• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro?


  • Total de votantes
    121
Ele sofreu muito na vida dele, coitado.

Primeiro Morgoth destruiu as Atta Aldar e fez com que vovô Finwë se desencarnasse.
Depois roubou as Silmarilli.

O cara perdeu a razão.
 

Nunca tinha pensado sobre isso.
Eu acho que ele poderia sim se tornar um senhor do escuro. Talvez sua ambição e o seu poder acabasse corrompendo a si mesmo... Quem sabe quando encontrasse os homens, deseja-se dominar aquela forma de vida "inferior" e fraca. Mas isso é só o que eu acho...
 
Votei em não.

Feanor não tinha os desejos que Melkor tinha mas ele tinha muito potencial para ser cruel, impiedoso e inimigo dos homens.
 
Ele não tinha inteligência suficiente pra ser um Senhor do Escuro.

Prova disso foi ter se enfiado no meio do exército de Angband só com uns gatos pingados na volta dele, pediu pra morrer.
 
Complexo de Gollum, amigo. O maluco perdeu o pai, perdeu as gems amadas dele lá... Ele foi com o espírito de fogo pra cima do inimigo... O resultado, todos nós já sabemos. :osigh:
 
Sou da opinião que o Fëanor tinha todo o potencial pra se tornar um Sith.
Se não tivesse rolado aquele ataque kamikaze que ele empreendeu, com certeza ia rolar uma passagem pro Dark Side... e então teríamos um Darth Fëanor.

Eu tinha marcado "Sim", em razão da própria personalidade dele. Sombrio, cruel, orgulhoso em demasia. Mas falando sério... sou da mesma opinião que o Veda. Não digo que ele fosse burro. Mas extremamente inconsequente e prepotente. Entrou no meio da Balrogada toda e saiu com o rabo chamuscado mesmo. Sem contar a merdaiada que ele arrumou pros filhos dele. Todos tiveram vidas amaldiçoadas. Maedhros, por exemplo, não era um cara ruim. Mas viveu na tensão entre o Juramento e seus princípios. Isso acabou levando ao ataque em Doriath, por exemplo. E, por fim, roubar as silmarils e saí correndo que nem o Kiko segurando a panela da Dona Florinda até cair nas profundezas.
 
Não acredito que ele tivesse potencial. Fazia muitas coisas sem pensar, extremamente impulsivo e inconsequente.
Acredito que ele só queria viver em paz no seu mundinho enclausurado depois que conseguisse se vingar de Morgoth.
 
Não acho que ele poderia se tornar um senhor do escuro. Ele foi um dos poucos que não engoliram o fingimento de Morgoth e jamais deixou se levar pro lado dele apesar de toda a sua ganância e possessividade. Morgoth conseguiu usá-lo por causa de sua índole impulsiva e incontrolável, isso sim, mas em momento algum ele cogitou passar pro lado negro da força hehehe
 
Não acho que ele poderia se tornar um senhor do escuro. Ele foi um dos poucos que não engoliram o fingimento de Morgoth e jamais deixou se levar pro lado dele apesar de toda a sua ganância e possessividade. Morgoth conseguiu usá-lo por causa de sua índole impulsiva e incontrolável, isso sim, mas em momento algum ele cogitou passar pro lado negro da força hehehe

.

Em minha modesta opinião, ele passou com todas as honras para o "dark side of the force", e o fato de Fëanor odiar Melkor, e dele

querer se vingar, não altera isto em nada. É possível ser maligno e odiar alguém também malévolo. Vide Stálin e Hitler.

Quanto a ser um dark lord da vida, é o que o General Artigas disse, faltava-lhe inteligência para isto. O que não o torna menos

malvado.

.
 
Última edição:
Ele teria potencial para ser um senhor do escuro, mas de servos menores. Ele jamais seria do quilate de Morgoth ou Sauron. Os poderes originais deles eram incomparavelmente maiores. Feanor no fundo era apenas aquele filhinho mimado (brilhante, mas mimado) que acha que deve ser o centro de todas as atenções.
 
.

Penso que o Rei-Bruxo (personagem bem mais dúbio, afinal ele era, originalmente, maligno, ou foi tornado mau pelo seu anel?) o

deixaria comendo poeira em um concurso para "Senhor do Escuro". E, convenhamos, vacilar diante de uma loira é muito menos

desonroso do que atirar-se nos braços de balrogs.

.
 
Última edição:
.

E, convenhamos, vacilar diante de uma loira é muito menos

desonroso do que atirar-se nos braços de balrogs.

Bom, falando sério agora, a rigor, Fëanor não sabia que os Balrogs estavam lá de prontidão ( como disse Tolkien isso não o deteria) e nunca tinha enfrentado neguinhos com acesso ao mesmo "porfolio" dele ( o fogo e a luz, literal e figurativamente, ele tinha que ter domínio extraordinário sobre isso pra ter criado as gemas)...

Tb não acho que Fëanor era "burro" no que tange à lhe faltar inteligência num sentido literal, nas circunstâncias normais ( incluindo logística e estratégia que foram onde ele enfiou feio o pé no tomate) e , do mesmo jeito que, aparentemente, Sauron engendrou o esquema dos Anéis pra incrementar enormemente seu poder pessoal me parece plausível que, se Fëanor quisesse ser um Senhor das Trevas, ele iria dar um jeito de dar um "tapping" em fontes, talvez, profanas de energia mística.

Se ele tivesse vivido até a Terceira era na Terra Média me parece bem plausível que ELE teria bolado o esquemão dos Anéis do Poder no lugar de Sauron.

Na verdade, me parece beeemmm provável que o plano dos Anéis do Poder tenha sido uma espécie de "engenharia revertida" do processo de criação dos Silmarils.

É, eu acho, sim, que Sauron, que presume-se ser inteligente, PLAGIOU a idéia central pra criação dos Silmarils em cima da metafísica associada com as gemas, baseando-se em explicações dadas por Melkinho e nas suas próprias sondagens das pedras. Afinal, lembremos, os dois, no mínimo, deviam ter uma pusta curiosidade profissional ( pra não falar inveja mesmo) com relação aos meandros da criação dos Silmarilli.

E, recordemos: Eärendil, com o Silmaril na fronte e a benção dos Valar, foi capaz de abater Ancalagon, sabe-se lá que tipo de poder os Silmarils, realmente, não tinham ( ou davam acesso) nas mãos do seu criador... Algumas das fontes presumíveis de Tolkien pra caracterização pós anos 30 dos Silmarils sugerem do que realmente eles seriam capazes nas mãos certas...

Sugiro a leitura desse texto no meu blog: A alquimia do Fogo Secreto e o Fogo dos Silmarils onde eu esmiuçei a questão toda e a analogia dos Silmarils com a tal pedra que, acreditam os herméticos, ornava a Coroa de Lúcifer no Céu ( lembrando que Lúcifer significava Portador da Luz e que elementos prometeanos permeiam todas as figuras envolvidas, Melkinho, Lúcifer e Fëanor).

Vide aí

(Ordo Lapsit Exillis-The Stone That Fell From Heaven)

Lucifer crowned with Jewels

THE SECRET TEACHINGS OF ALL AGES

by Manly P. Hall

[1928, copyright not renewed]


Olhem só o nome do capítulo do livro acima que menciona a lenda do Graal -Pedra da coroa de Lúcifer

Stones, Metals and Gems

THE HOLY GRAIL

Like the sapphire Schethiyâ, the Lapis Exilis, crown jewel of the Archangel Lucifer, fell from heaven. Michael, archangel of the sun and the Hidden God of Israel, at the head of the angelic hosts swooped down upon Lucifer and his legions of rebellious spirits. During the conflict, Michael with his flaming sword struck the flashing Lapis Exilis from the coronet of his adversary, and the green stone fell through all the celestial rings into the dark and immeasurable Abyss. Out of Lucifer's radiant gem was fashioned the Sangreal, or Holy Grail, from which Christ is said to have drunk at the Last Supper.

Though some controversy exists as to whether the Grail was a cup or a platter, it is generally depicted in art as a chalice of considerable size and unusual beauty. According to the legend, Joseph of Arimathea brought the Grail Cup to the place of the crucifixion and in it caught the blood pouring from the wounds of the dying Nazarene. Later Joseph, who had become custodian of the sacred relics--the Sangreal and the Spear of Longinus--carried them into a distant country. According to one version, his descendants finally placed these relics in Glastonbury Abbey in England; according to another, in a wonderful castle on Mount Salvat, Spain, built by angels in a single night. Under the name of Preston John, Parsifal, the last of the Grail Kings, carried the Holy Cup with him into India, and it disappeared forever from the Western World. Subsequent search for the Sangreal was the motif for much of the knight errantry of the Arthurian legends and the ceremonials of the Round Table. (See the Morte d'Arthur.)

No adequate interpretation has ever been given to the Grail Mysteries. Some believe the Knights of the Holy Grail to have been a powerful organization of Christian mystics perpetuating the Ancient Wisdom under the rituals and sacraments of the oracular Cup. The quest for the Holy Grail is the eternal search for truth, and Albert G. Mackey sees in it a variation of the Masonic legend of the Lost Word so long sought by the brethren of the Craft. There is also evidence to support the claim that the story of the Grail is an elaboration of an early pagan Nature myth which has been preserved by reason of the subtle manner in which it was engrafted upon the cult of Christianity. From this particular viewpoint, the Holy Grail is undoubtedly a type of the ark or vessel in which the life of the world is preserved and therefore is significant of the body of the Great Mother--Nature. Its green color relates it to Venus and to the mystery of generation; also to the Islamic faith, whose sacred color is green and whose Sabbath is Friday, the day of Venus.

Suspeitíssimo de ter influenciado as idéias tardias sobre os Silmarils hein? E o fato da Pedra ser verde evoca grandemente a própria Elessar não é mesmo?

E vejam só em português:Lúcifer e as pedras preciosas

O mesmo aí de cima pdf downloudável

Folclore usado pra esse livro elogiado aí

Lúcifer's crown

lclg.jpg
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo