• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fidelidade? Alienação? Gosto?

Elanor Ladeira

Apaixonada
Sabem, percebi q tenho um enorme problema quanto à leituras, quando eu gosto de um escritor não quero ler outra coisa, por exemplo, quando li Tolkien, não parei até ter terminado os q existem em portugues, mas onde eu mais sinto isso é com Jose Saramago, acho q muita gente jah deve ter notado minha fixação por ele, acabo um e começo outro, não tenho vontade de ler mais nada nem nada me parece atraente, se começo a ler outra coisa acabo gostando e seguindo na leitura, o problema é começar a ler outra coisa, no momento estou sem nenhum livro para ler e por isso estou com um problema q penso todos os dias: "Qual o proximo?" E não consigo pensar em nenhum q não seja dele, queria ler outra coisa, leio os topicos aqui do literatura pra me "inspirar" mas volto a martelar em Jose Saramago, vcs são assim? O q vcs acham disso?
 
Hmmm... isso é preocupante moça... mas nada que um tiro no autor não resolva. Ups!

Bem eu tenho o oposto de seu problema. Mesmo gostando de alguns escritores, começo a ver que não são tudo aquilo. Uma segunda leitura é impossível as vezes (mesmo Duna e Fundação).

Então procuro outros escritores que não tenham as falhas do escritor que eu li antes. Claro que encontro novas falhas e assim vai indo.

Felizmente os únicos escritores que me pareceram "perfeitos" foram Machado de Assis e A. Conan Doyle. E como ambos estão mortos... :mrgreen:
 
Eu sou assim só com o Luis Fernando Verissimo. Os livros do cara são muito supremos, e eu fico doido pra ler todos (coisa que ainda não consegui fazer).
 
Eu acho isso uma coisa natural...
Comigo acontece quando vejo um filme e depois fico procurando os outros filmes que aquele diretor fez...

Você acaba gostando do estilo da pessoa... não acho que seja caso de alienação...
 
ihhh eu nao tenhu nehum tipo desses problemas... eu qualquer lixo...... tem coisa q eu prefiro... mas se rolar outra coisa na mao eu leio..... eu nao li hp?? entao... o resto eh resto... eu li hp so pq uma namorada minha pediu.....


abraços Dwarf
 
Eu também não tenho esse problema, na verdade gosto de diversificar, ler sempre o mesmo autor me cansa um pouco. Mesmo quando estava lendo Tolkien, não li tudo de uma vez. :D
 
Isso acontece comigo de vez em quando, mas com mais frequência se tratando do livro em si. Quer dizer, eu não fico querendo ler mais livros do mesmo autor, e sim um outro que tenha os mesmos personagens - uma continuação ou algo do tipo... É muito ruim quando um livro que você adorava acaba, mas acho que isso é assunto pra aquele tópico "E quando o livro acaba..." :obiggraz:

Se bem que às vezes pode acontecer exatamente o contrário. Por exemplo, eu li há um tempo aquele livro do Paulo Coelho: "O Demônio e a Srta. Prym". Depois disso, quero distância desse autor pro resto da minha vida! :lol:

Mas enfim, acho isso normalíssimo.
 
Eu poderia ser visto como bem fixado em Dostoiévski, talvez por achar ele o maior escritor de todos os tempos e a pessoa cuja mensagem mais me influenciou. Leio tudo o que posso dele antes de qualquer outra coisa e penso muito em suas palavras, mas isso nem de longe me impede ler, refletir e comentar outros autores.
 
Pode-se dizer q tenho um pouco disso, mas não ao extremo. Tenho aqueles autores q adoro e quando lançam coisas novas compro e leio, mas acho q não dariam muita conta da minha voracidade :roll: . Na verdade, sempre q compro um livro de alguem q nunca li nada fico apavorada de nao gostar...
 
Elanor Ladeira disse:
Sabem, percebi q tenho um enorme problema quanto à leituras, quando eu gosto de um escritor não quero ler outra coisa, por exemplo, quando li Tolkien, não parei até ter terminado os q existem em portugues, mas onde eu mais sinto isso é com Jose Saramago, acho q muita gente jah deve ter notado minha fixação por ele, acabo um e começo outro, não tenho vontade de ler mais nada nem nada me parece atraente, se começo a ler outra coisa acabo gostando e seguindo na leitura, o problema é começar a ler outra coisa, no momento estou sem nenhum livro para ler e por isso estou com um problema q penso todos os dias: "Qual o proximo?" E não consigo pensar em nenhum q não seja dele, queria ler outra coisa, leio os topicos aqui do literatura pra me "inspirar" mas volto a martelar em Jose Saramago, vcs são assim? O q vcs acham disso?

A Elanor Ladeira gosta tanto de Saramago que está começando a escrever que nem ele. :lol:
 
Bom Elanor, eu já passei por várias "fases" desse tipo. Acho que é gosto, pois isso não nos impede de ler, apreciar e comentar obras de outros autores.

Lembro de uma época que eu li muita coisa do fernando pessoa, depois teve asimov, machado de assis, kafka e o último que eu mergulhei de cabeça foi o Tolkien. De lá para cá, li muita coisa de vários autores, mas sem essa fixação toda.
 
comigo acontece algo parecido... Eu qdo leio um livro mto bomfico querendo ler outros livros com a mesma tematica etc... eu tenho umas fases assim, ja fiquei uns tempos lendo Conan Doyle e Agata Christie; teve época d ler contos; época só d ficção edieval(nessa entro Tolkien); agora to (tentando) ler ficção cientifica... ms o autor num influencia tanto...
 
Elanor Ladeira disse:
E não consigo pensar em nenhum q não seja dele, queria ler outra coisa, leio os topicos aqui do literatura pra me "inspirar" mas volto a martelar em Jose Saramago, vcs são assim? O q vcs acham disso?

Não, vc que é problemática mesmo... :roll:

Na verdade o que eu acho é que você se identificou tanto com o autor que você ficou fiel a ele. É como estar apaixonado, não existe mais ninguém no mundo a não ser aquela pessoa.

Você está sendo fiel a seu "namorado" (o autor). Mas um dia você se toca e percebe que existem outras pessoas no mundo com quem você pode também se divertir sem ter que largá-lo.
 
V disse:
Elanor Ladeira disse:
Sabem, percebi q tenho um enorme problema quanto à leituras, quando eu gosto de um escritor não quero ler outra coisa, por exemplo, quando li Tolkien, não parei até ter terminado os q existem em portugues, mas onde eu mais sinto isso é com Jose Saramago, acho q muita gente jah deve ter notado minha fixação por ele, acabo um e começo outro, não tenho vontade de ler mais nada nem nada me parece atraente, se começo a ler outra coisa acabo gostando e seguindo na leitura, o problema é começar a ler outra coisa, no momento estou sem nenhum livro para ler e por isso estou com um problema q penso todos os dias: "Qual o proximo?" E não consigo pensar em nenhum q não seja dele, queria ler outra coisa, leio os topicos aqui do literatura pra me "inspirar" mas volto a martelar em Jose Saramago, vcs são assim? O q vcs acham disso?

A Elanor Ladeira gosta tanto de Saramago que está começando a escrever que nem ele. :lol:

Está parecendo eu com Machado de Assis... (sempre encaixando um comentário sobre o escrito, uma chamada digressão machadiana.

Mas não é alienação, e sim fidelidade (desde que seja com um bom autor).

>Som do Momento - Shaggy - Bombastic<
 
Tipu assim eu axu issu fixação... eu fui assim com Tolkien... mas naum pelo autor e sim pela história... eu me sentia tipu em depreção quando terminava d ler um livro dele... fikava, poxa eu preciso d +.... daí passoh essa vontade quando peguei o mundo d sofia... mas agora e reli o hobbit toh relendo o silma... e axu q agora vai tudo numa paulada d novo... eu naum intendu como algm pode gostar d um autor... eu gosto da história e voh atrás pra ver qq coisa relacionada a ela... naum me importa se for o autor escreveu otros livros sobre otros trekos, o q qkeru eh algo q alimente minha sede pela continuação...
 
é só questão de gosto mesmo.
não tem nada com alienação, fidelidade, sequela ou não sei o que mais.
é a mesma coisa de comer um bombom ( sem piadinhas do tipo "não como chocolate/bombom") e achar maravilhoso. vc vai deixar de comer o seguinte ( sem piadinhas do tipo "estou de dieta/isso engorda") pq? é gostoso, te faz bem, continua. uma hora vc enjoa. ou não.
 
eu acho totalmente normal... o livro, se eh bom, pode nos levar à um estágio sentimental que se extende por um periodo consideravel de tempo... estando neste estagio (que pode ser romantico, depressivo, fantasioso, filosofico, poetico, ou qualquer outra coisa), eh normal que se queira ler livros que combinem com o seu "eu" atual... e em quais livros vc espera encontrar isto? Nos que se assemelham ao que vc acabou de ler... e os que mais se assemelham, pelo menos teoricamente, sao os do mesmo autor... assim, eh totalmente normal passar por um periodo de fidelidade a um autor, ou um estilo de escrita, ou um genero...

As vezes, apos acabar um livro, eu procuro outros livros semelhantes mas nao do mesmo autor, principalmente quando as obras do primeiro autor sao limitadas... mas a diversidade tb eh mto boa, e ela se recupera com o tempo...

Ou seja, leia quanto Saramago vc quiser, soh nao esqueça dos outros, minha cara!
 
É normal que isso aconteça. É pura questão de gosto. Você "experimenta" um autor, e se encanta. A partir daí, não é que nenhum outro autor não vá te agradar... mas é que você já sabe que aquele autor "x" escreve do jeitinho que você gosta. É o que me faz comprar um cd do Ramones ao invés de um cd do Coldplay: eu sei que qualquer coisa que toque do Ramones vai me agradar. Passando isso para Literatura, eu sei que as chances de eu me decepcionar com o Shakespeare são remotíssimas, mas que um Stephen King pode ter me agradado algumas vezes mais isso não acontece sempre. :mrgreen:
 
É tão bom poder comprar um livro de um autor querido, que você sabe que será bom. Mais do que isso, você sabe que será uma experiência emotiva. Adoro a ansiedade da esperar para a oportunidade de começar a ler :obiggraz:
 
O mais legal eh comprar um monte d livro junto e fikar loko pra ler tudo duma única vez! haha... daí dah maior nó na cabeça... :tsc:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo