• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ficção: Científica ou Fantástica ?

Qual a sua preferida?


  • Total de votantes
    17
Bem toda essa discussão sobre estilos me lembrou das minhas aulas de português no colégio (grande profª. Nair!) e conseguiu me deixar com tanto sono quanto, então voltando ao assunto original do tópico....

E gosto mais da Ficção Fantástica (ou seja o nome qual for). Não tenho o costume de ler Ficção Científica e nem no cinema esse gênero figura entre os meu preferidos. Mas sou um grande fanático por histórias de fantasia (ou de ficção fantástica, não faço engenharia porque sou um grande conhecedor da estrutura literária da nossa língua).

Têm, claro, o Senhor dos Anéis e todas as obras derivadas do Tolkien. Mas sou grande fã de outras histórias do gênero, como a série Discworld e as Crônicas de Dragonlance (na verdade sou meio fissurado por romances baseados em cenários de RPG). Tem outra série que eu gosto muito que é a trilogia das Crônicas de Artur, mas não sei se encaixa nesse gênero, pois não acontecem tantas coisas fantásticas na história. Mas como existe um pequeno toque delas na história eu classificaria como Ficção Fantástica light apesar do mais correto ser provavelmente Ficção Histórica (sendo esta, inclusive, a definição dada na contra-capa do livro).
 
ser provavelmente Ficção Histórica
Uma coisa se a historia é baseada em lendas relacionadas a fatos comprovados( a lenda de exacalibur de rei Arthur que existiu comprovadamente)e nela a magia e seres fantasticos, raças miticas e todo os outros elementos que a fariam uma ficção fantastica, ela sera uma ficção fantastica ou uma ficção historica?
 
Ficção Fantástica engloba a Ficção Científica.

Agora a Ficção Científica é um ramo especial onde uma ideia "científica" está presente. Harry Potter não tem ciencia quase, tem magia por exemplo.

Podemos ter uma Ficção Científica HARD, onde os elementos científicos são tratados com exatidão espartana, como alguns livros do Arthur Clarke, a trilogia marciana de Kim Stanley Robinson, etc. Também temos uma FC mais SOFT, onde algumas ideias são usadas com uma liberdade poética marcante, produzindo boas obras (para desespero dos que esperam exatidão científica). Como algumas obras do Robert Silverberg, Ursula K. LeGuin, Ray Bradbury ou Phillip K. Dick. Eu colocaria ASIMOV como soft.

Existe uma forma especial de FC Soft, a FC Social, como "Ensaio Sobre a Cegueira" do José Saramago, onde são narrados os fatos sociais a partir de um acontecimento, logo é muito mais psicológico, humano do que foguetes e mutantes. Eu encaixaria 1984 nesse ramo.

Muitos escritores deixaram excelentes obras de FC que possuem tantos ou mais elementos fantásticos como Clifford D. Simak e Gene Wolfe, com seus mundos cheios de criaturas diferentes, lembrando nosso bom e velho Tolkien. Duna rompe com rotulos, tento tantos elementos científicos, religiosos, históricos e sabe deus daonde ele tirou tanta maluquice.

Muitos contos do Ray Bradbury são apenas fantásticos, mas como ele é tachado pela mídia de um escritor de FC. Crônicas Marcianas é um livro interessante pois se vc trocar as palavras Marte por TerraMédia, Foguetes por Návios e assim por diante vc tem um romance moderno sobre um mundo conhecido por nós. É uma obra universal, inspirada no famoso planeta vermelho, mas não se prende a detalhes tecnicos pois não almeja a exatidão, e sim a arte.

Robert A. Heinlein ja buscou tantos elementos corretos, mas apenas os conceitos descrevendo excelentes histórias com personagens vivos e marcantes, como Lazarus Long - o homem mais velho do mundo com mais de 3 mil anos e as reflexões do futuro da humanidade - passando por livros de direita (Tropas Estelares - uma ODE ao modo militar de governar) a um caso raro : Estranho em uma Terra Estranha, com criticas ferrenhas aos EUA, a politica da epoca e muito mais.

Acho que podemos preferir livros sobre ogros ao invés de naves explodindo, ou vice versa mas este ramo literário, o fantástico, é extremamente complicado e dificil de brindar aos leitores boas obras, uma vez que são elementos estranhos ao nosso cotidiano peças as vezes chave na história. Falem a verdade, o que vcs pensaram quando leram a primeira vez Elfo, Anão, Balrog... ou Luna City, Robo, Hiperespaço, Computador... não é obvio o que são estas coisas, ao passo que ler São Paulo, Carro, Celular ja o são. Por esta dificuldade muitas histórias perdem o fio da meada por serem mal desenvolvidas. O que sobra são obras GENIAIS como Fundação, Senhor dos Anéis, Os Livros do Novo Sol...

Em tempo: também temos uma FC que bebeu de fontes contra culturais, explorando mais a reflexão das suas obras. Logo temos histórias fantásticas com um fundo mais libertário, anarquico, feminista, politicamente engajado. Como a Ursula K. Le Guin. Outros escritores flertaram com a FC para desenvolver um estilo próprio e inconfundível, como é o caso do (excelente) Kurt Vonnegut. Aqui temos uma informação a mais do que simplesmente histórias cósmicas ou mágicas. São obras que abordam a guerra, direitos humanos, liberdades,velhice, amor...

Mas o mais impressionante é que em obras fantásticas temos uma predileção por histórias criativas e diferentes. Somos brindados com milhares de conceitos e ideias tão diferentes e originais que reforçam imaginação humana.

Eu prefiro a Ficção bem escrita e que me surpreenda. Se tiver naves, robos e raio laser melhor !
 
Ficção fantasia com certeza e sem vergonha disso, por mais que algumas pessoas me olhem atravessado por ver nas minhas mão livros como Hp, História Sem Fim e tals.
 
Com certeza a Ficção Fantástica é a melhor, ela trabalha com a fantasia da nossa cabeça, podendo explorar mundos diferente, a científica é algo que não me agrada por usar coisas de como naves, exploração de corpos em outros luagares do universo e outra coisas do tipo....

:)
 
e não dá pra recomeçar? pelo bem da ficção fantástica, haha
 
sim, mas serão mais de 700 votos perdidos...
pq, até onde percebi, os votos são reais, o bug é que eles foram todos transferidos pra prima opção da enquete...
 
Bem, sei lá, foi só uma ideia mesmo. Até pq, do jeito que está, os votos não servem pra muita coisa, né? Se tiver alguma chance de desfazer o bug, beleza. Mas se não tiver...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo