• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Febre de Bola (Nick Hornby)

Anica

Usuário
Febre de Bola é Hornby puro, em alguns momentos até melhor do que em Alta Fidelidade (e obviamente melhor do que Um Grande Garoto, que é mediano), como por exemplo quando ele abre o primeiro capítulo com um:

Eu me apaixonei pelo futebol como mais tarde viria a me apaixonar pelas mulheres: súbita, inexplicável, incriticavelmente, sem pensar na dor ou nas perturbações que isso me traria.

Aliás, algo bem interessante nesse estilo de escrever do Hornby, é como ele consegue falar de tantas coisas mesmo que esteja escrevendo um livro sobre apaixonados por futebol. Ele vai contar de sua primeira experiência como torcedor de copa, e de repente começa a falar sobre ser crítico (aliás, trecho impagável):

A faculdade de crítica é uma coisa terríve. Quando eu tinha 11 anos não havia filmes ruins, apenas filmes que eu não queria ver, não havia comida ruim, apenas couve-de-bruxelas e repolho, e não havia livros ruins - tudo o que eu lia era ótimo. De repente, certa manhã acordei e tudo havia mudado. Como é que minha irmã não percebia que David Cassidy não estava na mesma categoria que Black Sabbath? Haveria razão no mundo para meu professor de inglês achar que A história do Sr. Polly era melhor que os Dez Negrinhos de Agatha Christie? E desse momento em diante, a satisfação tornou-se algo muito mais fugidio.

Dá para notar o tom informal que impera durante o livro, não é? É quase como um amigo abrindo o coração para você, mas vamos deixar claro: não é um amigo chato. É aquele inteligente e de ótimo senso de humor (e pqp, eu queria que Nick Hornby fosse meu amigo!).

Agora, se futebol não te agrada muito, leia nem que seja por essas outras questões que o Hornby aborda através dessa história sobre sua paixão pelo Arsenal (oh, céus! eu torço para o Arsenal também!!). E se você gosta, não deixe de perder a oportunidade de ler o que um inglês doido por futebol falou sobre a seleção de 70, especialmente sobre Pelé. Lindo =]
 
Olha esse livro é muito gostoso de ler pela prosa "solta" que a Anica conta cima... mas pra quem é louco por futebol o livro torna-se INDISPENSÁVEL!

Impossível não se reconhecer em muitas passagens... depois de ler que eu percbi que o único truque útil pra eu lembrar datas (anos em especial) eram os grandes momentos (tristes também) do São Paulo!

Fora a mania já consagrada de falar sobre mulheres usando futebol como "forma-código"...


Recomendadíssimo!
 
Eu acho engraçado esse negócio do estilo do Hornby. Mesmo nos livros mais improváveis (tipo Um Grande Garoto) você acaba encontrando algo que faz com que você se identifique. No Febre de Bola eu que nem sou muito apaixonada por futebol acabei me identificando com várias coisas que ele colocou lá :lol:
 
Ah isso sim, é uma das caracteristicas mais legais dele... mas eu tava falando de coisas mais específicas de futebol mesmo (pra não dizer malucas).

Por exemplo... passar horas na chuva pra ver um jogo "inútil" - pros outros, pq pra VC é óbrigatório... afinal o time todo sabe que se VC for eles terão sorte!; rever jogos pela tevê e TORCER (sério, é impossível controlar)... coisas assim...
 
Oq eu acho melhor nesse livro é que ele é apresentado como um conjunto de cronicas sobre o Arsenal, mas acaba sendo quase que uma autobiografia contada através dos jogos do Arsenal(e de alguns outros jogos marcantes). É interessantíssimo como ele conta sua vida através dos jogos. A relação com o pai ausente, com a mãe e o sucesso dos namoros dependendo da situação do Arsenal na tabela.

O filme no final me fez me envergonhar do nível de torcedor que eu sou(e olha que muitos me acham doente). É um livro que eu faço questão de emprestar para as pessoas, principalmente aquelas que gostam de livros e de futebol.
 
Pra quem gosta do filme, descobri que há duas adaptações para o cinema. Uma aliás, eu já tinha assistido mas não sabia q era baseado no filme.

A primeira versão de Fever Pitch, de 1997 é inglesa e o roteiro é do próprio Hornby. Talvez por isso o filme passe tanto o espírito do livro, embora a história tenha sido bem adaptada. A história é contada através de jogos do Arsenal mas sob o aspecto de uma relação entre o Hornby e sua namorada.

A segunda versão, americana, também se chama Fever Pitch, mas é de 2005. Apesar de não ser tão bom, gostei que o filme não quis ser um remake mas uma adaptação, como foi o Alta Fidelidade(mas não do mesmo nível). O futebol é trocado pelo Baseball e o Arsenal pelo Boston Red Sox. O interessante nessa escolha, é que os Red Sox tem a mesma característica q o Hornby passa do Arsenal. Um time que nunca, em nenhuma hipótese ganha um campeonato. O flime é com a Drew Barrymore e até é famosinho.
 
Fingolfin disse:
Pra quem gosta do filme, descobri que há duas adaptações para o cinema. Uma aliás, eu já tinha assistido mas não sabia q era baseado no filme.

A primeira versão de Fever Pitch, de 1997 é inglesa e o roteiro é do próprio Hornby. Talvez por isso o filme passe tanto o espírito do livro, embora a história tenha sido bem adaptada. A história é contada através de jogos do Arsenal mas sob o aspecto de uma relação entre o Hornby e sua namorada.

A segunda versão, americana, também se chama Fever Pitch, mas é de 2005. Apesar de não ser tão bom, gostei que o filme não quis ser um remake mas uma adaptação, como foi o Alta Fidelidade(mas não do mesmo nível). O futebol é trocado pelo Baseball e o Arsenal pelo Boston Red Sox. O interessante nessa escolha, é que os Red Sox tem a mesma característica q o Hornby passa do Arsenal. Um time que nunca, em nenhuma hipótese ganha um campeonato. O flime é com a Drew Barrymore e até é famosinho.

Legal, já tinha ouvido falar só do segundo, mas o primeiro é novidade para mim. Vou procurar ^^ E tem o Colin Firth _o/
 
Esse é um livro que quero muito ler!!!!
Como gosto de futebol acho que vou me identificar, parece ser uma história bem legal!!!
E esse filme do Red Sox passou esses dias na Globo...
 
Opa queria saber ond vcs compraram esse livro..jah estou procurando há algum tempo e naum axo, em tdas as lojas onlines tah esgotado, se laguem souber me fla :D..
 
tem por 50,00 no estante virtual -> http://www.estantevirtual.com.br/livro/23638755/Nick-Hornby-Febre-de-Bola

(mas é um roubo, né, o livro não deveria custar mais do que 30)
 
E já que a Copa do Mundo começa oficialmente hoje, nada melhor do que entrar no clima também no campo de literatura. O gostoso de ler textos relacionados ao futebol é que normalmente eles se apresentam como crônicas, mantendo aquele tom de memória e humor que descem tão bem mesmo que você não tenha compartilhado o evento descrito. Um bom exemplo disso é Febre de Bola, de Nick Hornby. Primeiro romance do escritor inglês, publicado em 1992 e contando suas experiências com uma de suas maiores paixões, o Arsenal. E mesmo assim, você não precisa torcer para o Arsenal nem ser fã de futebol desde 1970 para se encantar com essa história...

CONTINUE A LER O ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo