• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ficção Científica

shadowrun é muito doido. eles fizeram uma mistura muito boa entre fantasia medieval e ficção cientifica e dizem que os contos são muito bons
 
como ele uniu dois conceitos que são, digamos assim, incompatíveis?

É realmente inusitado. Confesso que também nunca tinha visto essa mistura. Enquanto o genero hard-sci tenta olhar para as techs e, a partir daí, prever suas implicações (e complicações), como foi com o cyberpunk, pós-cyberpunk e o transhumanismo em geral; o genero space-opera parece tentar ilustrar um cenário politico de muita intriga e possibilidades de ação e aventura, e a partir daí, inserir elementos científicos. Eles uniram os dois, de forma coerente e original. :cerva:

Sayff, confesso que não conheço esse autor. Mas agora fiquei curioso - quando lembrar seu nome e do livro, nos informe ok?

Esse Orion's Arm chamou minha atenção. Já salvei o pdf que eles disponibilizam pra ler mais além.

:D


Lendo um pouco mais, olha o que achei de interessante:

-

Os Archailects - os deuses do cenário. A forma como eles são colocados, dá a entender que hoje em dia mesmo nós poderíamos estar sendo supervisionados/observados/guiados por um Archai, um Deus, já que o grau evolucionário deste é tão distante, que este poderia ser "onipresente, onisciente e onipotente" para conosco, sem que nós tivéssemos a capacidade de compreendê-lo ( ou sequer ter certeza se este existe de fato - exatemente o que pensamos de Deus). O nivel technológico que um Archai usa é tão superior que suas ações são inexplicáveis para nós , e chamamos de "milagres" ou "mágica". Um Archai poderia usar elementos brutos do cosmos (como planetas, luas, cometas, etc.) como forma de rede-de-processadores, e demais ferramentas para trabalhar, assim como elementos ao nosso redor para guiarnos, sugestionarnos, ou observarnos em nosso dia-a-dia, e quem sabe intervir segundo sua agenda. (será que Deus existe? E será que Ele também tem uma agenda para cada um de nós? E também para a civilização humana como um todo? Sei lá, sou apenas um homo sapiens com grau de sophontismo S<1 , então não tenho como compreender essas coisas. :mrgreen: )

-

Outro ponto interessante é a situação da Terra no cenário. Esta passou por uma catástrofe apocalíptica (é, o apocalípse chegou), causada pelo próprio homem e sua ambição. O veículo que trouxe o apocalipse foi a própria tecnologia - com o desenvolvimento desenfreado da nanotech, IAs, etc. estas fugiram do controle e, em forma de uma praga invisível a olho nú, os nano-swarms (nano-enxames) inteligentes e auto-replicantes/reprodutores, devastou a superfície da terra e todas as colônias e habitats do sistema solar. A vida na Terra só não foi extinta por quê, do nada, surgiu uma entidade chamada Gaia, que conseguiu combater e extinguir a praga. Desse ponto em diante não entendí direito, mas parece que ela "baniu" 99% dos humanos - construiu uma série de espaçonaves para transportá-los pra fora do sistema Solar, pra nunca mais voltarem pra Terra.

No ano atual, a entidade Gaia conseguiu retornar o planeta a seu estado pristino, restaurou o equilíbrio ecológico, acabou com a civilização humana moderna, e está vigiando de perto o que restou do homem - esparsos focos de culturas primitivas inocentes, que respeitam a natureza e rezam à Deus na esperança de terem suas preces ouvidas (sem saber que na verdade elas são ouvidas de fato , por Gaia ). O acesso ao sistema Sol é restrito, e à Terra então é praticamente proibido, concedido por Gaia apenas às raras entidades com interesse acadêmico/científico genuíno sobre as origens da humanidade.

Resumindo: A Terra virou uma reserva ambiental, estritamente out-of-limits, vigiada por uma IA.


PS: É isso que eu achei mais legal no cenário - é bizarramente fantástico (com carão de space ópera e joguinhos space-fantasy, como Phantasy Star e Final fantasy, e uma miscelânea racial/morfológica/ideológica que lembra Planescape), só que ao mesmo tempo é bem embasado científicamente! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo