• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fidel Castro anuncia renúncia à Presidência

Fidel deixou a presidência, mas não o Poder.
Uma coisa que todo dirigente quer (seja ditador ou não) é poder escolher seu sucessor.


Eu enfrentei os EUA e vários presidentes de lá e sai vivo para contar a história. Se sou pequeno e consegui, porque você não pode?
Conseguiu? Quem tem base no país de quem? Quem recebe os (auto-)exilados de quem?
E dólares são muito bem-vindos em Cuba, são moeda corrente.

(...)Cuba tentou uma alternativa, zerou o analfabetismo, a mortalidade infantil e a fome. Imagina o que seria o país sem o embargo.
Um Canadá?
E não dá para separar a parte de que você gosta da que não gosta.
(Eu separei no quote, mas só para comentar)

Cuba é o exemplo de que ou você rema conforme a correnteza, ou perece.
Alô Canadá, estão dizendo que você não existe.
 
Última edição:
Engethor disse:
Alô Canadá, estão dizendo que você não existe.

Eu não entendi essa comparação. Cerca de 80% das exportações canadenses vão para os Estados Unidos. O maior investidor estrangeiro no Canadá são os Estados Unidos. Só pra citar algumas "dependências" do Canadá.
 
Eu não entendi essa comparação. Cerca de 80% das exportações canadenses vão para os Estados Unidos. O maior investidor estrangeiro no Canadá são os Estados Unidos. Só pra citar algumas "dependências" do Canadá.
Hum, por que a comparação: Você estava preocupado com o analfabetismo, mortalidade infantil e fome. E de quebra podemos incluir sistema de saúde. Havia a afirmação de que ou se nada com a correnteza ou se perece. Estou dizendo que existe vida sem se transformar na ilha ou no grande vilão do mundo. Eu não estou rejeitando o comércio exterior. Afinal, não é esse o ponto de derrubar o embargo, liberar o comércio?

Ué, e não vale negociar com os EUA? O maior importador da China são os EUA também. Negociar é igual a dependência? A China só consegue sustentar seu crescimento absurdo com os dólares e euros dos outros figurões. Você especulou que "Imagina o que seria o país sem o embargo". Sem o embargo, quem seria o principal importador e investidor em Cuba? Não é uma comparação válida? A propósito, o embargo é absurdo, tem mais é que cair. Mas isso não significa que algum "mocinho" vai se tornar o maior parceiro comercial da ilha.

Aliás, depois que o padrinho rico de Cuba tirou o time, de onde vem a maior parte dos dólares que sustentam a ilha?

Eu não sou o inimigo. Eu só não acredito que só haja 2 países no mundo, Cuba e EUA, que "ou você está a nosso favor, ou está contra".
 
Bem,pelo ponto de vista politico internacional,a hegemonia de Fidel será desfeita,o poder que ele transferia atraves de sua imagem será desgastado pouco a pouco.em compensação ele continuará a mandar em cargo político e influenciar o governo que continua sendo ditatorial!!!!

Acho que essa história vai dar muito pano pra manga!!!
 
Havia a afirmação de que ou se nada com a correnteza ou se perece.
Acho que estamos falando de coisas diferentes. Quando eu me referi a "nadar contra a correnteza", quis dizer que Cuba não se alinhou aos pensamentos americanos na época, talvez em busca de uma sociedade meio utópica que não se fundasse no capitalismo, lembrando que o socialismo estava sendo proferido como uma alternativa. Os Estados Unidos nunca engoliram o fato de Cuba, um país do seu quintal, escolher uma outra saída (a invasão da baía dos Porcos é um bom exemplo disso) e colocou o embargo em 1961, juntamente com a explicação dele ser governado por um ditador.

É lógico que se houvesse abertura em Cuba, os Estados Unidos iriam ser o principal investidor estrangeiro, e inevitavelmente, o maior destino das exportações cubanas. O que eu quis dizer é que pelo país ter tentado outra alternativa, o orgulho americano ficou ferido. Os Estados Unidos tem a desculpa de não querer apoiar um governo ditatorial (sendo que apoiou vários), eu até concordo com isso, mas é meio hipócrita da parte deles, primeiro porque não há tanta liberdade assim dentro do próprio Estados Unidos; e segundo, eles apoiam governos que não respeitam os direitos humanos igualmente, como a própria China (mas aí, os americanos estariam dando um tiro no próprio pé). Isso sem contar que a ditatura do Fulgêncio, derrubada pelo Fidel, era extremamente violenta... e apoiada pelos Estados Unidos. Por isso acho que ambos os lados erraram e o Fidel fez o que fez por conta dos americanos.

Por isso eu achei que não cabia a comparação com o Canadá. :g:
 
Vai ta cheio de cubano que mora em Las Vegas voltando pra Cuba.. e difundindo a "maravilhosa" cultura pop americana para os que na Cuba ficaram. *Tá, eu só vejo o lado ruim das coisas. Mas que eles tenham bom gosto na hora de assistir aos seriados. xD*
 
Filho da puta. Não podia esperar uma semana?

Eu tenho no meu portfolio uma peça cujo título faz piada justamente com a longevidade dele no poder, e justo na semana que vou rodar a pasta o viado resolver sair?

hehehhehehehe....xD~

____


" Fidel é um sonho que acabou " Arnaldo Jabor - Globo
" Fidel é um pesadelo que acabou " José N. Pinto - SBT

:roll:
 
A renúncia do Fidel é uma jogada política, em que a doença dele teve peso considerável. A avertura de Cuba é cada vaz mais gradual, apesar de lenta. Manter uma abertura, ou ampliá-la, obviamente iria contrariar os ideais de um revolucionário como Fidel que sempre se opôs a um sistema econômico predominante mas inescapável.

A "saída" de Fidel, nem tão saída acredito, não representará uma mudança radical. Um comportamento social não se baseia num homem só. Se Fidel esteve no poder e manteve determinado governo, foi porque tinha apoio nacional. Se o apoio se mantiver, a situação econômico-política cubana se manterá também. Entretanto, a saída de Fidel representa a retirada de um símbolo.

Fidel deu o braço a torcer politicamente (renunciando) para não dar o braço a torcer ideologicamente.

O bom para os cubanos é que eles poderão desfrutar da excelente alimentação estadunidense, além de ter carros mais modernos. Supimpa!
 
Agora que o mestre dos magos está na moita só falta a versão brasileira dele (leia-se Eurico Pilantra) dirigente do Vasco da Gama fazer o mesmo.Quanto a Cuba até acredito que o país mudará e se abrirá ao inevitável mal que assola o planeta chamado capitalismo, mas não tão rapidamente quanto muitos acham.
 
:think::think: Fidel Castro Herói ou Vilão?:think::think:






Bem Numa época remota ele seria uma Herói digno de entrar em Lothlórien sem estar de olhos vendados.
Mas na época atual de certa forma é um vilão, Pois mantinha todo o país em sua mão. Um verdadeiro tirano que apenas pensava em ajudar o povo.
De uma certa forma ele não foi um tirano mau embora o poder só fosse utilizado por ele, ele usou de forma correta o tornando uma pesso com muitos escrúpulos.8-O8-O
 
Só pra constar: Fidel não renunciou a nada, apenas declarou que não aceitaria ser eleito para o cargo de presidente do Conselho de Estado ou de comandante-em-chefe. E isso faz alguma diferença? Faz sim. Dizer que ele renunciou é negar que Cuba tenha tido qualquer processo democrático nos últimos 30 anos, o que não é verdade. Cuba tem eleições assim como o Brasil ou a França.

O ponto é que nada muda com o afastamento de Fidel, ou nada muda apenas por isso.

Não podemos mudar o mundo, então, vamos viver confortaveis nele.

E por isso os cubanos vão estar animados. E assim sempre foi e assim sempre será até que o cometa chegue!

Isso é o que, glorificação da impotência? Se há alguma coisa que mesmo os opositores da revolução cubana reconhecem é a capacidade de transformação de um povo.

A história do homem é a história da mudança, da transformação. Só o modo de produção capitalista se arroga como imutável, o que certamente não verdade, como mostra, por exemplo, a própria revolução cubana.

A renúncia do Fidel é uma jogada política, em que a doença dele teve peso considerável. A avertura de Cuba é cada vaz mais gradual, apesar de lenta. Manter uma abertura, ou ampliá-la, obviamente iria contrariar os ideais de um revolucionário como Fidel que sempre se opôs a um sistema econômico predominante mas inescapável.

Não acho que Cuba esteja passando por uma "abertura gradual". O que aconteceu (e ainda tem seus efeitos) foi a necessidade de algumas adaptações (que se parecem sim com uma abertura) durante o período especial. Quando se fala de reformas em Cuba e os EUA (com destaque para os dissidentes em Miami) logo se aprumam, me parece que se fala de reformas para voltar ao curso do socialismo, e não para abandoná-lo de vez.

A "saída" de Fidel, nem tão saída acredito, não representará uma mudança radical. Um comportamento social não se baseia num homem só. Se Fidel esteve no poder e manteve determinado governo, foi porque tinha apoio nacional. Se o apoio se mantiver, a situação econômico-política cubana se manterá também. Entretanto, a saída de Fidel representa a retirada de um símbolo.

Parece que a grande imprensa se recusa a ver isso. Como se a única coisa que sustentasse o regime cubano fosse o Fidel enquanto presidente.

Concordo quanto a questão do símbolo, mas (como alguém disse no orkut), parece uma excelente jogada uma retirada tranquila e planejada do que abruta e decorrente da morte.

Na minha opinião, um pouco dos dois...
Mas é fato de que é impossivel manter um governo comunista que não seja ditatorial.

Uma coisa que certamente todos já ouviram mas insistem em esquecer: Cuba (ou a URSS, ou a China há muito tempo) nunca foram comunistas (nem nunca se denominaram assim), nem socialistas (ainda que isso seja discutível de acordo com algumas posições teóricas).

A sua afirmativa está completamente errada. De fato, ela só funcionaria assim: "mas é fato de que é impossível manter um governo comunista que seja ditatorial".

Se Cuba, que não é comunista, funciona como um regime ditatorial é uma discussão longa e complicada, mas é algo bem distante da sua frase.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo