• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Há como ligar um fato aos dois personagens, sim! Como você disse, "fazer uma alusão", e esta, meu Caro Amigo, é de que ambos fracassaram em suas metas.
Fëanor ao menos enfrentou maiores obstáculos e o fez com as forças que pôde juntar para enfrentar não um, mas todos os Poderes. Se deu mal, mas nada ficou em seu caminho para fazer frente diante de sua meta. A única coisa que se pôs que o impediu de vencer, foi ele próprio e sua falha de julgamento afinal.
Frodo, foi empurrado pela fama de Bilbo e pela confiança que Gandalf tinha nele. Isso poderia ter-se feito com Samwise, Meriadoc ou Peregrin, ou até Gimli. Mas Gandalf, digamos que instruido pelos Poderes, ou com alguma premonição do futuro, colocou como ajudante o maior hobbit daquela Era e ainda juntou toda uma tropa de excelentes possíveis Portadores e guerreiros para escoltar Frodo. E este, mesmo com o sacrifício de todos, ao final, teria colocado tudo a perder, não fosse quem? Gollum! E isso, não há como negar.

Frodo tinha uma consciência acompanhando e aconselhando-o, assim como um exemplo do que lhe aconteceria caso falhasse. Teve um Istari para lhe mostrar o quê deveria ser feito e como, foi escoltado por ele... E fracassou.
Se no lugar de Frodo tivesse sido outro a realizar a missão de destruir o Um Anel, alguém mais "poderoso", capacitado e habilidoso, esse alguém teria "falhado" muito antes, ao sucumbir à tentação de se entregar aos poderes do Anel. Frodo resistiu o máximo que era possível, só fraquejou quando já estava dentro da Montanha da Perdição.
 
Apasar de tudo, eu não odeio o Fëanor. É uma das personagens mais belas de Tolkien.
Causou o mal, revoltou-se contra quem não devia - o contra quemmuitos de nós gostaríamos de nos revoltar, mas não temos coragem. E foi excluído.
Ele não é demais?
Bad, bad boy!
 
Se no lugar de Frodo tivesse sido outro a realizar a missão de destruir o Um Anel, alguém mais "poderoso", capacitado e habilidoso, esse alguém teria "falhado" muito antes, ao sucumbir à tentação de se entregar aos poderes do Anel. Frodo resistiu o máximo que era possível, só fraquejou quando já estava dentro da Montanha da Perdição.

O feito de Frodo foi grande, mais por sua coragem, que eu digo que foi mais criada pela escolta de outros, Samwise o maior deles, assim como Merry e Pippin, e de outros grandes aliados, sendo Gandalf o maior instigador de todos.
Talvez por sua pouca força física em relação aos outros, Frodo tenha se espelhado e apoiado no que e em quem eles representavam. Principalmente, não posso esquecer de citar, pelo amor que tinha a Bilbo. Mas não vejo Frodo como um grande batalhador mental em relação ao Anel, pois ele foi cedendo ao Anel em vários momentos e sendo dominado por sua tentação. O que o ajudou, alem de Samwise, foram a Luz de Eärendil, que de certa forma diminuia a influência maligna do anel, o lembas, que fortalecia-o físicamente.
Isso, veja, não tira o mérito dele, coisa que poucos e raros se arriscariam a fazer, assim como também não retira dele o grande fracasso no final.

Apasar de tudo, eu não odeio o Fëanor. É uma das personagens mais belas de Tolkien.
Causou o mal, revoltou-se contra quem não devia - o contra quem muitos de nós gostaríamos de nos revoltar, mas não temos coragem. E foi excluído.
Ele não é demais?
Bad, bad boy!

Sim, o mais poderoso dos elfos, e não estou criando isso, foi o próprio Tolkien quem o descreve assim!:cool:

Edite:

E Amigos, essa é uma discussão que nunca acaba... Parabéns pela cortesia que todos tem demonstrado nesse tópico!:joinha:
 
Última edição:
Eu o AMO! Orgulhoso, determinado, cabeça-dura!
"Well, Curse my name... I'll keep on laughing... No regret... No regret"
Cansou de viver sobre as regras dos Valar, se esses não tinham capacidade de dar um fim no Melkor, ele tentaria, mesmo amaldiçoado. Buscou liberdade! :D
 
Uh...sou fã dele mesmo com todas as...coisas que ele fez...^^'
Burlaria a guarda elfica(já que não poderia dizer segurança/guarda costas) para tirar uma foto e pegar um altografo com ele...na surdina :) (viajem)
Ham...mas é isso ai...Fëanor 4ever /o/
 
Eu o AMO! Orgulhoso, determinado, cabeça-dura!
"Well, Curse my name... I'll keep on laughing... No regret... No regret"
Cansou de viver sobre as regras dos Valar, se esses não tinham capacidade de dar um fim no Melkor, ele tentaria, mesmo amaldiçoado. Buscou liberdade! :D

Em primeiro lugar, os Valar tinham mais que capacidade de encaçapar Melkor com um mínimo de esforço. E eles não o fizeram na Guerra dos Poderes, quando Melkor ainda era o mais poderoso dos Valar? Sim, fizeram. Mas o que aconteceu? Eles acabaram arregaçando todo o Norte da Terra-média. Foi um risco terrível, visto que os Poderes ainda não sabiam onde os Filhos Mais Novos dormiam, e poderiam tê-los matado, por acidente, na devastação que uma guerra entre Valar produz.

Segundo, os Valar não impunham sobre os Noldor, Teleri e Vanyar quaisquer regras, à exceção talvez daquelas exigidas pelo bom senso, regras do tipo: não ameace derramar o sangue de seu próprio irmão por causa de um ego inchado, ou então não mate os Teleri por não auxiliarem-no em sua vingança pessoal. Foi só depois do Fratricídio (de todas as maneiras que se olha o evento, ele foi um crime terrível) que Mandos impôs sua maldição sobre Fëanor e seus filhotinhos.

O que Fëanor buscava não era liberdade: isso ele já tinha, os Valar asseguraram que não impediriam qualquer Elda de partir de Aman, apesar de não os auxiliarem nesta empreitada. Em momento algum foi ordenado a Fëanor que ele entregasse suas Silmarils a Yavanna para que ela restaurasse a luz das Duas Árvores, nem foi ele preso e encarcerado, mesmo depois do Fratricídio. Sua busca era movida por um sentimento muito mais humano, por assim dizer. Vingança. Melkor o desafiou, ousou negar o poder do mais poderoso de todos os Noldor. E o Vala o fez da pior maneira possível: matando Finwë e roubando as Silmarils. O intuito do Vala era fazer com que os Noldor e os Valar se desentendessem, e Fëanor propiciou a Morgoth justamente isso: se ele não tivesse insuflado seu povo à revolta, todo o derramamento de sangue e traição em Beleriand não teriam acontecido. Por seu próprio orgulho, o Noldo condenou a si mesmo, e aos seus. E tinha plena consciência disso: em seus momentos de morte, ele previu que poder nenhum dos Noldor seria capaz de derrubar as Thangorodrim. No entanto, ao invés de se arrepender de seus atos, ele decidiu simplesmente condenar aqueles que permaneceriam na terra-média depois dele. Seus próprios filhos, veja bem: o que ele fez quando da sua morte foi condenar seus filhos ao mesmo destino que ele desfrutou, ou até pior, no caso de Maedhros e Maglor, que foram consumidos pelo temor e pela loucura por causa do Juramento.

O que ele fez foi um ato absurdamente impensado: a Ocultação de Valinor e a interdição ao retorno dos Noldor a Aman, causados por seus atos, os três Fratricídios, que aconteceram por intervenção direta de Fëanor e de seus filhos, o roubo das Silmarils, e a guerra desesperançada contra Angband; estas não são coisas das quais alguém deveria se orgulhar, como Fëanor se orgulhava.

Para mim, Fëanor é tão baixo e vil quanto Maeglin, Ulfang, Gríma Línga de Cobra e Saruman. Aqueles seres grandes e poderosos que levaram à queda e ao desastre, por mero capricho e egoísmo.
 
Belo post, Danilo. Infelizmente, fico surpreso e chocado ao ver que pessoas gostam desse noldo repugnante, arrogante, egoísta, mau caráter..

Fëanor, pra mim, é bem isso mesmo, nada além de um Elfo desprezível! Seus defeitos suplantam, E MUITO, suas qualidades. Ele não é melhor que Saruman, Gollum, Gríma, Maeglin, etc...

Eu nem vou argumentar pq o essencial vc já disse! Aliás, não há mais nada pra dizer! Vc sintetizou as maiores cagad*s dele em alguns posts de maneira extremamente competente e inquestionável.

Poucos aqui tiveram a coragem de criticar o Fëanor da forma que ele merece. Acho que só vc, o Deriel e mais um ou outro usuário! Eu faço coro com aqueles que odeiam Fëanor mortalmente! O sujeito mais babaca dos tempos antigos! Ainda que fosse poderoso...não era sábio e equilibrado! Era mais fraco do que qualquer ser que sabia diferenciar o valor de uma vida a um valor material ou sentimento de cólera!

Sem mais!
 
Última edição:
Fëanor, um elfo que não amarelou quando foi ofendido e partiu para "descer o sarrafo"!! Não gostam dele?? Fazer o quê, mas impossivel não dizer que ele foi o mais poderoso, não é mesmo?
Sendo assim como Túrin, poderosos entre os seus, é que na História não há mais iguais a eles. Aqueles que partiam atrás da retribuição e vingança. Imaginem as estórias feitas de Frodos, sendo carregados de um lado pro outro, nas costas montanhas acima por eles tremerem nas duas, por não aguentarem a luta...

Continuem a adorar Frodo e a odiar Fëanor!:lol:
 
Esse é o problema das discussões a respeito do Fëanor :lol:
Não é questão de gostar ou não das coisas que ele fez ou deixou de fazer. Isso é incontestável. É uma questão de admitir a complexidade do personagem, a maneira como ele foi desenvolvido e as questões que ele levanta. É isso que eu admiro, é isso que eu acho fantástico. Ele é tão bonito como Túrin, trágico, uma espécie de anti-herói desesperado. Eu sei que as histórias são quase opostas, mas a complexidade dos personagens é a mesma.

É evidente que ele era um elfo egoísta, arrogante, desequilibrado, que fez de tudo e mais um pouco. Mas é também uma surpresa as pessoas não reconhecerem sua coragem, sua audácia, o fogo que corria em suas veias que era diferente de tudo aquilo que existia em Arda. Não é à toa que ele é considerado o maior elfo. Pois se os seus defeitos suplantam as suas qualidades psicológicas [que são muitas, é óbvio, longe de mim fazer apologia das coisas horríveis que ele fez ;)], suas habilidades e poderes como artesão e até mesmo como guerreiro - sim, eu sei que ele não foi um guerreiro exímio, mas não se pode negar que ele era um! - são admiráveis.

Amá-lo ou odiá-lo não é bem a questão, pois ele não é nem o vilão e nem o herói, ele é mais do que isso. Por mais que ele deseje que as coisas deem certo para ele e sua família, acaba fazendo todas as escolhas erradas, deixando as coisas escaparem das suas mãos como a água escoa pelo ralo. Ele trouxe destruição, morte, tristeza e sofrimento para todos aqueles que amava, e para toda a Terra-Média.

A beleza de Fëanor é a sua fraqueza; suas vontades e sua determinação não são discutíveis, bem como os feitos inconsequentes que cometeu, ainda que alguns tenham sido inconscientes, motivados por sentimentos que os elfos deveriam saber lidar [amor, ódio, sentimento de vingança, etc].

Eu não sei, é a minha opinião. Mas personagens como ele, que não são nem o bem e nem o mal, geralmente são os mais interessantes, os mais polêmicos. As pessoas nunca chegarão a um acordo com relação a ele, pois ele suscita os mais diferentes sentimentos, do amor ao ódio, da pena ao desprezo. E é aí que está toda a graça da história. :P
 
Última edição:
Fëanor, um elfo que não amarelou quando foi ofendido e partiu para "descer o sarrafo"!! Não gostam dele?? Fazer o quê, mas impossivel não dizer que ele foi o mais poderoso, não é mesmo?
Sendo assim como Túrin, poderosos entre os seus, é que na História não há mais iguais a eles. Aqueles que partiam atrás da retribuição e vingança. Imaginem as estórias feitas de Frodos, sendo carregados de um lado pro outro, nas costas montanhas acima por eles tremerem nas duas, por não aguentarem a luta...

Continuem a adorar Frodo e a odiar Fëanor!:lol:

É mais que uma simples questão de odiar este ou adorar aquele outro. É uma questão de personalidade. Se Fëanor não tivesse a cabeça tão enfiada dentro do próprio rabo, ele poderia ter sido o maior de todos os Noldor. Entretanto, as burrices que ele fez, por orgulho, o tornam muito menor que Glorfindel, por exemplo. Ambos morreram nas mãos de inimigos maiores do que eles, mas a grande diferença é que, diferente de Fëanor, Glorfindel não jogou sua vida fora por idiotice. Seu sacrifício permitiu a fuga secreta dos sobreviventes de Gondolin. Já o sacrifício de Fëanor apenas serviu para agradar Morgoth.

Essa história de chamar o Frodo de 'encosto' é meio furada. Poucos outros poderiam ter feito o que ele fez, mesmo com ajuda. Sam mostrava-se muito disposto a usar o Anel para ajudar seu mestre, e teria o feito numa situação crítica, se fosse Frodo a ser capturado pelos Uruk-hai, por exemplo. Pippin mostrou mais de uma vez que só faz cagada, por causa da curiosidade. E a curiosidade de usar o Anel seria com certeza muito grande para que o jovem hobbit não o fizesse, ao menos uma vez. Pippin e Merry sentiam-se também de certa forma inferiores em relação aos outros membros da Comitiva, e isso poderia fazer com que eles se sentissem tentados a usar o Anel, para mostrarem-se mais úteis aos companheiros. Gimli, Aragorn ou Legolas provavelmente sentiriam uma atração pelo Anel mais forte que os hobbits, por também se sentirem impotentes frente aos inimigos (Saruman e Sauron). De Gandalf então nem se fala: ele temia sequer pensar no que poderia fazer caso controlasse o Um.
 
Feänor sem ser o "odioso" que é, não seria nada. não seria grande, não seria poderoso, não seria senhor de tudo o que era - mesmo que para alguns pareça pouco ou nada.
Ele era o super-fodão-arrasador-de-corações-crianças-velhinhos-bichinhos-de-estimação-de-todo-mundoooo!
Ele tem coragem, tem decisão, tem arrogância, tem ATITUDE (me joga na parede LOGO e me chama de lagartixa, cara!).
É o Pimp do meu Ride, uix!
É o cara!
Já disse que ADORO essa discussão?

P.S.: Chupa que é de uva!
 
É mais que uma simples questão de odiar este ou adorar aquele outro. É uma questão de personalidade. Se Fëanor não tivesse a cabeça tão enfiada dentro do próprio rabo, ele poderia ter sido o maior de todos os Noldor. Entretanto, as burrices que ele fez, por orgulho, o tornam muito menor que Glorfindel, por exemplo. Ambos morreram nas mãos de inimigos maiores do que eles, mas a grande diferença é que, diferente de Fëanor, Glorfindel não jogou sua vida fora por idiotice. Seu sacrifício permitiu a fuga secreta dos sobreviventes de Gondolin. Já o sacrifício de Fëanor apenas serviu para agradar Morgoth.

Primeiro, obrigada por agradecer meu post :P

Segundo, eu concordo com você. Em tudo. Mas acho que é exatamente esse um dos motivos, inclusive, que faz de Fëanor um personagem tão múltiplo e intrigante, e tão fascinante! Por que ele fez tudo o que fez? O que o motivava? Quais eram os sentimentos que passavam por sua cabeça que não na de nenhum outro elfo? :think:

Essa história de chamar o Frodo de 'encosto' é meio furada. Poucos outros poderiam ter feito o que ele fez, mesmo com ajuda. Sam mostrava-se muito disposto a usar o Anel para ajudar seu mestre, e teria o feito numa situação crítica, se fosse Frodo a ser capturado pelos Uruk-hai, por exemplo. Pippin mostrou mais de uma vez que só faz cagada, por causa da curiosidade. E a curiosidade de usar o Anel seria com certeza muito grande para que o jovem hobbit não o fizesse, ao menos uma vez. Pippin e Merry sentiam-se também de certa forma inferiores em relação aos outros membros da Comitiva, e isso poderia fazer com que eles se sentissem tentados a usar o Anel, para mostrarem-se mais úteis aos companheiros. Gimli, Aragorn ou Legolas provavelmente sentiriam uma atração pelo Anel mais forte que os hobbits, por também se sentirem impotentes frente aos inimigos (Saruman e Sauron). De Gandalf então nem se fala: ele temia sequer pensar no que poderia fazer caso controlasse o Um.

Também concordo. Acho que nenhum membro da Comitiva teria sido capaz de fazer o que Frodo fez. Por outro lado, ele não foi o herói que todos querem endeusar.

Aliás, eu acho que o buraco é mais embaixo, nesse caso. Frodo, Sam e Gollum tinham uma relação de interdependência incrível, especialmente Frodo com os outros dois.

Sem eles, Frodo jamais teria chegado até Mordor: um era o ponto de apoio e equilíbrio com o Condado, motivador, seu amigo e fiel servidor e o outro era o contraponto, o malicioso, levado pela força destrutiva do Anel a ajudar ao mesmo tempo em que pensava em destruir. Sam jamais teria conseguido cumprir a missão sozinho se fosse ele o Portador, exatamente porque seu espírito [acima de tudo] não era tão forte quanto o de Frodo: Sam era corajoso e nobre, mas Frodo era mais. Frodo era quase um princepezinho élfico, com uma nobreza de espírito diferente da de Sam.

Sem Gollum nenhum dos dois obteria sucesso, se perderiam muito e acho que jamais encontrariam o caminho através do Vale Morgul. Sem contar que, sem Gollum, Frodo não teria jogago o Anel no fogo.

Tudo isso para dizer que, no fundo, não há um só herói na história. Frodo conseguiu uma façanha? Fato incontestável. Mas ele teve uma ajuda que outros talvez não tivessem. Se Merry e Pippin tivessem ido juntos, nas mesmas circunstâncias, acho que ambos teriam falhado, mas por terem outro tipo de missões em mente, outro tipo de espírito. De alguma maneira, eles não eram simples como o coração de Sam [e isso não quer dizer simplório, hein!!], e desejavam - ainda que inconscientemente e em menores proporções - fama, glória, reconhecimento. Sam não. E Frodo foi, sim, vítima. Teria sido vítima ainda maior não fosse pelos dois que o acompanhavam. Mas Gollum também era uma vítima, e ele é também um anti-herói tolkeniano.

Eu acho :lol:
 
DaniloStinghen, Amigão, tú é mesmo fanático!!

Querer tirar a idéia de que Frodo não foi O Maior Carregado da História da TM, só pode estar de brincadeira!! Frodo "é", para mim, um dos piores personagens de Tolkien!! Concordo com muitas das suas observações acerca de detestar Fëanor, mas defender Frodo, que foi escoltado até mesmo por Sam, que tratava-o como um deus elfico, e que Frodo tratava mais como um mero empregado, só pode ser brincadeira!!

Frodo foi escoltado por um Istari, guiado por ele, por um guardião, um elfo, um grande anão, um general de Gondor, 3 grandes Hobbits... Acho que a visão do PJ destruiu o entendimento do Livro, só pode!!
Vou tomar uns karmas negativos por essa declaração, e então saberei quem é quem, mas até lá, Frodo não serve nem nunca servirá de parametro para Fëanor, nunca!!

Até na hora em que ele poderia ter lutado, dependeu dos outros, não jogou uma pedra nos inimigos, posando de santo e na verdade, um covarde!! Pippin, Merry e Sam, desde o começo da estória e na História foram muito mais "heróicos" que Frodo. Muito, mas muito mais. Detesto o PJ por isso!! Conseguiu transformar os maiores Hobbits em palhaços e fracotes!!
Imagine o que faria com Fëanor, colocaria um bigodinho "Hitler" nele para odiarem-no!!

PS: Meus karmas até esse post são 55, veremos quantos negativos ganharei com minha declaração!!
 
Última edição:
Bom, Húrin. Eu te garanto que eu odeio mais que você os facões dos três filmes. E, de fato, eu não quero transformar Frodo em um super-herói voador. Muito pelo contrário. Justamente por ele não o ser é que ele, e somente ele, foi capaz de levar o Um até as Fendas da Perdição. Frodo sabia que ele era pequeno, apenas um hobbit, arrastado pelas marés criadas pelos grandes e poderosos. E, até o momento em que decidiu tomar o Anel para si, ele sabia que a única maneira de salvar seus amigos e seu Condado precioso não era clamar o poder (coisa que Fëanor teria feito, por exemplo), mas sim negá-lo inteiramente. É estupidez chamá-lo de covarde. Ele se infiltrou em Mordor, ele foi apunhalado por um Nazgûl, ele viu a Sombra de Moria. O medo de falhar era o único medo real do hobbit, e foi justamente por esse medo que ele deicidiu, ao final, tomar o Anel para si. Mas então entra uma questão que passa além da simples coragem ou covardia, que são conceitos que variam de pessoa para pessoa (pra você, se bem me recordo, Gandalf também era covarde, se não estou enganado). A verdadeira questão aqui é força de caráter.

O herói não é feito só de espadas, machados e magias poderosas. O herói se torna herói por causa de suas escolhas. E Frodo fez muito bem todas as suas escolhas, à única exceção da escolha de tomar o Anel. Frodo não demonstrava orgulho como Fëanor, Frodo amava aqueles que o seguiam por amor (como Sam), enquanto Fëanor só fez condenar os próprios filhos à morte certa com o seu estúpido juramento. Frodo fez o que pode para proteger o seu povo quando do Expurgo do Condado, enquanto Fëanor liderou o seu para uma guerra perdida, além de ter assassinado cruelmente aqueles que eram quase irmãos dos Noldor.

A outra questão aqui é aprender com seus erros. Fëanor subestimou a malícia e o poder de Morgoth, e com isso suas Silmarils foram roubadas. Mas ao invés de buscar uma decisão mais sábia, com aqueles que são claramente mais sábios que ele, o Noldo decide resolver as coisas com as próprias mãos, e acha que a melhor maneira de fazer isso é arrastar seu povo para sua própria vingança pessoal. Já Frodo quase viu tudo aquilo por que sofrera por tanto tempo desmoronar, por causa de uma única escolha mal-feita. Entretanto, quando lhe foi dada uma segunda chance, ele não repitiria o mesmo erro novamente. A maior prova disso é a maneira como ele reagiu à escravização dos hobbits por Saruman.

Certamente, concordo com você. Frodo e Fëanor são quase incomparáveis entre si. São dois extremos opostos, na maioria das questões, enquanto um tem falhas que ele busca melhorar, o outro simplesmente ignora suas falhas, e as enxerga como virtudes.
 
Não sou fã de Fëanor por ele ser um "herói" como o Super Homem, Homem Aranha ou o Super Pateta... Gosto de Fëanor por ele não ter medido as consequencias para ir atrás do que ele julgava certo.

Esse negócio de tudo girar sobre uma lei, uma visão de "certinho" acima de tudo, seguidor abobalhado de uma frase, nunca me agradou! Gosto de Fëanor justamente por ele ter se arriscado a se vingar e fazer justiça da maneira que ele julgava apropriada, com a retribuição que ele julgava justa diante da dor que ele sentiu e sentia.

Muitos só o veêm como um perseguidor do ladrão de suas Jóias, eu o vejo como o Vingador da morte de seu pai, aquele a quem amava! Pronto e ponto final!!

As Jóias são motivos secundários, dadas geralmente por quem julga-as mais importantes para Fëanor do que Finwë era. E muitos pensam assim a respeito de Fëanor. A meu ver, não há como comparar "O Elfo" a qualquer outro personagem, e fazê-lo com Frodo é rídiculo( com licença da palavra Danilo, pois não é minha intenção tornar seu ponto de vista diminuído, ok? Até o entendo...)

Frodo, a meu ver, é uma versão fracassada de Bilbo. Agora, se você comparasse com Samwise, um hobbit que deveria ser Rei, por todos os valores hobbitescos que tem, aí sim, poderiamos ter uma comparação mais parelha entre virtudes.

:joinha:
 
Da mesma maneira que acho tolice rebaixar o Fëanor a um vilão mau-caráter e estúpido, também é tolice dizer que um personagem como o Frodo, que é bonito à sua maneira, é um simples covarde.

Acho que, mais do que tudo, a questão é analisar inclusive a narrativa que Tolkien deu para o SdA. Ele tornou Frodo tão bonito e admirável quanto os elfos. Se ele o fez, não foi à toa. Foram mais de 10 anos escrevendo essa historia, e aposto que ele não gostaria de ver uma visão tão reducionista de um personagem tão interessante que é o Frodo. Ele desperta no leitor a mesma fascinação que os personagens élficos, e isso é de se pensar.

Não estou me contradizendo, antes que alguém diga. Eu continuo achando que ele não foi o único herói, e que a tendência é endeusá-lo mesmo [mas que também foi o único capaz de levar o Anel até Mordor]. Agora, dizer que ele era um fracassado, isso não. Afinal de contas, ele não fracassou!

E Húrin, se há fanatismo da parte do Danilo para com o Frodo, há da sua para com o Fëanor! :lol: mas tudo bem! Ninguém está aqui pra julgar ninguém, e eu respeito todos os pontos de vista.
Só estou dando aqueles meus pitacos :P
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo