• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Festival de Cannes 2011

Phantom Lord

London Calling
attachment.php


Festival de Cannes terá Almodóvar, Malick e Von Trier em 2011

Disputa pela Palma de Ouro reúne time de pesos pesados do cinema mundial


A organização do Festival de Cannes 2011 anunciou nesta quinta-feira (14) a lista de filmes selecionados para a competição, que será realizado de 11 a 22 de maio. Os aguardados "La Piel que Habito", do espanhol Pedro Almodóvar, nova parceria do diretor com Antonio Banderas, e "A Árvore da Vida", do americano Terrence Malick, estão entre os 19 longas-metragens na disputa pela Palma de Ouro na 64ª edição do evento.

A seleção oficial está repleta de velhos conhecidos de Cannes e de outros festivais internacionais. É o caso do italiano Nani Moretti ("O Quarto do Filho"), o dinamarquês Lars Von Trier ("Anticristo"), os irmãos belgas Dardenne ("A Criança"), a japonesa Naomi Kawase ("A Floresta dos Lamentos"), o francês Alain Cavalier ("Irene"), Paolo Sorrentino ("Il Divo"), o finlandês Aki Kaurismäki ("O Homem Sem Passado") e o turco Nuri Bilge Ceylan ("3 Macacos"), todos com produções inéditas. O veterano Takashi Miike exibe em 3D "Hara-kiri: Death of a Samurai", enquanto a britânica Lynne Ramsay leva às telas "Precisamos Falar Sobre o Kevin", adaptação do best-seller de Lionel Shriver.

O filme mais recente de Woody Allen, "Meia-Noite em Paris" – com participação da primeira-dama francesa Carla Bruni-Sarkozy –, abrirá o festival. Também fora de competição, serão exibidos "Um Novo Despertar", dirigido e estrelado por Jodie Foster, ao lado de Mel Gibson, e o blockbuster "Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas", em versão 3D. O diretor italiano Bernardo Bertolucci receberá uma Palma de Ouro honorária pela carreira.

Os organizadores do festival assistiram a 1.715 filmes para fazer a seleção, anunciou o diretor da mostra, Thierry Fremaux, ao lado do presidente do festival, Gilles Jacob. "Nós temos um pensamento especial para o Japão este ano, mas também para a Tunísia e o Egito", declarou Jacob, ao anunciar que o Egito será o país homenageado neste ano.

"Restless", do diretor Gus Van Sant ("Elefante", "Milk - A Voz da Igualdade"), será o filme de abertura da mostra "Um Certo Olhar" ("Un Certain Regard"), que tem o brasileiro "Trabalhar Cansa", de Marco Dutra e Juliana Rojas, na competição.

O júri da Palma de Ouro terá como presidente este ano o ator americano Robert de Niro. O cineasta sul-coreano Boon Joon-Ho será o coordenador do painel que escolhe o vencedor da Camera d'Or, o prêmio para o melhor primeiro filme, enquanto Emir Kusturica cuidará do júri da mostra "Um Certo Olhar" e Michel Gondry, da competição de curtas, que vai ser anunciada no dia 18.

O vencedor da Palma de Ouro ano passado foi o tailandês Apichatpong Weerasethakul, com "Tio Boonmee, Que Pode Recordar suas Vidas Passadas". Saiba como foi.




[size=medium]Confira abaixo a lista completa de filmes selecionados para o Festival de Cannes 2011.[/size]

Competição Oficial

"La Piel que Habito", de Pedro Almodovar (Espanha)
"L'Apollonide - Souvenirs de la Maison close", de Bertrand Bonello (França)
"Pater", de Alain Cavalier (França)
"Footnote", de Joseph Cedar (Israel)
"Once Upon a Time in Anatolia", de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)
"Le gamin au vélo", de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica)
"Le Havre", de Aki Kaurismäki (Finlândia)
"Hanezu No Tsuki", de Naomi Kawase (Japão)
"Sleeping Beauty", de Julia Leigh (Austrália)
"Polisse", Maïwenn (França)
"A Árvore da Vida", de Terrence Malick (EUA)
"La Source des Femmes", de Radu Mihaileanu (Romênia)
"Hara-kiri: Death of a Samurai", de Takashi Miike (Japão, 3D)
"Habemus Papam", de Nanni Moretti (Itália)
"Precisamos Falar sobre o Kevin", de Lynne Ramsay (Grã-Bretanha)
"Michael", de Markus Schleinzer (Áustria). Primeiro filme
"This Must Be the Place", de Paolo Sorrentino (Itália)
"Melancolia", de Lars Von Trier (Dinamarca)
"Drive", de Nicolas Winding Refn (cineasta dinamarquês, produção dos EUA)

Fora de Competição

"Meia-Noite em Paris", de Woody Allen (EUA), filme de abertura
"La Conquête", de Xavier Durringer (França)
"Um Novo Despertar", de Jodie Foster (EUA)
"The Artist", de Michel Hazanavicius (França)
"Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas", de Rob Marshall (EUA, 3D)

Mostra Um Certo Olhar

"Restless", de Gus Van Sant (EUA)
"The Hunter", de Bakur Bakuradze (Rússia)
"Halt auf Freier strecke", d'Andreas Dresen (Alemanha)
"Hors Satan", de Bruno Dumont (França)
"Martha Marcy May Marlene", de Sean Durkin (EUA)
"Les neiges du Kilimandjaro", de Robert Guédiguian (França)
"Skoonheid", d'Oliver Hermanus (África do Sul)
"The Day He Arrives", de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)
"Bonsaï", de Cristian Jimenez (Chile)
"Tatsumi", de Eric Khoo (Cingapura, animação)
"Arirang", de Kim Ki-duk (Coreia do Sul)
"Et maintenant on va où?", de Nadine Labaki (Líbano)
"Loverboy", de Catalin Mitulescu (Romênia)
"Yellow Sea", de Na Hong-jin (Coreia do Sul)
"Miss Bala", de Gerardo Naranjo (México)
"Trabalhar Cansa", de Juliana Rojas e Marco Dutra (Brasil)
"L'Exercice de l'Etat", de Pierre Schoeller (França)
"Toomelah", de Ivan Sen (Austrália)
"Oslo, 31 août", de Joachim Trier (Noruega)

Exibições Especiais

"Labrador", de Frederikke Aspöck (Dinamarca)
"Le Maître des forges de l'enfer", de Rithy Panh (Camboja)
"Michel Petrucciani", de Michael Radford (Inglaterra)
"Tous au Larzac", de Christian Rouaud (França)

Sessão da Meia-noite

"Wu xia", de Chan Peter Ho-Sun (China)
"Dias de Gracia", de Tekla Taidelli (México)

Fonte : iG



Programação Completa

...
 
"a árvore da vida" ganha palma de ouro em cannes

filme de terrence malick é o grande vencedor do festival em 2011

a palma de ouro do 64ª festival de cannes foi para o filme "a árvore da vida", de terrence malick. Ele não veio a cannes e foi representado por dois dos vários produtores envolvidos na fita, que tem entre os montadores o brasileiro daniel rezende - leia a entrevista exclusiva com daniel rezende. “malick é um tímido incorrigível”, disse um dos produtores. A premiação terminou agora a pouco. Já o grande prêmio do júri, o grand prix, foi dividido entre "le gamin au véio", da dupla belga jean-pierre e luc dardenne e “bir zamanlar anadolu’da”, do turco nuri bilge ceylan.

Os irmãos dardenne agradeceram o protagonista adolescente do filme thomas doret. Ceylan foi breve e parecia contrariado com a premiação. A melhor direção coube ao dinamarquês com carreira nos estados unidos nicolas winding refn pelo filme "drive". Ele lembrou especialmente o ator ryan gosling, seu protagonista, pela colaboração na realização do longa-metragem.

O prêmio de melhor ator e melhor atriz foram entregues a jean dujardin, protagonista da produção francesa "the artist", e kirsten dunst, por "melancolia", filme de lars von trier. Ela agradeceu a possibilidade de poder mostrar tanto empenho no filme. Dujardin, astro na frança, dividiu o reconhecimento com sua parceira na fita, bérénice bejo. “eu também quero a receita desse prêmio para recebê-lo sempre”, completou. O concorrente israelense "hearat shulayim", de joseph cedar, teve reconhecido o roteiro. O diretor não estava na premiação e foi representado por uma integrante da equipe, que leu uma mensagem do realizador. O prêmio do júri foi para "polisse", da diretora francesa maïwenn. Muito emocionada e ofegante, ela agradeceu sua equipe de atores e técnicos, sua família e filhos.

O júri da competição oficial é presidido pelo ator robert de niro e formado pelo diretor francês olivier assayas, seu colega chadiano mahamat –saleh haroun, que no ano passado recebeu o prêmio do júri por "un homme qui crie", johnnie to, realizador de hong kong, o ator jude law, as atrizes martina gusmán, argentina que é mulher do diretor pablo trapero, e uma thurman, a escritora norueguesa linn ullman, e por fim a produtora chinesa nansun shi.

A caméra d’or para o melhor diretor estreante foi dada a pablo giorgelli, pela co-produção hispano-argentina "las acacias", exibida na paralela semana da crítica, enquanto "cross country)", de maryna vroda levou a palma de ouro na categoria de curta-metragem.



veja abaixo a lista com os vencedores do festival de cannes 2011:


palma de ouro: "a árvore da vida", de terrence malick (eua)
atriz: kirsten dunst, por "melancolia" (dinamarca/suécia/frança/alemanha)
ator: jean dujardin, por "the artist" (frança)
diretor: nicolas winding refn, por "drive" (eua)
roteiro: joseph cedar por "hearat shulayim" (israel)
grande prêmio do júri: empate entre "o garoto de bicicleta"("le gamin au vélo") (bélgica/frança), de jean-pierre dardenne e luc dardenne, e "once upon a time in anatolia" (turquia), de nuri bilge ceylan
curta-metragem: "cross" (inglaterra), de maryna vroda
prêmio câmera de ouro (para diretor estreante): "las acacias" (argentina/espanha), de pablo giorgelli
prêmio de júri: "polisse", de maiwenn le besc (frança)


fonte

...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo