• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Gosto muito de Fingolfin, acho ele o mais elfo mais irado. Incutir ferimentos em Morgoth Bauglir foi demais. Mas prefiro o velhoe sábio Finrod Felagund, amigo tanto de homens quanto de anões. Teve a infelicidade de perder na luta de canções de poder com Sauron.
 
Gildor disse:
Vilya disse:
Novamente, fica a dúvida: isso é ser mau ou é cometer um ato de maldade simplesmente ?

Dá pra responder essa pergunta com outra: antes de Morgoth plantar seu veneno em Fëanor, você consegue lembrar de algum ato de maldade dele? Alguma ação que indicasse que Fëanor seria um grande vilão?

Se for repetir essa mesma pergunta pra Morgoth, a resposta muda um pouquinho... :twisted:

Não fiz esta pergunta já sabendo a resposta. Passei o dia inteiro refletindo sobre ela. O que o Tilion falou faz todo o sentido, mas é opinião dele, que não tenho certeza se é correta ou errada. O Gildor respondeu-me com outra pergunta, que novamente me fez refletir.
Para chegarmos a uma conclusão devemos primeiro fixar alguns parâmetros: Eru e Melkor são as personificações do bem e do mal, representam o que é bom e o que é mau. Há um pouco tanto da essência de Eru quanto de Melkor em cada ser vivo. Ser bom não é ser igual a Eru, isto é impossível para qualquer ser e normalmente tentar sê-lo é megalomania, portanto ser bom é agir dentro do que Eru determinou como certo, é estar próximo aos preceitos que ele representa. Ninguém deixa der ser bom por errar algumas vezes na vida, desde que sempre tente se aproximar do que é o bem. Analogamente, ser mau não é ser igual a Melkor, isto é impossível para qualquer outro ser, pois ele foi o mais poderoso dos Valar, portanto ser mau é agir segundo o que Melkor determinou como certo, é estar próximo dos preceitos que ele representa....
Opa, peraí! Isso não é totalmente verdade, isso também é ser mau, mas não é a única maneira de ser mau, a definição abrangente do que é ser mau é: agir fora do que Eru determinou como certo, é estar afastado dos preceitos que ele representa. Melkor se encaixa nesse conceito, mas não é o conceito de maldade em si. Há outro erro, Melkor só é a personificação do mal porque não há ninguém pior do que ele para isso. Na verdade não existe um ser que personifique o mal, apenas um que mais se aproxima da personificação, no caso Melkor. O erro que estavamos cometendo era de colocarmos de um lado Melkor do outro o conceito de maldade e decidirmos que ele são equivalentes, quando não o são. Fazer isso é tão errado quanto dizer que Melkor era tão poderoso quanto Eru. Ser bom é se aproximar de Eru, ser mau é se afastar de Eru.
Mas ainda não decidimos o ponto em questão: Fëanor estava suficientemente afastado do que Eru representava a ponto de podermos taxá-lo mau? Aqui entra um julgamento subjetivo e depende da compreenção do que era o bem na obra de tolkien.
Sabendo havia da essência de Eru e de Melkor dentro de Fëanor, eu julgo que o fatricídio é suficiente para concluir que Fëanor era mau, pois este ato o colocou num dos pontos mais distantes que um ser pode estar de Eru. (Meu julgamento foi este, agora cada um dê o seu, mas usando os parâmetros corretos para maldade e bondade. :wink: )
 
Bom , Fëanor é o meu terceiro personagem favorito do Silma, somente atrás do Túrin e do Fingolfin...
Feanor pra mim, foi o grande elfo que existiu e sua história não é só mas dramática que a de Turin.
Longe de Feanor ser um homem bom... Trabalhou muito e fez as maiores coisas que já existiram, mas por dar influência a palavra de outros e por dar chance a elas foi traido pelo orgulho de seus próprios atos. Não acho que ele tenha sido mau de todo, toda a sua vida ele se voltou para fazer as silmarilli, terminou-as mas seu trabalho foi em vão... Veja como Feanor não odiava Fingolfin, apenas não se dava com eles ( já que o amor de seu pai que era direcionado a ele e agora era dividido entre três ) e mostrou pelo menos um pouco de cárater. Na festa que teve antes das destruição das árvores ele e seu irmão se reconciliaram com palavras boas e amigaveis. Por que isso ??? Porque ficou doze anos exilado sem influência nenhuma de Melkor.
Até Tolkien disse que se Finwe não tivesse se casado a história seria diferente, até mesmo se os Vala fossem cautelosos e não libertassem Melkor, tudo não teria acontecido... A verdade é que Manwë é um lerdo e idiota e se Tulkas ou Ulmo tivessem o poder, Melkor nunca regressaria. Todo o mau de Feanor veio de Melkor e das silmarilli. Mas não há como justificar os atos de Feanor, ele ficou louco quando seu trabalho fora roubado e vendo que aparentemente os Valar não tomariam nenhuma decisão rápida para ter de volta as silmarilli, decidiu ir por si só, para tentar tomar o que era seu de volta. O fatrícidio contra os teleri foi grave, muito grave, mas em seu pensamento Feanor sabia que era uma tentativa dos Valar impedir sua saída de Valinor. Feanor negociou barcos, disse que quando os Teleri chegaram foram os Noldor que os ajudaram e deram-lhe pedras preciosas, mas os teleri lhe recusaram os barcos dizendo que era somente deles e que fora ensinado somente a eles a arte de sua construção, mas as pedras preciosas tbm eram da arte dos Noldor mas esses lhe davam com boa vontade. Tentou roubar os barcos, mas os teleri os atacaram... O mesmo que Feanor queria fazer a Melkor, depois de ter seu tesouro roubado acabar com ele.... Isto coloca Feanor na posição de vilão, o que ele realmente foi, mas não foi sem um propósito "decente"...[/quote]
 
Concordo com o Relgal! O Manwë é o maior mela-cueca... Vote Ulmo para presidente dos VALAR!!!!!!!!!!

E todos devem aderir à campanha "Dêem uma Camisinha pro Finwë"

Valinor também é Solidariedade e Consciência política!!!



(Nem eu consigo imaginar como escrevi esse troço aí em cima)
 
Bechara disse:
acho fingolfin mais sabio q finrod...sei lah..:D

Ir para Angband sozinho, chamar Melkor, o mais poderoso dos Valar para um duelo 1x1 e virar PURÊ de Grond! 8O

Realmente, Fingolfin foi o mais sábio rei dos Noldor. 8)
 
Glaurung disse:
Ir para Angband sozinho, chamar Melkor, o mais poderoso dos Valar para um duelo 1x1 e virar PURÊ de Grond! 8O

Realmente, Fingolfin foi o mais sábio rei dos Noldor. 8)

Hehehe, que sarcasmo para com o maior dos quendi...
Feanor foi o mais sábio dos elfos e fez tudo o que fez...
Fingolfin foi lutar contra Melkor logo após a humilhante derrota nas Dagor Bragollach e vendo que ele era a última esperança de todos os Noldor sai com toda a cólera do mundo contra Melkor e se não tivesse se cansado o derrotaria.
Fingolfin foi o mais valente, mas como Feanor confiou muito em si próprio

E Ulmo para presidente dos Valar
Vice - Tulkas
 
Relgal disse:
Hehehe, que sarcasmo para com o maior dos quendi...
Feanor foi o mais sábio dos elfos e fez tudo o que fez...
Fingolfin foi lutar contra Melkor logo após a humilhante derrota nas Dagor Bragollach e vendo que ele era a última esperança de todos os Noldor sai com toda a cólera do mundo contra Melkor e se não tivesse se cansado o derrotaria.
Fingolfin foi o mais valente, mas como Feanor confiou muito em si próprio

E Ulmo para presidente dos Valar
Vice - Tulkas

Eu não coloquei em dúvida a coragem de Fingolfin. Sem dúvida nenhuma ele foi corajoso, mas ele não foi muito esperto.

Tudo bem, considerando-se a situação ele poderia estar em estado de desespero para tomar uma atitude desesperada, mas aí ele cometeu o mesmo erro de seu irmão Fëanor: FOI INCONSEQUENTE.
 
Acho que Fingolfin se sentiu Humilhado por ter perdido A Dragor...
E tentou morrer de forma digna..Isso eh virtude, e nao burrice.. 8)
 
Bechara disse:
Acho que Fingolfin se sentiu Humilhado por ter perdido A Dragor...
E tentou morrer de forma digna..Isso eh virtude, e nao burrice.. 8)

Virutde? Hmmm... Por que você não dá um pulinho na casa do Tyson e chama ele prum mano a mano? Por honra. digamos que ele e tua namorada te puseram chifres(um exemplo).. Não é algo muito inteligente, não?
 
Glaurung disse:
Tudo bem, considerando-se a situação ele poderia estar em estado de desespero para tomar uma atitude desesperada, mas aí ele cometeu o mesmo erro de seu irmão Fëanor: FOI INCONSEQUENTE.

Valeu Glaurung, bom saber que você está do mesmo lado que eu, Tilion e o Relgal :twisted:

Realmente, Fingolfin teve o mesmo pecado que Fëanor: inconsequência pura e simples, cegueira e insanidade suficiente pra agir fora de toda lógica e sacrificar a própria vida pra fazer o que a loucura dele dizia que era o certo: tentar matar Morgoth. A diferença é que Fingolfin preferiu fazer isso sozinho, e não envolveu mais ninguém na sua "missão". E assim, só ele morreu.

Pra mim, ele foi um caso menor da insanidade que acometeu Fëanor. O que me faz ter mais firmeza no meu pensamento inicial: Fëanor não é o vilão que todos insistem.
 
Exatamente, Feanor não é todo o mal...
Fingolfin foi melhor que Feanor para mim exatamente neste ponto... Ele se ferrou sozinho, não colocou ninguém mais em sua maldição, foi mais consciente que Feanor...
Outro caso de desespero foi o de Beren, que por amor foi desafiar Melkor, mas ele teve sorte, realizou seus feitos...
Outro foi o de Turin armar a cilada para Glaurung
Outro foi Finrod desafiar Sauron
Outro foi Fingon resgatar Maedhros

Todos personagens grandes da obra de Tolkien cometeram atos insanos, alguns tiveram sorte, como Beren e Fingon, mas Finrod, Turin, Feanor, Fingolfin se ferraram pelos seus atos...

Mas vejam o idiota do Thingol que num fez nada para ajudar nas guerras de Beleriand, ficou na dele e num fez aparentemente nada de errado, mas num passa de um otário...
Os personagens legais são exatamente os que se ferram...
 
Deriel disse:
Pq? Porque ele se corrompeu, se deixou corromper e não satisfeito ainda corrompeu grande parte dos Noldor.

Ele não fez nada a não ser ferrar consigo mesmo e com todos os Elfos.

Gostar como dum filha da p*** egoísta e asqueroso como ele?
bom, acho q o deriel provou o ponto de vista dele :)
 
Bechara disse:
Acho que Fingolfin se sentiu Humilhado por ter perdido A Dragor...
E tentou morrer de forma digna..Isso eh virtude, e nao burrice.. 8)
Fingolfin sofria da mesma doença que a maioria dos Noldor, tinha um ego maior que a sensatez. Quando ele partiu para o duelo com Morgoth, pode parecer loucura, mas ele realmente achava possível matá-lo. (Tolinho :lol: )
 
Relgal disse:
Isto coloca Feanor na posição de vilão, o que ele realmente foi, mas não foi sem um propósito "decente"...
"Decente" ? As pedras de Fëanor, por mais importantes que fossem para ele, não justificam começar uma guerra contra seus semelhantes. Como já disse, esssa história de que Melkor havia influenciado a Fëanor apenas atenua a gravidade de seus atos, mas está longe de inocentá-lo. Fëanor, e não Melkor, é o culpado pelo fratricídio. Acho que se mudar o termo o crime toma uma forma melhor na mente dos desavisados: Fratricídio é Assassinato de Irmãos. Não há justificativa para tal crime, somente alguém de índole ruim poderia cometê-lo.
Pense assim: um ladrão pega o seu pertence mais estimado e foge. Você decide ir atrás dele. Pede o carro emprestado ao seu irmão, mas ele nega. Você dis que vai de qualquer jeito e pega as chaves. Ele te agarra e tenta pegar as chaves (que são dele) de volta. Você reage, mata o coitado e pega o carro cheio de razão para ir atrás do ladrão.
É simplesmente surreal !
 
