, não para selecionar os poucos bons. Repito: 4 anos é um período muito longo. Me digam, por exemplo, se uma copa de 2018 com as seguintes 40 seleções seria abrir demais para seleções sem nenhuma força no futebol:

1. Brasil
2. Argentina
3. Uruguai
4. Colômbia
5. Equador
6. Chile
7. Paraguai
8. Espanha
9. França
10. Itália
11. Holanda
12. Alemanha
13. Inglaterra
14. Suécia
15. Portugal
16. Suíça
17. Bélgica
18. Irlanda
19. Croácia
20. Sérvia
21. País de Gales
22. Turquia
23. Polônia
24. Grécia
25. Islândia
26. Egito
27. Camarões
28. Gana
29. Costa do Marfim
30. Argélia
31. Nigéria
32. Tunísia
33. México
34. Costa Rica
35. EUA
36. China
37. Coreia do Sul
38. Japão
39. Arábia Saudita
40. Austrália
** Posts duplicados combinados **
Problema é a fórmula de disputa.
Inchar a fase de grupos só desvaloriza a competição pois faz a fase de grupos ficar cada vez menos emocionante de se assistir. Além de ser maçante ter mais jogos na fase de grupos sendo que quanto maior a quantidade de times maiores as chances de aparecerem jogos que não valem nada, só estarão lá pra cumprir tabela.
Eu já acho muito poucas partidas. O máximo que uma seleção consegue jogar, se chegar às semifinais, é 7. Uma que cai na 1ª fase só joga 3. É muita expectativa para tão pouco. Em nenhum torneio mata-mata do mundo são tão poucas partidas, porque em geral se tem jogos ida e volta no mínimo na 1ª fase, e não acho que se perca tanta emoção assim. Se houver jogos só para cumprir tabela, paciência, ainda acho que compensa por um ou outro jogo emocionante a mais que teríamos, e pela oportunidade de ver mais craques e mais países representados.

Fase pré-copa eu acho escroto, assim como as pré-libertadores ou pré-champions. É só pra inglês ver. É só pra dizer praquele seleção menor que ela esteve na copa mas na verdade não esteve.
Também não curto isso. Pelo mesmo motivo, não concordo com a ideia de "ah, eliminatórias já são a copa". Não, a copa é o evento.

Pontos corridos com essa quantidade de time nem dá pra cogitar por tempo.
Prefiro parar de acompanhar futebol a engolir a ideia de uma Copa do Mundo de pontos corridos.

Se for pra aumentar, então que mude a fórmula de disputa e seja mata-mata do início ao fim. Talvez com equipes maiores entrando em fases mais a frente da competição como é no mundial de clubes. Ou não.
Essa para mim seria a pior das ideias. A gente espera demais para correr o risco de ver um jogo só.
 
Então, paro por aí, porque discordo fortemente desse critério. Se fosse para selecionar só seleções favoritas, deveríamos ter não 32, mas no máximo 10. Eu acho que a Copa do Mundo deve comportar seleções mais fracas também, ainda que só para seus principais jogadores e seus países sentirem o gostinho de copa na 1ª fase (podendo até surpreender).

Mas Copa com 32 já comporta fracos também pois já tivemos não muito tempo atrás Angola, Trinidad & Tobago, Nova Zelândia entre outros.

O que precisa melhorar são os critérios de sorteio das eliminatórias que muitas vezes deixa vários "grupos da morte" que no caso da Europa fazem 3 ou 4 seleções boas se matarem por apenas uma vaga direta e outra na repescagem.

Concordo contigo que as longas eliminatórias não é igual Copa do Mundo, pois não se joga numa sede fixa e sim ida e volta em seus respectivos países.

Mas como a FIFA cogita até excluir a Copa das Confederações, para testar os estádios pelo menos 1 ano antes, caso eles excluam o que poderia se pensar é fazer uma etapa final de eliminatórias no país-sede o que com certeza daria um bom clima de copa e fazendo os gols contarem para a artilharia total. Na prática seria uma Copa com mais países.
 
** Posts duplicados combinados **
Eu já acho muito poucas partidas. O máximo que uma seleção consegue jogar, se chegar às semifinais, é 7. Uma que cai na 1ª fase só joga 3. É muita expectativa para tão pouco. Em nenhum torneio mata-mata do mundo são tão poucas partidas, porque em geral se tem jogos ida e volta no mínimo na 1ª fase, e não acho que se perca tanta emoção assim. Se houver jogos só para cumprir tabela, paciência, ainda acho que compensa por um ou outro jogo emocionante a mais que teríamos, e pela oportunidade de ver mais craques e mais países representados.


Também não curto isso. Pelo mesmo motivo, não concordo com a ideia de "ah, eliminatórias já são a copa". Não, a copa é o evento.


Prefiro parar de acompanhar futebol a engolir a ideia de uma Copa do Mundo de pontos corridos.


Essa para mim seria a pior das ideias. A gente espera demais para correr o risco de ver um jogo só.
Mas a expectativa é justamente por serem poucos jogos.
É como nas olimpíadas 4 anos se resolverem em menos de 30 segundos somando todas as corridas de um velocista de 100 metros.
Como um evento como um todo, você pensa em 7 jogos se for pra acompanhar uma única seleção. Mas são 64 jogos no total. Assim como olimpíadas podem acabar em 10 segundos pra você se você só estiver interessado em ver um brasileiro específico que disputa a prova de 100 metros e é eliminado logo na primeira classificatória, ou dura quase um mês se for aproveitar o evento todo.

Quanto ao aumento de times na primeira fase, eu acho que justamente o inverso ocorreria. Quanto maior a quantidade de times na fase de grupos, mais próximo de pontos corridos é e menos chance de surpresas há. No momento a gente está num meio termo em que temos tanto jogos emocionantes por serem dois grandes times jogando, como jogos emocionantes de seleções grandes que deram mole em 2 jogos e estão a beira de serem eliminados precocemente. Aumentar o numero de representantes na fase de grupos vai diminuir a chance de jogos do segundo tipo existirem. Ou seja, teríamos jogos só pra cumprir tabela E menos jogos emocionantes.
A questão de maior representatividade eu até acharia válido, mas também não pode virar casa da mãe joana. 32 já são 15% de todos os inscritos na FIFA (incluindo as seleções semi-amadoras dos países pequenos e de países que nem a ONU considera). 48 vai ficar em 23 pra 24%, quase 1/4 de todas as seleções existentes. Não sei se isso seria bom. Mais craques é bom, mas sinceramente não ficam tantos fora assim também, sempre é um ou dois que sempre lembramos, mas concordo que é chato. Representatividade entre os países eu já acho suficiente considerando os números acima. Seria como abrir vaga pra 1/4 dos esportistas irem pras olimpíadas, pode parecer bonito no discurso mas não concordo que seja a melhor coisa a fazer.
 
A magia da Copa do Mundo/Olimpíada está na periodicidade de 4 anos e ter um grupo seleto de atletas que disputam. Infelizmente não dá comportar todos.
 
O formato atual de 32 seleções é perfeito. Permite a entrada de seleções fracas, permite zebras, permite tudo. Aumentar o numero de equipes vai dar margem para jogos mais chatos e previsíveis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo