1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Feriados Religiosos

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por BeorZenni, 9 Nov 2010.

?

Com qual posicionamento vocês concordam?

  1. Com o 1º - os feriados católicos já viraram parte da cultura

    4 voto(s)
    66,7%
  2. Com o 2º - a constituição não permite então na deveter / ou libera pra todas as religiões ou pra nen

    2 voto(s)
    33,3%
  1. BeorZenni

    BeorZenni Usuário

    Segundo a Constituição Brasileira os feriados devem ser criados apenas por questões culturais ou étnicas, afinal o Estado é laico, ou seja, não pode ter ligação com nenhuma religião, no entanto, no Brasil existem muitos, pra não dizer a maioria dos feriados, religiosos como o natal, a pascoa, finados, etc...
    porém na minha tentativa de entender porque ainda existem feriados católicos no Brasil sendo que a própria Constituição diz que não pode ter, encontrei pessoas que defendem esses feriados e os que discordam:

    1- os que defendem:
    para esses os atuais feriados católicos não ofendem a laicidade do Estado por se tratarem apenas de uma influência da referida religião durante a colonização brasileira.

    2- os que discordam:
    para esses os feriados católicos ofendem a laicidade do Estado tendo em vista o que dispõe o paragrafo 2º do artigo 215 da Constituição (feriados só podem ser criados por motivos culturais ou étnicos). Além de ofender o principio da igualdade ao estabelecer um tratamento diferenciado para uma única religião (católica), ou seja, ou abre feriado para todos os dias sagrados e santos de todas as outras religiões ou de nenhuma.

    Com qual dos dois posicionamentos vocês concordam?
     
    Última edição: 9 Nov 2010
  2. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    natal e sexta-feira da paixão (a páscoa é no domingo) não são feriados católicos, são feriados cristãos.

    corpus cristie e 12 de outubro é que são católicos.

    finados é de origem católica, eu não sei como ele é visto em outras religiões cristãs.

    Eu acho que esses feriados já fazem parte da cultura do pais, não vejo sentido em acabar com eles. Assim como não vejo sentido em criar mais feriados de qualquer religião (cristã ou não)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Sempre defenderei feriados. Por mim, que considerem as datas festivas judáicas, muçulmanas, satânicas....tudo tem de ser feriado!
     
  4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    São culturais, então fiquem apenas para quem observa a religião, senão o país pára por causa de tantos feriados, fiquem como dias santos não oficiais, como os dias de alguns santos que não são feriados.
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A cidade que eu trabalho (Campo Limpo Paulista-SP) para totalmente no feriado da cidade e no feriado da padroeira da cidade (N. Sra do Rosário) que é um feriado católico.

    Apesar de outras religiões terem ganho muito mais espaço no Brasil nos últimos anos, os feriados católicos no país ainda tem um peso muito grande. São tradições que não se derrubam tão fácil a curto e médio prazo.
     

Compartilhar