1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elrond, 11 Mai 2009.

?

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro?

1. Sim

43,8%
  2. Não

56,2%
  1. Excluído049

Excluído049 Excluído a pedido

Ele sofreu muito na vida dele, coitado.

Primeiro Morgoth destruiu as Atta Aldar e fez com que vovô Finwë se desencarnasse.
    Depois roubou as Silmarilli.

O cara perdeu a razão.

2. Excluído049

Meu Eru Ilúvatar!!!!!!!!

Votei errado!!!!

Como faço agora?????

3. Pityë Lómelindë

Pityë Lómelindë numa Gondolin imaginária

:fone: Liga pro DiscModeração...

• LOL LOL x 2
  4. *Ceinwyn*

*Ceinwyn* Ogra rosa

Pessoas sofrem. Todos sofrem. Daí a se tornar um cego vingativo e egocêntrico...

5. Edrahil

Edrahil Usuário

Judeus e palestinos vivem esse dilema a anos (cada um com seus motivos).

6. Excluído049

Como assim disque moderação???

7. Excluído049

Eu me disponho a defender meu primo.

8. Auditore

Auditore Usuário

Nunca tinha pensado sobre isso.
    Eu acho que ele poderia sim se tornar um senhor do escuro. Talvez sua ambição e o seu poder acabasse corrompendo a si mesmo... Quem sabe quando encontrasse os homens, deseja-se dominar aquela forma de vida "inferior" e fraca. Mas isso é só o que eu acho...

9. Sr Isengard

Sr Isengard Senhor de Isengard e Rhovanion

Votei em não.

Feanor não tinha os desejos que Melkor tinha mas ele tinha muito potencial para ser cruel, impiedoso e inimigo dos homens.

10. General Artigas

General Artigas Não tá morto quem peleia

Ele não tinha inteligência suficiente pra ser um Senhor do Escuro.

Prova disso foi ter se enfiado no meio do exército de Angband só com uns gatos pingados na volta dele, pediu pra morrer.

• Gostei! Gostei! x 1
  11. Auditore

Auditore Usuário

Complexo de Gollum, amigo. O maluco perdeu o pai, perdeu as gems amadas dele lá... Ele foi com o espírito de fogo pra cima do inimigo... O resultado, todos nós já sabemos. :osigh:

12. Mercúcio

Mercúcio Usuário

Sou da opinião que o Fëanor tinha todo o potencial pra se tornar um Sith.
    Se não tivesse rolado aquele ataque kamikaze que ele empreendeu, com certeza ia rolar uma passagem pro Dark Side... e então teríamos um Darth Fëanor.

Eu tinha marcado "Sim", em razão da própria personalidade dele. Sombrio, cruel, orgulhoso em demasia. Mas falando sério... sou da mesma opinião que o Veda. Não digo que ele fosse burro. Mas extremamente inconsequente e prepotente. Entrou no meio da Balrogada toda e saiu com o rabo chamuscado mesmo. Sem contar a merdaiada que ele arrumou pros filhos dele. Todos tiveram vidas amaldiçoadas. Maedhros, por exemplo, não era um cara ruim. Mas viveu na tensão entre o Juramento e seus princípios. Isso acabou levando ao ataque em Doriath, por exemplo. E, por fim, roubar as silmarils e saí correndo que nem o Kiko segurando a panela da Dona Florinda até cair nas profundezas.

13. Pearl

Pearl Usuário

8-O

Passou pela minha cabeça a cena.

Feanor: "I'm your father"

Maedhros: "Nooooooooooooooooooo"

• Gostei! Gostei! x 2
    • LOL LOL x 2
  14. Excluído049

Parem de falar mal de meu primo!!!!!!!!!!!!!!

• Péssimo Péssimo x 1
    • Fail Fail x 1
  15. Merilwen

Merilwen Usuário

Não acredito que ele tivesse potencial. Fazia muitas coisas sem pensar, extremamente impulsivo e inconsequente.
    Acredito que ele só queria viver em paz no seu mundinho enclausurado depois que conseguisse se vingar de Morgoth.

16. Pam EQA

Pam EQA Usuário

Não acho que ele poderia se tornar um senhor do escuro. Ele foi um dos poucos que não engoliram o fingimento de Morgoth e jamais deixou se levar pro lado dele apesar de toda a sua ganância e possessividade. Morgoth conseguiu usá-lo por causa de sua índole impulsiva e incontrolável, isso sim, mas em momento algum ele cogitou passar pro lado negro da força hehehe

17. Tar-Mairon

Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

.

Em minha modesta opinião, ele passou com todas as honras para o "dark side of the force", e o fato de Fëanor odiar Melkor, e dele

querer se vingar, não altera isto em nada. É possível ser maligno e odiar alguém também malévolo. Vide Stálin e Hitler.

Quanto a ser um dark lord da vida, é o que o General Artigas disse, faltava-lhe inteligência para isto. O que não o torna menos

malvado.

.

Última edição: 18 Abr 2012
  18. Éomer

Éomer Usuário

Ele teria potencial para ser um senhor do escuro, mas de servos menores. Ele jamais seria do quilate de Morgoth ou Sauron. Os poderes originais deles eram incomparavelmente maiores. Feanor no fundo era apenas aquele filhinho mimado (brilhante, mas mimado) que acha que deve ser o centro de todas as atenções.

• Gostei! Gostei! x 1
  19. Tar-Mairon

Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

.

Penso que o Rei-Bruxo (personagem bem mais dúbio, afinal ele era, originalmente, maligno, ou foi tornado mau pelo seu anel?) o

deixaria comendo poeira em um concurso para "Senhor do Escuro". E, convenhamos, vacilar diante de uma loira é muito menos

desonroso do que atirar-se nos braços de balrogs.

.

Última edição: 18 Abr 2012
    • LOL LOL x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  20. Ilmarinen

Ilmarinen Usuário

Bom, falando sério agora, a rigor, Fëanor não sabia que os Balrogs estavam lá de prontidão ( como disse Tolkien isso não o deteria) e nunca tinha enfrentado neguinhos com acesso ao mesmo "porfolio" dele ( o fogo e a luz, literal e figurativamente, ele tinha que ter domínio extraordinário sobre isso pra ter criado as gemas)...

Tb não acho que Fëanor era "burro" no que tange à lhe faltar inteligência num sentido literal, nas circunstâncias normais ( incluindo logística e estratégia que foram onde ele enfiou feio o pé no tomate) e , do mesmo jeito que, aparentemente, Sauron engendrou o esquema dos Anéis pra incrementar enormemente seu poder pessoal me parece plausível que, se Fëanor quisesse ser um Senhor das Trevas, ele iria dar um jeito de dar um "tapping" em fontes, talvez, profanas de energia mística.

Se ele tivesse vivido até a Terceira era na Terra Média me parece bem plausível que ELE teria bolado o esquemão dos Anéis do Poder no lugar de Sauron.

Na verdade, me parece beeemmm provável que o plano dos Anéis do Poder tenha sido uma espécie de "engenharia revertida" do processo de criação dos Silmarils.

É, eu acho, sim, que Sauron, que presume-se ser inteligente, PLAGIOU a idéia central pra criação dos Silmarils em cima da metafísica associada com as gemas, baseando-se em explicações dadas por Melkinho e nas suas próprias sondagens das pedras. Afinal, lembremos, os dois, no mínimo, deviam ter uma pusta curiosidade profissional ( pra não falar inveja mesmo) com relação aos meandros da criação dos Silmarilli.

E, recordemos: Eärendil, com o Silmaril na fronte e a benção dos Valar, foi capaz de abater Ancalagon, sabe-se lá que tipo de poder os Silmarils, realmente, não tinham ( ou davam acesso) nas mãos do seu criador... Algumas das fontes presumíveis de Tolkien pra caracterização pós anos 30 dos Silmarils sugerem do que realmente eles seriam capazes nas mãos certas...

Sugiro a leitura desse texto no meu blog:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    onde eu esmiuçei a questão toda e a analogia dos Silmarils com a tal pedra que, acreditam os herméticos, ornava a Coroa de Lúcifer no Céu ( lembrando que Lúcifer significava Portador da Luz e que
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ).

Vide aí

Olhem só o nome do capítulo do livro acima que menciona a lenda do Graal -Pedra da coroa de Lúcifer

Suspeitíssimo de ter influenciado as idéias tardias sobre os Silmarils hein? E o fato da Pedra ser verde evoca grandemente a própria Elessar não é mesmo?

E vejam só em português:

Folclore usado pra esse livro elogiado aí

Última edição: 20 Abr 2012
    • Gostei! Gostei! x 2

Compartilhar