• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

bechara

Usuário
Me expliquem por Favor. é que ele é um dos meus Elfos favoritos, Nao sei pq vcs o odeiam tanto[/b]
 
Pq? Porque ele se corrompeu, se deixou corromper e não satisfeito ainda corrompeu grande parte dos Noldor.

Ele não fez nada a não ser ferrar consigo mesmo e com todos os Elfos.

Gostar como dum filha da puta egoísta e asqueroso como ele?
 
Nossa! Deriel realmente odeia ele!:D

Entao, vc tb odeia o Turin, Certo?? e Hurin também!!

O cara tava amaldiçoado por Melkor gente! Assim como Turin sempre fudeu todo mundo e Hurin ajudou Melkor a achar Gondolin...
 
Nananinanão. Feanor não tem nada de amaldiçoado. O máximo que Melkor fez foi plantar algumas dúvidas dentro dele e a própria má índole e problemas de Feanor fizeram o resto.
 
Ele não foi amaldiçoado por Melkor, foi simplesmente influenciado por suas palavras sutis e terríveis, assim como boa parte dos eldar, no entanto foi somente ele que se revoltou contra um irmão e contra os Vala, e ainda alastrou essa praga para boa parte do seu povo. O problema era mesmo o orgulho, egoísmo e ciúmes que ele sentia.
 
Bechara disse:
Nossa! Deriel realmente odeia ele!:D

Entao, vc tb odeia o Turin, Certo?? e Hurin também!!

O cara tava amaldiçoado por Melkor gente! Assim como Turin sempre fudeu todo mundo e Hurin ajudou Melkor a achar Gondolin...

Eu não colocaria Fëanor e Turin no mesmo saco não.

Fëanor fez o que fez em sã consciência, ele QUIS ser exilado e levou todo mundo com ele. Ele era egoísta e seus motivos eram sempre egoístas. Ele cometeu o fratricídio e tudo mais, abandou seus irmãos, queimando os barcos...ou seja, o cara tava mais pra competir com Sauron em maldades do que outra coisa. :?

Turin errava também, mas ele sempre visava o bem de seus companheiros e se arrependia dos seus atos que davam errado, muito diferente do Fëanor. Turin muitas vezes cometia erros porque era influenciado pela maldição de Morgoth, que direcionava grande parte do
seu ódio para os filhos de Hurin.

A grande diferença está nos motivos que eles tinham. Turin não era egoísta, ele queria ajudar mesmo que as coisas acabassem dando errado e não saíam do jeito que ele queria, ele se esforçava para fazer o certo.
 
Realmente, vendo por esse lado (e por quase todos os outros), defender Fëanor é uma tarefa sem chances de sucesso. Mesmo assim, vou insistir nessa roubada :twisted:

O que eu tento imaginar, da minha maneira, é o que havia por trás de toda aquela motivação assassina e egoísta. E toda vez que penso, acho impressionante o poder de "simples" pedras preciosas na cabeça de tantos elfos fortes e poderosos. A cegueira de Fëanor na sua busca fez com que ele agisse de forma malvada e burra. Se não estivesse tão cego, teria usado sua inteligência e liderança nata para insistir e convencer os teleri a se juntarem à sua causa, e teria bem mais forças do que teve quando chegou lá.

Não haveria fraticídio, nem queima dos barcos, nem travessia por Helcaraxë. Seu exército teria sido bem maior, se não fosse a cegueira de sua ganância pelas pedras... Pra ir mais longe ainda, se não fosse essa cegueira nem haveria necessidade de guerra, porque ele poderia ganhar a solidariedade dos Valar, que mandariam suas hostes pra escurraçar Melkor onde quer que estivesse.

Mas infelizmente, ele teve suas razões pra ser cego. Falam tanto que Turin era um coitado, por causa da maldição de Morgoth, que não falam que Fëanor também foi vítima nesse sentido. Além de ter perdido o pai, caiu bem nas mentiras plantadas, fazendo o jogo de Morgoth e se voltando contra os Valar. Olhando por esse lado, acho que a história teria outro rumo se não fosse a estratégia (bem-sucedida) de Morgoth, e Fëanor não seria um vilão tão mau como a gente conhece.
 
Mas nem vilao ele é! :D

Já vi que só eu e o Gildor nao odiamos ele!:mrgreen:

Imaginem que seu pai é assassinado, a OBRA DA SUA VIDA! e objeto de apreciação INCLUSIVE entre os Valar, é roubado, e ainda vem um cara e te diz que os Valar que "fizeram tudo" ...

Na hora, qualquer um se revoltaria! E falam que eles sao diferentes, Feanor e Turin

Ambos tiveram a Chance de Voltar para "Casa", e Ambos rejeitaram..
Você acha que os teleri auxiliariam Feanor?? De modo algum! Tudo bem, O fracticidio foi uma puta sacanagem, Helcaraxe, entao, nem se fala! Mas ele estava Cego de Odio por Melkor! ou seja, INIMIGO do MEU INIMIGO, é meu amigo..:mrgreen:
 
Essa desculpa é no mínimo pueril: "ah seu juiz, eu matei ele pq eu tava brabinho com meus colegas de escola"... "ah manhê, eu bati nele pq não conseguii passar na fase do videogame".

Não tem NENHUMA desculpa para o que ele fez com Alqualonde e coma hoste de Fingolfin. E pra praticamente nenhuma das atitudes dele. A real dimensão de uma pessoa se mostra diante das dificuldades... e Feanor claramente se mostrou um bebê de fraldas, no mínimo. E por culpa dele mesmo.
 
Já dise que não comcordo com as atitudes de nenhum dos vilões de Tolkien. O fato de Fëanor ter lutado contra Morgoth não o tira do grupo dos vilões. Ele não lutou contra o que Morgoth representava, apenas queria recuperar as silmarils, Fëanor se virou até contra os Valar.
Ainda assim, gosto muito do personagem, mesmo não sendo partidário da maioria das suas práticas ou atitudes.
 
Deriel disse:
Essa desculpa é no mínimo pueril: "ah seu juiz, eu matei ele pq eu tava brabinho com meus colegas de escola"... "ah manhê, eu bati nele pq não conseguii passar na fase do videogame".

O roubo da obra da vida dele, mais o assassinato do pai, mais a sensação que estava sendo tratado como prisioneiro dos Valar não são coisas tão pueris assim. E eu não disse em momento nenhum que isso justificava suas atitudes, nem de longe. Mas pra mim, são atenuantes e tanto :twisted:
 
Gildor disse:
O roubo da obra da vida dele, mais o assassinato do pai, mais a sensação que estava sendo tratado como prisioneiro dos Valar não são coisas tão pueris assim. E eu não disse em momento nenhum que isso justificava suas atitudes, nem de longe. Mas pra mim, são atenuantes e tanto :twisted:
Então, no fundo o que você sente é pena do pobre coitado ?
 
Vilya disse:
Então, no fundo o que você sente é pena do pobre coitado ?

Eu disse isso? Onde?

Eu quis dizer que esses detalhes, na minha opinião, não me fazem enxergar Fëanor como o grande vilão que todos enxergam. Ele errou e foi muito burro, mas também foi vítima de Morgoth - esse sim, o grande safado.
 
Mesmo com todos os atenuantes, inclusive a loucura, considero Fëanor um dos maiores vilões da obra de Tolkien, abaixo apenas de Morgoth e Sauron. O fatricídio foi o ato mais cruel da estória dos elfos, e nosso Fëanor foi o maior culpado.
 
Ah, fala sério... o fratricídio de Alqualonde não teve a mãozinha de Morgoth não é é impordoável. Não tem nada a ver com burrice. Foi um ato intencional de crueldade. Helcaraxë mais ainda... a queima dos barcos dos Teleri não teve nada de Morgoth e fez muitos Noldor falecerem no Helcaraxë.

Fala sério... Morgoth poderia ser o grande inimigo, mas os atos foram de Feanor. Vocês parecem aqueles crentes que vivem fazendo merda e botando a culpa no diabo :twisted:
 
Deriel disse:
Fala sério... Morgoth poderia ser o grande inimigo, mas os atos foram de Feanor. Vocês parecem aqueles crentes que vivem fazendo porcaria e botando a culpa no diabo :twisted:

Tolkien escreveu em algum lugar esse "ato intencional de crueldade"? Se não estiver, vou ficar com minha opinião que foi loucura pura e simples. O cara tava fora de si, não tinha motivos pra ser cruel com os outros elfos. Se estivesse com um mínimo de sanidade e consciência, teria convencido os elfos a ajudarem-no.

Os maus geralmente são inteligentes, e sabem como fazer alianças (temporárias) até mesmo com desafetos, para alcançar seus objetivos. Os loucos e cegos geralmente não enxergam nada nem ninguém, a não ser seu sua obsessão.

Ou não :mrgreen:
 
Fëanor é de longe um dos meus favoritos no Silma, empatado com Fingolfin... Se não fosse pelo FRaticídio e pela queima dos barcos ele seria meu favorito entre todas as obras...

O cara fala bem pacas... Vão dizer que vcs não concordaram com o que ele disse ao arauto dos Valar nba hora de partir? Hábil, cokm personalidade forte e convicções fortes. Eu gosto de Fëanor!
 
Knolex disse:
O cara fala bem pacas... Vão dizer que vcs não concordaram com o que ele disse ao arauto dos Valar nba hora de partir? Hábil, cokm personalidade forte e convicções fortes. Eu gosto de Fëanor!

Vou sim. Não concordei. A pior maldade vem travestida de bondade. E a pior mentira vem disfarçada de verdade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo