• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor

Elring

Depending on what you said, I might kick your ass!
Estava sem fazer coisa alguma no trabalho e relembrando o Silmarillion quando um fato me chamou a atenção. De todos os eldar que gozavam da boa-aventurança em Valinor, apenas Fëanor não possuia mãe. Talvez essa ausência materna explique seu temperamento difícil, a obceção por descobrir novas técnicas com metais e jóias e seus retiros para lugares remotos de Aman; sempre mantendo a mente e as mãos ocupadas com algo. Tolkien não deixou quase nada sobre a vida particular de Fëanor, e mesmo sua esposa, Nerdanel, não conseguiu romper a redoma que o filho de Finwë criou em torno de si. Agora, pergunto: Será que Fëanor teria criado sua obra máxima, as silmarilli, se sua mãe, Míriel, estvesse viva?
 
Última edição:
A mãe de Feanor está viva teria muitas implicações em toda a estória. Primeiramente não haveria um segundo casamento para Finwë, e consequentemente, não existiriam nem Fingolfin, nem Firnafin e toda a estória que gira em torno deles. Diretamente relacionado ás Silmarilli: dizem que foi a recusa de Galadriel, filha de Firnafin, à Feanor quando esse lhe pediu uma mecha de seu cabelo que o instigou a fazer as Silmarilli. Pois o cabelo de Galadriel reluzia como a luz das árvores. Bom, tô precisando fazer uma leitura do Silma...então algumas informações podem estar desencontradas..
 
Última edição:
Creio que Fëanor não era o único sem mãe, mas foi o único que ficou problemático por causa disso. Mas sinceramente, eu acho que ele seria problemático com ela ou sem ela, já fazia parte do gênio dele.

Nada leva a crer que Fëanor tivesse avós, pois sua casa começa em Finwë. Portanto, Finwë não devia ter mãe, assim como Ingwë e Olwë tbm não deviam tê-las. Seja por serem os primeiros a despertar, ou porque suas mães morreram quando ainda habitavam a Terra-média, não tem nenhum indício que nos leve a crer que elas foram para Valinor.
Outros tantos elfos se perderam ainda na Terra-média, outros desistiram da viagem, e nessa, muitas famílias se partiram. Não acredito que Fëanor fosse o único órfão.

Quanto a sua questão, acho que as gemas seriam criadas por ele mesmo que tivesse a mãe, pois aquilo, ao meu ver, não foi feito por uma carência materna, e sim por ambição e extrema habilidade que Fëanor possuia.
 
Mas deve ser observado que, se a mãe de Fëanor não tivesse morrido pouco tempo depois do nascimento, Fëanor não teria se tornado o maior de todos os elfos, visto que, Míriel morreu porque "as forças que teriam nutrido a vida de muitos foram dadas a Fëanor". Ela ficou exausta e definhou até que seu espírito abandonou o corpo, e Fëanor se tornou o "Espírito de Fogo"!
Dessa forma, se Míriel não tivesse se sobrecarregado, provavelmente Fëanor seria somente mais um elfo em Eldamar: não seria capaz de construir as Silmarilli, e dessa forma toda a trajetória dos elfos seria completamente diferente....
 
Mas ela não morreu, só não quis mais viver. É meio diferente.
Ela não morreu por perder suas forças no parto ou coisa do tipo, morreu porque não quis mais viver, ela poderia muito bem ter continuaodo viva, mas não quis. Ela se deixou morrer, não era algo inevitável, foi uma escolha dela.
 
"...Entretanto, ao dar a luz a seu filho, Míriel foi consumida em corpo e em espírito; e depois do nascimento da criança, ela ansiava por se livrar do esforço de viver. E quando deu nome ao filho, disse ela a Finwë: - Nunca mais terei filhos; pois as forças que teriam nutrido a vida de muitos foram todas para Fëanor.
...
- É mesmo uma infelicidade - disse Míriel -, e eu choraria, se não estivesse tão exausta. Mas não me culpe por isso nem por nada que venha a acontecer.
Ela foi então aos jardins de Lórien, onde se deitou para dormir. No entanto, embora parecesse estar dormindo, seu espírito de fato abandonou o corpo..."

(O Silmarillion, capítulo VI, De Fëanor e da libertação de Melkor, página 68)

Realmente, ela se deixou morrer...mas aí a questão vai para o "por que ela se deixou morrer"? Se ela não tivesse passado todas suas forças ao filho, ela não teria sido consumida em corpo e espírito, não ficaria exausta e não se deixaria morrer...

Mas o meu ponto não é "pq Míriel morreu", mas: se Míriel não tivesse transmitido suas forças ao filho, ele não seria o maior de todos os elfos.

Por isso, acho que, se durante a gestação e o parto de Fëanor, Míriel não tivesse transmitido toda a força de seu espírito a ele, ela não teria morrido, as Simarilli não existiriam, pois Fëanor não seria hábil o suficiente para criá-las, todos os sofrimentos pelo qual os elfos passaram não teriam existido, e a história de Arda seria completamente diferente!! (lembrando que isso é de acordo com a minha interpretação da história!! Não estou dizendo que esta é a única e absoluta verdade... :mrgreen: )
 
Nesse ponto eu também concordo com você, mas o que eu quis dizer é que mesmo passando toda essa energia pra Fëanor, ela não morreria caso não quisesse. E então Fëanor continuaria sendo poderoso como foi e ainda teria sua mãe. E o fato dele ter sua mãe, ao meu ver, não o impediria de criar as Silmarilli.
 
Finarfin disse:
Creio que Fëanor não era o único sem mãe, mas foi o único que ficou problemático por causa disso. Mas sinceramente, eu acho que ele seria problemático com ela ou sem ela, já fazia parte do gênio dele.
Quanto a sua questão, acho que as gemas seriam criadas por ele mesmo que tivesse a mãe, pois aquilo, ao meu ver, não foi feito por uma carência materna, e sim por ambição e extrema habilidade que Fëanor possuia.

Concordo, plenamente que os atos de Fëanor não são ligados a carência da Mãe. E obviamente (a meu ver) e assim como Finarfin também o disse, Fëanor criaria as Gemas com ou sem mãe; os atos rebeldes dele provem de seu alto poder como elfo, quando seu pai é morto e ele não recebe permissão de ir atrás de Melkor, ele se sentiu injustiçado, por isso se rebela; quanto ao fato de não dar-se muito bem com seus meio-irmãos, aí sim pode ser algo gerado/ligado da morte de Míriel.
 
Opa, esse aqui é um tópico pro Obras, pode render uma discussão das boas. :)
 
_x_fairy_x_ disse:
Concordo, plenamente que os atos de Fëanor não são ligados a carência da Mãe. E obviamente (a meu ver) e assim como Finarfin também o disse, Fëanor criaria as Gemas com ou sem mãe; os atos rebeldes dele provem de seu alto poder como elfo, quando seu pai é morto e ele não recebe permissão de ir atrás de Melkor, ele se sentiu injustiçado, por isso se rebela; quanto ao fato de não dar-se muito bem com seus meio-irmãos, aí sim pode ser algo gerado/ligado da morte de Míriel.


Será que não está? Lembre-se que a única pessoa que tinha permissão de entrar em sua forja era sua esposa Nerdanel, a única a quem ouvia algum conselho. Acho pouco provável que Fëanor tivesse esse gênio irrefreável com sua mãe acompanhando cada passo do filho, se por ventura Míriel não tivesse exaurido suas forças na gravidez. O que mostra que ela era muito poderosa e arrisco a dizer que ela também veio de Cuiviénen. Só não lembro a que família Míriel pertencia.
 
Última edição:
A impressão que eu tenho é que a rebeldia de Fëanor era um traço de sua personalidade. Talvez a morte de Míriel tenha tido sua influência, mas não acho que tenha sido o fator decisivo.
 
Bom, já que falaram sobre Nerdanel, gostaria de perguntar uma coisa...Ela vai para a terra-média com Fëanor?!
 
"Nerdanel também tinha firmeza e determinação, mas era mais paciente do que Fëanor, procurando compreender as mentes, em vez de dominá-las; e a princípio ela o refreava quando o temperamento do marido se incendiava. Mas os atos posteriores do marido a entristeceram; e os dois se desentenderam"

Isso deixa a entender que ela não acompanhou Fëanor.
 
Acredito que Míriel estava destinada a morrer para dar a luz a Fëanor. E exatamente por terem os elfos o dom da previsão, Míriel soube de antemão o futuro sombrio de seu filho. Senão, por que outra razão ela pediria a Finwë em seus últimos momentos de vida para que não a culpasse e nem seu filho dos atos futuros? Os eldar eram muitos jovens e fortes no início e por mais exausta que estivesse, ela voltaria dos Palácios de Mandos. O que não aconteceu.
A ausência da mãe teve muito peso nos atos de Fëanor. Pois sempre manteve-se distante de seus meio-irmãos e de Indys, a segunda esposa de Finwë.
 
Elring disse:
Acredito que Míriel estava destinada a morrer para dar a luz a Fëanor.
Tanto estava que assim aconteceu.

Elring disse:
E exatamente por terem os elfos o dom da previsão, Míriel soube de antemão o futuro sombrio de seu filho.
É bem provavel que sim.

Elring disse:
Senão, por que outra razão ela pediria a Finwë em seus últimos momentos de vida para que não a culpasse e nem seu filho dos atos futuros?
Amor incondicional de mãe. Mesmo com o monte de besteira que ele iria fazer, ainda era o queridinho dela. "Tadinho do filhinho, não foi culpa dele, era o destido". Vai ver que ela se deixou morrer pra servir de desculpa pra insanidade do filho. Pra mim a mãe era tão inresponsável e egoísta quanto o filho.

Elring disse:
Os eldar eram muitos jovens e fortes no início e por mais exausta que estivesse, ela voltaria dos Palácios de Mandos. O que não aconteceu.
Não aconteceu porque ela não quis. Não queria viver, pra que voltar? Foi egoísmo dela.

Elring disse:
A ausência da mãe teve muito peso nos atos de Fëanor. Pois sempre manteve-se distante de seus meio-irmãos e de Indys, a segunda esposa de Finwë.
Sim, com certeza. O problema dele com a madrasta e os meio-irmãos não existiria se ela não morresse. Porém, quanto as Silmarilli, independente de ter a mãe ou não, ele as teria criado. Ele não criou as gemas por causa da rixa com eles, mas pelo seu espírito ganancioso e pelo dom de atifice que possuia.
 
Finarfin disse:
Sim, com certeza. O problema dele com a madrasta e os meio-irmãos não existiria se ela não morresse. Porém, quanto as Silmarilli, independente de ter a mãe ou não, ele as teria criado. Ele não criou as gemas por causa da rixa com eles, mas pelo seu espírito ganancioso e pelo dom de atifice que possuia.

Concordo que Fëanor era ávido por conhecimento, mas fora de sua forja, o que havia para ele? Pois fora Nerdanel, ele nunca compartilhou nada, nem convívio pessoal com outros; fosse parente ou de outras famílias. Pode parecer contraditório, mas as Silmarils deram a Fëanor uma atenção e um reconhecimento que jamais havia sentido. Mesmo sendo arredio ao contato com outros, Fëanor teve seu ego massageado e adorou isso. Pena que esse sentimento tranformou-se em cobiça por suas obras. Deixando de lado qualquer outra coisa que não fosse as Silamrils em sua mente.
 
Creio que não seja realmente assim.
Ele conviveu com o pai de Nerdanel, com o qual muito aprendeu, e com aprendizes de Aulë, pois isso o interessava. Por isso acho insignificante o fato de sua mãe ter morrido ou não atrapalhar ou incentivar a criação das Silmarilli.
Ele apegou-se a seu trabalho pelo fato de ter criado algo estremamente grandioso, fato que talvez viesse a ocorrer com quase todos os seres, como Melkor demonstra, mesmo sendo um Vala.

Abraços.
 
Aracáno Elessar disse:
Creio que não seja realmente assim.
Ele conviveu com o pai de Nerdanel, com o qual muito aprendeu, e com aprendizes de Aulë, pois isso o interessava. Por isso acho insignificante o fato de sua mãe ter morrido ou não atrapalhar ou incentivar a criação das Silmarilli.
Ele apegou-se a seu trabalho pelo fato de ter criado algo estremamente grandioso, fato que talvez viesse a ocorrer com quase todos os seres, como Melkor demonstra, mesmo sendo um Vala.

Abraços.

Sim, é verdade Arcano. O convívio de Fëanor com o ferreiro Mathan não me passou despercebido. Todavia não considero a morte de um eldar em Valinor e numa época de Bem-aventurança sem importância. Apenas não foi dado um grande destaque. E por menor que tenha sido o fato, ele iniciou uma série de eventos que culminaram no Exílio dos Noldor. E como o próprio Eru disse através de Manwë, mesmo a mais fraca voz não foi ignorada por ele. Tudo está interligado. :smile:
 
Última edição:
Todavia não considero a morte de um eldar em Valinor e numa época de Bme-aventurança sem importância
A perda de uma mãe nunca é sem importância, seja eldar ou não, independente da época. Ele não devia ser o único sem mãe, como eu já postei anteriormente.

Além da esposa e do sogro, ele também tinha o pai (que claramente dava mostras de preferência a ele do que aos seus meio-irmãos) e tinha filhos, aliás, não eram poucos.
Não vejo motivo de carência afetiva a ponto de ele só ter como objetivo na vida criar algo grandioso. Ele até tinha esse motivo, mas não vejo como relacioná-lo com carência familiar.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo