1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fellini 8 e Meio (Otto E Mezzo, Itália, 1963)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Lordpas, 12 Mar 2005.

  1. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Bom eu revi esse filme a pouco tempo e tava a fim de comentar algo sobre ele e não achei nenhum tópico...

    Eu posso até ser um tanto "imparcial" por questão de gosto, etc... mas simplesmente acho Otto e Mezzo o melhor filme do Fellini... Alguns podem considerar Amarcord ou La Dolce Vita, mas nenhum me surpreende tanto a cada vez que assisto como Otto e Mezzo.

    Bom vejamos sobre o que se trata o filme... Marcelo Mastrioani vive o protagonista, um diretor que vive em um conflito com o passado, tendo constantemente visões nostalgicas que vão aos poucos se misturando com a sua realidade... O clima de fantasia e sonho que se mistura ao filme é fantástico e simplesmente te leva a ficar de queixo caido pela visão que Fellini dá a obra... Fica claro que o filme deixa bem claro a ótica de Fellini, é o jeito como ele enxerga as coisas...

    Talvez isso fique mais evidente no final... "a vida é um circo"...

    Eu tbém aprecio muito a trilha de Nino Rota, ajuda no sentimento que o filme passa... aliás méritos e mais méritos pelas falas, pelos diálogos bem conduzidos e simplesmente maravilhosos...

    Uma coisa que me deixou curioso foi o título... afinal porque 8 e meio? Depois de um tempo descobri que era mais uma maneira de Fellini deixar claro que o filme iria retratar a sua ótica das coisas... o título vem dos 6 longas que ele já havia dirigido, 2 episódios de filme e mais uma co-direção, tudo que ele havia feito até o momento...

    Enfim, o filme soa como uma "poesia" para mim.

    Ah sim, vale fazer uma menção a Claudia Cardinalle, simplesmente "belíssima" no filme...

    :think: Falando em belíssima, preciso rever "Belíssima".

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Strider

    Strider Usuário

    Belíssima tá passando no Telecine. Mas nem é um dos melhores Viscontis.

    Oito e meio, eu gosto bastante. Todo clima de indecisão, amante ou mulher, filme de autor ou produtor, etc é muito bem controlado pelo Fellini, culminando na última cena, que é a síntese do cinema dele, circo, sonho, realidade; a vida do Mastroiani dando voltas em torno dele mesmo, etc.

    A Doce Vida é melhor. Amarcord fede bizonhamente com alguns momentos decentes.
     
  3. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Eu não tenho Telecine :| , mas eu nunca pensei em preferências quanto ao Visconti... Talvez eu ache O Leopardo o mais marcante... mas com ressalvas... Aacabei de lembrar que nO Leopardo tem a Claudia Cardinalle também. :grinlove:

    Eu não acho que "fede" prorpiamente... apenas que é um filme nostálgico basicamente de memórias, acho que alguns não gostam pq não tem uma trama propriamente dita, etc... enfim, eu vejo Amarcord como um filme pra se apreciar e entrar em um clima nostalgico... IMO eu recomendo.

    Pode conter Spoillers:

    Existem alguma passagens que marcam em Oito e Meio... o diálogo com de Guido com os pais; mais para o final com ele e Claudia conversando e ela afirmando que ele não sabe/conhece o amor, etc... Mas nenhuma como o final... Todos juntos, todas mulheres de suas fantasias, todos que tanto pressionaram ele, todos juntos num grande circo e com a direção do próprio Guido.
     
  4. Strider

    Strider Usuário

    O melhor é Rocco e seus Irmãos, IMO, depois juntos Morte em Veneza, Noites Brancas, O Leopardo, Sedução da Carne, A Terra Treme... enfim, todos.

    Eu não me importo com uma trama propriamente dita num filme, então, não foi essa a razão d'eu não gostar do filme, obviamente. Faz uns dois anos que eu assisti, mas a imagem que me passou foi de um filme sem peso, nada interessante, apenas imagens chatas, arrastadas e irregulares.
     
  5. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    É questão de opinião mesmo... tem muitos que não gostam de Amarcord, por um motivo ou outro... Eu posso dizer que me atrai sim alguns aspectos do filme como o "realismo frangmentado" e a trilha de Nino Rota... Ainda poderia citar o lado político do filme que me atrai imensamente.

    É, eu definitivamente preciso rever Rocco e seus Irmãos também :grinlove:
     
  6. Fosco

    Fosco Usuário

    Esse foi o único filme que eu consegui vi do Fellini; os outros eu ainda não achei.

    Mas eu não sei o que dizer desse filme. Surrealista, fantástico, engraçado, melancólico. É muito bom mesmo. Todos os atores do filme estão sublimes: Mastroianni especialmente.

    Obs: Eu tinha a impressão que o nome original do filme era Otto Mezzo, sem E no meio. Posso estar errado.
     
  7. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie


    Chequei agora no Imdb e tem o "e" no meio sim... também não tinha certeza, etc... é que o filme geralmente é conhecido só como 8 1/2.

    Assista entonce, IMO vale bem a pena... Particularmente acho Fellini um dos melhores diretores italianos, se não o melhor mesmo...
     
  8. Fosco

    Fosco Usuário

    Que vale a pena eu não tenho dúvidas... o problema é achar os malditos dvds para alugar! :lol:

    Eu vou tentar achar um horário para A Doce Vida, no Telecine Classic.
     
  9. Mornion

    Mornion Usuário

    A Doce Vida vai passar dia 18, as 22h no Eurochannel.

    (Nesse mês, toda sexta tá passando um filme do Fellini. Essa última foi La Strada, apesar de estar marcado pra ser Os Boa-Vidas)

    A única coisa que eu vi dele foi Amarcord mesmo. E, apesar da direção ser muito boa, eu achei muito chato.

    Btw, eu pretendo ver outros filmes dele. Eu tive a impressão de que comecei com o pé esquerdo.
     
  10. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Eu ainda prefiro o Amarcord, mas esse vem logo em seguida! Na verdade depende do momento eles trocam de posição, mas nada muito prejudicial. Enfim, eu adoro os filmes dele e pretendo ter a filmografia dele em DVD :grinlove:

    No Oito e Meio, o filme consegue reunir totalmente o estilo do Fellini, e ainda ser autobiográfico e uma espécie de homenagem ao próprio cinema!

    E bom, ninguém havia acertado :mrgreen:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar