1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

AD&D Fichas Terra Média - Gandalf

Tópico em 'D&D e d20' iniciado por Thor, 4 Fev 2014.

  1. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Gandalf the Grey
    Fonte: O Hobbit / O Senhor dos Anéis

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Raça: Maia
    Classe: Bardo Nv.7
    Tendência: Chaotic Good
    • Força: 14
    • Destreza: 12
    • Constituição: 16
    • Inteligência: 17
    • Sabedoria: 19
    • Carisma: 16
    Perícias com Armas
    - Espada Longa +
    - Cajado +
     
    Última edição: 17 Abr 2014
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Gandalf The Black

    Gandalf The Black Vivo-Vivo

    Bardo?
    Gandalf é um Mago!

    Sugestões:

    Força 13
    Destreza 15
    Constituição 14
    Inteligência 18
    Sabedoria 17
    Carisma 16

    Desculpe se postei onde não devia...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Pois é. É assim que ele é chamado na história, é como ele é conhecido. Mas se pegarmos o que de fato ele faz, e como ele se comporta nas aventuras, eu acho que ele se encaixa muito mais como um Bardo.

    O Mago é um estudioso, o verdadeiro "rato de biblioteca". Ele é fraco fisicamente, e o seu conhecimento de combate e a sua afinidade com aventuras é bem menor, porque ele passa tanto tempo com os seus livros. Sua capacidade no campo marcial é praticamente nula... Na maioria das vezes, é mais frágil fisicamente do que uma pessoa comum. Seria mais como o Saruman, mesmo.

    Já o Bardo é o viajante. Ele a cada dia está com o pé em uma nova estrada, e aprende uma nova coisa por onde passa. Ele é um conhecedor das artes arcanas, mas também é um aventureiro. Sabe se defender com uma espada. O Gandalf, por exemplo, usa bem a Glamdring, que é uma espada longa (em D&D um mago nem sabe usar de forma eficaz um pedaço de aço desse tamanho). Sério, se o Gandalf fosse um Mago de D&D, ele não teria a menor chance de ter vencido um Balrog na porrada.

    E tem mais. O Bardo não necessariamente é um músico, como o senso comum se equivoca. Ele tem um profundo conhecimento de lendas, mas ele pode transmitir isso também através de poemas ou simplesmente por histórias. Ele conhece rumores de toda parte, pois está sempre viajando. O bardo tem a capacidade de decifrar escritas em línguas que ele não conhece... Pode influenciar a reação dos outros com a sua lábia ou inspirá-los com os seus discursos. Em tudo isso eu vejo o Gandalf.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Acho que Gandalf está mais para Neutral Good.

    Gostei da questão dele ser um bardo ao invés de mago.
     
  5. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Antes eu até havia colocado 15, ao invés de 14. O Gandalf usa muito bem a Glamdring, e conseguiu até lutar contra um Balrog com essa arma. Abaixei para 14, porque ainda assim acho que ele está no limiar que separa o "mediano" e o "bom" nesse atributo. Acho que a Força dele pode ser descrita simplesmente como supreendente para um cara que aparenta ser um homem velho.

    Bem... Eu realmente não me lembro de nenhum feito memorável descrito no livro em relação à destreza dele. Novamente, em suas qualidades físicas, seus atributos são apenas surpreendente para quem parece ser um homem velho. 12 acho o ideal.

    A partir de 15, você já começa a supor que o personagem seja capaz de fazer piruetas e outras manobras acrobáticas... Realmente não consigo imaginar o Gandalf fazendo esse tipo de coisa.

    Bem, se tem um atributo físico do Gandalf que considero realmente notório, este é a Constituição. Pô, esse velho viaja o tempo todo. Provavelmente é a criatura que mais viajou na Terra Média durante a 3ª era. Ele e o Aragorn considero os mais absurdos nesse atributo na 3ª era.

    Acima de 16, realmente não faz diferença para o Gandalf. No D&D, os bônus adicionais para Pontos de Vida de 17 e 18 de Constituição só interferem para Homens de Armas. Portanto, 16 é o máximo ético (salvo algumas raras exceções) para outra classe que não seja Guerreiro, Ranger ou Paladino.

    Para um conjurador de magia arcanas, esta configuração é mais eficiente in-game. Mas não considero que seja a que represente melhor este personagem. Acho que a Sabedoria, a Capacidade de Julgamento e a Perspicácia do Gandalf sempre me impressionam mais do que o seu raciocínio lógico. Sem contar que o próprio personagem é inspirado em Wotan, que é O Símbolo da Sabedoria.

    Mas é claro que ele é muito inteligente também... 17 é um valor excelente! Só não acho que esteja no nível do Saruman neste único aspecto (em todos os outros é superior).

    É possível... Vamos ver mais para frente. O valor atualmente está 15. O Gandalf tem um bom poder de persuasão, mas acho que outros personagens, como o próprio Thórin (cuja ficha postarei amanhã), são melhores do que ele nesse aspecto. E, mesmo assim, não considero o Thórin um 18 em Carisma. Por isso, deixei o Gandalf no valor mínimo que pode ser considerado Excelente. Mas nada impede que futuramente cheguemos a uma outra conclusão.
     
    Última edição: 5 Fev 2014
  6. Ranza

    Ranza Macaco

    Cara eu to meio chato com esse treco de tendencia mas eu colocaria o Gandalf como Chaotic Good. Ele não segue um caminho específico ou ordenado, e sim o caminho que ele julga ser o certo para atingir um objetivo e causar um bem maior para os seus amigos e para a terra média. Veja por exemplo que ele vai e volta toda hora na história tanto no SdA quanto em o Hobbit, sempre que acha necessário ele se desvincula do grupo e vai fazer o que deve ser feito (na mente dele). Ele não queria ir para Moria por causa dos problemas que ele sabia enfrentar lá, mas ele jamais colocou isso em discussão e apresentou argumentos, quando ele viu que não dava pra fazer do jeito dele ele simplesmente jogou a bomba na mão do Frodo. Por vezes ele desafia Sarumam que é o líder da ordem, apesar de que quando lhe convém, pede conselhos a ele. Ou seja, o Gandalf é bom por estar constantemente combatendo o mal, mas é caótico por simplesmente fazer o que acredita que deva ser feito sem simplesmente dar satisfação aos demais.


    @Gandalf The Black Gandalf não pode ser mago, pois magos não tem poder natural, ele estaria mais pra feiticeiro do que pra Mago, mas acredito que o Thor acertou em cheio em colocar bardo. Gandalf tem uma retórica incrível além de ser uma figura inspiradora o que é bem o papel do Bardo em um grupo.


    Desculpe falar tanto em tendencia, mas é que eu adoro essa parte da mecânica e quando jogo eu faço isso valer, dá muita vida ao personagem.
     
    Última edição: 5 Fev 2014
    • Ótimo Ótimo x 2
  7. Thor

    Thor ἀλήθεια

    @Ranza, não posso discordar desses argumentos. Já alterei para Chaotic Good.

    E pode comentar à vontade. A intenção é mesmo a de lapidar e aperfeiçoar cada ficha de personagem.
     
    Última edição: 5 Fev 2014
  8. Gandalf The Black

    Gandalf The Black Vivo-Vivo

    Defenderam muito bem suas propostas, @Thor e @Ranza. E pra piorar o meu lado, estou enferrujado quanto aos princípios elencados nos livros de regras do sistema D&D. De qualquer forma, espero ter contribuído para que o vosso trabalho alcance um bom nível.
    Perguntinha:
    Os principais atributos de um Bardo não seriam Carisma e Inteligência?
    Pergunto porque Gandalf me parece ser mais inteligente que sábio.
    Em tempo, Bardos apareceram na versão AD&D do sistema.
     
  9. Gandalf_o_Cinza

    Gandalf_o_Cinza Usuário

    Ola @Thor .Sou novato aqui ,mais pelo meu conhecimento (me corrijam se eu estiver errado) Gandalf é descrito no Silmarillion como o Maiar mais sabio.
    ``O mais sábio dos Maiar era Olórin. Ele também mora em Lórien, mas sua natureza o levava
    com freqüência à casa de Nienna, e com ela aprendeu a compaixão e a paciência.
    ´´
    Silmarillion,Valaquenta,Dos Maiar.
    Então no atributo sabedoria acho que Gandalf devia ter 20 ou 19 e em inteligencia 19 (ja que em inteligencia envolve raciocinio, memorizacao, raciocinio e aprender coisas novas e Gandalf é elogiado por sua memória e tambem ele é um conhecedor de varias linguas e escritas antigas e isso indica uma otima memorização e capacidade de aprender.Me desculpe se eu errei algo e gostei muito dessa coisa de criar fichas de personagens.Valeu!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. Thor

    Thor ἀλήθεια

    @Gandalf_o_Cinza , muito obrigado pelo comentário. Eu sempre tive a idéia mesmo de que a principal virtude do Gandalf fosse mesmo a Sabedoria, e você ajudou muito com essa confirmação! Não me lembrava dessa descrição no Silmarillion.

    Já aumentei a Sabedoria para o Gandalf para 19. Tenho uma dúvida agora, e gostaria que você pudesse me ajudar. Quem você acredita que seria o mais sábio? Gandalf ou Elrond? Eu sei que Gandalf é um Maiar - e inclusive você agora confirma que ele era o mais sábio dentre todos os Maiar -, mas a situação que temos em O Hobbit e em O Senhor dos Anéis é sempre o de Gandalf indo à Valfenda para consultar o meio-elfo. Não me lembro de nenhuma situação inversa, de o Elrond consultando o Gandalf, mas me lembro de várias vezes em que o Gandalf consulta o Elrond. Inclusive a respeito do Anel, evento crucial para toda a Terra Média.

    No momento o Elrond está com inteligência 20, mas gostaria que você falasse sobre isso. Vejo que você tem muito conhecimento a respeito, e acredito que a sua opinião pode ser ainda mais favorável sobre esta questão.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  11. Gandalf_o_Cinza

    Gandalf_o_Cinza Usuário

    @Thor Esta é uma pergunta muito dificil mas eu creio que Gandalf seja mais sabio que Elrond (mesmo ele sendo muito sabio) pois afinal ele era um maia, um espirito engelical podemos dizer, e ele existia antes da criaçao de Arda e era o maia mais sabio portanto era mais sabio que Saruman, Sauron e ate mesmo
    Eönwë, e acho que por mais que Elrond seja um mestre de tradiçao e como é mencionado no ``O Hobbit´´ ``Elrond sabia tudo sobre qualquer tipo de runas.´´
    O Hobbit,Um breve descanso pag 51
    eu acho que ele nao seria mais sabio que o velho Mithrandir,pois no SdA-A sociedade do anel quando eles chegam em Lothlorien é dito que o senhor elfo mais sabio era o senhor dos galadhrim ou seja Celeborn (me corrijam se eu estiver errado) e mesmo Celeborn na minha opiniao seria menos sabio que Gandalf.
    E sobre Gandalf pedir conselhos, eu creio que nao seja por falta de sabedoria (e sim talvez por ele ser sabio e prudente) pois Gandalf nao pode tomar as decisoes sozinhos numa situacao tao importante, ele tinha de reunir os sabios para fazer a decisao correta, e no Silmarillion se eu nao me engano tambem é retratado que Gandalf era humilde talvez por isso ele se consultava com Tom, Galadriel, Elrond, Saruman e outros (mesmo sendo o mais sabio) apenas para tomar decisoes corretas.





     
  12. Gandalf_o_Cinza

    Gandalf_o_Cinza Usuário

    @Thor Se me permite gostaria de saber como voce determina o nivel do personagem, ex: guerreiro Nv.5 como voce sabe que ele é nivel 5, existe alguma condiçao?queria que me explicasse.Valeu!
     
  13. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Nível é o Nível de Experiência do personagem. Mas não é a experiência de vivência que está sendo medida. É a experiência como Guerreiro, Mago, Ladrão, etc. Como Herói (ou Vilão). Dessa forma, não interessa se é um Elfo que viveu centenas de anos, um Humano pode ser um Guerreiro mais experiente do que ele. O Nível mede o talento e as habilidades do personagem no que tange ao campo de sua Classe.

    O personagem de Nível 1 já é alguém diferenciado na sociedade. As pessoas comuns (seja o padeiro, ou o soldado da guarda da cidade) são personagens de Nível 0. O personagem de Nível 1 já é um potencial Herói, capaz de realizar feitos impossíveis para o restante da população. A diferença entre o personagem Nível 0 e o Nível 1 é a mesma entre o Bilbo, no início do Hobbit, e o restante dos habitantes do Condado.

    A proporção é que para cada dez soldados Nível 0 existentes no mundo, há um Guerreiro Nível 1. Para cada dez guerreiros Nível 1, há um guerreiro Nível 2, e assim sucessivamente (Ou seja, você dificilmente vai encontrar um exército de 1.000 Guerreiros Nível 2... Se existir, vai ser uma tropa extremamente bem treinada). Mas isso é apenas uma lógica para se saber "Quantos Guerreiros de Nível 4 devem existir aproximadamente em todo o mundo?", por exemplo. De nenhuma forma é uma regra fixa. Mas é claro que essa regra funciona muito melhor se você observar apenas o universo dos Humanos... Como Elfos e Maiar são imortais, eles acabam inflacionando um pouco essa lógica, sabe? Mas, então... A grosso modo, um herói de Nível 5 é como se fosse o melhor do mundo do seu tempo, enquanto o Nível 10 é o melhor que já existiu. É mais ou menos esse raciocínio.
     
    Última edição: 18 Abr 2014
  14. kelle

    kelle Usuário

    Sera que juntos poderíamos montar ou descobrir as fichas deles em d&d 3.5 e as fichas de melkor e etc
    --- Mensagem Dupla Unificada, 1 Dez 2014, Data da Mensagem Original: 1 Dez 2014 ---
    Sou mestre de d&d3.5 a 11 anos e a história tolkiana me fascina muito pela riqueza e profundeza q as histórias possuem. Desejo muito as fichas dos grandes de Tolkien em d&d3.5
     
  15. Thor

    Thor ἀλήθεια

    @kelle, você já viu a 5ª Edição? Tudo o que eu vi até agora eu gostei de mais. Vou jogar a minha primeira seção no sistema nesse próximo sábado, mas de tudo o que eu li até o momento, já tô achando bem superior à 3.5. É um sistema que parece ter a praticidade da 3.5 com a simplicidade da 2ª Edição.

    Não sei se você está sabendo, mas a forma básica da 5ª edição é disponibilizada gratuitamente pela Wizards. Você pode baixar os pdfs com as regras básicas
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     

Compartilhar