• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2018 Fifa vê como positiva regra de Fair Play que fez Japão segurar a derrota

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
ninag-recebe-cartao-amarelo-apos-lance-com-gen-shoji-durante-jogo-entre-senegal-e-japao-1530206413524_v2_900x506.jpg

Ninag recebe cartão amarelo após lance com Gen Shoji durante jogo entre Senegal e Japão Imagem: Xinhua/Chen Cheng



Pela primeira vez em uma Copa do Mundo um time avançou de fase por critério de disciplina. O Japão passou às oitavas, na quinta-feira, por ter levado menos cartão amarelo do que Senegal. Um dia após a inédita vaga por Fair Play, a Fifa considerou positiva a adoção da regra que premia o “jogo limpo”.


Diretor de torneios e eventos da Fifa, Colin Smith exaltou nesta sexta-feira, em reunião da entidade, o critério por Fair Play e projeta a manutenção desse sistema para campeonatos futuros.

“Obviamente, o que queremos evitar é o sorteio. Esse critério é mais uma forma de se evitar a decisão por sorteio. Vamos rever após a Copa, analisar o feedback [retorno]. Não vemos nenhuma necessidade de mudar a regra", disse Smith, em evento da Fifa em Moscou.

Ciente de que poderia avançar graças ao “jogo limpo”, o Japão proporcionou cena curiosa. O time perdia para a Polônia por 1 a 0, resultado que asseguraria o time asiático nas oitavas pelo critério do Fair Play.
Mesmo estando em desvantagem no placar, os japoneses praticamente abdicaram do ataque nos 15 minutos finais de jogo, tratando de se blindar para evitar outros gols poloneses, que tirariam o Japão da fase seguinte do Mundial.

Japão e Senegal terminaram a fase de grupos com quatro pontos e empatados em saldo de gols, gols marcados e sofridos. O confronto direto entre as duas equipes, na segunda rodada, teve igualdade por 2 a 2. Sendo assim, a decisão da vaga favoreceu o time mais disciplinado: os asiáticos levaram quatro cartões amarelos contra seis dos africanos.

Após o jogo, o técnico do Japão, Akira Nishino, admitiu que pediu aos atletas para que segurassem a derrota por 1 a 0.

A estratégia japonesa foi vista com ressalvas pelo diretor da Fifa. “Cada jogo é competitivo e todos os times querem ganhar. São casos isolados [o que aconteceu com o Japão], e se encontram neste cenário. Obviamente, a nossa posição, é que o futebol deva ser competitivo. E os fãs querem ver isso. E temos visto isso”.

“A preferência é que times avancem em gols e resultados, com ganhadores naturais. O Fair Play é um critério adicional”, disse Smith.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por mais que se criem critérios adicionais pra evitar igualdade ainda sempre há espaço pro velho e bom "jogar com o regulamento debaixo do braço". É uma situação que hoje acho praticamente impossível de ser evitada.
 
Também acho...

E mesmo com o que Japão fez, continuo achando uma boa a regra dos cartões...

E vsle lembrar que eles podiam ter tomado cartões por faltas tentando segurar a derrota por 1x0 e serem eliminados, então eles ainda arriscaram algo...

A única forma que vejo de evitar um time de jogar com o regulamento seria fazer como na copa do brasil, só mata-matas, o que considero impraticável no cenário atual...
 
A partir de 2026 quando a copa tiver 48 seleções e apenas 3 seleções por grupo pra classificar duas, onde quando duas jogam, uma terceira fica obrigatoriamente sem jogar e esperando, o que será praticamente inevitável e me preocupa mais é quando justamente no jogo decisivo um determinado resultado interessar as duas que estão jogando e a terceira que está esperando fica apenas na esperança de uma combinação que a favoreça e aí as duas passam fazer 90 minutos de um jogo totalmente frio até o apito final do árbitro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo