• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

FIFA 2019

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Jogamos: mais técnico, "FIFA 19" beneficiará jogadores habilidosos


Uma das principais dúvidas quando jogamos games da série "FIFA" é: "o quanto a minha habilidade realmente importa"?

Sempre vai ter aquela jogada que você acredita ter feito tudo perfeitamente, mas que não resultou em gol. Ou ainda, quando um adversário acerta aquele "chute espírita" que você jamais conseguiu. De um jeito ou de outro, essa situações devem acontecer menos em "FIFA 19".

O game está previsto para chegar para PC (R$ 239), PS4 (R$ 239,90) e Xbox One (R$ 216) em 28 de setembro. Haverá versões para os imortais PS3 e Xbox 360, mas os valores ainda não foram divulgados. O Nintendo Switch também ganhará o game, mas a data para isso ainda não foi definida.

O UOL Jogos teve a oportunidade de experimentar uma versão preliminar do jogo e o que foi possível notar em poucos minutos é que, acima de tudo, o game está mais técnico do que as versões anteriores.

Isso significa que jogadores mais habilidosos e, especialmente, mais criativos, deverão levar vantagem. Lógico, ainda é possível se divertir em partidas casuais sem o menor problema, mas as principais mudanças feitas pela EA para o game visam permitir que os jogadores tenham um controle mais avançado sobre os jogadores e sobre as ações feitas durante as partidas.
Passes com estilo

Uma dessas mudanças é o sistema de passe e domínio de bola, que recebeu o nome de "sistema de toque ativo". Basicamente, os jogadores reagem de maneira diferente à bola, permitindo que os jogadores não apenas tenham maior controle sobre o seu domínio, mas também possam ser criativos na hora de dar toques de primeira.

Outro benefício desse sistema é que jogadores mais famosos terão movimentos diferenciados, de maneira a emular a forma com a qual eles se comportam na vida real.

Na prática, foi possível notar que o jogador tem mais liberdade para organizar jogadas criativas. A precisão dos passes melhorou, tanto toques comuns quanto em profundidade, assim como o domínio de bola.

É possível cadenciar o jogo com mais facilidade, ao passo que uma sequência de toques rápidos bem-sucedidos geram situações de perigo subitamente, algo fundamental para quem precisa superar uma defesa bem arrumada.
Chute como bem desejar

Outra mudança das mais notadas foi no sistema de chute. A chamada "finalização calibrada" exige que o jogador aperte duas vezes o botão de chute e pode ser usada em qualquer arremate para o gol, seja com o pé ou com a cabeça.

Ao fazer isso, é possível controlar o quão bem o jogador irá interagir com a bola, acertando aquele chute "na veia" ou falhando na hora da conclusão. Não é necessário usar esse sistema em todo e qualquer arremate para o gol, mas, novamente, é algo que os jogadores mais experientes certamente irão utilizar para obter vantagem.

Independentemente do sistema, o que pudemos sentir na prática é que "FIFA 19" tende a punir ainda mais jogadores que chutem "de qualquer jeito". É preciso criar espaços razoáveis para ter a oportunidade de chutar com o mínimo de chance de acertar o gol, o que aumenta ainda mais a importância de se construir jogadas efetivas.
Novidades extra-campo

Além do que foi possível notar ao se jogar brevemente "FIFA 19", é importante citar que o game terá um sistema tático mais dinâmico, de maneira que os jogadores possam personalizar a forma como um time joga e sentir isso funcionar na prática. É um prato cheio para aqueles que gostam de se aprofundar no game e seguir um plano durante as partidas.

"FIFA 19" também terá novidades que não foram possíveis experimentar neste curto contato com o jogo. A principal delas é a presença da Champions League e da Liga Europa da UEFA, que estarão disponíveis nos modos de jogo rápido, torneio e Ultimate Team. A Liga dos Campeões também será o pano de fundo para mais um capítulo do modo Jornada, onde o jogador Alex Hunter tentará se sagrar campeão do torneio.

Resta agora aguardar até setembro para vermos como os jogadores reagem às novidades. A julgarmos pelos comentários de quem estava jogando essa versão preliminar, "FIFA 19" tem tudo para agradar.
 
Prévia: Tudo que você precisa saber sobre "FIFA 19"


fifa-19---cristiano-ronaldo-no-juventus-1534174168130_v2_1170x540.jpg

Cristiano Ronaldo já está na Juventus Imagem: Divulgação


“FIFA 19” já está batendo na porta e traz diversas novidades para os seus modos de jogo mais tradicionais e, claro, ao gameplay, que parece cada vez mais ir para o rumo da simulação e deixando a jogatina mais técnica e menos dependente da IA.
Confira todas as novidades divulgadas até agora pela EA e o que esperar do jogo, que vem sendo muito elogiado pelo que mostrou na sua demonstração.

Gameplay


A série continua a perseguir o caminho da simulação e a cada novo jogo adiciona mecânicas para aumentar o nível de realismo e a curva de aprendizado. Isso é ótimo, uma vez que cria diferentes nichos de jogadores com mais e menos experiência no jogo. O destaque dessa versão parece ser o sistema de toque ativo, confira as novidades:

Sistema de primeiro toque ativo
: Jogadores mais técnicos poderão demonstrar a sua criatividade assim que receberem a bola. No futebol real, jogadores que têm mais habilidade muitas vezes utilizam do domínio de bola para limpar uma jogada ou se preparar para a próxima ação. O sistema de toque ativo visa colocar isso dentro do “FIFA” também. Você poderá já dominar limpando o zagueiro, fingir que dará um passe ou um chute de primeira para enganar a marcação, dominar visando o chute e até mesmo dominar para levantar a bola e fazer uma tentativa de voleio ou bicicleta. Pelo que vimos na demo do “FIFA 19”, o sistema adiciona bastante fluidez ao jogo e é bem divertido pelas inúmeras possibilidades que gera.

fifa-19---neymar-1533917429175_v2_750x421.jpg

O sistema de primeiro toque dá mais criatividade aos jogadores Imagem: Divulgação

Finalização Calibrada
: Essa é outra novidade que vai trazer mudanças significativas nas partidas. No ano passado tivemos diversas reclamações em relação ao balanço entre atacar e defender, uma vez que a defesa estava ficando cada vez mais manual e menos auxiliada enquanto o ataque continuava fácil e repetitivo, principalmente para fazer gols de longa distância. Para resolver parte do problema foi criado a finalização calibrada, que modifica a tradicional barra de chute. Os jogadores agora poderão pressionar o botão de chute mais uma vez, no momento certo, assim que a bola encosta no pé, para conseguir pegar na veia como dizem na gíria do futebol. Em caso de um erro, o jogador isolará a bola ou chutará mascado. Isso adiciona mais técnica manual e diminui a dependência do auxilio da máquina, o que faz que os estilos de jogadores fiquem mais variados. Esse sistema funciona também para cabeçadas.

Táticas Dinâmicas
: O sistema de táticas foi totalmente reimaginado, visando dar mais liberdade para os jogadores na hora de criar suas estratégias e mais controle do time nas diferentes situações dentro da partida. É possível por exemplo montar uma estratégia para o seu time sem a bola e outra completamente diferente para quando estiverem com a bola. Alterar o comportamento dos jogadores em caso de resultados adversos ou favoráveis. Tudo isso acompanhado de uma nova interface bem mais atrativa que a anterior e com descrições de prós e contras de cada alteração, facilitando a vida dos jogadores menos experientes. Será possível deixar até 4 táticas prontas para serem alteradas durante a partida.

fifa-19-tatica-defensiva-1533412191721_v2_750x421.jpg

Com as táticas dinâmicas você pode ser o novo José Mourinho Imagem: Reprodução

Bolas 50/50
: As chamadas bolas 50/50 são aquelas que sobram em algum lugar do gramado e parecem inicialmente dar 50% de chance para o defensor e para o atacante. Até a última versão, essas bolas sempre davam vantagem ao atacante, uma vez que o chute era automático e seu movimento de defesa tinha que ser um carrinho perigoso para chegar a tempo. Quem nunca ficou com vontade de esticar a perna para aparar o chute ou tirar a bola do atacante sem dar o carrinho que atire a primeira pedra. Em “FIFA 19” isso vai mudar, uma vez que um sistema somente para esse tipo de jogada foi implementado. Dependendo dos atributos do defensor, ele poderá tomar certas atitudes para tentar ganhar essa bola, como esticar a perna ou pular na frente da bola. O controle do jogador sobre isso será em acertar o tempo do bote.

Battle Royale?


O que foi chamado por ai de Battle Royale do “FIFA” se trata na verdade de um modo totalmente novo dentro do “Kick Off”. O chamado “House of Rules” é um modo que deixa você alterar diversas regras dentro do jogo e fazer algumas brincadeiras clássicas de quem joga casualmente nos fins de semana. Veja os modos disponíveis dentro do HoR:

Survival Mode
: Esse é o tal Battle Royale. Toda vez que um time faz um gol, perde um jogador aleatório, aquele que ficar sem jogadores primeiro ganha.

No Rules
: Nenhuma regra é aplicada. Vale gols de impedimento e faltas não são marcadas.

Long Range
: Gols de fora da área valem por 2.

First to
: Permite alterar a condição de vitória, seja quem marcar primeiro ou fizer 3 a 1 primeiro, ou o famoso quem levar 2 sai. Perfeito para jogar com os amigos em modo local.

Headers and Volleys
: Só valem gols de cabeça e voleios.

Best of Series
: A famosa melhor de 3, 5 ou quantas partidas você quiser.

Home and Away
: O clássico um jogo na casa de cada time.

fifa-19-classic-match-1533848964419_v2_750x421.jpg

O modo Kick Off ganhou diversas opções Imagem: Reprodução


FUT (FIFA UltimateTeam)



Division Rivals e Wekend League


A principal novidade do FUT é em relação as ligas semanais. Foi adicionado um novo modo chamado “Division Rivals”, que coloca os jogadores para desafiar adversários do mesmo nível semanalmente. Para determinar seu nível, os jogadores deverão participar de uma calibragem, semelhante ao que os MOBAS fazem em relação ao MMR (Matchmaking Rating), jogando algumas partidas com adversários de diferentes níveis para saber onde cada um se encaixa. Com o tempo você poderá adquirir vitórias e subir de divisão para jogar com adversários mais fortes.

A chamada “Weekend League” também terá seu acesso modificado. Será através dos pontos que o jogador fará na sua divisão que ele conseguirá o acesso para esse modo exclusivo. Aqueles que entrarem na Weekend League e se derem bem já acumulam pontos para entrar na das próximas semanas.

Esses dois modos dão as melhores premiações do jogo e é o melhor jeito de conseguir as cartinhas dos atletas mais raros para o seu time.
fifa-19-division-rivals-1533849130086_v2_750x421.jpg

No Division Rivals você jogará contra adversários do seu nível Imagem: Reprodução

Ícones


Também foram revelados os ícones que estarão presentes nessa temporada do FUT. Teremos Rivaldo, Cannavaro, Cruyf, Eusébio, Gerrard, Lampard, Raúl, Makelele, Seedorf e Baggio. Em compensação, ídolos como Kaka e Pirlo estarão fora do “FIFA 19” por conta da aposentadoria.

fifa-19---fut-icons-1533849579310_v2_750x550.jpg

Rivaldo é o representante brasileiro do Icons

Novos itens e mercado


Em relação ao mercado do FUT, diversas modificações foram feitas. A mais bem-vinda é a mudança do gerenciamento de pacotes. Antes os jogadores gastavam mais tempo selecionando o que ia para o clube e o que ia ser vendido do que de fato cuidando das táticas do time. O novo sistema promete muito mais agilidade na compra e venda de itens, bem como na decisão do que fazer com o conteúdo dos pacotes.

O App do FUT também recebeu melhorias, e agora pode ser usado para receber as recompensas semanais, teve seu sistema de procura todo reformulado para facilitar a vida dos jogadores na hora de procurar os melhores negócios e recebeu a possibilidade de acompanhar o ranking dos melhores jogadores.

Em relação aos itens a novidade é o “Players Pick”, um pacote diferente que deixará você escolher uma dentre várias opções, facilitando na hora de montar o seu time e manter o entrosamento. Em relação ao preço desse pacote, nada foi dito.

Canal dos Campeões


Nesse canal você poderá acompanhar replays dos 100 melhores jogadores do FUT na semana e analisar como eles jogam. Isso é fantástico para quem se dedica mais ao jogo e pretende alcançar posições maiores.
fut-19-neymar-1533410363446_v2_750x421.jpg

O FUT está de volta no FIFA 19 Imagem: Divulgação


Modo Jornada e Liga dos Campeões



A jornada de Alex Hunter continua em “FIFA 19”, dessa vez vestindo a camisa do Real Madrid. Os companheiros de time já deram as boas vindas ao garoto em um vídeo divulgado nessa semana, que contou até com a revelação da terceira camisa do time.

Segundo foi informado, esse será o último capítulo da história do jovem Hunter, que agora tentará conseguir o maior sonho de um jogador europeu, conquistar a liga dos campeões.

Essa iniciativa é parte dos diversos usos que a franquia vai fazer com a nova licença da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que serão incorporados em todos os modos de jogo.
alex-hunter-em-fifa-19-1533575921125_v2_750x421.jpg

Hunter agora é jogador do Real Madrid Imagem: Divulgação

“Fifa 19” tem data de lançamento prevista para 28 de setembro no PlayStation 4, Xbox One, PC, Nintendo Switch, PlayStation 3 e Xbox 360. A pré-compra do jogo já está disponível.
 
"Beneficiará jogadores habilidosos" haha coitado de mim que sempre fui péssimo no FIFA e no Winning Eleven. Se bem que o FIFA mais recente que eu joguei foi o 2004 e o Winning Eleven foi o de 2008, então estou meio desatualizado. o_O
 
Se comparado com 10 ou mais anos atrás, o FIFA evoluiu bem e me agradou muito essas novas personalizações de partida. Grande parte vai de encontro com que eu sempre sonhei quando comecei a jogar as primeiras versões produzidas nos anos 90.
 
FIFA 19 coloca Salah à frente de Mbappé e empatado com Philippe Coutinho

coutinho-salah.jpg


A EA Sports começou a divulgar os jogadores com melhores números do FIFA 19, que será lançado no final deste mês. Postulante ao título de melhor jogador do mundo, o egípcio Mohamed Salah foi colocado à frente da sensação Mbappé, mas empatado com o brasileiro Philippe Coutinho.

A empresa norte-americana está divulgando os melhores jogadores em blocos. A expectativa é que os 20 principais nomes sejam revelados nesta terça-feira.

FIFA19-tile-large-42-Mbappe-lg-1024x576.jpg


Após uma temporada de destaque, em que ajudou o Liverpool a chegar à final da Liga dos Campeões, Salah terá uma cartinha com a média 88. O número é superior ao do campeão mundial Mbappé (87), mas o mesmo que os brasileiros Marcelo (Real Madrid), Philippe Coutinho (Barcelona) e Casemiro (Real Madrid).

A expectativa é que Neymar siga figurando entre os números mais altos do FIFA 19. Na versão 18, o brasileiro tinha sua cartinha com média 92.
Confira os números e a posição dos brasileiros já anunciados:

Marcelo (88) – 28º
Coutinho (88) – 30º
Casemiro (88) – 37º
Thiago Silva (88) – 41º
Firmino (86) – 65º
Ederson (86) – 66º
Fernandinho (86) – 72º
Naldo (86) – 73º
Douglas Costa (86) – 75º
Alex Sandro (86) – 79º
Fabinho (85) – 84º
Alisson (85) – 86º
Filipe Luís (85) – 89º
 
Ele nasceu sem as mãos e virou craque jogando Fifa só com os pés


Diogo Alves da Silva, 22 anos, estudante de ciências da computação. Mas não é assim que a maioria o conhece. Podem chama-lo de Pé. O apelido pegou desde criança por um motivo visível. Diogo faz tudo com os pés: escovar os dentes, comer e segurar o controle do videogame.

Pé nasceu com má formação congênita. Ele não tem as mãos e desde pequeno aprendeu a usar os pés como suas mãos nas clínicas de reabilitação pelas quais passou.

"Eu tive todo o acompanhamento da deficiência e eu fiz tratamento de fisioterapia e me mostraram, para mim e meus pais, que meus pés poderiam ser minhas mãos. Aprendi a comer, abotoar, escovar os dentes", contou em entrevista ao UOL Esporte.

De uma família que ama videogame, foi natural o surgimento do amor pelos jogos. Pé só não sabia que tinha talento para um jogo especial, o Fifa. Foi isso que transformou Diogo em "streamer", atividade que consiste em transmitir seus próprios jogos de Fifa ao vivo. O canal Jogo com Pé, na plataforma Twitch, atrai amantes do videogame e pessoas inspiradas pelo estudante.

"Comecei com um canal no Youtube, mas é preciso roteirizar os vídeos e não conseguiria fazer sozinho por falta de tempo. Pensei sobre o streaming, que a pessoa faz ao vivo, já acompanhava alguns canais e aí que como jogo videogame, poderia treinar mais e fazer transmissão ao vivo. Ainda mais o Fifa que eu jogo de igual para igual com uma pessoa que tem mão. Não tenho renda fixa, mas o trabalho já me dá uma renda", disse.

Diogo conseguiu comprar os equipamentos que usa para as transmissões ao vivo, as 'lives', com o dinheiro das mesmas. Na plataforma, as pessoas podem doar diferentes valores e é daí que vem a renda do Pé.

No canal, Diogo brinca com o fato de não ter as mãos e serve de inspiração. "Eu faço piada sobre 'dar uma mãozinha', por exemplo, tem bom humor. As pessoas perguntam sobre mim, é gratificante. Tem gente que vem antes da hora da 'live' perguntar. Gosto que as pessoas vejam que eu levo a vida de maneira tranquila", explicou.
As adaptações para jogar com os pés

Diogo joga no Xbox One e dá seu jeitinho para conseguir dominar todos os botões. "Os botões da frente do controle eu preciso fazer gambiarras. Na 'live' dá para ver o teclado na frente do controle. Eu deixo o teclado ali, porque para conseguir apertar os botões da frente eu empurro no teclado e aí dá certo", relatou.
Finais de semana cheios

Diogo Pé joga a famosa Weekend League do Fifa, onde os jogadores precisam disputar 30 partidas no fim de semana, tudo online. Para ele, essa é uma das partes mais estressantes. O melhor resultado foram 21 vitórias.
"Se tem uma coisa que eu não tenho bem é controle emocional, ainda mais com o jogo. O jogo tem dinâmica de, às vezes, você tentar chutar várias vezes e a bola não entra, aí depois bate a bola na trave e é gol do seu adversário. Dou uns chutes na mesa de raiva, precisa canalizar a raiva. Às vezes perco a paciência de terminar os 30 jogos", brinca Pé.
O amor pelo futebol

Não é só de Fifa que vive Diogo. Nos tempos de escola, jogava pelada com os amigos mesmo com a dificuldade para correr. Hoje é mais sedentário, admite, mas assiste ao time do coração, o Botafogo, de perto. "Jogava bola na época da escola, mas em uma posição que não precisasse correr tanto, eu basicamente chutava a bola. Mas sobre estádio, eu sempre vou aos jogos", contou.
 
Ele nasceu sem as mãos e virou craque jogando Fifa só com os pés


Diogo Alves da Silva, 22 anos, estudante de ciências da computação. Mas não é assim que a maioria o conhece. Podem chama-lo de Pé. O apelido pegou desde criança por um motivo visível. Diogo faz tudo com os pés: escovar os dentes, comer e segurar o controle do videogame.

Pé nasceu com má formação congênita. Ele não tem as mãos e desde pequeno aprendeu a usar os pés como suas mãos nas clínicas de reabilitação pelas quais passou.

"Eu tive todo o acompanhamento da deficiência e eu fiz tratamento de fisioterapia e me mostraram, para mim e meus pais, que meus pés poderiam ser minhas mãos. Aprendi a comer, abotoar, escovar os dentes", contou em entrevista ao UOL Esporte.

De uma família que ama videogame, foi natural o surgimento do amor pelos jogos. Pé só não sabia que tinha talento para um jogo especial, o Fifa. Foi isso que transformou Diogo em "streamer", atividade que consiste em transmitir seus próprios jogos de Fifa ao vivo. O canal Jogo com Pé, na plataforma Twitch, atrai amantes do videogame e pessoas inspiradas pelo estudante.

"Comecei com um canal no Youtube, mas é preciso roteirizar os vídeos e não conseguiria fazer sozinho por falta de tempo. Pensei sobre o streaming, que a pessoa faz ao vivo, já acompanhava alguns canais e aí que como jogo videogame, poderia treinar mais e fazer transmissão ao vivo. Ainda mais o Fifa que eu jogo de igual para igual com uma pessoa que tem mão. Não tenho renda fixa, mas o trabalho já me dá uma renda", disse.

Diogo conseguiu comprar os equipamentos que usa para as transmissões ao vivo, as 'lives', com o dinheiro das mesmas. Na plataforma, as pessoas podem doar diferentes valores e é daí que vem a renda do Pé.

No canal, Diogo brinca com o fato de não ter as mãos e serve de inspiração. "Eu faço piada sobre 'dar uma mãozinha', por exemplo, tem bom humor. As pessoas perguntam sobre mim, é gratificante. Tem gente que vem antes da hora da 'live' perguntar. Gosto que as pessoas vejam que eu levo a vida de maneira tranquila", explicou.
As adaptações para jogar com os pés

Diogo joga no Xbox One e dá seu jeitinho para conseguir dominar todos os botões. "Os botões da frente do controle eu preciso fazer gambiarras. Na 'live' dá para ver o teclado na frente do controle. Eu deixo o teclado ali, porque para conseguir apertar os botões da frente eu empurro no teclado e aí dá certo", relatou.
Finais de semana cheios

Diogo Pé joga a famosa Weekend League do Fifa, onde os jogadores precisam disputar 30 partidas no fim de semana, tudo online. Para ele, essa é uma das partes mais estressantes. O melhor resultado foram 21 vitórias.
"Se tem uma coisa que eu não tenho bem é controle emocional, ainda mais com o jogo. O jogo tem dinâmica de, às vezes, você tentar chutar várias vezes e a bola não entra, aí depois bate a bola na trave e é gol do seu adversário. Dou uns chutes na mesa de raiva, precisa canalizar a raiva. Às vezes perco a paciência de terminar os 30 jogos", brinca Pé.
O amor pelo futebol

Não é só de Fifa que vive Diogo. Nos tempos de escola, jogava pelada com os amigos mesmo com a dificuldade para correr. Hoje é mais sedentário, admite, mas assiste ao time do coração, o Botafogo, de perto. "Jogava bola na época da escola, mas em uma posição que não precisasse correr tanto, eu basicamente chutava a bola. Mas sobre estádio, eu sempre vou aos jogos", contou.
A parte mais impressionante é ele ser um jovem torcedor do Botafogo.
 
Na notícia original dá pra ver o vídeo. Casos como esse, entre muitos outros que não são divulgados deveriam ser amplamente vistos pelos fabricantes de consoles pra desenvolverem controles ergonômicos especiais que facilitariam ainda mais a adaptação de quem possui limitações.
Ergonomia em níveis avançados é uma ciência fantástica.
 
"Meus filhos esvaziaram nossa conta bancária jogando Fifa", diz pai inglês


fifa-19-1544159059650_v2_900x506.jpg

Fifa 19 tem Neymar entre os destaques Imagem: Divulgação

Quatro crianças, com idades inferiores a 10 anos, gastaram quase 550 libras (cerca de R$ 2,6 mil) em três semanas comprando pacotes de jogadores do Fifa 19, game de futebol online, usando a conta da família no Nintendo Switch.
No jogo, é possível comprar pacotes de jogadores especiais, mas o conteúdo do pacote só é revelado após o pagamento ser concluído.

Thomas Carter, pai das crianças, comprou um único pacote para eles por cerca de 8 libras (R$ 38), e não percebeu que os filhos tinham observado como ele efetuou a compra.

Embora o game seja distribuído pela Electronic Arts, os pagamentos foram feitos por meio da conta da família na Nintendo - que não respondeu aos pedidos de comentário feitos pela BBC.

Carter, que é de Hampshire, no Reino Unido, admite que não tomou todas as precauções para limitar o acesso à sua conta na Nintendo: não usou seu pin e os recibos foram enviados para um endereço de e-mail antigo que estava com a caixa de entrada lotada.

"Nunca pensei que as crianças fossem fazer isso", diz.

Ele e a esposa só perceberam o que aconteceu quando o cartão foi recusado em outro lugar porque a conta bancária estava vazia.
O jogo Fifa 19 foi certificado como adequado para jogadores a partir dos três anos de idade.

Carter conta que seus filhos, todos com menos de 10 anos, estavam arrependidos e não tinham ideia do impacto do que estavam fazendo.
No entanto, ele também acredita que o conceito de comprar pacotes de jogadores dentro de um game sem saber o que você está adquirindo seja antiético.

"Você paga 40 libras (cerca de R$ 190) pelo jogo, o que é muito dinheiro por si só, mas a única maneira de obter um ótimo time é essencialmente um jogo de azar", afirmou ele, se referindo ao jogo online.

"Eles gastaram 550 libras (cerca de R$ 2,6 mil) e ainda assim não conseguiram Lionel Messi, jogador favorito deles."

A produtora de videogames Electronic Arts, distribuidora do Fifa, se recusou a comentar, mas forneceu um link com suas diretrizes sobre o controle de compras no jogo - que varia dependendo da plataforma ou do console que está sendo usado.

Alguns dispositivos são mais complicados do que outros, confira um guia rápido (e não exaustivo):

- Xbox One:
pressione o botão Xbox no controle para abrir o painel. No menu "sistema", siga os seguintes passos: configurações>conta>entrada, segurança e senha. Selecione "alterar minhas opções de entrada e segurança", role para a direita para "personalizar" e selecione "pedir minha chave de acesso para fazer compras".

- Nintendo Switch:
faça o login usando sua conta Nintendo de responsável, clique em "grupo de família" e selecione a conta de cada membro da família que deseja restringir. Clique em Gastos/Compras na Nintendo eShop e Nintendo.com - e marque "restringir". Em seguida, escolha "salvar alterações".

- iPhone ou iPad:
acesse ajustes>tempo de uso e toque em "ativar tempo de uso". Você vai precisar configurar um "código de pais" separado. Em seguida, acesse "conteúdo e privacidade", acesse "compras no iTunes e App Store" e selecione "não permitir".

- PS4:
você deve configurar uma conta separada para seu filho. O limite de gasto mensal é definido automaticamente como zero. A Sony diz que não reembolsará as compras feitas a partir de contas de adultos.

Em 2018, o site de notícias sobre jogos Eurogamer publicou uma entrevista com um jogador adulto de Fifa que descobriu que havia gasto US$ 10 mil (R$ 37,7 mil) em dois anos, depois de solicitar seus dados à Electronic Arts com base na Liberdade de Informação.
Ele disse ao site que "simplesmente não valeu a pena".

Um relatório recente divulgado pela organização Internet Matters mostrou que 26% dos 2 mil pais de crianças de quatro a 16 anos de idade entrevistados estavam preocupados com a quantidade de dinheiro que seus filhos gastavam com as compras no jogo.

A diretora-executiva Carolyn Bunting alerta que é importante que os pais se lembrem de proteger suas senhas ou números de pins, e que também tenham discussões regulares com as crianças sobre o que é gratuito nos jogos e o que custa dinheiro.

"Tenho certeza que a maioria das crianças não vai querer estar na posição de que gasta o dinheiro dos próprios pais em atualizações ou, neste caso, em novos jogadores do Fifa", disse ela.

A polêmica do 'loot box'


No ano passado, a Bélgica proibiu a venda das chamadas loot boxes ("caixas de recompensa", em tradução livre) de videogames - que contêm personagens especiais ou recompensas que podem ser compradas durante o jogo, mas não podem ser visualizadas previamente.
Em junho, Kerry Hopkins, vice-presidente da Electronic Arts, disse aos parlamentares britânicos que as "caixas" eram "bastante éticas e divertidas", comparando as mesmas a um Kinder Ovo.

"Achamos que a maneira como implementamos esse tipo de mecânica - e o Fifa é o grande exemplo, o Fifa Ultimate Team e nossos pacotes - é, na verdade, bastante ética e divertida, muito prazerosa para as pessoas", diz ela.

O professor Andrew Przybylski, diretor de pesquisa do Instituto de Internet de Oxford, no Reino Unido, afirmou que são necessários mais dados para avaliar o impacto das compras de "caixas" virtuais.

"As caixas de recompensa e as compras dentro dos aplicativos apresentam aos pais uma nova fronteira de desafios", disse ele à BBC.
"Embora as caixas de recompensa pareçam jogos de azar, não saberemos quais são seus efeitos até que essas empresas comecem a compartilhar seus dados com cientistas independentes."

"Não há boas evidências de que seja jogo de azar, mas o fato de não termos dados concretos deve ser uma preocupação."
 
A política do pay for win está acabando com a graça de muitos jogos. Eu, como bom dinossauro nostálgico, prefiro jogar um Striker ou ISS Soccer no emulador do SNES, bem humildão... :lol: (#brimks mas só jogaria online com gente que eu soubesse que não compra nada rs)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo