• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ferramenta do IBGE mostra quais são os nomes mais populares do Brasil

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, nesta quarta-feira (27), uma ferramenta que permite aos usuários pesquisarem o quão popular é o nome de uma pessoa. O Projeto Nomes do Brasil é um banco de dados com mais de 130 mil nomes diferentes e usou como base o Censo de 2010, que contabilizou 200 milhões de brasileiros.

Acesse a ferramenta Nomes do Brasil neste link

Além da ferramenta, é possível verificar quais são os nomes mais populares no país. De acordo com os dados do IBGE, o Brasil possui 11.734.129 Marias registradas. Outros nomes que estão no topo da lista são José, com 5.754.529 pessoas, e Ana, com 3.089.858 pessoas. Confira a lista dos 10 nomes mais populares.
nomes_mais_populares_do_brasil.jpg
  1. Maria 11.734.129 pessoas
  2. Jose 5.754.529 pessoas
  3. Ana 3.089.858 pessoas
  4. Joao 2.984.119 pessoas
  5. Antonio 2.576.348 pessoas
  6. Francisco 1.772.197 pessoas
  7. Carlos 1.489.191 pessoas
  8. Paulo 1.423.262 pessoas
  9. Pedro 1.219.605 pessoas
  10. Lucas 1.127.310 pessoas
Também é possível ver qual é o nome popular do país por década. Em todas, Maria segue no topo. Porém, é possível ver mudanças nos padrões de nomes ao passar dos anos. Antes de 1930, Manoel, Francisca e Antonia eram nomes populares. Na década de 1970, Adriana e Marcelo começaram a aparecer nas listas. Em 1990, Jéssica, Felipe e Gabriel se tornaram populares. Já em 2000, Vitória e Mateus começaram a figurar.

Dois detalhes da pesquisa: nomes com menos de 20 ocorrências no Brasil não foram computados e o IBGE não levou em conta acentos e sinais como o “~” na hora de listar os nomes. Ou seja, Antônio e Antonio foram contabilizados como Antonio.


Saiba mais:



------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Ufa. Ao menos no Top 10 não tem nada ridículo. Temos salvação.
 
Puxando para o lado de nomes dos livros de Tolkien há nomes muito populares fora do país para bichos de estimação. Tipo Frodo, Gandalf, Galadriel, principalmente cães e gatos...
 
O meu (Eduardo) até que está bem acima do que eu imaginava (em 20°) fechando o Top 20 e no gráfico apresentando constante crescimento principalmente na virada do século.
 
13º (até nisso?) mais popular (entre os nomes masculinos, quando posto ambos os sexos é o 15º), quase 822 mil homônimos. O momento em que ele foi mais popular foi em 90, perto de quando nasci (87). No RN tenho quase 9 mil homônimos (3 mil desses só em Natal). Estou numa disciplina nesse semestre com outros 2 Rafaéis, em outras 2 disciplinas tenho um homônimo.
 
Mais uma influência americana.

Noah é a versão inglesa de Noé*. Mas ninguém quer colocar o nome de Noé nos filhos...

*como John é João, Peter é Pedro, William é Guilherme, James é Tiago, Mary é Maria etc.
 
E Olívia não é "internacional"; e Heitor não é "greco-romano".

Afora isso...
Prevejo um péssimo cenário para o futuro, com essa tendência ridícula aí.
:timido:
 
O cara chamado José Antônio entra como "José", como "Antônio", os dois ou nenhum dos dois? E João Carlos? E Pedro Paulo?
 
Boa pergunta. O site não parece ter explicitado seus critérios.
As Marias foram divididas, quando tinham nomes duplos ou dois nomes...
Mas ter dois nomes não os faz duplos automaticamente. :think:
 
Ayla eu achei bem diferente e está como destaque. Até o momento não conheço alguém que tenha utilizado este nome.
 

Pena que a reportagem não falou de onde é o bebê, mas via de regra pra mim no Brasil ninguém é mais criativo em nomes do que os nordestinos. Eles ganham com sobras.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo