1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ficção de Polpa Vol.1 (Vários)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Meia Palavra, 19 Dez 2010.

1. Meia Palavra

Meia Palavra Usuário

Antes de tudo uma história para ilustrar. Há uns anos fui assistir uma adaptação de Sonhos de uma noite de verão da FAP, dita como releitura modernizada. Esperei bastante para contar essa última parte para meu marido porque sabia que ele não iria gostar muito disso, e resolvi que o melhor momento era já no meio do caminho para o teatro. A resposta dele foi um “Ah, não, vão colocar um Puck repentista na peça!”. Não, não colocaram. A peça foi excelente mas isso não vem ao caso. O que importa disso é um sintoma da criação artística no Brasil: esta necessidade de colocar as ditas “cores” nacionais em tudo que se faz, como se apenas isso validasse o que foi criado como algo “brasileiro”.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Já está no terceiro volume!

E o segundo, esgotado, na Saraiva e na Cultura. :/

Tenho impressão de que vou gostar, mas pelo menos a resenha me deixou bem curiosa.

Depois escrevo minha opinião aqui. :sim:

3. Anica

Anica Usuário

clara, pelo que eu entendi o volume 1 q eu li é tiragem nova, de repente sai logo do volume 2. espero que sim, quero ler todos ^^

4. Excluído046

Excluído046 Banned

Eu tinha lido algo sobre Ficção de Polpa há algum tempo. Na época, me interessei, mas, depois, acabei me esquecendo. Agora, depois de ler a ótima resenha da Anica, acho que é quase impossível que eu não goste. Assim que a situação ficar menos apertada, vou comprar. :sim:

5. Clara

Recebi ontem os volumes 1 e 3.
    O 2 não está disponível, por enquanto, vamos esperar pra ver se tem tiragem nova, como a Anica falou.

Adorei as capas "envelhecidas", dá a impressão que têm até o cheiro de livro velho. :lol:

E ainda tem os anúncios de coisas toscas como máscaras de monstro "diretamente de Hollywood" e fantasmas que "obedecem ao seu comando" !

Devo começar a ler hoje ou amanhã e então logo escrevo aqui o que achei das histórias. :sim:

6. Clara

Terminei de ler hoje de madrugada .

E olha, superou minhas expectativas!
    É tão bom quando isso acontece. :sim:

Sendo fã de histórias de terror como sou, não consigo dizer que alguma das histórias seja ruim.
    No máximo digo que "gostei menos" de Linguista (Rodrigo Rosp) de Funghi (Luciana Thomé) e Tempestade em Coney Island (Rafael Kasper) mas mais por uma questão de gosto mesmo, não me agrada muito histórias meio sem pé nem cabeça (como essas duas últimas), no entanto, achei Cosmologia (Marcelo Juchem) bem divertida e nunca mais coçarei meus ouvidos da mesma maneira. :lol:

Carne (Guilherme Smee) é muuuito boa!
    Amei mesmo!
    Apesar de só me tocar do que se tratava lá pelo meio da história, e olha que ela é curta, hein? :dente:

Vãos (Alessandro Garcia) é muito bem escrita e remete um pouco a O Iluminado do S. King e, claro, faz referencia àquela lenda urbana famosa do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
    Muito bom mesmo, foi a história que mais me impressionou.

A meia-noite do fim do mundo (Fernando Mantelli) é praticamente um episódio de
    e bem assustador com sua referência aos mitos de H.P. Lovecraft.

O Fígado (Sílvio Pilau) como a Anica já disse, é bem engraçado.

Quando eles chegaram (Rafael Bán Jacobsen) mais me entristeceu do que assustou. Me trouxe à lembrança o documentário "
    " e me fez pensar seriamente em voltar a ser vegetariana... =(

No segundo volume de Ficção de Polpa, pelo que li na introdução, a temática das histórias é ficção científica.
    Hoje começo a ler o volume três mais voltado a histórias fantásticas.
    Ambos seguem o mesmo estilo do primeiro, histórias curtas de "literatura especulativa" (como definiu o organizador Samir M. de Machado) em sua maioria escritas por autores gaúchos.

7. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

engraçado, a edição q comprei aqui ñ aparece a ñ editora, mas uma tal de fósforo. vai ver a ficção de polpa vol. 1 surgiu antes do nome definitivo da editora. ou ñ editora.

só achei mtos contos presos a uma mesma estrutura: ou ao canibalismo ou objetos/animais/plantas q se revoltam contra quem os usa/abusa.

os meus tops são:

1º lugar: cosmologia, d marcelo juchen (merecidíssimo, d fazer vc rir em um conto de horror)
    2º lugar: A meia-noite do fim do mundo (Fernando Mantelli), pelo horror diferenciado dos outros, mostrando oq seria uma mistura d jigsaw com richard dawkins
    3º lugar: linguista, d rodrigo rosp (pelas ambiguidades)
    4º lugar: ventre, d roberta larini (apesar d lembrar mto o livro os coxos dançam sozinhos)
    5º lugar: o desvio, do xerxenesky, pq

Compartilhar