• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Feitiço de Amor e outros Contos (Ludwig Tieck)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
attachment.php


Nunca tinha ouvido falar ou lido algo sobre Ludwig Tieck, porém três coisas me fizeram comprar essa edição de bolso com seus contos:

1) o fato de ter sido publicada pela Hedra (e até agora não me decepcionei com nenhum lançamento dessa editora);

2) esta resenha aqui no site da livraria cultura;

3) ser uma edição de bolso, às quais dou preferência pela facilidade de carregar e poder ler em quase todos os lugares.

São seis contos, eu li os três primeiros até agora e o que posso dizer é que estou agradavelmente surpresa por ter descoberto esse autor que conseguiu me envolver tanto.
As histórias se passam em um mundo no qual se mistura a fantasia e a realidade, onde os personagens vivem situações bem dramáticas (às vezes até meio aterrorizantes) e que, pelo menos nos contos que li, me deixaram bastante incomodada e com aquela dúvida: "será verdade aquilo? será loucura do personagem?" e aí eu voltava e lia todo o conto de novo.
Os personagens têm outra coisa em comum além do fato de viverem em um mundo onde o fantástico e o horror acontecem de maneira quase prosaica, eles sempre buscam algo e quando o alcançam deixam escapar por terem crescido e se tornado adultos, ou melhor, por terem ficado 'racionais'.
Em "O Loiro Eckbert" é isso o que ocorre tanto com Bertha como com Eckbert; com Christian (em "A Montanha das Runas") a mesma coisa, os três procuravam pelo amor, pela paz de espírito e pela amizade e, ao encontrarem, destroem tudo com a avidez, o medo e a ambição.
Dos três contos que li até agora porém, o mais delicado e triste (que me emocionou a ponto de ficar com um nó na garganta) foi "Os Elfos", com sua história que traduz perfeitamente uma frase que está no primeiro conto do livro:

"...é uma desventura para o ser humano o fato de alcançar a razão e, em troca, infalivelmente perder a inocência de sua alma."
 
boa dica, Clara, vou procurar. e a hedra realmente tem lançado ótimos títulos. :sim:
 
Tem mesmo Anica, virei fã dessa editora.

E eu terminei de ler os outros três contos.
"Feitiço de Amor" apesar do nome, é praticamente um conto de horror e me lembrou bastante "O Homem da Areia" de E.T.A. Hoffman; "O Cálice" conta a história de duas pessoas que se amam, se separam e voltam a se reencontrar inesperadamente, é triste, romantica e bonita, e tem alguns elementos fantásticos também.
"Eckart Fiel e Tannenäuser" é o último conto e o que menos gostei, sei lá, talvez por não ser muito fã de poesia (que é a forma como é narrada parte da história) ou/e por desconhecer características do movimento romântico de literatura alemã, não sei, a história me pareceu meio "nadaver", talvez se eu der outra lida, quem sabe, afinal, eu achei que todas os contos desse livro são para ser lidos mais de uma vez.
 
Vocês falam tão bem da Hedra que fiquei curiosa pra ler algo da editora... além disso o preço de edições de bolso é ótimo!
Acho que vou incluir esse na minha lista de futuras leituras, parece muito interessante!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo