• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro?


  • Total de votantes
    121

Elrond

"OFF" it will last two months
Todos nós, leitores e conhecedores do Silmarillion, estamos cientes (como de praxe) de todo o passado que envolveu Fëanor bem como sua casa.
Neste tópico, não vou me estender muito, mas colocarei observações diretas.

No meu ponto de vista, era um sujeito invejoso, mas ao mesmo tempo um grande elfo, digno de rei. Tinha inveja dos irmãos, mostrava e/ou dava a entender a não aceitação da perda da mãe. Parecia muito possessivo com tudo e todos no qual ele convivia, em especial seu pai.

Era arrogante e, devido seu imenso desejo de recuperar o que era seu (e dos demais) promoveu uma grande rebelião no reino abençoado não aceitando mais a submissão e a serventia em Aman, embora claro, ele fosse livre assim como todos os elfos deste continente. Ameaçou um dos irmãos de morte na cara de várias testemunhas.

Devido sua atitude, promoveu um verdadeiro holocausto élfico contra os teleri no litoral, algo inaceitável, uma crueldade e traição quase que imperdoável. Atravessou o mar, mas traiu novamente sua casa deixando Fingolfin para trás (“ou seja, dane-se meu irmão e todos eles!”)
Foi para a Terra média e, chegando lá não teve sucesso sua empreitada (campanha) contra Melkor.


Situação: Qual seria a reação de Fëanor caso ele encontrasse com os homens?

A sua atitude seria de total desprezo e desejo do fim dos sucessores só pelo fato deles serem mortais?

E assim vai....
... como bem sabemos...


Pergunta chave do tópico:

Seria Fëanor uma espécie ou um grande potencial para ser um Senhor do Escuro? Claro que guardadas as devidas proporções.


Fiz tal pergunta, porque fico pensando caso ele tivesse sucesso na reconquista das gemas, uma vez que não poderia mais voltar para Aman, teria que se estabelecer praticamente para sempre na Terra média. Ele era um grande líder, olhava longe, orgulhoso, cruel, e a característica de ser líder acima de tudo bem como o desejo “escatológico” pelas gemas, poderia lhe proporcionar um potencial tão grande que outros povos já estabelecidos e os futuros poderiam ter suas soberanias ameaçadas bem como um possível prática de senhor/servo (vassalo e suserano)?

Ele tinha potencial para ser um Senhor do Escuro tão cruel como Melkor, ou Sauron ou alguns dos homens maus de Númenor?



Observação:
Eu procurei nos vários tópicos um assunto relacionado com minha proposta, mas não encontrei, por isso criei este tópico...

O mais próximo, mas que ainda assim passa longe(meu ponto de vista) é esse:

Tópicos relacinados:
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=65885&highlight=Feanor

Abraços!
 
Última edição:
Não creio que Fëanor poderia se tornar um senhor do escuro. Ele era possessivo? Era. Mas também devemos ver analizar o contexto dos seus atos. Ele se rebelou de graça? Não, não foi. Concordo que não precisava chegar ao ponto que chegou, mas sabemos que ele fez o que fez primeiro porque Melkor matara seu querido pai e roubara-lhe as Silmarilli, seu mais precioso tesouro, segundo porque os Valar recusara-lhe ajuda, então ele fez o que estava a seu alcance.

Quanto ao seu encontro com um Homem, de certo se este possuísse uma Silmaril seria visto com maus olhos por Fëanor, do contrário não ouso arriscar o que aconteceria.

Quanto a sua relação com Fingolfin, creio que isso não tem muito haver com tronar-se um Senhor do Escuro. Creio que, pelo contrário, Fëanor foi um dos primeiros a de fato lutar contra o Mal do mundo. Foi o primeiro (a exceção dos Valar) a desafiar Melkor cara a cara. Suponhamos que Fëanor conseguisse recuperar suas incoparáveis jóias. Teria ele lançado seu poder sobre os demais habitantes ou simplismente se excluido do mundo junto com as Silmaril para que ninguém mais lhes tirasse? Eu, particularmente, arrisco a segunda hipótese!
 
Não!!

Fëanor, Caro Irmão, não se tornaria um Senhor do Escuro e nem daria muita atenção para os Homens... Tá, logo chegarão os "perseguidores" para falar e destrinchar o Silma a respeito do Fraticidio e tal, dizer que ele era isso e aquilo, como você já falou, mas devemos lembrar que ele ousou a enfrentar a todos, e teria feito mesmo que sozinho tudo o que fez!

Fëanor era recluso, anti-social, muito nerd no que fazia, e nisso ele foi o melhor de todos até o Final dos Tempos. Amava o pai, e é dito que nisso também não houve alguém para fazer mais ou melhor. E menos não o foi para com sua mãe, tanto que quando o pai casou-se novamente, afastou-se e constitui sua própria familia.
Poucos sabem a representação disso ou entendem. Quanto aos seus "meio-irmãos", um o traiu antes de deixarem de ter em vista Valinor, que dizer daquele que foi ter com seu pai antes dele?? Em quem confiar além de sí o daqueles que ele mesmo criou??

Poucos veêm isso...

Paro por aquí, afinal, traçar mais detalhes só daria mais pano pra mangas daqueles que não conseguem ver o personagem de maneira mais pensada!
 
Não creio que Fëanor poderia se tornar um senhor do escuro. Ele era possessivo? Era. Mas também devemos ver analizar o contexto dos seus atos. Ele se rebelou de graça? Não, não foi. Concordo que não precisava chegar ao ponto que chegou, mas sabemos que ele fez o que fez primeiro porque Melkor matara seu querido pai e roubara-lhe as Silmarilli, seu mais precioso tesouro, segundo porque os Valar recusara-lhe ajuda, então ele fez o que estava a seu alcance.

Quanto ao seu encontro com um Homem, de certo se este possuísse uma Silmaril seria visto com maus olhos por Fëanor, do contrário não ouso arriscar o que aconteceria.

Quanto a sua relação com Fingolfin, creio que isso não tem muito haver com tronar-se um Senhor do Escuro. Creio que, pelo contrário, Fëanor foi um dos primeiros a de fato lutar contra o Mal do mundo. Foi o primeiro (a exceção dos Valar) a desafiar Melkor cara a cara. Suponhamos que Fëanor conseguisse recuperar suas incoparáveis jóias. Teria ele lançado seu poder sobre os demais habitantes ou simplismente se excluido do mundo junto com as Silmaril para que ninguém mais lhes tirasse? Eu, particularmente, arrisco a segunda hipótese!

Concordo contigo, Saitor! :yep:
Fëanor era possessivo, impulsivo, persistente, arrogante, pode-se até dizer que tinha um lado meio Gollum em relação às Silmarilli, mas definitivamente não tinha um coração maligno. Por diversas vezes, Fëanor me pareceu uma criança mimada que sempre teve tudo o que queria e que não aceita ser confrontada.

Praticamente todas as suas ações "pós-rebelião" parecem impensadas e meio infantis, ainda mais sendo inflamado com as mentiras semeadas por Melkor. Várias vezes as atitudes de Fëanor eram ditadas pelo próprio Melkor, que contava com esse lado crianção para manipulá-lo e cingir os elfos (podemos ler no Silmarillion que Melkor se delicia com essas brigas todas).

A diferença entre Fëanor e Morgoth ou Sauron? O elfo não tem a intenção de dominar o mundo, espalhar o mal e comer criancinhas. O negócio do Fëanor é ter o que ele quer, utilizando seus próprios meios (fazendo "justiça com as próprias mãos"). Por isso que ele não daria certo como rei, o senso de justiça dele é extremamente deturpado; como uma criança mimada, ele parece acreditar que tudo tem que ser do jeito que ele quer, que o mundo gira em torno dele.

Os Senhores do Escuro, por sua vez, são a personificação da maldade. Dominar a Terra-média é só um meio para o objetivo final: exterminar tudo aquilo que é belo e vivo, por pura inveja. Melkor sempre quis acabar com os elfos, depois passou a odiar os humanos também. Sauron reflete seu mestre, também destrói por destruir.

Resumindo: Fëanor tem esse lado muito humano, por isso parece destoar tanto dos elfos, que são criaturas serenas e racionais. Fëanor é movido por paixões e impulsos, não pensa em consequências. Mas isso não se confunde com maldade, na minha opinião.
 
Já disseram tudo. Fëanor não tinha esse potencial. Como o JP falou, ele foi um dos primeiros a desafiar Melkor. Acho que não haveria porquê dele se tornar aquilo de que repudiava.
 
Olha para mim ele poderia sim tornar-se um sim e tinha o potencial, ele fez tal juramento que se nao tivesse o feito Arda seria poupada de muitas chaçinas, ele atacou seus irmaos de Aqualondë, apesar de ter amado os seu pai e mae dois morreram colocando do coração de Fëanor um ódio ainda maior...... a unica coisa que falta-lhe é espalhar mentiras e criar novas forças, o que ele parece ser muito capaz de tal....

Reacao de Fëanor al encontrar homens..... ele iria achar que os homens nao mereciam nem saber das Silmarils para que nao houvesse mais pessoas querendo tal Jóia... e por serem imortais sim! ele os trataria como animais nao achando que eles sao quao bom como ele......
E o que eu acho

Edit: depois de ter relido uma coisinha mudei o que havia escrito
Edit2: Ninguem vai me apoiar nao?????
 
Última edição:
Fëanor já trás em seu nome o poder da simbologia do fogo: algo que queima, que machuca, mas que também cria coisas belas (sem Fëanor as Silmarils não existiriam).
Apesar das desegraças geradas por sua impulsividade exacerbada, creio que ele nunca teve potencial algum para o Mal.
Fëanor é, na verdade, a maior prova de que até um grande elfo não é tão perfeito assim, e que pode ficar cego por poder e riquezas como os anões, mas sem ser com isso algo maligno.
 
Eu nunca havia parado pra pensar sobre isso....
Mas considerando agora, acredito que sim, ele poderia ter se tornado um senhor do escuro, assim como Saruman poderia... Ou mesmo Isildur.....
Todos os atos de Feanor são em busca de vingança contra Melkor, e tambem tentando recuperar suas joias. OK, pra isso ele se rebelou contra os Valar, cometeu o fraticidio e fez juras terriveis... Alem de abandonar muitos noldor em helcaraxe.
Mas e se ele vencesse Melkor? (sei que e impossivel, mas vamos avaliar essa hipotese)....
Voltaria ele pra sua reclusão em aman? Não, tendo provado ser mais poderoso ele ficaria na TM.... E se tornaria seu senhor.
Otimo, nada de errado em ele ser o rei, afinal, ele realmente era o rei dos noldo...
Então o que ele faria a seguir? Certamente iria atacar o Thingol, pois não aceitaria outro rei, e Thingol não juraria fidelidade a ele como vassalo....
Depois disso? Bem, acredito que ele ja houvesse escravizado os homens, os sindar, se conseguisse os anões. Teria derrotado orcs....
Então faltaria o que pra ele se tornar o senhor do escuro? Dominaria tudo e todos com mãos de ferro! Por sua personalidade qualquer disturbio ou critica contra ele seria passivel de morte! Qualquer rebelião apagada com mortes.... Escravos.... Servos....
Bem, isso caracterizaria, pra mim, um senhor do escuro, mas ele nao seria escuro, como diz Galadriel a respeito de si mesma, seria brilhante.... Seria um fogo no dominio da TM, mas nao o fogo negro de angband, ou de mordor, nem um fogo que aquece como o do anel de fogo de celebrimbal, seria o fogo que destroi de Feanor.
Claro, como Feanor nunca venceria Melkor, não poderia se tornar senhor do escuro.....
 
Praticamente todas as suas ações "pós-rebelião" parecem impensadas e meio infantis, ainda mais sendo inflamado com as mentiras semeadas por Melkor.

(...)

A diferença entre Fëanor e Morgoth ou Sauron? O elfo não tem a intenção de dominar o mundo, espalhar o mal e comer criancinhas. O negócio do Fëanor é ter o que ele quer, utilizando seus próprios meios (fazendo "justiça com as próprias mãos").

(...)

Fëanor é movido por paixões e impulsos, não pensa em consequências. Mas isso não se confunde com maldade, na minha opinião.

apesar de ter amado os seu pai e mae dois morreram colocando do coração de Fëanor um ódio ainda maior...... a unica coisa que falta-lhe é espalhar mentiras e criar novas forças, o que ele parece ser muito capaz de tal....

Beril, não concordo contigo sobre Fëanor espelhar mentiras e criar novas forças. Mais uma vez, digo que o que ele fez foi, como Herr Bauer disse, fruto das mentiras de Melkor e do sofrimento que este lhe causara de uma só vez.

Quanto a esse ódio que você diz sobre a morte de seus pais, eu chamaria de amor. Fëanor se distanciou dos seus meio irmãos por amor a sua mãe (e não aceitar o segundo casamento de seu pai) e após o assassinato de seu pai (juntamente com o roubo das gemas) sentiu uma dor tão imensa que praticamente lhe varreu toda a razão que possuia.

Como o Bauer disse, Fëanor era movido por impulsos e paixões e tudo que queria era fazer justiça com as próprias mãos. Concordo e continuo achando que Fëanor não teria potencial para se tornar um Senhor do Escuro.
 
Nussa... Definir a palavra potencial é complicado. Estamos falando também de forças agindo em um pessoa como se ela fosse um condutor de eletricidade.

O elfo de maior potencial tecnológico entre todos e o mais brilhante filho de Eru em potencial estava representado na pessoa de Fëanor... O seu potencial em algumas áreas superava a habilidade de alguns Maiar como Sauron. Suas jóias eram superiores não apenas por serem melhor fabricadas, mas também porque o seu fim era um fim mais nobre que o Um Anel.

Daí que temos não apenas o potencial dele mais a orientação de seu espírito. Se me perguntarem eu diria que Feanor possuía tanto potencial de se tornar mau quanto um Ainu poderia possuir, já que os Ainus também tinham potencial de serem corrompidos pela maldade. Mas a orientação de seu espírito era mais limpa e ele escolheria não amadurecer certas áreas do conhecimento.

Havia áreas do conhecimento que apenas Eru poderia conhecer sem se deixar corromper. Os sábios escolhiam ignorar essas áreas por estarem orientados a outros fins. Fins de bondade e de beleza. Como é dito no Silma, Sauron era experimentado na maldade, ele havia amadurecido áreas do conhecimento que não deveriam ter sido conhecidas e Feanor tinha potencial para descobri-las e usá-las até o momento em que selou sua vida no destino prenunciado por Mandos. A partir daí ele só voltaria ao convívio no final dos tempos quando poderia retomar seu brilhante potencial.
 
Penso que não, afinal suas ambições não eram de poder, de ser obedecido, temido, entre outras coisas, a maior de suas ambições eram suas preciosas silmarils, e por elas sim ele faz de tudo, mesmo assim o que há dentro dele não é maldade, é paixão e impulsos (assim como disse Herr Bauer), logo parecem ser o mal, mas não o são, é aquela as aparências enganam, Fëanor era um louco varrido, brilhante, mas doido.
 
Esqueci de votar. Votei em sim. Qualquer um pode ser usado pela maldade, mas no caso de Feanor é uma questão do perfil do espírito.
 
"Quer conhecer uma pessoa? Dê poder a ela!!!"

O que seria de Fëanor na Terra-Média, ignorado pelos Ainur, possuindo as três Silmarils? Acredito que ele tentaria ao máximo criar um grande reino buscando reproduzir na Terra Média a glória de Aman. Acho que Fëanor buscaria ser o Senhor Supremo de todos os elfos e, quem sabe, dos homens também.

Acredito (e votei) que sim! Fëanor tem tudo para ser um tirano. Talvez não lhe dessem o título de Senhor do Escuro, mas que ele iria buscar o poder supremo e passaria por cima de todos os que se opusessem, ah, isso ele iria!

Lembrando que todos os tiranos acreditam que estão fazendo todo o possível para melhorar a vida daqueles que estão sob seu poder!
 
Dê uma manga pra Fëanor e teremos o Cão chupando manga em pessoa!

Ele não era essencialmente mau, mas tinha uma natureza muito instável. Não vejo nada, a não ser a vontade de Ilúvatar, que o impedisse de se tornar tão ruim quanto Sauron, bastando apenas a banda podre dele suplantar a banda não-podre.
Claro que as atitudes reprováveis dele foram quase que em sua totalidade provocadas pelo Melkor e suas mentiras, mas acho que essas mentiras poderiam corrompê-lo totalmente, se em quantidade suficiente.
 
Fëanor era impulsivo, azedo, arrogante, agocentrico, egomaniaco, e muito mais...
Mas nunca teve uma queda para a maldade, ele lutou contra Morgoth, por ele ter roubado as Silmarils sim, mas também pela morte de seu pai.
Trabalhou ao lado de Morgoth, mas nunca teve pretenção de fazer parte das artes sinistras do Senhor do Escuro...
Mas penso que se Morgoth apertasse ele pelo lado certo, Fëanor cedia.
 
Se um Senhor do Escuro fosse medido por traços de personalidade, então, pode-se dizer que sim. Fëanor era vingativo, arrogante, possessivo, impulsivo, e, de acordo com o Silmarillion, buscava dominar ao invés de compreender.

Mesmo assim, não creio que só isso seja capaz de caracterizá-lo como um Lorde das Trevas. É bem verdade que ele cometeu atos terríveis, mas não foi com a intenção de criar um vasto império sob seu comando. Foi para vingar a morte de seu pai (a quem amava muito) e recuperar as Silmarils (nem preciso dizer o que significavam para ele), sem se importar com o que estivesse no meio.
 
...
Ele não era essencialmente mau, mas tinha uma natureza muito instável.
...
Falou tudo!:cerva:
Fëanor era de fato instavél, acredito até um pouco bipolar.

Alias, lembram-se, Fëanor tinha um grade desejo de criar, mesmo desejo de Sauron, e Morgoth soube atrai-lo muito bem.
 
Última edição:
Industrial disse:
Fëanor era de fato instavél, acredito até um pouco bipolar.

Concordo. Comecei a ler o Silmarillion há algumas semanas, e logo que o livro começa a relatar as peripécias do Fëanor eu pensei: "Que coisa, esse cara era um doente :disgusti:".
E o pior é que, além de fazer quase tudo inconsequentemente, as coisas que ele faz que são consideradas boas foram feitas só pra massagear o ego dele.
Se existia alguma intenção altruísta, estava sempre relegada ao segundo plano.
 
Feanor me lembra Anakin Skywalker em certos aspectos.
A arrogancia dele seria um caminho para perdição.

Para mim ele tem sim potencial para Senhor do Escuro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo