1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ficha do Smaug e regras para dragões para SdA D20

Tópico em 'Jogos Tolkienianos' iniciado por Barlach, 16 Mar 2004.

  1. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Depois de me inspirar bastante com o importado Dracominiom (q os Valar abençoem a Wizards), eu decidi fazer a ficha para o Smaug. Fazer, na verdade, é abuso de linguagem....... Eu praticamente copiei uma ficha q tinha lá no livro, mudando uma coisa ou outra (normalmente o q tá em português).....

    Como é dito q o Smaug é o "último dos grandes dragões", eu presumi q ele tenha nascido no finalzinho da Primeira Era, uma vez q somente Morgoth tinha capacidade de criar tais criaturas. Por isso, ele teria na época d'O Hobbit, pouco mais q 6382 anos, o q o colocaria beeeeeeeeem acima do nível de Great Wyrm. Por isso, eu usei as regras do Dracominiom (q Eru dê felicidade e riqueza eterna aos escritores da Wizards) para Dragões avançados, com idades bem superiores (e portanto muito mais poderosos) q os dragões q aparecem no Livro dos Monstros.Por isso, naum estranhe qdo ver q o tamanho do Smaug é Colossal+ e naum simplesmente colossal, ou q ele tenha 60 dados de vida...... Pretendo até o fim de semana explicar as regras do Dracominiom (q os bons ventos de Manwë encham os escritórios da Wizards com o ar puro de Valinor) q eu usei na ficha.

    E até o fim de semana, tbm, pretendo colocar guias mais gerais para criar dragões da TM em qquer era.

    Sem mais, a ficha de Smaug (ah, sim eu sei q está apelativo pra caramba, mas vc tbm naum queria q fosse fácil, queria?):

    ----------------------------

    Smaug

    Male Great Wyrm Dragon, CR 40, Colossal+ Dragon (fire); HD 61d12+1037, 1433 hp, Init +3, Speed 40 ft, fly 200 ft (clumsy), AC 65 (touch 5, flat-footed 62), Base attack +77, Atk +78 melee (6d6+24 bite), Full Atk +78 melee (6d6+24, bite), +73 melee (4d8+12, 2 claws), +72 melee (4d6+12, 2 wings), +72 melee (4d8+36, tail slap); Space/Reach 30 ft/30 ft; SA Breath Weapon, crush, frightful presence, snatch, spells, tail sweep; SQ blindsense 60 ft, damage reduction 20/magic, darkvision 60 ft, immunity to fire, magic sleep effects and paralysis, low-light vision, spell resistance 46, vulnerability to cold especial, ponto fraco, armadura de jóias, odor pútrido; AL CE; SV Fort +49, Ref +35, Will +43, Str 59, Dex 16, Con 45, Int 32, Wis 33, Cha 32

    Skills and Feats: Appraise +44, Balance +33, Bluff +75, Climb +54, Concentration +81, Diplomacy +79, Escape Artist +36, Heal +41, Intimidate +77, Jump +92, Knowledge (arcane) +75, Knowledge (history) +72, Knowledge (local) +72, Knowledge (nature) +72, Listen +72, Search +72, Sense Motive +72, Spellcraft +74, Spot +72, Survival +41; Blind-fight, Cleave, Combat Casting, Combat Reflexes, Dodge, Flyby Attack, Great Cleave, Hover, Mobility, Improved Spell Capacity (x4), Power Attack, Rend, Snatch, Spellcasting Harrier, Wingover, Improved Critical (bite), Weapon Focus (bite), Weapon Focus (claws)

    Breath Weapon: 80 ft cone, 38d10 fire, Reflex DC 57

    Crush: Area 30 ft by 30 ft, Huge or smaller opponents take 6d6+36 points of damage and must succeed on a DC 57 Reflex save or be pinned

    Frightful Presence: 570 ft radius, HD 60 or fewer, Will DC 51 negates.

    Rend: Extra damage 8d8+36 se atingir as duas garras no mesmo alvo.

    Snatch: Against Huge or smaller creatures, bite for 6d6+24/round or claws for 4d8+12/ round

    Spells: Fator Sub-criativo 37, Ramo principal Material

    Ponto Fraco: Assim como todo dragão, Smaug possui um ponto fraco no seu abdome. Para acertar o abdome de um dragão, é necessário, primeiro, que se tenha a oportunidade (julgamento do mestre). O ataque tem uma penalidade de –8 (o mestre pode mudar se achar necessário). Um acerto causa o dano de um crítico para a arma usada. Um acerto crítico faz com que o dragão perca os sentidos (0 pvs) e passe a perder um por turno (como a regra normal).

    Armadura de Jóias: Com o tempo, Smaug foi capaz de prender várias jóias do tesouro anão em seu abdome, de modo que é impossível acertar o seu ponto fraco sem saber onde está a brecha. Caso o atacante saiba onde fica a brecha, ele pode tentar mirar nela. O ataque sofre uma pesada penalidade de –15, mas segue as regras normais para Pontos Fracos (morte quase instantânea com crítico...).

    Odor Pútrido: Como todo dragão, Smaug exala um odor pútrido. Ficar a menos de 30 metros (100 pés) dele é impossível sem desmaiar a não ser que se passe num teste de Vontade com DC 20. O cheiro pode ser sentido de ainda mais longe, de modo que é praticamente impossível para Smaug se aproximar sorrateiramente de alguém (se é que algum dia ele iria tentar isso).

    Vulnerabilidade a Frio especial: Smaug toma dano quádruplo por frio ao invés do dobro.
     
  2. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Re: Ficha do Smaug e (breve) regras para dragões para SdA D2

    DC 51???? :mrgreen: :mrgreen:

    Mas eu curti essa ficha que tu fez... vou falar com o Kadu sobre ela!
     
  3. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Eu tô até pegando leve..... Se algum dia vc tiver a oportunidade de ler o Draconomicon (q a chama imperecível nunca se apague na mente dos escritores da Wizards) vai ver q é possivel deixar um dragão desses ainda mais letal....... Na verdade, tem um talento q, com a pequena penalidade de ter q esperar 3 turnos a mais pra usar a baforada de novo, o bafo causa dano máximo. Dependendo do tipo do dragão e da idade, na melhor das hipóteses vc vai passar no teste de reflexos, levar 50 de dano e morrer por dano massivo..... ou seja, o fato de ter q esperar 3 turnos a mais naum faz diferença pq os inimigos naum vão sobreviver mesmo......
     
  4. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Aqui estão as mudanças q tem na ficha do Smaug. Tem alguns talentos q estão no Monsters Manual 3,5 q eu naum coloquei aqui.....

    Talentos:

    Improved Spell Capacity [Epic]

    Sua capacidade de lançar magias é maior q o normal.

    Pré-Requisitos: Fator Sub-Criativo 1

    Benefícios: Você ganha +1 de Fator Sub-Criativo

    Especial: Você pode pegar esse talento mais de uma vez.


    Rend [Monstrous]

    Vc pode rasgar os seus oponentes com as suas garras

    Pré-requisitos: Dois ataques com garras, Str 13, Power Attack, Snatch, tamanho Gigante ou maior.

    Benefício: Se vc acerta um mesmo oponente com as duas garras, vc automaticamente causa um dano extra igual ao dano de duas garras mais 1,5 seu bônus de força. Vc naum pode usar Rend e agarrar um mesmo oponente num mesmo turno.

    Spellcasting Harrier [Epic]

    Conjuradores q vc ameaça acham difícil lançar magias na defensiva

    Pré-requisito: Reflexos de Combate

    Benefícios: Qquer conjurador q vc ameaçar provoca um ataque de oportunidade se ele ou ela tenta lançar uma magia na defensiva. Vc ganha um bônus de +4 nesse ataque


    Dragões Avançados


    Tamanho Colossal+: Apesar de naum haver de fato um tamanho maior q Colossal, alguns dragões avançados tem um alcance maior e causam mais danos com os seus ataques q outros dragões colossais. Esses dragões tem um tamanho chamado Colossal+.
    Um dragão Colossal+ ocupa um espaço de 30 pés (9 metros), como todo dragão colossal, mas o seu alcance é 10 pés (3 metros) maior para cada ataque. Um dragão Colossal+ causa 6d6 de dano com a mordida, 4d8 com as garras, 4d6 com as assas, 4d8 com o tail slap (naum sei como traduziram isso), 6d6 com o crush (tbm naum) e 4d6 com o tail sweep (tbm naum).
    A baforada de um dragão Colossal+ em forma de cone tem um tamanho de 80 pés (24 metros) em todos os sentidos. O modificador de tamanho continua -8.

    Tem outras características, mas como eu naum vou copiar o livro inteiro aqui, isso é o suficiente pra entender a ficha.
     
  5. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Se não for pedir demais, coloca tb... quanto menos livros básicos necessários, melhor!
     
  6. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    o foda é q eu naum tenho o monsters 3.5 comigo...... mas eu dou um jeito.......
     
  7. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    As regras para criar dragões da TM.............

    Basicamente, existem dois tipos de dragões na TM, os quentes e os frios........ Todos eles seguem as regras dos dragões vermelhos no Livro dos Monstros, naum importa a cor (como quantidade de pvs, atributos e outras estatísticas) mas somente os quentes têm a baforada...... O ND de um dragão frio é de dois a menos que o normal......

    Além disso, a vulnerabilidade dos dragões quentes contra o frio é maior.... Eles levam dano quadruplicado por frio a não ser num teste bem sucedido de reflexos..... Aí eles levam dano normal......

    E tem outro detalhe: Nem todos os dragões possuíam asas..... Na verdade, dependendo da época que você for jogar, é impossível que o dragão tenha asas, porque o primeiro foi Ancalagon o negro, que lutou a Guerra da Ira no final da primeira era..... Nesse caso, os dragões não voam (dãããããã) e também não possuem ataques com asas..... Se for assim, o ND desses dragões é de dois a menos que o normal do Livro dos Monstros......

    Além disso, como a magia da TM é bem diferente da do D&D normal, as habilidades de lançar magias dos dragões também são alteradas...... Eles ganham um ponto de fator sub-criativo pra cada nível de feiticeiro que eles teriam........ E também podem escolher qualquer caminho como aquele que permite que sejam íntimos da magia....

    E os dragões da TM têm uma séria de fraquezas que os dragões do D&D normal não possuem...... Primeiro, ele não possuem as habilidades semelhantes à magia que a aparecem no Livro dos Monstros. Além disso, eles possuem um Ponto Fraco, que é a sua barriga..... Nela, não há couraça, de modo que os ataques nessa região são mortais...... Se o dragão não voa (ou decidir não voar) é impossível acertar esse Ponto Fraco sem alguma artimanha, como se esconder numa fenda sobre a qual o dragão irá pular.... Isso porque os dragões rastejam no chão e não mostram a barriga. Mas, se o dragão estiver voando, é possível tentar mirar uma flecha ou outra arma no ventre dele, mas com uma grande penalidade, porque todo dragão naturalmente protege essa região..... Normalmente essa penalidade é de –8, mas o mestre pode decidir usar uma penalidade diferente..... Se o golpe acerta, ele causa o dano normal do crítico dessa arma. Se o acerto for crítico, o dragão tem os seus pvs reduzidos a zero e passam a perder um ponto por turno (como a regra normal). Apenas armas com dano de perfuração, como flechas e lanças, podem ser usadas dessa forma (espadas longas, bastardas e espadões só podem causar dano de perfuração se forem obras-primas)....

    E por fim, uma qualidade. Todo dragão exala um Odor Pútrido. É impossível ficar a menos de (39+nº de DV do dragão) pés dele (11,7 metros + 0,3 pra cada DV do dragão) sem desmaiar a não ser que se passe num teste de Vontade DC 20 por turno. Essa qualidade também faz com que seja impossível para o dragão tentar chegar despercebido ou qualquer coisa parecida sem ser detectado (se bem que nenhum dragão nunca tentaria isso.....).

    Somando essas três características (falta de habilidades semelhantes à magia, Ponto Fraco e Odor Pútrido) fazem com que o ND de todo dragão seja um menor que o dos dragões do Livro dos Monstros.
     

Compartilhar