Glaurung disse:
Eu não coloquei em dúvida a coragem de Fingolfin. Sem dúvida nenhuma ele foi corajoso, mas ele não foi muito esperto.

Tudo bem, considerando-se a situação ele poderia estar em estado de desespero para tomar uma atitude desesperada, mas aí ele cometeu o mesmo erro de seu irmão Fëanor: FOI INCONSEQUENTE.

Bem, ele ficou desesperado. Na visão dele, os Noldor estavam acabados, varridos da existência de Arda, e nesse momento ele era o Alto-Rei dos Noldor. Acho que um dos principais motivos para ele ter tomado tal atitude foi esse: dever para com os seus.

A questão da honra entre os Noldor era um dos pontos fundamentais nesse caso. O Juramento de Fëanor é o melhor exemplo disso: Fingolfin seguiu seu meio-irmão, não sem relutância, mas a obrigação do parentesco se fez sentir; a queima dos barcos em Dengrist foi uma decepção ainda maior para Fingolfin, que mesmo assim atravessou o Gelo a duras penas. Ele abdicara de tudo em Aman pelo irmão, apenas para ser traído depois. Essa ferida, creio eu, causou uma dor talvez maior que a causada por Grond, e duvido que tenha cicatrizado.

Ele, porém, tinha consciência, desde o momento do Juramento, de tudo o que estava fazendo, e creio também que todas as ações que ele tomou depois não foram de modo algum inconsequentes, mesmo o desafio a Morgoth: Fingolfin sabia que não havia modo de derrotar um Vala, e este era o mais poderoso deles (bem, talvez não tanto como antes, pois Morgoth já havia assumido uma forma permanente e dissipado seu poder pela Terra-média; mas ainda assim, o que lhe restava de poder, estava além da compreensão de qualquer ser da Terra-média, à exceção dos Ainur.), mas era tentar alguma coisa, mesmo que no fundo soubesse ser vã, ou morrer impassível, e ele optou pela primeira.

Imagine o peso que se abateu sobre Fingolfin após a Bragollach: Angrod, Aegnor e Bregolas caíram nessa batalha. Os filhos de Fëanor foram derrotados e humilhados. Glaurung fez um estrago considerável. E a tudo isso Fingolfin não pôde fazer nada, pois fora separado da hoste principal e ficou isolado, sem poder ajudar os filhos de Finarfin. Quando todas as notícias da batalha chegaram até ele, ele inevitavelmente contemplou a total ruína dos Noldor – e quem não contemplaria tal coisa do lugar dele?! Alto-rei, com dever de proteção aos seus súditos, fracassar e vê-los massacrados. O que mais poderia ser feito? Abaixar a cabeça e chorar, esperando a morte inevitável trazida pelas hordas de Morgoth? Talvez para a maioria dos outros elfos, e dos homens também, essa fosse a única opção.

Mas não para Fingolfin.

Tudo o que ele era foi posto à prova nesse momento. Creio que ele refletiu muito, mesmo desesperado, sobre o que fazer. A lembrança de Aman, da morte de seu pai, do fratricídio, do roubo das Silmarils, da morte das Árvores, a traição de Fëanor, o tormento no Helcaraxë... tudo isso deve ter explodido em seu peito ao mesmo tempo. Quem, entre todos os Filhos de Ilúvatar, não teria sucumbido à essa dor? Pois Fingolfin não sucumbiu e, no seu ponto de vista, a única coisa a ser feita era acabar com a fonte de todo esse mal, cortar a raiz causadora dessas dores todas – ou seja, derrotar Morgoth.

Ele sabia que perderia, mas talvez lá no fundo existisse um pingo de esperança... uma intervenção dos Valar a seu favor, um auxílio que lhe desse forças. Esse pode ter sido um motivador a ele, mas não mais que o próprio fogo que o consumia.

Então cavalgou até as portas de Angband e fez seu desafio. Morgoth aceitou, mas não sem relutância – ele sentiu medo! Ele sabia do poder dos Noldor, e principalmente do seu Alto-rei, e sua forma física agora era definitiva.

O combate foi travado. Fingolfin deixou sua marca em Morgoth para toda a eternidade, uma dor que o Vala nunca deixou de sentir. A força dos Noldor e de tudo que fora massacrado por Morgoth estava em cada golpe da espada do elfo. Mas, para azar dele, ele era apenas isso: um elfo e, portanto, sujeito ao cansaço. Ele enfrentou um "deus" frente-a-frente, lutou por seu povo, lutou por tudo que havia sido perdido e por tudo que se perderia se Morgoth continuasse a existir.

Ele estava destinado a perder, mas não perderia impassível.

Por um bom momento o destino da Terra-média esteve nas mãos dele, e isso deve ter pesado também. Nesse ponto me indigno com os Valar, pois com certeza acompanharam o combate... e totalmente impassíveis. A política de não-intervenção deles causou mais mal à Terra-média do que se eles tivessem intervido.

Sete vezes ele feriu Morgoth, que sentiu uma dor quase tão aguda quanto a das Silmarils queimando em suas mãos, e na oitava vez, Fingolfin lhe cortou o pé. Então o mais poderoso dos elfos morreu. Mas deixou sua marca. De certa forma, mesmo que não fizesse muita diferença por tudo o que Morgoth ainda foi capaz de causar, Fingolfin vingou tudo o que queria vingar.
Para mim, morreu com honra, como poucos morreram (e aí entra a questão do "herói" na obra de Tolkien: há muitos no próprio Silmarillion, mas poucos como Fingolfin; e ele partilhou do mesmo destino dos outros heróis: conquistou a glória eterna, mas pela morte).

Confesso que chorei nesse trecho, desde o momento em que ele recebeu as notícias da Bragollach até seu enterro. Pra mim, esse duelo foi um dos pontos mais tocantes do Silmarillion, se não o mais.

Bom, posso ter me empolgado um pouco, tudo bem. Mas Fingolfin é o meu personagem favorito do Silmarillion mesmo, então acho que posso ser perdoado por isso. :wink:

Ainda sim, não posso crer em inconsequência da parte dele. Ele tinha total consciência do que aconteceria, mas TEVE que agir daquele modo. Era tudo ou nada: acabou não sendo "tudo", mas tampouco foi nada. Morgoth viu o que a fúria dos Noldor poderia lhe causar – se apenas um elfo lhe ferira daquele modo, o que diria de todos unidos em ódio por ele? Por isso passou a ser mais cuidadoso em seus planos, e não deixou mais sua fortaleza até o final da Guerra da Ira.

Morreu Fingolfin, o mais altivo dos elfos e mais corajoso, mas nem um pouco burro e inconsequente. Ele foi aquilo que se esperava dele na obra de Tolkien: um grande herói, na mais pura concepção da palavra. E para ser um herói pleno, é necessária uma coisa óbvia em todas as histórias que formam tais indivíduos: morrer.

E ele o fez, da maneira mais honrada que lhe foi possível.

Most proud, most valiant
His spirit survives

Praise our King!!
 
Vilya disse:
Relgal disse:
Isto coloca Feanor na posição de vilão, o que ele realmente foi, mas não foi sem um propósito "decente"...
"Decente" ? As pedras de Fëanor, por mais importantes que fossem para ele, não justificam começar uma guerra contra seus semelhantes. Como já disse, esssa história de que Melkor havia influenciado a Fëanor apenas atenua a gravidade de seus atos, mas está longe de inocentá-lo. Fëanor, e não Melkor, é o culpado pelo fratricídio. Acho que se mudar o termo o crime toma uma forma melhor na mente dos desavisados: Fratricídio é Assassinato de Irmãos. Não há justificativa para tal crime, somente alguém de índole ruim poderia cometê-lo.
Pense assim: um ladrão pega o seu pertence mais estimado e foge. Você decide ir atrás dele. Pede o carro emprestado ao seu irmão, mas ele nega. Você dis que vai de qualquer jeito e pega as chaves. Ele te agarra e tenta pegar as chaves (que são dele) de volta. Você reage, mata o coitado e pega o carro cheio de razão para ir atrás do ladrão.
É simplesmente surreal !

Tá. Mas e se o ladrão tivesse feito uma lavagem cerebral em você, a ponto de colocá-lo contra seu irmão?

E a única doença que eu enchergo no Fingolfin era o seu desepero e a ira profunda por seu inimigo. Podem chamar de insensatez se quiserem, mas será que fugir seria mais "sensato"? Prefiro lutar.

E Tilion, parabéns de novo pelo seu post. :)
 
Vilya disse:
Como já disse, esssa história de que Melkor havia influenciado a Fëanor apenas atenua a gravidade de seus atos, mas está longe de inocentá-lo. Fëanor, e não Melkor, é o culpado pelo fratricídio. Acho que se mudar o termo o crime toma uma forma melhor na mente dos desavisados: Fratricídio é Assassinato de Irmãos. Não há justificativa para tal crime, somente alguém de índole ruim poderia cometê-lo.

Acho que ninguém aqui tem intenção de negar o óbvio que Fëanor é o culpado por tudo o que aconteceu. Nunca vi ninguém falando em inocentá-lo por aqui, apesar de seus (na minha opinião, consideráveis) atenuantes. Relembrar que ele é culpado é chover no molhado.

Vilya disse:
Pense assim: um ladrão pega o seu pertence mais estimado e foge. Você decide ir atrás dele. Pede o carro emprestado ao seu irmão, mas ele nega. Você dis que vai de qualquer jeito e pega as chaves. Ele te agarra e tenta pegar as chaves (que são dele) de volta. Você reage, mata o coitado e pega o carro cheio de razão para ir atrás do ladrão.
É simplesmente surreal !

Esse exemplo que você deu é realmente surreal. Pena que não foi exatamente assim que aconteceu com Fëanor. Pra tentar ser minimamente semelhante, esse mesmo ladrão teria que ter feito um forte trabalho psicológico nele, pra envenenar seu espírito e distorcer suas visões de liberdade. Esse mesmo ladrão teria que ter assassinado seu pai, e roubado o trabalho da sua vida. Esse mesmo ladrão teria que ter feito um bom estrago na sua percepção das coisas, para que você percebesse que estava sendo refém/prisioneiro de uma polícia que não iria nunca prender o ladrão (que era um deles) e nunca iria deixar você mesmo fazer nada.

Fëanor ficou insano? Claro, não acredito que exista quem negue isso. Mas ele teve motivos pra isso? No meu ponto de vista, teve de sobra. E querer dizer que tudo isso é apenas má-indole, é querer simplificar demais um dos personagens mais complexos que Tolkien criou.
 
Bem... eu nao odeio Feanor... ele e Turim sao meus personagens favoritos...

Porque, sao orgulhosos, mas ao mesmo tempo extremamente poderosos, e humanos. Sim, humanos. Humanos no sentido emocional.
 
Tilion disse:
Glaurung disse:
Eu não coloquei em dúvida a coragem de Fingolfin. Sem dúvida nenhuma ele foi corajoso, mas ele não foi muito esperto.

Tudo bem, considerando-se a situação ele poderia estar em estado de desespero para tomar uma atitude desesperada, mas aí ele cometeu o mesmo erro de seu irmão Fëanor: FOI INCONSEQUENTE.

Bem, ele ficou desesperado. Na visão dele, os noldor estavam acabados, varridos da existência de Arda...e nesse momento ele era o Alto-Rei dos noldor. Acho que um dos principais motivos para ele ter tomado tal atitude foi esse: dever para com os seus.
A questão da honra entre os noldor era um dos pontos fundamentais nesse caso. O Juramento de Fëanor é o melhor exemplo disso: Fingolfin seguiu seu meio-irmão, não sem relutância, mas a obrigação do parentesco se fez sentir; a queima dos barcos em Dengrist foi uma decepção ainda maior para Fingolfin...que mesmo assim atravessou o Gelo à duras penas. Ele abdicara de tudo em Aman pelo irmão, apenas para ser traído depois. Essa ferida, creio eu, causou uma dor talvez maior que a causada por Grond...e duvido que tenha cicatrizado.
Ele, porém, tinha consciência, desde o momento do Juramento, de tudo o que estava fazendo...e creio também que todas as ações que ele tomou depois não foram de modo algum inconsequentes...mesmo o desafio a Morgoth: Fingolfin sabia que não havia modo de derrotar um vala, e este era o mais poderoso deles (bem, talvez não tanto como antes, pois Morgoth já havia assumido uma forma permanente e dissipado seu poder pela Terra-média; mas ainda assim, o que lhe restava de poder, estava além da compreensão de qualquer ser da Terra-média, à exceção dos Ainur.), mas era tentar alguma coisa, mesmo que no fundo soubesse ser vã, ou morrer impassível...e ele optou pela primeira.

Imagine o peso que se abateu sobre Fingolfin após a Bragollach: Angrod, Aegnor e Bregolas caíram nessa batalha. Os filhos de Fëanor foram derrotados e humilhados. Glaurung fez um estrago considerável. E a tudo isso Fingolfin não pôde fazer nada, pois fora separado da hoste principal e ficou isolado, sem poder ajudar os filhos de Finarfin.
Quando todas as notícias da batalha chegaram até ele, ele inevitavelmente contemplou a total ruína dos noldor...e quem não contemplaria tal coisa do lugar dele?! Alto-rei, com dever de proteção aos seus súditos, fracassar e vê-los massacrados. O que mais poderia ser feito? Abaixar a cabeça e chorar, esperando a morte inevitável trazida pelas hordas de Morgoth? Talvez para a maioria dos outros elfos, e dos homens também, essa fosse a única opção.

Mas não para Fingolfin.

Tudo o que ele era foi posto à prova nesse momento. Creio que ele refletiu muito, mesmo desesperado, sobre o que fazer. A lembrança de Aman, da morte de seu pai, do fratricídio, do roubo das Silmarils, da morte das Árvores, a traição de Fëanor, o tormento no Helcaraxë...tudo isso deve ter explodido em seu peito ao mesmo tempo. Quem, entre todos os Filhos de Ilúvatar, não teria sucumbido à essa dor? Pois Fingolfin não sucumbiu e, no seu ponto de vista, a única coisa a ser feita era acabar com a fonte de todo esse mau, cortar a raiz causadora dessas dores todas....ou seja, derrotar Morgoth.
Ele sabia que perderia, mas talvez lá no fundo existisse um pingo de esperança...uma intervenção dos Valar a seu favor, um auxílio que lhe desse forças. Esse pode ter sido um motivador a ele...mas não mais que o próprio fogo que o consumia.

Então cavalgou até as portas de Angband e fez seu desafio. Morgoth aceitou, mas não sem relutância...ele sentiu medo!!! Ele sabia do poder dos noldor, e principalmente do seu Alto-rei, e sua forma física agora era definitiva.

O combate foi travado. Fingolfin deixou sua marca em Morgoth para toda a eternidade, uma dor que o vala nunca deixou de sentir. A força dos noldor e de tudo que fora massacrado por Morgoth estava em cada golpe da espada do elfo. Mas, para azar dele, ele era apenas isso: um elfo e, portanto, sujeito ao cansaço. Ele enfrentou um "deus" frente-a-frente...lutou por seu povo...lutou por tudo que havia sido perdido e por tudo que se perderia se Morgoth continuasse a existir.
Ele estava destinado a perder, mas não perderia impassível.
Por um bom momento o destino da Terra-média esteve nas mãos dele, e isso deve ter pesado também.
Nesse ponto me indigno com os Valar, pois com certeza acompanharam o combate...e totalmente impassíveis. A política de não-intervenção deles causou mais mal à Terra-média do que se eles tivessem intervido.

Sete vezes ele feriu Morgoth, que sentiu uma dor quase tão aguda quanto a das Silmarils queimando em suas mãos, e na oitava vez, Fingolfin lhe cortou o pé.
Então o mais poderoso dos elfos morreu. Mas deixou sua marca. De certa forma, mesmo que não fizesse muita diferença por tudo o que Morgoth ainda foi capaz de causar, Fingolfin vingou tudo o que queria vingar.
Para mim, morreu com honra, como poucos morreram (e aí entra a questão do "herói" na obra de Tolkien: há muitos no próprio Silmarillion, mas poucos como Fingolfin; e ele partilhou do mesmo destino dos outros heróis: conquistou a glória eterna, mas pela morte).

Confesso que chorei nesse trecho, desde o momento em que ele recebeu as notícias da Bragollach até seu enterro. Pra mim, esse duelo foi um dos pontos mais tocantes do Silmarillion, se não o mais.

Bom, posso ter me empolgado um pouco, tudo bem. Mas Fingolfin é o meu personagem favorito do Silmarillion mesmo, então acho que posso ser perdoado por isso. :wink:

Ainda sim, não posso crer em inconsequência da parte dele. Ele tinha total consciência do que aconteceria, mas TEVE que agir daquele modo. Era tudo ou nada...acabou não sendo "tudo", mas tampouco foi nada. Morgoth viu o que a fúria dos noldor poderia lhe causar...e apenas um elfo lhe ferira daquele modo, o que diria de todos unidos em ódio por ele. Por isso passou a ser mais cuidadoso em seus planos, e não deixou mais sua fortaleza até o final da Guerra da Ira.

Morreu Fingolfin, o mais altivo dos elfos e mais corajoso...mas nem um pouco burro e inconsequente.
Ele foi aquilo que se esperava dele na obra de Tolkien: um grande herói, na mais pura concepção da palavra. E para ser um herói pleno, é necessária uma coisa óbvia em todas as histórias que formam tais indivíduos: morrer.

E ele o fez, da maneira mais honrada que lhe foi possível.

Most proud, most valiant
His spirit survives

Praise our King!!

Bem, Como eu vou dizer? Já sei..PERFEITO! Acho que você conseguiu expor tudo que penso sobre este fato.
Alias, na minha opinião, Fingolfin é o mais Valoroso de todos os elfos de que se tem conhecimento!
Ponham-se no lugar dele. Primeiro, por amor ao irmao, "desafia" os Valar e aceita seguí-lo, porque sabe da importancia das Simarilis para Fëanor e sabe que seu irmao está transtornado, precisando de ajuda...
Abdica o trono dos noldor em Aman, porque seria ele o Alto-Rei se não partisse com Feanor e Finarfin, Abdica a Terra Abençoada, Os Valar.. Para ser Traído por quem menos esperava, Seu IRMAO.
Após isso, Atravessa o Helcraxë, na mais árdua das caminhadas dos Noldor, sobrevive..Para receber a noticia que seu irmao querido, e traidor, está morto..
O que te passaria à cabeça na hora?? "Abdiquei a minha vida por alguem que me traiu e agora está morto".. Doloroso nao??
Mas ele nao deixou-se deprimir, e assumiu o Cargo de Alto-Rei dos Elfos na Terra-Media.
Sobrevive por algumas centenas de anos à Morgoth Bauglir exercendo todo tipo de crueladade para/com o povo que espera que VOCÊ faça alguma coisa, "abandonando os que veêm em você o salvador"...
Pesaroso nao??
Mas ele continuou...Até que a Dragor Bragollach veio..E com ela, você assiste à morte de GRANDE PARTE de seu povo, aqueles que era o seu dever proteger..
Angustiante não? Até HUMILHANTE, pois ao contrario da maioria do povo que te defendia MORREU, você continua vivo..
E acho que foi por isso que Fingolfin sentiu-se no DEVER de juntar-se à eles, mas nao em "vão".

Por isso, decidiu acabar com a sua última esperança, tentando derrotar a fonte de toda a sua desgraça, Morgoth..Mas nao se pode enfrentar um Deus, por mais "Fraco" seu poder esteja..Pois eles sao Incansaveis, ao contrario dos Elfos... E MESMO assim Melkor sofreu, e muito para ganhar do maior Elfo que já pisou em Beleriand, Fingolfin....

Vida Longa ao Valoroso e Sempre-Eterno Supremo Rei dos Elfos, Fingolfin:wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo