1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maconha

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Edu, 7 Abr 2008.

  1. Edu

    Edu Draper Inc.



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    :???:

    Minha aula acaba cedo, lá pelas 11:00 hs, então acabei perdendo o acontecimento todo. Também não voltei no campus à noite pra ver o filme, primeiro porquê nem sabia que ele seria exibido, e segundo porquê no prédio do meu curso já tem tanto usuário da cannabis que vou acabar me graduando em maconhice antes mesmo de concluir meu curso, daí meu interesse no assunto acaba sendo menor =P

    Mas enfim, alguém ouviu falar do acontecido? Não sei se passou nos jornais nacionais da vida, porque nem ando vendos essas coisas. O fato é que hoje, segunda, teve uma baita manifestação do Diretório Central dos Estudantes da UFMG, com mini-invasão de Reitoria e tudo.
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  2. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Pra que tanto furdunço se a Sálvia dá barato?
     
  3. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Eu não vi porque eu não tenho mais aulas lá no Campus, só na João Pinheiro (Direito), mas fiquei sabendo do ocorrido. Eu acho um absurdo isso tudo. A reitoria diz que não autorizou a entrada da polícia, o que é muito improvável, já que a PM não tem competência pra atuar em território federal sem autorização do responsável (que no caso é o reitor). Além do mais, dizem que tinha helicóptero e o cacete a quatro lá.
    Universidade é um lugar pra discussão. Discutir sobre a legalização de drogas é uma coisa legal e não deveria ser barrada, como fez, supostamente, a reitoria. Não permitir que um filme legal seja exibido para que haja uma discussão sobre o tema depois é, na minha humilde opinião, uma atitude um tanto quanto anti-democrática.
    Essa questão ainda vai dar bastante pano pra manga.
    Ou pelo menos daria se o caso não fosse abafado/censurado pela relações públicas do nosso "querido" Aécio Neves. Esse tumulto não saiu em quase nenhum jornal, o que é uma pena:think:
     
  4. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Fumar o tempo todo nas dependências da universidade faz parte do experiemento que envolve a tal discussão no meio acadêmico? Espero que a reitoria tenha permitido esses experimentos.
     
  5. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    A utilização de drogas na UFMG é conhecida pela reitoria, não foi ela que provocou essa polêmica toda.
    Aparentemente o cara que foi algemado no vídeo foi algemado porque a polícia falou que ninguém podia nem entrar nem sair e ele falou que era um estudante e podia ir pra onde quisesse na faculdade. Estou certo?

    PS: não estou defendendo os estudantes, porque eles também agiram errado. Eles poderiam ter sido mais "pacíficos". E quando eu digo pacíficos, estou falando que eles deviam ter evitado xingar a PM (segundo o que me falaram rolou isso). Quem procura, atrai.
    Mas do mesmo jeito que os estudantes estavam errados, a reitoria também estava por vetar a discussão sobre esse filme. Se o objetivo do filme era realmente levantar a questão sobre legalização da maconha de uma forma séria, eu acho que a exibição do filme é totalmente válida.
     
  6. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Tenho certeza que não, já que reitoria está plenamente satisfeita em saber que usam drogas nas dependências da universidade e constatar que estão propondo reuniões para teoricamente discutir a legalização da droga é plenamente aceitável, uma vez que obviamente isso teria ALTAS chances de gerar redução e até inutilização total da droga ILEGAL dentro da universidade.

    "Desacato à autoridade é desacato à autoridade e vice-versa". Dar uma de preiba malandrão "che guevara style" para um policial não é muito inteligente. Eu estou pra conhecer um policial (que geralmente são de origem POBRE) que não fique feliz em dar umas porradas em um classe-média ou "classe A" folgado.

    Sou um "classe média" realista.

    A impressão que eu tenho é a de que escolheram o caminho errado. E, quando viram que podia dar problema, não se preocuparam em pedir as autorizações necessárias e esclarecer a coisa toda, preferindo o "dane-se, somos estudantes e temos nossos direitos".

    A situação gerada pelo consumo de drogas ilícitas em universidades já não está boa... e querer tacar um filme desse para discussão sem nenhuma autorização só porque é aluno da universidade é ousadia. Pedisse as autorizações necessárias e fizesse os esclarecimetnos e justificativas pertinentes. Ninguém quis saber de diplomacia.

    Querer fazer tudo por conta própria sabendo que pode dar merda, talvez até alegando "liberdade de expressão", é que foi errado. Pela atitude com a polícia eu acho que foi até presunção em achar que aluno pode tudo.

    Dependendo do quanto a questão de uso de drogas na universidade estivesse incomodando a reitoria, não me surpreenderia que (a reitoria) tenha considerado a proposta do filme uma ofensa, afinal usar a droga já é, por si só, querer demonstrar uma "revolta" meio sem causa que deve incomodar qualquer reitor.

    Alguém já deve ter estudado essas crises de universitários em querer inventar moda para revolucionar e chamar a atenção e dado algum nome como "síndrome de che guevara". Tantos problemas sociais pra serem resolvidos e os infelizes querendo discutir a legalização da maconha, de forma "ilegal". Vão fazer projetos pra ajudar a comunidade que é mais útil.
     
    Última edição: 8 Abr 2008
  7. Tapio

    Tapio Usuário

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Nem tinha visto notícia sobre isso, fiquei "de fora" dos jornais hoje.

    Mas, por mais que a PM não devesse estar ali, cutucou um pouco recebeu de volta. Conheço um bocado de gente que estuda na federal, e tem muita gente que simplesmente confronta a polícia pra praticamente nada.

    Se já sabe que não é boa coisa, não devia nem procurar. Chegou pra ver o filme, gambé falou "ninguém entra", meia volta pra casa. Enfrentar canhões com flores já passou de antiquado.
     
  8. V

    V Saloon Keeper

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Eu imagino que se os estudantes tentassem pedir autorização pra exibir o filme, a reitoria ia censurar (o que teoricamente eles não teriam o direito de fazer, mas fariam mesmo assim) e, sinceramente, proibir a exibição de qualquer filme em universidades é uma atitude estúpida. Eu nunca ouvi falar sobre a fita maconhística em questão e, portanto, não sei se é útil pra alguma coisa (o nome soa meio retardado, pra falar a verdade), mas é um filme. Por favor.

    Mas eu concordo que confrontar a polícia não leva a nada, pelo menos em termos de auto-preservação, porque eles têm A Força e A Autoridade, o que significa que quase sempre podem fazer qualquer merda e sair impunes. Então não adianta. Mas eu acho legal que existam malucos dispostos a azucrinar de vez em quando. Se ninguém fizer barulho, ninguém escuta.

    Revolta? Deixa eu tentar entender, você está dizendo que os estudantes fumam maconha na universidade pra irritar o reitor? Ou será que eles o fazem porque a universidade é um ambiente teoricamente seguro, onde eles podem faze-lo sem sofrer preconceito e/ou serem tratados como bandidos?

    Eu não sei, eu estou chutando. De repente os maconheiros só fumam pra demonstrar "revolta", mesmo. De repente as pessoas que bebiam álcool durante a Lei Seca nos EUA o faziam exclusivamente pra irritar o Eliot Ness, e não porque... sei lá, gostavam de beber.

    A ilegalidade da maconha é um problema social que deve ser resolvido.
     
  9. Edu

    Edu Draper Inc.

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Só pra esclarecer algumas coisas, porque o que eu postei aqui não esclareceu muito o que aconteceu. Na UFMG não necessariamente precisa pedir autorização pra exibir um filme, é necessário apenas que se reserve a sala que tem um aparelho de vídeo/DVD ou algum outro espaço. O pessoal lá do IGC pediu essa reserva pra diretoria do instituto mas eles vetaram a exibição do filme, até onde eu sei, sem um motivo concreto, até porquê eu acho que não tem motivo nenhum.

    Na UFMG, pelo que eu tenho observado, a maconha é só mais um meio de se fazer dentro da sociedade acadêmica, na maioria dos casos. Se as pessoas acabam gostando da maconha é porque têm a usado demais pra se esconder dos problemas que a universidade e o mundo lá fora apresentam.

    A manifestação contra a atitude da PM não é uma revolta dos guevarinhas, nem a manifestação contra a exibição de um filme qualquer na universidade. Agora, por se tratar da UFMG, a manifestação contra a exibição do filme sobre maconha é uma revolta inssossa. Uma patotinha de estudantes universitários que perdeu o rumo na vida e não sabe brigar por mais nada que não seja liberalização do álcool, drogas e festas à toda hora dentro do campus.
     
  10. V

    V Saloon Keeper

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Consertei pra vc.
     
  11. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    E deviam ser tratados como?
     
  12. V

    V Saloon Keeper

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Ih, começou.

    Não, tá certo. Usuário de drogas é bandido, e tem que ser tratado do mesmo jeito que ladrões, estupradores, assassinos e estelionatários (i.e. pessoas que estão ferrando a vida de outras pessoas de forma direta e intencional). É exatamente por usuários de drogas serem bandidos que não existe lei contra uso de drogas.

    [/sarcasmo]
     
  13. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    *Música de flashback do Lost*

    *Voltando aos tempos do hype de Tropa de Elite*

    :blah:
     
  14. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Hoje me informei um pouco mais sobre o assunto na faculdade. Aparentemente, e isso foi admitido pela polícia, ela NÃO teve permissão para entrar na UFMG. Mesmo que tenha sido feita a denúncia, a PM não tem poder de atuar sobre a UFMG pois lá é um território federal e a PM só tem competência sobre território estadual.
    Deixando isso de lado...

    Bom, o filme já havia sido exibido antes sem nenhuma crítica da reitoria e de ninguém. Por que será que justamente agora eles resolveram criar confusão? Os rumores falam que isso foi feito porque os alunos trouxeram à tona um caso que foi abafado do professor que levou prostitutas para sua sala e que não foi afastado do cargo, apenas transferido pra outra área da faculdade, ganhando a mesma quantia e com os mesmos privilégios que tinha antes. Portanto, pode ser (vejam bem, eu disse que pode serque essa implicância da reitoria seja uma resposta a isso que os alunos fizeram.

    De qualquer forma, não existe motivo para vedar a exibição do filme. Querem discutir sobre um filme? O filme é legal? Então qual o problema? O ambiente universitário é propício para discussão. Se for necessário falar sobre a legalização, é melhor começar em um lugar que "produz" cultura, que vai ter uma certa organização do que no meio da rua.
     
  15. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Completamente absurda a atuaçao da PM neste caso, o que nao me espanta tamanha a imbecilidade de seus componentes - a.k.a soldados, cabos, tenentes e etc.

    1. Nao possuiam autorização para tanto, visto que não sao competentes para lidar com patrimonio da Uniao

    2. Mantiveram alunos sob coerçao desnecessaria, porque ninguem ali tava com pedra, tijolo e nem nada;

    3. Uso de maconha NAO é feito para "escapar" de alguma coisa, mas sim - a esmagadora maioria - por ser prazeroso. Assim como alguns preferem jogar WoW, outros assistir BBB ou Bob Sponja.

    4. Nao é crime desde 2006. Somente a incitacao e a apologia, o que nao é o
    caso.

    5. Nao acho inutil discutir sobre a ilicitude da maconha, cocaina e etc. E nem coisa de "playboyzinhos pagando de revolucionario". Falar isso é idiotice.
     
  16. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Isso ai Legaliza já. Deixa os caras entupirem o borga de droga e morrerem. Assim param de encher meu saco. Assim acaba os drogados que mataram dois amigos meu em uma balada. Assim acaba os drogados que assaltaram minha casa duas vezes. Assim acaba os drogados que estupraram a minha amiga e ainda injetaram heroina com agulha contaminada nela (nenhum deles era infectado)....

    (nenhum deles eram bandidos. Nenhum deles tinham passagem pela policia, todos eram Formado ou cursavam faculdades)

    Ninguém me contou. Aconteceu comigo.


    Drogado é legal, na casa dos outros.

    Assim que acontecer algo do gênero com você ou sua familia talvez você mude de idéia.
     
    Última edição: 8 Abr 2008
  17. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Sendo realistas, apesar de serem manés que talvez tenham começado uma boa discussão nacional. (sei lá, nunca se sabe... por mané tanto faz se for estudante ou reitor ou diretor)

    E se a Valinor se posiciona contra a pirataria, e de repente porque é um espaço aberto e de livre expressão, um neguinho começa a mostrar videos que ele baixou?

    Sim, a UFMG tecnicamente tem de ser uma instituição que preza para difundir informação e fomentar debates.

    Mas considerando-se que eles (como eu) provavelmente não viu o filme em questão: não censurar e acabar sendo um filme que apoia o crime (não o consumo terapéutico pessoal, escambau da droga, deixe-me frisar), a UFMG não seria depois indiciada como se fosse um skinhead neo-nazista fomentador de ódio?

    Considerando-se o exemplo Valinor, se somos anti-pirataria, não podemos sequer permitir que os usuários fiquem discutindo em fórum público maneiras de como "ripar" ou onde baixar os programas, que é o que vocês moderadores fazem. Se os moderadores não tem conhecimento do vocabulário e dos programas atualmente utilizados, na dúvida deixa trancado até averiguação, certo? Para evitar problemas legais.

    Uma UF pensa da mesma maneira. Tem um neguinho que toda hora impede a gente de fazer pesquisas com amostras biológicas pelas repercursão que essa notícia pode dar na comunidade (vão fazer protestos, vão nos processar, etc). Com a ressalva, que ninguém vai avaliar o filme depois provavelmente (ao contrário dos moderadores da Valinor)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  18. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Olha...mais perfeito que isso só se existissem duas Primulas...
     
  19. Edu

    Edu Draper Inc.

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Defina "prazer". Seria "estado de entorpecência voluntária", que acaba por causar um vício do qual a pessoa custa a se livrar (isto é, se ela conseguir se livrar)? :roll:

    E, além do mais, se um sujeito precisa recorrer à algo viciante, como maconha ou tabaco, ou mesmo o uso excessivo de álcool, para obter prazer, ele está se conformando com ou fugindo da realidade "não-prazerosa" que o cerca?
     
  20. V

    V Saloon Keeper

    Re: Fight na UFMG! PM de Minas intervém na exibição de filme que aborda o uso da maco

    Primeiro: vamos com calma. Não tem motivo pra transformar isso aqui numa Sessão Anátema.

    Segundo: quero deixar claro que eu não sou a favor da legalização de qualquer droga, só da maconha, que nunca fez nem nunca vai fazer ninguém matar ou estuprar (ao contrário de outras drogas como, por exemplo, o álcool).

    Terceiro: eu conheço literalmente dezenas de pessoas que já usaram todo tipo de droga em quantidades colossais e nunca mataram nem estupraram ninguém. Será que não existe a possibilidade de que a maioria dos ofensores que você citou seja o tipo de pessoa capaz de cometer essas atrocidades mesmo sem estar sob o efeito de qualquer droga?

    Sinto muito pelos seus amigos (mesmo), mas essa retórica obtusa e generalizadora demonstra ignorância sobre o assunto, sorry.
     
    Última edição: 8 Abr 2008

Compartilhar