• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias FIFA, 110 anos

De Paris ao Rio, 110 anos da FIFA
(FIFA.com) Quarta-feira 21 de maio de 2014


No dia 21 de maio de 2014 a FIFA comemora o 110º aniversário, marcando 11 décadas desde o seu nascimento em uma reunião em Paris. A entidade máxima do futebol mundial se prepara para começar uma nova década em grande estilo a mais de nove mil quilômetros de distância, a poucos dias do início da Copa do Mundo no Brasil.

"Comemoramos hoje um aniversário especial. Há exatos 110 anos a FIFA foi fundada em Paris, na Rua Saint-Honoré, número 229, pelas Associações Nacionais da França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Espanha (Real Madrid), Suécia e Suíça", escreveu o presidente da FIFA, Josep S. Blatter, em carta às 209 federações afiliadas. "Homens de valor que estavam presentes naquela reunião estabeleceram objetivos claros, essenciais e, no entanto, muito simples à FIFA: desenvolver o futebol, organizar as competições internacionais e resolver qualquer tipo de litígio. Hoje, os princípios de base seguem os mesmos."

Desde a sua criação, a FIFA não se dedica ao futebol apenas em campo, mas também com relação ao impacto do esporte das multidões na sociedade como um todo. Para marcar a data, o FIFA.com traz alguns dos mais importantes acontecimentos do futebol dentro e fora de campo no início de cada uma das 12 últimas décadas.

1904: A FIFA é criada
Os membros fundadores da FIFA — França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça — estão todos representados na Union Française de Sports Athlétiques em Paris, embora sem a presença da Federação Inglesa de Futebol, como originalmente era esperado. Surgem os primeiros Estatutos da FIFA, e cada federação nacional é obrigada a pagar uma taxa anual de associação de 50 francos.

1914: O futebol chega ao Brasil e é jogado nos campos de batalha
Aquela que seria a seleção mais vitoriosa de todos os tempos começa a sua vida organizada sob a recém-formada Federação Brasileira de Sports, que ainda levaria mais nove anos para se afiliar à FIFA. No outro lado do mundo, o poder de união do futebol tem um curto, mas inesquecível triunfo. Soldados alemães e britânicos depõem as armas durante "a trégua de Natal" no dia 24 de dezembro, quando um jogo improvisado é realizado durante a Primeira Guerra Mundial.

1924: O Uruguai leva o ouro e define expectativas para 1930
Quarto Torneio Olímpico de Futebol da história, a competição de 1924 em Paris é a maior até então, com 22 participantes. O torneio é dominado e vencido por uma excelente seleção do Uruguai, que viria a repetir o feito na Copa do Mundo da FIFA inaugural seis anos depois. Com 22 gols em seis jogos, o selecionado uruguaio conquista o título ao derrotar a Suíça por 3 a 0 e chega a Montevidéu saudado como um verdadeiro campeão mundial.

1934: A Copa do Mundo chega à Europa e ao rádio
A Itália é escolhida frente à Suécia para ser a primeira sede de uma Copa do Mundo na Europa. Antes da segunda durante edição do Mundial, as seleções interessadas precisam disputar eliminatórias rumo às 16 vagas. Assim como na edição de 1930, a Taça Jules Rimet vai para a dona da casa, pois a Itália derrota na final a Tchecoslováquia por 2 a 1 após prorrogação, com a partida sendo transmitida pelo rádio pela primeira vez.

1944: Após a guerra, as nações britânicas retornam
Durante a Segunda Guerra Mundial, o futebol em sua forma organizada fica estagnado, mas a popularidade global é tanta que há inúmeras referências ao esporte como forma de elevar o moral de todos aqueles que estão em casa, nos campos de batalha e em acampamentos de prisioneiros de guerra. Apenas em 1946, por ocasião do primeiro Congresso da FIFA pós-guerra, é que a entidade receberia de volta as federações britânicas depois de uma longa ausência de quase duas décadas.

1954: O primeiro triunfo alemão e milagres na Suíça
Nas quatro edições da Copa do Mundo até a da Suíça 1954, apenas dois países foram campeões, mas o duopólio da Itália e do Uruguai é quebrado espetacularmente pela Alemanha Ocidental em um jogo imortalizado como o "Milagre de Berna". Enfrentando uma seleção húngara espetacular e invicta há 31 partidas, a Alemanha Ocidental leva 2 a 0 aos oito minutos, mas obtém a virada mais incrível da história das finais do Mundial ao vencer por 3 a 2, com dois gols de Helmut Rahn.

1964: Com 20 países africanos, a FIFA expande os horizontes
Antes de 1960 apenas cinco federações africanas eram afiliadas à FIFA. Até 1962, mais oito também se afiliaram, com a entrada da Guiné levando o número de membros da FIFA a 100. No 34º Congresso da FIFA em Tóquio dois anos mais tarde, é admitido um número incrível de 20 federações africanas, o que até hoje continua sendo o maior influxo de novos membros na história da FIFA.

1974: Com novo troféu, a Alemanha é coroada novamente
A décima edição da Copa do Mundo traz consigo um novo troféu, que ainda hoje é dado aos vencedores — após o terceiro triunfo do Brasil em 1970, o país ficou com a Taça Jules Rimet. De 54 projetos enviados, o do artista italiano Silvio Gazzaniga é escolhido como a nova taça. A Alemanha Ocidental é a primeira a levantá-la, triunfando em casa com uma vitória final de 2 a 1 sobre a Holanda graças a gols de Gerd Müller e Paul Breitner.

1984: A FIFA é a maior federação esportiva, e as mulheres competem na Europa
Com 150 países afiliados e outros 16 esperando para entrar, a FIFA passa a ser a maior federação esportiva do mundo. Para comemorar o 80º aniversário, é organizada uma revanche especial da final da Copa do Mundo de 1982, com a Alemanha Ocidental derrotando a campeã Itália por 1 a 0. Paralelamente, o Campeonato Europeu de Futebol Feminino é organizado pela primeira vez pela UEFA, com a futura melhor treinadora do mundo Pia Sundhage ajudando a Suécia a conquistar o título.

1994: Havelange é reeleito, e pênaltis levam o Brasil de volta ao topo
O presidente da FIFA, João Havelange, depois de 20 anos no comando, é reeleito para o seu mandato final em 1994. Ele ajudou a expandir o futebol aos quatro cantos do planeta, com o número de participantes da Copa do Mundo provenientes da Ásia, África, América do Norte e Oceania quadruplicando na França 1998 em relação às três equipes da Alemanha 1974. Este também é o ano em que uma Copa do Mundo é decidida pela primeira vez nos pênaltis, com o Brasil triunfando sobre a Itália em 1994 em uma dramática disputa da marca da cal.

2004: A FIFA faz 100 anos
Para marcar o ano do centenário, a FIFA volta a Paris para realizar o seu 54º Congresso. Mais de 1.400 convidados participam de um grande evento com uma exposição no Louvre, uma cerimônia de premiação e a associação do seu 205º membro, a Nova Caledônia. Também são jogadas duas partidas especiais no Stade de France: uma repetição da final da Copa do Mundo de 1998 entre França e Brasil, e uma vitória da Seleção Mundial Feminina da FIFA sobre a campeã do mundo Alemanha.

2014: Com o Brasil mais próximo, o apoio financeiro atinge 1 bilhão
O início da 12ª década da FIFA tem sido emocionante. No Brasil 2014, o maior evento de esporte único do mundo retorna ao país que muitos consideram o lar espiritual do futebol após 64 anos. Também nesta década os programas de apoio financeiro direto da FIFA — postos em prática pelo presidente Josep S. Blatter em 1999 — superam a marca de US$ 1 bilhão.


Fonte


--------------------------------------------------------------------------------

Por mais que tenha milhares de defeitos, o valor histórico da FIFA é inegável. Vale o registro pela data.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo