• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro?


  • Total de votantes
    121
Interessante e Feanor copia as falhas do patrono dos Noldor, que era Aulë. Yavanna no silmarillion se refere a decisão de Eru sobre os anões como um perdão a Aulë, indicando que os que seguiam demais Aulë (tipo Saruman ou Sauron) podiam estar próximos de uma grande queda. Feanor, estando num dos lugares mais suscetíveis a esse tipo de erro (pupilo do povo de Aulë) soube que tudo que fizesse com as mãos podia ser roubado por alguém. E se as Silmarils foram roubadas, primeiro por Melkor, depois por Beren, então bastava que a criatura possuísse uma existência (o dom livre dado por Eru) para que o mundo todo estivesse ao alcance do roubo, inclusive grandes poderes e habilidades. Ele descobriu com Melkor que um lord negro podia ser também uma questão de usurpar ou roubar. Um risco tão temível que até mesmo humanos podiam se perder.
 
( apelidado por alguns de Feionor)

Que calúnia! :blah: :lol:

E concordo em gênero, número e grau sobre a luxúria ser possível, especialmente em Fëanor; se Tolkien não se pronunciou diretamente nisso, colocar 7 filhos para um único elfo, especificamente, basta, para mim, como texto de entrelinhas. Muito bom (mesmo) o post resgatado.
 
Votei no não, pois, como vários já ressaltaram, ele não fez todas essas coisas questionáveis e até condenáveis à toa, por capricho, pela simples vontade de causar mal aos outros. É claro que pode-se questionar e até discordar das decisões e atitudes que ele tomou, mas elas foram causadas por motivos muito fortes, que desestabilizariam quase qualquer um.
 
Interessante e Feanor copia as falhas do patrono dos Noldor, que era Aulë. Yavanna no silmarillion se refere a decisão de Eru sobre os anões como um perdão a Aulë, indicando que os que seguiam demais Aulë (tipo Saruman ou Sauron) podiam estar próximos de uma grande queda. Feanor, estando num dos lugares mais suscetíveis a esse tipo de erro (pupilo do povo de Aulë) soube que tudo que fizesse com as mãos podia ser roubado por alguém. E se as Silmarils foram roubadas, primeiro por Melkor, depois por Beren, então bastava que a criatura possuísse uma existência (o dom livre dado por Eru) para que o mundo todo estivesse ao alcance do roubo, inclusive grandes poderes e habilidades. Ele descobriu com Melkor que um lord negro podia ser também uma questão de usurpar ou roubar. Um risco tão temível que até mesmo humanos podiam se perder.

Na obra de Tolkien, nada deixa sua tecnofobia mais evidente do que isto. Afinal, como sabemos, Aulë era o vala da "ciência e tecnologia".
 
Pois é, pelo que li Tolkien tinha afeto por um tipo específico de comportamento da natureza.

O Silma fala da luz primordial, anterior ao sol e a lua como algo especial, semelhante a luz de Varda que refletia a luz da face de Eru. Sendo a luz do nosso sol e lua apenas um pálido consolo ou imitação do qual as terras mortais se alimentassem. A luz verdadeira e ancestral não provocava confusão ou sombra, o que reflete uma visão da natureza aprimorada e não corrupta.

Sendo Fëanor o filho com maiores características Noldor extrapolava-se nele a vontade de combinar o que havia de mais próximo da luz primordial com artefatos feitos com as mãos (uma especialidade de Aulë). Nesse ponto ele reconhece que havia algo diferente daquilo que Aulë podia construir, e que havia aquela luz que tanto o atraía, mas dedicou pouquíssimo tempo a pensar nas implicações ou que os outros Valar também tinham uma tecnologia a qual era na verdade uma parte de toda tecnologia ou manipulações individuais (de cada Vala) da matéria primordial baseada na música dos Ainur em que cada um expressava de uma forma.

Viver uma única vida, contendo todo seu tempo de existência nela (ele só voltaria de Mandos no fim dos tempos), fez com que Feanor ficasse a sombra de seus pensamentos por lá considerando que fez com a própria vida o mesmo que fora feito com a luz das jóias. Quando chega nas terras mortais, para ele aquela luz e a vida deviam obedecer ao seu comando (possuída por ele apenas) a revelia de outros ou da luz que fora criada por outro que não Aulë ou mesmo ele (Feanor). Como diria Finrod, "todos foram apanhandos no laço" (de alguma maneira). Feanor se tornou um alvo saboroso demais para Melkor não corromper.
 
Última edição:
Votei em não, Fëanor cometeu uma serie de atos que evidenciam sua cede por poder, o desprezo pelos mais fracos, e a ganância e egoísmo com relação a suas criações e aos dons, porém seus atos não vem de um sentimento objetivo de se fazer o mal, é algo indireto que acaba o colocando com a imagem tão errada. Na verdade o maior erro de Fëanor foi simplesmente fixar muito em apenas seus interesses.
 
Boa questão.

Pensando assim de bate e pronto eu digo que não. Me vem na cabeça o fato dele ter feito umas calamidades, mas foi compatível com o seu poder.

Quando penso no Senhor do Escuro (Melkor e depois Sauron), eu penso em poderes maiores do que Fëanor.
 
:think:

Nunca vi o Feanor como elfo mau. Impulsivo e possessivo sim, mas não mau.

Eu sempre pensei no momento da morte do pai, e nem tanto o roubo das jóias, ele ficou louco.

Ai junta a impulsividade, a loucura e um pouco da revolta da forma como os Valar lidavam com Melkor, e pronto, ele fez o que fez.

Eu sempre achei as mortes de Fëanor e Fingolfin muito parecidas. Ambos ficam cegos pela revolta (e loucura) e se lançam num desafio sem volta.
 
Acho que não. Enquanto Morgoth não entregasse as silmarils, ele não iria para o "lado negro da força" simplesmente por causa delas.
E honestamente, Morgoth iria entregá-las somente quando o inferno congelasse.
 
Acho que Fëanor não daria um senhor do escuro. Muito pelo contrário, eu pessoalmente vejo em Fëanor uma das poucas coisas realmente otimistas nas obras de Tolkien: Fëanor era o mais poderoso e o mais "caído" dos filhos de Eru (ao menos no sentido em que foi ele quem mais provocou direta e indiretamente o sofrimento de outros), mas ainda estava a muitos anos-luz de distância de Morgoth, que era praticamente o Mal encarnado; há um contraste muito grande entre os dois... Então vejo a história dele quase como uma parábola sobre como, não importa quanto se caia, o ser humano ainda é no âmago um ser bom, e nunca pode se aprofundar completamente no mal.
 
Fëanor iria ficar quietinho num canto da Terra media? Duvido! Iria explorar a Terra media e acabaria arrumando confusão com outros povos sejam eles anões, homens ou elfos, arrumaria inimizades e para suprir suas necessidades simplismente materiais promoveria genocídios tão piores quanto o franticídio em Aman.

Morgoth e Fëanor na TM sinômimo de desgraça generalizada e foi isso que ambos fizeram. Ambos farinha do mesmo saco com perfis diferentes mas desejos comuns.
 
Ah sei não. Em Valinor, Feanor costumar vagar sozinho. Não gostava de ninguém dando palpite.

Acho que depois da vingança e recuperação das jóias ele ia querer continuar não sendo incomodado.
 
Ah sei não. Em Valinor, Feanor costumar vagar sozinho. Não gostava de ninguém dando palpite.

Acho que depois da vingança e recuperação das jóias ele ia querer continuar não sendo incomodado.

Sim, mas quantas matanças de inocentes A MAIS ele provocaria enquanto estivesse cego pelo ódio? E, se conseguisse seu intento, o que garante que ele não chacinasse de novo caso alguém quisesse roubar as silmarils, por exemplo?

Fëanor é um personagem egocêntrico e materialista demais, a meu ver a potencialidade dele está mais para a promoção do mal do que do bem.
 
Bom, o que eu penso é que diferente de Melkor, Sauron ou até mesmo Saruman, Feanor nunca demosntrou interesse de expandir o poder/subjugar os outros. As escolhas que ele fez foi para cumprir uma vingança. E realizou da forma mais maquiavélica possível, em que os fins justificam os meios.
 
Não sei, não sei... Pensando bem no meu voto, fico na dúvida. Afinal, temos que lembrar que nem Morgoth, nem Sauron surgiram maus, eles se tornaram maus. Gradativamente.
E Feanor morreu, então não se sabe se ele continuaria rolando morro abaixo, se seguisse fazendo aquilo que vinha fazendo, um dia ele bem que poderia chegar lá. Sabe, hoje a gente faz as silmarills, amanhã tranca elas no cofre, depois de amanhã mata pessoas que não deixaram perseguir o ladrão...
 
Foi pensando nessa gradação de deterioriação do caráter do Fëanor que votei que ele poderia sim se tornar um Senhor do Escuro. E também no fato de que Morgoth e Sauron se tornaram maus com o tempo, Eru não os criou assim.
 
O Senhor do Escuro era aquele que queria dominar a todos com seu poder. Não vou entrar no mérito se Fëanor tinha este poder ou não (até acredito que não), mas de qualquer forma não vejo nele esta vontade. Arrogante, egoísta e tantas outras coisas ele era, mas não um potencial Senhor do Escuro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo