• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Bechara disse:
Vida Longa ao Valoroso e Sempre-Eterno Supremo Rei dos Elfos, Fingolfin:wink:

E Viva a Capivara Peluda!!!

Mas mesmo assim, ainda acho burrice chamar Morgoth prum mano a mano...
 
Ponha-se no lugar dele Knolex....:wink:

Seu povo é MASSACRADO, seu irmao jah havia sido morto, seu pai...
Enquanto vc continua vivo? Para continuar Acompanhando os Massacres sobre os Elfos??
 
Ponto que não discutiremos mais: Fëanor foi um vilão dentro da obra de Tolkien.

Sobre a estorinha que contei: incluam que o ladrão tinha a lábia poderosíssima, que seu maior poder era corromper os corações e que tenha feito a lavagem cerebral que todos clamam. Ainda assim, lavagem cerebral é algo que funciona com os menos inteligentes, com os mais ingênuos, que não eram os casos de Fëanor, ou com quem tenha pelo menos um mínimo de empatia com o que foi dito, do contrário não funciona. Se Fëanor repudiasse de verdade o que Melkor representa, se tivesse em sua índole algo que fosse totalmente contrário ao que Melkor pregava, jamais se deixaria inflenciar. Melkor tentou influenciar a todos, mas só nos menos inteligentes, nos mais ingênuos e nos de índole corrompida suas palavras surtiram efeito.
Fëanor só foi influenciado porque "deixou-se" influenciar, mas não por burrice ou ingenuidade, pois ele mesmo falou aos Valar que percebeu em Melkor um ser ruim. Fëanor deixou-se influenciar por ostentação. Via nas silmarils algo sagrado, colocando o que é apenas material a cima da vida dos outros seres.

Podemos daqui para frente ficar espondo nossos pontos de vista, alguns podem julgar Fëanor mau, outros dizer: mau, mas nem tanto. O que realmente está em jogo é: Fëanor estava dentro do que Eru determinou como certo ? Todos concordamos que não. O quão afastado ele estava desses preceitos é suficiente para afirmar que ele era mau ou apenas para dizer que era mau, mas nem tanto assim ?

Queria que alguém expusesse virtudes na vida de Fëanor que contrabalanceassem seus erros.

Toda a defesa que se faz é embasada em: coitado, aconteceu tanta coisa ruim com ele, nada mais natural que ele agisse assim. Na minha humilde opinião este é um argumento válido para justificar os erros de quem não tem cultura e inteligência suficientes para dicernir entre o certo e o errado, como por exemplo os jovens infratores que hoje moram na FEBEM. Quanto mais inteligente e culto, mais culpado é o infrator, pois maior é a certeza que o erro provém de sua índole.
 
Gildor disse:
Fëanor ficou insano? Claro, não acredito que exista quem negue isso. Mas ele teve motivos pra isso? No meu ponto de vista, teve de sobra. E querer dizer que tudo isso é apenas má-indole, é querer simplificar demais um dos personagens mais complexos que Tolkien criou.
Quando foi que eu disse que é apenas má índole ? Fui claro em concordar com todos os atenuantes. Mas o problema principal foi a obceção pelas silmarils, algo que é exclusivamente causado pela índole de Fëanor.
 
Tilion disse:
Morreu Fingolfin, o mais altivo dos elfos e mais corajoso...mas nem um pouco burro e inconsequente.
Ele foi aquilo que se esperava dele na obra de Tolkien: um grande herói, na mais pura concepção da palavra. E para ser um herói pleno, é necessária uma coisa óbvia em todas as histórias que formam tais indivíduos: morrer.

E ele o fez, da maneira mais honrada que lhe foi possível.

Most proud, most valiant
His spirit survives

Praise our King!!
Nunca tinha olhado para nenhum Noldo dessa maneira. Este foi com certeza um dos posts mais apaixonados jamais escritos aqui no Fórum.
Tilion, você escreveu de forma tão emocionada que chegou a me comover, de verdade. Relendo a luta de Fingolfin com Morgoth fiquei com aquele sentimento de "podia ter sido diferente", se Fingolfin tivesse isso, se tivesse aquilo, ou aquilo outro... Mas realmente se fosse de outra maneira ele não teria se tornado o herói que conhecemos.
Você me arrumou um problemão, vou ter que arrumar uma razão lógica que justifique em parte o fato de nosso herói partir sozinho para enfrentar o inimigo.
Acho que se tornar o exmplo de determinação que inspiraria os futuros combatentes é uma lógica bastante aceitável.
Gostei muito do seu texto! :wink:
 
Vilya disse:
"Decente" ? As pedras de Fëanor, por mais importantes que fossem para ele, não justificam começar uma guerra contra seus semelhantes. Como já disse, esssa história de que Melkor havia influenciado a Fëanor apenas atenua a gravidade de seus atos, mas está longe de inocentá-lo. Fëanor, e não Melkor, é o culpado pelo fratricídio. Acho que se mudar o termo o crime toma uma forma melhor na mente dos desavisados: Fratricídio é Assassinato de Irmãos. Não há justificativa para tal crime, somente alguém de índole ruim poderia cometê-lo.
Pense assim: um ladrão pega o seu pertence mais estimado e foge. Você decide ir atrás dele. Pede o carro emprestado ao seu irmão, mas ele nega. Você dis que vai de qualquer jeito e pega as chaves. Ele te agarra e tenta pegar as chaves (que são dele) de volta. Você reage, mata o coitado e pega o carro cheio de razão para ir atrás do ladrão.
É simplesmente surreal !

Sim, apesar de serem "somente" pedras, continham nelas todo o destino de Arda e querendo ou não foi o trabalho de sua vida...era um propósito decente....
Lembre-se que na sua história vc esqueceu de dizer que o ladrão matou seu pai, e seu irmão não deu a mínima e lembre-se que quando seu irmão (adotivo) chegou em suas terras vc construiu suas casas, mas ele não emprestou seu carro, quando vc precisava...
Lembre-se, não tiro a culpa de Feanor, que não pensou direito, mas pelo menos um propósito decente ele tinha

Eu sou do
Partido dos defensores de Feanor
 
Eu gosto de Feanor por um motivo bem simples:

Sem ele a história teria terminado antes da 100 página! :P :wink:

Bom agora sobre Feanor em si, ele errou? Sim e muito.
Mas ele cometeu seu erros sozinho? Não

Não dá p/ jogar toda culpa pelo que aconteceu com os Noldor em Feanor, pois os Noldor escutaram ele, e sabiam muito bem o que estavam fazendo e tiveram chance de se arrepender, como aconteceu com Finarfin. Mas nessa reação dos Noldor tinha a influencia de Melkor, como Tilion escreveu.

E outra, sabe desde o nascimento de Feanor, dá p/ ver que ele já tinha uma sina, assim como as Silmarils, quando foram criadas também tinham uma. Nunca tive a impressão de que a história de Feanor, assim como da Terra- Média pudesse ser diferente.
:)
 
Eu também faço parte do time dos que não gostam de Fëanor, é o personagem que me fez sentir mais raiva por causa de suas atitudes insanas tanto que quando ele morreu em Mithrim, eu disse pra mim mesma: Yes, demorou!
Com certeza a vida de Míriel foi desperdiçada afinal ela deu parte de sua vida àquele infeliz.
É o único personagem de Tolkien que eu detesto, e olha que O Simarillion foi o último livro de Tolkien que eu li.
 
Não.. eu não fiquei aliviado com a morte de Fëanor. Embora eu não gostasse dele, gostava menos ainda de Morgoth, e sabia que Fëanor seria pelo menos uma pedra no sapato dele. O cara era O CARA, poderia ser um grande oponente, uma grande força contra Morgoth, mas morreu de uma maneira tão besta... acho que a expectativa que eu coloquei ali nele naquela hora foi toda por água a baixo...

Pena :cry:
 
Sercelda disse:
Não.. eu não fiquei aliviado com a morte de Fëanor. Embora eu não gostasse dele, gostava menos ainda de Morgoth, e sabia que Fëanor seria pelo menos uma pedra no sapato dele. O cara era O CARA, poderia ser um grande oponente, uma grande força contra Morgoth, mas morreu de uma maneira tão besta... acho que a expectativa que eu coloquei ali nele naquela hora foi toda por água a baixo...

Pena :cry:

Ainda arrisco uma coisa :
Se Feanor e Fingolfin tivessem lutado juntos contra Melkor, a possibilidade de vitória era muito alta, pois Melkor tinha mto medo de Feanor...
E mais uma coisa, para quem acha Feanor o maior vilão e eleva outros noldor como Finrod ou Fingon, eles apoiaram o fatricídio tbm, não há um santo na história a não ser Fingolfin
 
Eu acho Eol e Maeglin mais maus do que Fëanor apesar de terem feito menos cáca na vida.

JD (viu? Substituí M**** por cáca! Tô melhorando)
 
Pow, o cara é gente fina.
Acho que foi por isso que este tópico foi enterrado. Estou ressuscitando ele para ver se alguém concorda comigo. Se Fëanor estivesse no teatro, poderia compará-lo a Macbeth ou Otelo.
Por isso ele é o mais phoda

>Som do Momento - Cássia Eller - 1º de Julho<
 
Gente fina ele não é.

Mas é inegável que é alguém de realmente MUITA personalidade. Do tipo que não leva desaforo pra casa, mas principalmente, uma coisa que eu acho que merece reconhecimento: É um dos poucos que realmente falava tudo que pensava.


Fingolfin? Blah... Tô careca de saber que ele é foda.

Finwë: "Enquanto meu filho estiver banido, eu me considero destronado, e me recuso a me encontrar com meu povo."

Finrod, que deu a vida por uma promessa.

Fingon, que sacrificou tanto e se arriscou ainda mais pela amizade por Maedhros.

Esses sim, eram fodas.
 
Também não acredito nisso. Mas nunca tive a aversão por Fëanor que o pessoal daqui mostra. O caso dele foi o de um grande desperdício, e eu lamentei pelo rumo que a história dele tomou. Se ele fosse um sujeito medíocre, sem perspectiva, que nunca tivesse feito nada de bom, talvez eu tivesse ligado menos. Quando eu li o começo daquele capítulo em que o Mandos diz que ele vai morrer logo, eu fiquei parada pensando um tempão, e aí depois o Mandos me sai com aquela batatada... putz, foi fogo (tá, foi um clichezão, mas mesmo assim... :tsc:)
 
"A mim, Fëanor virá em breve..."

Vai rogar maldição assim na casa da Nona. :tsc:

Bem dito, foi um baita desperdício.

Fëanor foi um coitado, de certa forma.

Pra mim, Fëanor num era, nem nunca foi mal. Ele ficou doidão.

Olha, acho que só o fato dele ter perdido a mãe quando era apenas uma criança já o afetou demais. A morte prematura da mãe dele fez ele se tornar um indivíduo fechado para seus próprios pensamentos e feitios. Como Finwë dedicou maior parte de seu amor para Fëanor após a morte de Míriel, Fëanor ficou muito ligado a seu pai, e o amava demais.

Melkor começou a plantar seu veneno na mente de Fëanor, e isso fez ele ir ficando cada vez mais egocêntrico e orgulhoso. As mentiras de Melkor estavam fazendo efeito.
Depois que ele fez as Silmarils, todos elogiaram tanto sua obra que ele acabou se apegando demais a elas. Afinal, é esse o poder das pedras.

Ainda assim as Silmarils ocupavam menor espaço no coração de Fëanor do que seu pai. Acho que boa parte também do fato de Fëanor desgostar seus meio-irmãos é porque ele não aceitou bem o papel de Indis "substituindo" sua mãe. As mentiras de Melkor só ajudavam a alimentar esse pensamento. Então, Fëanor já andava irritado, expulso de Tirion e com suas pedras sendo cobiçadas, e acreditando que Fingolfin desejava usurpar seu lugar como Primogênito de Finwë, o que, convenhamos, não é totalmente mentira. Fingolfin não é o maior exemplo de boa índole dos noldor não senhor.
O assassinato de seu pai e o roubo das pedras foi então o estopim da fúria insana de Fëanor. Ao início os Valar não demonstraram, visivelmente, nenhuma grande ação contra Melkor e sua fuga. Fëanor já estava fulo da vida e pensou que os Valar iam deixar por isso mesmo, e então se rebelou. O Fratricídio foi uma das infelizes e trágicas consequências de todo um processo de mentiras de Melkor pra cima de Fëanor.
Não podemos dizer que Fëanor era mal, ele estava louco, isso sim. E o fato que Fingolfin que se intitulou Rei dos Noldor também ajudou ainda mais na insanidade de Fëanor. Fëanor se emputeceu mais e queimou os barcos. É difícil julgar Fëanor sem estarmos na mesma posição que ele: Ele era poderosíssimo, os elfos e os valar deviam esperar muito dele, do tipo que se ele, por exemplo, cometesse uma gafe, seria motivo de muitas fofocas em Valinor, mas ele também era muito sozinho, mas teve seu pai assassinado e suas maiores obras descaradamente roubadas.
Isso levou ele à loucura. Ele não era mal, se ele fosse mal mesmo, ele seria um verdadeiro tirano, e ele não o era. Por exemplo, quem quisesse ir com ele para o exílio ia, quem não quisessem f***-se entende? Assim acho errado, muito errado dizer simplesmente que Fëanor era mal, um tremendo filho da p*** e tal, não estamos na situação que ele estava, então não podemos julgá-lo assim.
Mas é o tal negócio, Melkor enganou praticamente todo mundo em Valinor, se até Vala caiu no papo (né seu Manwë?), como haveria de Fëanor resistir? E ele foi alguém (o único, por sinal) que ainda conseguiu ver a cobiça de Melkor. Mesmo quem ODEIE o Fëanor, há de admitir que adora aquele trecho: "'Sai já de meus portões, tu, prisioneiro de Mandos - e bateu a porta de sua casa no nariz do mais poderoso de todos que habitavam Eä.'"

Mas Filho de Ilúvatar da índole de Finrod Felagund, ainda tá pra nascer.
 
O problema é que Fëanor era um Alto-Elfo de Valinor, ensinado e educado por ninguém menos que Aulë e Manwë, os maiores e mais poderosos deuses que existiam na Terra-Média. Era de se esperar que um elfo com mesmo que um décimo do background de Fëanor fosse no mínimo capaz de superar as desgraças da vida. Afinal, as mortes de seus pais não deviam ser desculpas para essa suposta "loucura" já que nenhum elfo essencialmente morre na Terra-Média e tanto Míriël quanto Finwë retornariam ao mundo depois.
Acho que tanto dizer que é louco quanto dizer que era mal é simplificar muito as coisas. Talvez ele fosse um pouco dos dois.... :mrgreen: :x :grinlove: :lol: 8O :aham:
 
O Fëanor era um cara de mto talento, personalidade, era determinado e etc. Mas pra que ele usou essas virtudes? Pra nada decente, a não ser fazer as Silmaril.

Agora, as coisas ruins que ele fez (só as principais): ele se rebelou contra os Valar, massacrou os teleri, envolveu os filhos e os noldor em sua causa pessoal de recuperar as Silmarils, causando só desgraças pra eles, e abandonou seu próprio irmão e etc.

Ele era no minimo louco, obcecado, maniaco e psicopata.
 
Eonwe, você acha pouco ele ter feito as Silmarils? E o tengwar, que ele aperfeiçoou? E as palantíri? E as outras coisas que o livro não menciona, mas dão a entender que ele era capaz de fazer?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo