• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Swanhild disse:
Eonwe, você acha pouco ele ter feito as Silmarils? E o tengwar, que ele aperfeiçoou? E as palantíri??

Eu só sei do que foi publicado em portugues no Brasil. E, que eu me lembre, no Silmarillion não fala nada (ou fala mto pouco) sobre ele ter aperfeiçoado o tengwar e feito os palantiri.

Swanhild disse:
E as outras coisas que o livro não menciona, mas dão a entender que ele era capaz de fazer?

Ser capaz não significa nada. Todo mundo é capaz de mta coisa, mas nem por isso as fazem.
 
Eönwë disse:
Eu só sei do que foi publicado em portugues no Brasil. E, que eu me lembre, no Silmarillion não fala nada (ou fala mto pouco) sobre ele ter aperfeiçoado o tengwar e feito os palantiri.

O Silmarillion fala sim, que ele aperfeiçoou o sistema de escrita de Rúmil. Quanto aos palantíri, ele também fala, mas não usa o nome palantíri. Esse foi o nome que elas adquiriram em Númenor; o Contos Inacabados cita com mais certeza a feitura das pedras.

Aqui para achar mais facilmente, caso você esteja com o CI em mãos:

Glossário - Contos Inacabados

palantíri (Singular palantír) As sete Pedras-Videntes trazidas de Númenor por Elendil e seus filhos; feitas por Fëanor em Aman.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Eönwë disse:
Eu só sei do que foi publicado em portugues no Brasil. E, que eu me lembre, no Silmarillion não fala nada (ou fala mto pouco) sobre ele ter aperfeiçoado o tengwar e feito os palantiri.

O Silmarillion fala sim, que ele aperfeiçoou o sistema de escrita de Rúmil. Quanto aos palantíri, ele também fala, mas não usa o nome palantíri. Esse foi o nome que elas adquiriram em Númenor; o Contos Inacabados cita com mais certeza a feitura das pedras.

Aqui para achar mais facilmente, caso você esteja com o CI em mãos:

Glossário - Contos Inacabados

palantíri (Singular palantír) As sete Pedras-Videntes trazidas de Númenor por Elendil e seus filhos; feitas por Fëanor em Aman.

Tá bem... vc tá certo... mas isso não muda de modo algum minha opinião sobre Fëanor.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Eönwë disse:
Tá bem... vc tá certo... mas isso não muda de modo algum minha opinião sobre Fëanor.

Claro, isso é um processo a longo prazo... :roll: :mrgreen:

Dá uma lida no post do Tilion na segunda página desse tópico. :wink:

Oras... vc tá tentando mudar minha opinião a força! Não pense que vai conseguir... :mrgreen: :mrgreen:

Quanto ao post do Tilion na 2ª pagina: o Fëanor só caiu nas artimanhas de Melkor por que era o Fëanor: louco e deturpado. Ele já tinha propensão para fazer todas essas besteiras, só precisava de um empurrão, e foi isso que Melkor fez. Duvido que um elfo sem propensão para a "maldade" caísse nas artimanhas de Melkor; abandonando os Valar.
 
Bom, muitos Noldor voluntariamente abandonaram os Valar... isso não foi erro somente de Fëanor. O que foi erro de Fëanor e a verdadeira marca de sua maldade (e não simples consequëncia de sua loucura) foi ter abandonado esses mesmos Noldor em Aman e queimado os barcos na Terra-Média.
 
Eu não vou recomeçar discussões em relação ao caráter do Fëanor, já que eu já fiz isso nuns 3 tópicos diferentes. Eu só passei pra dizer que muita gente fala que odeia o Fëanor porque ele é um babaca e não sei o que. Assim, sem realmente argumentar...

calma, ainda não acabei... :obiggraz:

O Elrond Meio-Elfo é um cara que realmente odeia o Fëanor e já me mostrou mais que argumentos para isso, em outros tópicos (que por sinal muita gente devia tirar um tempo pra ler). E apesar de não concordar com ele, ele já me convenceu que realmente não muda de idéia nunca :roll: . Quer dizer, ele realmente odeia o Fëanor, e deu respostas com argumentação convincente do porquê disso. A gente já discutiu bastante isso. :wink:

Eu estou mais que careca de saber que defender a índole de Fëanor não é nada fácil. Aliás, um grande desafio e exercício, de fato. O Elrond mesmo já deve ter me visto mais de uma vez defendendo o primogênito de Finwë. Defendê-lo, em termos mundanos, é foda. A gente tem que argumentar muito, e fazer várias citações e lembrar de detalhes minuciosos. O meu objetivo está longe de buscar a redenção pra esse elfo doidão, mas apenas amenizar um pouco a situação, que é sim, mais complexa do que parece. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é algo fadado ao fracasso. Eu já vi gente mudar de idéia quanto a isso depois de uma boa discussão, bem-humorada e sossegada.

Então, só dizer que ele é malvadão, e babaca e trouxa não bastam. Pelo menos, eu queria que quem diz que o odeia dissesse o porquê do ódio tão raivoso que tem. Digo, sentar e pensar mesmo, no porquê que odeia ele. 8-)

Só uma criticazinha na boa hein? :wink:
 
Não podemos dizer que Fëanor era mal, ele estava louco, isso sim.

Hamlet também estava, e ninguém o culpou pelo que fez.

Macbeth morreu com sua sede de poder, louco enfim, loucura causada por sua mulher e pelas bruxas.

Quando disse que Fëanor é gente fina, disse que ele é MESMO, e não paro de achar isto. Foi culpa de Melkor, embora Fëanor também tenha sua (grande) parcela de culpa. Mas isso não muda minha opinião sobre ele.

>Som do Momento - Guns N' Roses - November Rain<
 
Olha, eu tava sem vontade de postar aqui por preguiça mesmo, mas vou postar.

Nessa discussão, eu tô com o Fëaruin. Até pq, outro dia, no MSN, eu tava conversando com ele sobre isso. Do jeito que eu vejo, Fëanor cometeu erros, mas ele nao era um super-idiota, ele nao era o elfo mais babaca da Terra-média, e ele não era (e é aqui onde eu faço ênfase) um assassino. Acontece que, pelo poder divino de Eru, ele foi o MAIOR Elfo que já existiu. Ele era o melhor. The Best. Ele criava jóias sem igual, lutava de um jeito extraordinário, era um líder por natureza, e tinha MUITA ambição.

Fëanor era ambicioso. Mas, como a história tende a partir para o lado triste, vimos que nada deu certo pra ele. A ÚNICA coisa que ele tinha de "correto" na vida dele eram as Silmarils, que lhe foram roubadas. Imaginem assim:
O seu pai é morto na porta de sua casa pelo Ainu mais poderoso de Eä, e, como sua mãe morreu para poder ter você, você está sozinho. Sozinho num mundo cruel, num mundo que só naquele momento estava conhecendo o verdadeiro mal. Fëanor era um caso psicológico nota 10. Ele tinha MUITO ódio, mas nao tinha onde liberar tudo isso.

Ele se divertia confeccionando coisas, como espadas, jóias, e inventando novos sistemas, tais como o sistema de escrita, que ele aperfeiçoou, e as Palantír, que ele criou, e que são as relíquias mais antigas na Terra-Média que ainda não foram perdidas. As Silmarils nao contam, já que elas foram perdidas, um no mais fundo dos Oceanos, um no céu, e um no centro de Arda.

Quando Melkor destruiu as Arvores e roubou as Silmarils, ele tirou TUDO que Fëanor tinha. Fëanor agora "funcionava" na base do ódio por Melkor. Todos os dias ele imaginava sua vingança. E sua ambição era tanta que Melkor TEMIA Fëanor. Imaginem, por exemplo, a batalha de Fingolfin com Melkor. Melkor perdeu um pé, e Fingolfin nao chegava nem perto da habilidade e força de Fëanor. Fëanor só foi morto pois foi atacado por MUITOS Balrogs SIMULTANEAMENTE, e mesmo assim nao imagino quantos tenham morrido antes de Gothmog feri-lo ao ponto de sua morte ser iminente. Se Ecthelion conseguiu matar Gothmog, para Fëanor nao seria lá grande tarefa.

Fëanor era, em todos os sentidos, o MELHOR. Ele podia ser louco, e podia conter muito ódio em si mesmo, mas isso não muda o fato de ele ser Fëanor. O assassinato de Alqualondë foi, em muita parte, culpa de Fëanor sim, mas os Teleri também pisaram na bola. Quem mandou que eles enfrentassem Fëanor, e desafiassem-no a pegar os Barcos? Eles sabiam que nao conseguiriam segurá-lo, mas mesmo assim tentaram, e, como foi provado, foi em vão. Fëanor tinha seus ideais muito bem visualizados, e mataria, se fosse preciso, para alcançar seu objetivo. Se os Valar não o queriam mais em Aman, ele perseguiria Melkor até o seu portão, e faria que nem Fingolfin, desafiando Melkor (e, possivelmente, mortalmente ferindo o Fána de Melkor, ou, até mesmo, exulsando Melkor para fora de Arda, para dentro do Vazio).

Bom, essa é minha idéia GERAL. Mais tarde, eu vou postando mais sobre o porquê que eu acho que Fëanor não era um assassino nato, e que ele nao era um elfo babaca que queria ver sangue. :D
 
Ah, pera aí pô!!! Esse negócio de dizer que ele era gente fina só porque criou coisas belas e únicas não cola. Não é um argumento viável. Newton foi o gênio que criou as bases da física moderna mesmo assim o cara era um cuzão arrogante, traiçoeiro e mesquinho que se divertia em arruinar as carreiras de outros cientistas. Fëanor pode ter sido a mão de Iluvatar na Terra-Média, criando as coisas mais belas que um ser criado pode criar, mas isso não muda o fato de que se existe um inferno de Tolkien, o elfo provavelmente está ardendo dentro dele. :-P :-P :-P

Inegavelmente Fëanor foi o maior elfo que já andou por esta Terra....... assim como Melkor era o maior dentre os de seu povo... talvez dentro TODOS os povos. Mas isto não os torna menos ou mais c-u-z-õ-e-s do que eles já eram. :-P
 
Há algo que diferencia muito explicitamente Turín de Feänor. A primeira é que Turín em momento algum praticou maldade deliberada contra o seu povo ou os eldar. Na ruina de Nargothrond, na morte de Beleg, e em tudo mais, Turín sempre se mostrava austero e com consciência dos males que por vezes fazia, era humilde o suficiente para reconhecer os próprios abusos e etc. Tudo o que fazia de ruim o era em razão da maldição de Morgoth. Os aconselhamentos que dava para si e os outros sempre ocasionavam em tragédia.

Quanto a Hurín, menos ainda procede a comparação. Hurín foi um que arriscou a própria vida e se sacrificou e a tudo o que tinha para salvar a Turgon e a aqueles de quem gostava, e Feänor, por sua vez, arriscou a vida de todos em nome dos artefatos dos quais gostava e pelos quais era obsecado. Bem diferente...

Feänor fez tudo o que fez conscientemente, por orgulho, vaidade e descaso para com a vida dos demais que com ele foram. Traiu aos da casa de Finarfin, que abandonou no caminho, matou os teleri, levou os eldar a ruína na Primeira Era e ainda condenou os filhos a uma vida trágica e de sofrimento. As sequelas do ato de Feänor reverberaram por eras, e apenas na época da Guerra do Anel, com a partida dos ultimos grandes entre os eldar, parecia se cicatriar.
 
O grau de consciência de Fëanor depois da morte do pai não é seguro. O atingiu um grau de loucura furiosa, e tal foi a fúria, o ódio direcionado a Melkor, que quem se postou na frente dele acabou levando também. O que levou Fëanor ao que fez foi a maneira possessiva pela qual ele tratou as Silmarils? Também, mas não tão somente isso. Ele não levou os eldar à ruína. Mesmo indiretamente, por Fëanor surgiram vários heróis. Se Fëanor não tivesse existido, o que seria da história dos eldar? Aliás, as palavras de Fëanor ao arauto dos Valar "No final, eles me seguirão.", se fizeram valer, pois no final, os Valar realmente tomaram vergonha na cara e mexeram a bunda pra levar guerra até Melkor. A derrocada de Melkor na Primeira Era teve origem, mesmo que mais remota, na rebelião de Fëanor. Os atos maldosos de Fëanor foram erguidos pelas mentiras de Melkor, e pelos atos de Melkor (roubo das Silmarils e assassinato de Finwë). E os Valar, de começo, não fizeram absolutamente nada.
Condicional para Melkor, isso não é nem ingenuidade, é burrice mesmo.
 
Como eu disse, Feanor tinha motivos para ser considerado louco, por causa de sua vingança. Hamlet também mata um personagem pensando ser seu tio (não lembro o nome) e causa a ruína de Ofélia. Mas NINGUEM o culpa até hoje! Falam de seu conflito interior, etc...
Mas todos querem malhar Feanor... Não sei porque. Tolkien não gostava de Shakespeare, mas Turin, Feanor, Smeagol, Saruman podem, no meu ver ser comparados a Romeu, Hamlet, Iago e Macbeth respectivamente.

>Som do Momento - Sherryl Crow - Strong Enough<
 
Se Fëanor não tivesse nascido ainda assim existiria Melkor e ainda assim existiria o mal no mundo. Heroís nasceriam e heróis morreriam para derretá-lo. Só que sem Fëanor muita gente não iria sofrer do jeito que sofreu. :mrgreen:
 
Acho qui naum dah pra dizer que se naum fosse o feanor muitos herois naum teriam surgido e que morgoth nunca seria derrotado. Tipo, poderiam surgir herois diferentes em beleriand sem a ajuda das ações dos noldor. E quem sabe, com ou sem rebelião, os valar se apiedassem de beleriand e atacasse morgoth? - isso se presisasse, quem sabe os elfos de beleriand não aguentariam sozinhos. Acho qui eh muito especulativo....
Acho qui Feanor foi vitima dos fatos, mas o qui eu naum perdoo é ele ter passado a maldição para os filhos. Isso foi escroto... :disgusti:

p.s.: Feanurin, o qui vc quer dizer com a historia dos eldar sem o feanor? Num entendi essa colocação :o?:
 
Msmo sem Feanor Morgoth destruiria as arvores e fugiria para a Tm, mas os Valar entrariam em guerra contra ele e ele seria derrotado, mas sem Feanor naum haveria as silmarils, nem beleriand se tornariua tau bela como se tornou com os noldor etc.
Pra mim o problema de Feanor começou mto cedo, ele naum teve uma mãe e viu seu pai substituir a falecida por Indis, por issu Melkor o escolheu pra encher o saco.
 
Melkor escolheu Fëanor como seu alvo, pois o odiava justamente pelo fato de ele ter sido o maior de todos os Filhos de Ilúvatar, e o maior dos noldor (provavelmente o maior povo de Arda).

Mulder, eu quis dizer que, sem Fëanor, a história dos Eldar teria empobrecido.
 
Msmo sem Feanor Morgoth destruiria as arvores e fugiria para a Tm, mas os Valar entrariam em guerra contra ele e ele seria derrotado, mas sem Feanor naum haveria as silmarils, nem beleriand se tornariua tau bela como se tornou com os noldor etc.
Pra mim o problema de Feanor começou mto cedo, ele naum teve uma mãe e viu seu pai substituir a falecida por Indis, por issu Melkor o escolheu pra encher o saco.

Pra min os noldor soh troxeram bronca para beleriand - E dai se haveria sillmaril ou não. Eu preferia que beleriand ficasse de pe em vez de termos essas joias.
Mas acho qui c tem razão: O fato do pai de feanor subistituir indis deixou ele muito puto.

Mulder, eu quis dizer que, sem Fëanor, a história dos Eldar teria empobrecido.

Realmente... mas acho qui se eu fosse um noldor, eu preferiria ter ficado em valinor ou em beleriand do que ter a sua historia enriquecida, eu acho. Foi uma historia enriquecida de tristeza e angustias. Nun acho qui valeria apena...
 
Não discuti o poder, a relevância ou a glória de Feänor, mas o seu caráter. Não se discute o quão grandioso e poderoso era Feänor, e o quão determinante foi ele para a história dos eldar. Mas que ele mandou todos para a merda isso ele fez. E mal caráter, rabugento e arrogante sempre foi. Muito antes da sombra de Melkor, já tratava com desdém os irmãos Fingolfin e Finarfin, por exemplo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo