1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ficção Cientifica

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Breno C., 19 Fev 2009.

1. Breno C.

Breno C. Usuário

Muitas vezes aqui no fórum falamos de autores como Philipe P. Dick e Isaac Asimov, e por isso fiquei interessado em expandir o assunto e generalizar a coisa, por que livros de com a temática Ficção Cientifica existem aos baldes, mas nem todos são obras primas.

Vou começar perguntando quem já leu algum livro do Dick e qual a impressão que teve da obra.

2. Anica

Anica Usuário

Sobre quem ja leu o Dick e a impressão que teve dá para começar no tópico do próprio autor, né? -> http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=1755

Se for para falar de maneira mais generalizada, acho que dava para partir com perguntas mais generalizadas como quais são os autores favoritos, tipos de ficção científica favoritos, se curtem ou não ficção científica, o que pensam sobre o preconceito em relação científica etc.

3. .Penny Lane.

.Penny Lane. Usuário

Não tenho muita experiência com o gênero, mas estou com O Homem do Castelo Alto do Dick aqui(por influência do Meia XD), mas pela sinopse não tem nada a ver com histórias tipo Blade Runner(que aliás só vi o filme >< ) e essas coisas que são associadas ao gênero. É o primeiro livro dele que leio.

Recomendo, obviamente, O Guia do Mochileiro das Galáxias /o/ é ficção científica com comédia, e quem viu só o filme favor apagar essa experiência horrível da cabeça e não associá-la à obra do Douglas Adams...

Ah, e um livro de FC que eu tenho muita vontade de ler é Duna.

4. Pips

Pips Old School.

Eu curto mais quando adaptam ficção científica para o cinema do que ler. Pouco autores me cativam tanto para imaginar coisas fantásticas da tecnologia ou de outros mundo.

Os mais famosos, porém, sempre conseguiram extrair algo da minha imaginação: 1984, Admirável Mundo Novo, Laranja Mecânica, 2001: Uma Odisséia no Espaço, 2010: O Ano em que faremos contato, O Homem Duplo, etc.

editado: Trillian lembrou bem: O guia do mochileiro das galáxias.

5. Breno C.

Breno C. Usuário

Eu tive uma péssima experiência com o estilo a pouco tempo quando comprei Planetas dos Macacos pensando ser sci-fi. Mas tenho boas recordações com outros autores, o próprio Dick é um exemplo.
    Como o Pips, prefiro quando o livro vira filme, mas tem que ser uma boa produção, não coisas do como o Guia e todos os que lerem o livro são unânimes em dizer que ficou horrível.

6. Anica

Anica Usuário

Eu gosto de distopias como 1984, Admirável Mundo Novo, Laranja Mecânica, Fahrenheit 451, etc. O Dick me agrada bastante por causa do que ele consegue fazer com o leitor ao longo da narrativa (simplesmente tirar o terreno seguro do que é verdadeiro ou não na narrativa), é genial. Mas confesso que não sou uma apaixonada. Comecei a ler o Ender's Game que todo fã de ficção adora e achei meio infantil (ainda acho que a culpa é da tradução, mas o fábio ficou bravo quando falei isso do livro e escondeu ele de mim e aí resolvi que não vou terminá-lo só de birra).

7. Pips

Pips Old School.

Não é bem assim, eu acho que Ficção científica atraem mais os meus olhos que meu imaginário. Por incrível que pareça, nunca consegui terminar Duna, mas acho o filme demais.

8. Breno C.

Breno C. Usuário

Então... é exatamente isso! Atraem mais os olhos porque imaginar as coisas descritas não é fácil. Como na caso de Duna, que eu tive contato a pouco tempo. Tem coisas descritas no livro que eu só consegui imaginar porque tinha visto o primeiro filme e a série filmada em 2000.

9. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

Gosto bastante de ficção científica, apesar de ter sido um interesse que surgiu primeiro nos filmes e depois foi para os livros. O último autor que eu tenho lido é o William Gibson, que foi o criador do gênero
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , com a trilogia do Sprawl: Neuromancer, Count Zero e Mona Lisa Overdrive (todos disponíveis em pt). É uma mistura de histórias policiais com samurais, mega-corporações e alta tecnologia.

10. Pips

Pips Old School.

Sempre tive aquela curiosidade, que fica te cutucando feito agulha, para ler Neuromancer, mas nunca procurei de verdade. Vou incluir na minha lista de próximas leituras.

Outra coisa que gosto é ficção científica usada para dar toques de terror (não apenas sobre uma sociedade futura, mas cabeças sendo arrancadas, pessoas mutantes, etc) como Scanners ou A Mosca. Na verdade sempre achei que a ficção cientifica flerta com o terror.

11. Breno C.

Breno C. Usuário

Cara, voê me pegou. Criei esse tópico por li esse
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    do blog Batlle Nerds e lembrei de todos os livros do gênero que eu tinha lido.

E seu avatar é a capa de um dos livros, que uma das capas mais fodolescas que eu já vi.

12. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

pois é, é a capa do Neuromancer... que infelizmente eles nao usaram na edição da Aleph

13. clandestini

clandestini Cylon ou

Tem um site bem interessante, o FC do B.

http://www.fcdob.com/

Muitas informações sobre o gênero e concursos de contos. Ótimo para conhecer novos nomes/autores.

14. Katrina

Katrina Usuário

Não tenho um grande cohecimento acerca de obras do gênero, mas as poucas que tive o prazer de ler provaram-se leituras interessantes...
    - Admirável Mundo Novo (Adous Huxley);
    - O Peregrino (John Twelve Hawks);
    - O homem invísivel (HG Wells), se é que posso classificá-lo neste gênero;
    - As obras de Verne em geral

constituem a pouca coisa que conheço, mas já fazem parte da minha lista de leituras pretendidas alguns título do gênero.

15. clandestini

clandestini Cylon ou

[align=justify]A definição do FC do B para Ficção Científica:

[/align]

16. Vail Martins

Vail Martins Usuário

Eu adoro ficção cientifica.
    Nunca li nada de Philipe P. Dick, mas muita coisa de Asimov.
    Aliás, li um livro de contos selecionados por Asimov chamado "Magos" que mudou muito a maneira como eu via a ficção, e até a literatura em geral. Havia neste livro um conto de Ursula K. Le Guin incrivel e que me motivou a comprar dois livros dela.: "A mão esquerda da escuridão" e "Os despossuidos".
    Gosto muito também de Marion Zimmer Bradley que além do clássico "Brumas de Avalon" fez uma série hiper legal chamada Darkorver. Desta série li: " A dama do falcão" , " A chegada em Darkorver", " A rainha da tempestade", " A casa de Thendara" e " A casa da floresta". E olha que devo ter esquecido o nome de uns dois ou três...
    Ihhh ... li muita coisa. Se for falar de tudo...

17. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

Um ótimo autor desse gênero é Frank Herbert. Eu adoro a série Duna.

Bibliografia distribuída por universo
    Universo de Duna:

Duna
    O Messias de Duna
    Os Filhos de Duna
    O Imperador-Deus de Duna
    Os Hereges de Duna
    As Herdeiras de Duna

Universo de ConSentiency:

The Tactful Saboteur
    Whipping Star
    The Dosadi Experiment

Universo de Destination: Void universe:

Destination: Void
    The Jesus Incident
    The Lazarus Effect
    The Ascension Factor

18. Dwarf

Dwarf Usuário

Bem eu simplesmente amo SF li algumas centenas de livros e cada dia gosto mais. Ja fiz uma cadeira na faculdade de "Histório da Ficção cientifica" com Ciro Flamarion (quem Fez história sabe q é um dos grandes historiadores do pais)

Autores q recomendo.

Asimov (o segundo melhor escrtor de sf de todos os tempos)
    Leiam a trilogia "fundaçao" ele ganhou o Hugo por ela.

Arthur Charles Clarke (o segundo melhor escrtor de sf de todos os tempos) [piada entre o Asimov e Clarke, sobre nenhum ser o melhor... no entanto Asimov sempre falou q era o mais bonito^^)
    Leiam "O fim da Infancia" e "2001" pelo menos

Ray Bradbury - Grande escritor de contos.... nao recomendo romances nao...
    Leiam "Sound of a thuder" e outros contos.

Alfred Bester - excelente contista um dos meus autores prediletos
    Leiam "O homem demolido"

Frank Herbert - sua serie é sem paralelo
    Leiam pelo menos "Dune", "o mesias de duna" e o "imperador Deus de duna"

Philipe P. Dick - muitos dos filmes q vcs gostam foram baseados em livros dele
    Leiam "Do Androids Dream of Electric Sheep?"(O caçador de androides) e "O homem duplo"

William Ford Gibson - Criador do Cyberpunk, se vc gosta de matrix leia esse cara.
    Leiam "Neuromancer" e Reconhecimento de Padrões

Kurt Vonnegut Jr - inspiração de Douglas Adams .... excelente critico social
    Leiam "cama de gato" e "matadouro 5"

Douglas Noël Adams - o legitimo DNA de Cambridge
    Leiam "O Guia do Mochileiro das Galáxias"

Karel ?apek - (a titulo de curiosidade) so li um livro dele e detesto "Guerra das salamandras" importante pq Criou a palavra "Robota" em uma de suas peças

Julio Verne - Leitura obrigatória para todos q amam SF
    Leiam "20 000 leguas submarinas"

Mary Shelley - Primeira pessoa a escrever SF
    Leiam "Frankenstein " (primeira obra SF)

John Holbrook Vance - suas narrativas estao no limiar do SF e da fantasia.... um dos melhores escitores q ja li.... seus contos sao maravilhosos
    Leiam "A máquina assassina" e "Alastor 933"

sei q estou esquecendo Centenas de excelentes contos livros e escritores mas isso é um apanhado geral... Recomendo quem tiver um sebo por perto comprar livros de bolso de ficção cientifica sao mais de 500 estao sendo editados ate hoje e varios classicos ja foram editados la.... sao livros baratos e em portg de portugal..... recomendo mesmo.

19. Anigel

Anigel Eu atropelo duendes!

Olha Ana eu recomendo que você termine de ler o Ender's Game. Vale muito a pena e olha que eu nem sou fã de ficção científica. Li por indicação do Eduardo e da Ana (Isildur e Ana C'wen) e assim que terminei já estava fuçando atrás das continuações.

A Devir agora está relançando (Oba! A Aleph perdeu os direitos) e qyue eu saiba irá relançar a série toda.

E o Orador dos Mortos ainda consegue ser melhor que o primeiro livro.

20. Anica

Anica Usuário

mas anigel, vc leu em português ou em inglês? eu comentei com um amigo de como achei o livro bocó e ele acha que é por causa da tradução (o que eu tenho aqui em casa é traduzido).

Compartilhar