• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Festas Juninas!!!

Éomer

Usuário
Noite de São João
Noite de São João
Para além do muro do meu quintal
Noite de São João
Noite de São João
Para além do muro do meu quintal

Do lado de cá, eu
Do lado de cá, eu
Do lado de cá, eu
Sem noite de São João
Do lado de cá, eu
Do lado de cá, eu
Do lado de cá, eu
Sem noite de São João
Fernando Pessoa e Vitor Ramil


Eu não sei a respeito de quem foi criado na cidade grande, mas quem é do interior feito eu com certeza já participou de uma boa festa junina!!

Já dançou em volta da fogueira, pulou fogueira, mandou correio elegante, ficou preso na cadeia, dançou quadrilha com a guria que gostava, fez briga de busca-pé com os amigos, assustou as pessoas com rojão, etc.

E havia as festas nas escolas e as festas de rua também, os bairros disputavam pra ver quem fazia a festa mais animada, a fogueira mais bonita, essas coisas.

As música eram as tradicionais daqui ou aquelas tradicionais de qualquer festa junina, que todo mundo conhece. Cai cai balão, Capelinha de Melão, Pedro, Antônio e João e por ai vai.

E as comilanças: bolo de fubá, batata doce assada, quentão, pipoca, pinhão, pé de moleque. Todas essas coisas feitas em casa, com um sabor que indústria nenhuma consegue imitar, pois não estava nelas, mas na gente.

Claro que nas cidades de mais tradição essas coisas ainda existem, mas já não tem o mesmo encanto de antigamente. E há cidades onde elas viraram um evento bem comercial, com cara de micareta e músicas totalmente fora do contexto, desde Sertanojo até Calypso.

Bons tempos não tão distantes. Foi o mundo que azedou ou eu que fiquei azedo?
 
O mundo que azedou...

No lugar do quentão entrou a cerveja e o refrigerante no lugar do suco.
No lugar dos doces tradicionais, pé de moleque, canjica, doce de leite, bolo de fubá, pipoca, entraram Kreps de chocolate, pastel de goiabada e espetinho de chocolate com morando.
Dos salgados, lá vem o kreps e o X-Leitão...
Das danças, entraram quadrilha junina dançando "fank"...acredite.

Mas por aqui na singela cidade de Carambeí em algumas comunidades do interior fazem as tradicionais festas de Santos, na Capela do São João fizeram fogueira e colocaram todas as comidas e músicas tradicionais a pedido do pároco. Eu sempre fiz questão de dançar quadrila e fazer balões e bandeirinhas para enfeitar.

Capelinha de Melão
João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão

São João está dormindo,
Não me ouve não
Acordai, acordai,
Acordai, João

Atirei rosas pelo caminho
A ventania veio e levou
Tu me fizeste com seus espinhos
Uma coroa de flor


outra...

Cai, Cai, Balão

Cai, cai, balão
Cai, cai, balão
Cai na rua de sabão

Não cai não,
Não cai não,
Não cai não,
Cai aqui na minha mão

Música Junina
Djalma da Silveira Allegro e Paulo Soveral
 
Última edição:
Muita saudade de tudo isso! Comidinhas que você só aproveita mesmo nessas épocas... ou aproveitava, né... pois cada vez menos encontramos esse tipo de comemoração, como nos antigos costumes...
 
Não gosto de Festa Junina, e muito menos de Funk (isso é genero musical?), mas a época está aí para quem quiser aproveitar.
 
Etá época boa essa de São João.

Lembro com carinho a época dos palhoções, com suas músicas, danças, brincadeiras e tiroteios.

Good times.
 
todo ano ainda vou na festa junina da igreja.
gordices a preço justo aqui em sampa capital.
 
festa junina autêntica e que dá gosto de ir eu só vejo mais em vilarejos rurais mais afastados. De resto tem muita coisa comercial e artificial.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo