• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor

Finarfin disse:
A perda de uma mãe nunca é sem importância, seja eldar ou não, independente da época. Ele não devia ser o único sem mãe, como eu já postei anteriormente.

Além da esposa e do sogro, ele também tinha o pai (que claramente dava mostras de preferência a ele do que aos seus meio-irmãos) e tinha filhos, aliás, não eram poucos.
Não vejo motivo de carência afetiva a ponto de ele só ter como objetivo na vida criar algo grandioso. Ele até tinha esse motivo, mas não vejo como relacioná-lo com carência familiar.

Ele cria as Silmarilli por que sua habilidade permite, também não creio que isso fosse um objetivo pré-determinado. Quanto a carência dele, bem eu vejo Fëanor como uma pessoa extremamente individualista e egoísta, talvez só desse valor para seu pai (talvez sua mãe também, mas creio que não faria tanta diferença assim) pois sua mulher, creio que não tivesse tanta importância para ele, já que a deixa em Aman (como aqui me foi dito) Fëanor amava a si mesmo, e as suas obras.
 
Míriel pode ter escolhido morrer, mas transmitir todas as forças ao filho não me parece ter sido uma escolha. Ela mesma parece surpreendida ao constatar que isso aconteceria, como se fizesse parte dos misteriosos desígnios de Eru.

Quanto à escolha de “livrar-se do esforço de viver” há que questionar o seguinte: em que condições ela teria vivido se tivesse rejeitado a morte, já que fora “consumida em corpo e espírito”?

Concordo que a orfandade e conseqüente carência de Fëanor podem tê-lo impulsionado para seus feitos, viagens e explorações. Mesmo o amor pelo cabelo de Galadriel pode ser associado a isso, uma vez que ele não tivera os cabelos da mãe para acariciar e admirar...
 
_x_fairy_x_ disse:
Ele cria as Silmarilli por que sua habilidade permite, também não creio que isso fosse um objetivo pré-determinado. Quanto a carência dele, bem eu vejo Fëanor como uma pessoa extremamente individualista e egoísta, talvez só desse valor para seu pai (talvez sua mãe também, mas creio que não faria tanta diferença assim) pois sua mulher, creio que não tivesse tanta importância para ele, já que a deixa em Aman (como aqui me foi dito) Fëanor amava a si mesmo, e as suas obras.

Fëanor, não é de longe, meu personagem preferido, mas não gosto de vê-lo como uma pessoa extremamente egoísta e individualista como se isso fosse algo inerente dele. Acho sim, que era orgulhoso, impulsivo e que tinha muita consciência do poder que possuia, e essas sua consciência o levou á atitudes egoístas e individualistas. Também acho que foi extremamente mimado pelo pai, que mesmo após o nascimento de seus outros dois filhos, parecia ter olhos apenas para o primogênito. Isso só o ajudou a se tornar uma pessoas extremamente egocêntrica.
Sua mulher, com certeza tinha um papel importante (pelo menos por um período) na sua vida, pois ela era a única que conseguia controlar sua personalidade implusiva. O que os separou não foi o desamor, mas as mentiras e intrigas e Melkor, que enlouqueceram Fëanor ao ponto de sua esposa perder o controle que tinha sobre ele. Creio que a presença da mãe dele faria uma diferença enorme no final das contas, pois assim não haveria nenhum motivo para o pai mimá-lo tanto. Outra coisa que me chama a atenção: Fëanor teve 7 filhos, todos homens, posso (quase) apostar, que se por acaso, tivesse uma filha mulher, algumas coisas teriam sido diferentes, pois haveria alguém pra ajudar Nerdanel na difícil tarefa de controlar o gênio do marido.
 
Última edição:
Hum! Aí um outro detalhe bem interessante levantado! A ausência de filhas mulheres na Casa de Fëanor. Mas conhecendo um pouco o temperamento forte da filha de Finarfin, Galadriel, talvez ela tivesse a personalidade do pai mais que os irmãos e também estaria presa ao juramento que ele fez. Acho que ela o acompanharia à T-m e no o devido tempo, assumiria para si a vingança da Casa dos Expoliados. Claro, só estou tecendo uma hipótese de várias possíveis. Alguém mais arrisca uma?
 
Elring disse:
Hum! Aí um outro detalhe bem interessante levantado! A ausência de filhas mulheres na Casa de Fëanor. Mas conhecendo um pouco o temperamento forte da filha de Finarfin, Galadriel, talvez ela tivesse a personalidade do pai mais que os irmãos e também estaria presa ao juramento que ele fez. Acho que ela o acompanharia à T-m e no o devido tempo, assumiria para si a vingança da Casa dos Expoliados. Claro, só estou tecendo uma hipótese de várias possíveis. Alguém mais arrisca uma?
É, isso é bem verdade. O risco dela ter o mesmo temperamento do pai é bem grande, mas penso que ela sendo a única filha dentre tantos filhos homens, se aproximaria mais da mãe, e poderia absorver traços da sua personalidade. Sobre o juramento não sei, não consigo conceber se ela o faria ou não, mas também acredito que iria à Terra-Média, nem que fosse só pra acompanhar o pai.
 
Shantideva disse:
É, isso é bem verdade. O risco dela ter o mesmo temperamento do pai é bem grande, mas penso que ela sendo a única filha dentre tantos filhos homens, se aproximaria mais da mãe, e poderia absorver traços da sua personalidade. Sobre o juramento não sei, não consigo conceber se ela o faria ou não, mas também acredito que iria à Terra-Média, nem que fosse só pra acompanhar o pai.

Acho que uma possível filha de Fëanor também faria o juramento, mesmo não apoiando realmente o pai, acho que o faria sim nem que fosse só para não contraria-lo ou defender a honra de sua Casa.
 
Parisio disse:
Concordo que a orfandade e conseqüente carência de Fëanor podem tê-lo impulsionado para seus feitos, viagens e explorações.
O que impulsionou os feitos de Fëanor foi ganância, egoísmo, orgulho, ódio, mas não carência. Ele tinha família, grande por sinal, e ainda se dava ao luxo de rejeitar uma parte dela.

Parisio disse:
Mesmo o amor pelo cabelo de Galadriel pode ser associado a isso, uma vez que ele não tivera os cabelos da mãe para acariciar e admirar...
Ele não tinha mãe mas teve mulher, pra que se engraçar com os cabelos da sobrinha??? Ainda mais filha do seu meio-irmão (que ele não gostava) e com cabelos da cor da sua tão odiada madrasta.

Ele não pagava pau pro cabelo da Galadriel porque não tinha o cabelo da mãe, mas porque o cabelo dela era digno disso. E Fëanor sempre teve uma queda por glamour, tanto que fez as super-gemas.
 
Finarfin disse:
Ele não tinha mãe mas teve mulher, pra que se engraçar com os cabelos da sobrinha??? Ainda mais filha do seu meio-irmão (que ele não gostava) e com cabelos da cor da sua tão odiada madrasta.

Ele não pagava pau pro cabelo da Galadriel porque não tinha o cabelo da mãe, mas porque o cabelo dela era digno disso. E Fëanor sempre teve uma queda por glamour, tanto que fez as super-gemas.

A intenção do Fëanor era sexual sim e chocante por ser incestuosa. O "pedir uma mecha de cabelo" é meio equivalente a "pedir o amor", por isso todos ficaram tão espandtados com a ousadia de Gimli e a aceitação de Galadriel =]
 
Deriel disse:
A intenção do Fëanor era sexual sim e chocante por ser incestuosa. O "pedir uma mecha de cabelo" é meio equivalente a "pedir o amor", por isso todos ficaram tão espandtados com a ousadia de Gimli e a aceitação de Galadriel =]
Entendido...mas por que esse "pedir amor" tinha que ter uma conotação sexual? Não poderia ter outra. Ou isso está explicíto pelo autor em algum lugar?
 
No contexto é uma conotação sexual a medida que comparamos o amor fraterno ao amor físico, entre (o que é esperado) não familiares.
O convite dele possuia o sentido incestuoso como disse Deriel, isso o condiz como físico, o "pedir amor" não trata-se de pedir algo como carinho fraterno.

Abraços.
 
Opa! Mais uma faceta do Fëanor que eu nao conhecia! Isso explica a enorme repulsa que Galadriel sentia por ele. É uma lástima o Silmarillion ser tão resumido. Se todos os capítulos estivessem na sua totalidade, com certeza saberíamos muito mais da personalidade dos personagens de Aman. Outro ponto curioso era um certo ódio (não sei se esta é a palavra certa) que Mandos sentia pelo noldo, já que logo após ouvir a resposta que Fëanor deu ao Arauto ele retrucou dizendo: "- A mim Fëanor virá muito em breve!" O que soou quase como uma revanche ao desafio do elfo. E não é a primeira vez que Mandos dá mostra de sentir-se desconfortável com a rebeldia dos Filhos de Eru à sua autoridade.
 
Acho que o Rusgang disse muito bem:

__________________
13-01-2006, 22:25
"Mas deve ser observado que, se a mãe de Fëanor não tivesse morrido pouco tempo depois do nascimento, Fëanor não teria se tornado o maior de todos os elfos, visto que, Míriel morreu porque "as forças que teriam nutrido a vida de muitos foram dadas a Fëanor". Ela ficou exausta e definhou até que seu espírito abandonou o corpo, e Fëanor se tornou o "Espírito de Fogo"!
Dessa forma, se Míriel não tivesse se sobrecarregado, provavelmente Fëanor seria somente mais um elfo em Eldamar: não seria capaz de construir as Silmarilli, e dessa forma toda a trajetória dos elfos seria completamente diferente...."
__________________

Quanto à questão de a morte da mãe ser desimportante, quem ousaria dizer isto?... Em Aman!?...

Mas Fëanor era o que era, antes mesmo de nascer.
 
Elring, eu creio que não. Sempre que leio esse trecho eu tenho impressão que Mandos estava apenas prevendo que a estadia de Fëanor na T-M seria muito breve, pelo seu próprio estilo. Fëanor era muito impulsivo e ia se destruir rapidamente (seja enfrentando balrogs, seja enfrentando o próprio Morgoth).
 
Você acha que família grande supre a falta de uma mãe, Finarfin?

Feanor já era casado quando fez o pedido a Galadriel?
 
Parisio disse:
Você acha que família grande supre a falta de uma mãe, Finarfin?
Não. Não acho. Mas ele não foi o único orfão no mundo. E tinha muitos parentes para se preocupar. Não foi carência familiar que o fez agir do jeito que agiu. Isso já fazia parte da índole dele, com ou sem Mãe.

Parisio disse:
Feanor já era casado quando fez o pedido a Galadriel?
Já.
 
Sim, muitos elfos perderam familiares antes de serem encontrados pelos Valar. Mas o ponto principal é que esta perda ocorreu em um reino teoricamente habitado por imortais e que desfrutavam da Bem-aventurança de Aman. Apesar das súplicas de Finwë ao Rei Mais Velho, ele pouco fez para mudar o destino de Míriel; nem mesmo Mandos se pronunciou sobre este fato.
 
Sem ter muita autoridade no assunto, mesmo assim me permito dizer: ñ acho q Galadriel iria arriscar sua vida, por causa do juramento de Fëanor.

Uma decisão assim ñ parece de acordo com o seu caráter.
 
É necessário separar aqui o caráter de Galadriel na época da rebelião dos Noldor e na época da Guerra do Anel.

No primeiro caso, ela ainda podia ser considerada um tanto "imatura", mais propriamente "impulsiva", e isso é corroborado pelos textos no CI e Silmarillion, o que nos leva a crer que ela foi levada pelo entusiasmo da ocasião, principalmente frente a perspectiva de ter um reino para si própria.

Já no segundo caso, fica claro o quanto ela amadureceu depois de viver três Eras do Sol na Terra-média, cujo ponto culminante é a sua recusa em aceitar o Anel quando Frodo lhe oferece - coisa que não sei se ela faria apenas com a vivência que tinha na época da rebelião.
 
Vc está corretíssimo, Gabriel e eu até ia fazer referência a esta imaturidade da dama branca, mas já tinha dado o comando de submeter a mensagem e ñ quis postar duas vezes...

Vc está certíssimo: ela amadureceu muito, em tantos séculos... Talvez, por isto, sua decisão fosse outra.
 
Bom eu não gosto muito do fëanor, acho ele egoista.
Eu acho q o fato de ele nao ter mãe infuenciou mtu seus atos e pelo q entendi ele tbm nao era mtu apegado ao pai.Mas fez falta, talvez pra aconselha- lo melhor sobre suas decisões.
Eu nao sabia, ou nao tinha prestado atençao no fato da Galadriel ter negado mecha de cabelo pro Fëanor...isso explica por q ela nao gosta mtu dele
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo