• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

O skywalker está certo sim Bechara... ela disse que ainda havia tempo de salvar as árvores e ele negoiu as Silmarils, se lembrando do que Morgoth disse nas portas de Formenos..

Depois de ele negar apareceram os mensageiros avisando do roubo das Silmarils e da morte de Finwe. Até está escrito no Silma, que se Fëanor tivesse dito sim, mesmo com o roubo, a situação dele seria outra...
 
Amigo Tilion, permita-me parabenizá-lo por seu post. Não posso dizer que resumiu a questão toda (porque está imenso), mas falou tudo o que era necessário.

Vou inclusive tomar a liberdade de enviar seu texto para a lista, onde estamos discutindo esse assunto no momento. Valeu!
 
Gildor disse:
Amigo Tilion, permita-me parabenizá-lo por seu post. Não posso dizer que resumiu a questão toda (porque está imenso), mas falou tudo o que era necessário.

Vou inclusive tomar a liberdade de enviar seu texto para a lista, onde estamos discutindo esse assunto no momento. Valeu!

Obrigado, Gildor.
Foi apenas minha humilde opinião. :wink:

Acabei de arrumar uma coisinha no post, que tinha ficado meio confusa.
Se quiser, pegue essa versão editada.

[]'s
 
Realmente, muito interessante o seu ponto-de-vista, Tilion. Realmente Feänor não agiu daquela maneira naturalmente, mas ele já tinha um certo instinto rebelde, um tanto "adolescente". Eu senti isso no trecho que já comentaram sobre a chance de trazer as Árvores de volta a vida. Ali que eu acho que foi a grande prova da fraqueza de caráter do Fëanor. Nesse episódio ele se mostrou menos sábio do que pensavam, ele realmente queria vingança, não a paz.

E eu sempre tive uma opinião formada sobre pessoas/personagens muito capazes que acabam usando suas habilidades para fins um tanto questionáveis. Pretendia traçar o mesmo paralelo que já foi feito, entre Hitler e Feänor, ambos com uma oratória magnífica e grandes habilidades de liderança e manipulação em massa, mas que não souberam usar seus dons. Isso me faz pensar numa questão que considero muito interessante: qual seria a reação de Feänor se vivesse até a chegada dos Homens? Acho que o Elwë poderia ser considerado muito legal com eles em comparação ao que seria o Feänor.
 
Tilion disse:
Fëanor agiu de livre e espontânea vontade, sim, isto também está claro.
Mas ele estava cego por tudo que acontecera. O “certo e errado” para ele já estavam deturpados pelas palavras de Melkor; ele foi envenenado (assim como vários outros) por Melkor. Ele podia ter um orgulho do tamanho de Arda, mas ele não teria feito essas m***** se tivesse sido deixado no seu canto. O poder das mentiras de Melkor permanecia: por mais lúcido que Fëanor tentasse ser, ele já não o conseguia.


Em suma: Melkor fez o favor de “apodrecer” Fëanor, mas este, em origem, nunca foi “mau”...era apenas o maior cabeça-dura de Eä, que deu ouvidos ao maior mentiroso de Eä.

Com certeza Morgoth ainda está rindo no Vazio por tudo que causou aos noldor.

Fëanor não nasceu malvado. Cada um dos filhos de Eru não nasceu mau, nem mesmo Melkor. Fëanor, cego e enlouquecido ou não, cometeu atos, como você mesmo disse, de livre e espontânea vontade que causaram a morte de muitos de seu povo. Durante estes atos ele foi extremamente mau, pois preferiu as silmarils em detrimento da vida de outros seres. O conceito de maldade dentro da obra de Tolkien é justamente o de ser envenenado por Melkor e depois agir segundo os preceitos dele. A essência de Melkor estava espalhada por toda a Terra-média, cabia a cada ser vivo resistir ao ímpeto da maldade, mas Fëanor foi um dos que não resistiu. Se vamos dizer que isso é ser mau ou é cometer atos de maldade é uma outra discussão.

Para encerrar: "(...) E, quando deu nome ao filho, disse ela a Finwë: -- Nunca mais terei filhos; pois as forças que teriam nutrido a vida de muitos foram todas para Fëanor. (...)"
Acho que cabe um paralelo (se já o fizeram me desculpem) entre nosso Fëanor e o jovem Anakin Skywalker: ambos nasceram com um enorme poder, diferenciando-os dos demais de suas espécies, mas não nasceram maus. Quando corrompidos, um por Melkor e o outro pelo lado negro da força, foram capazes de atos de maldade sem tamanho simplesmente porque julgaram seus propósitos superiores aos dos seus semelhantes.

Fëanor foi um dos maiores vilões da obra de Tolkien. :wink:
 
.

Ele foi um vilão sim, mas não foi tão unidimensional como o Deriel prefere acreditar. O Fratricidio e a recusa de recuperar as Arvores de Valinor vieram da obsessão doentia pelas Silmarils, tivesse isso sido uma obra de Morgoth ou não. Sem esse fator, Feanor jamais haveria cometido as atrocidades que cometeu. Sua arrogância já era de nascença praticamente, então isso nem pode ser contado como obra de Morgoth, e estão errados aqueles que disserem o contrário.

Se ele tivesse sobrevivido o suficiente pra conseguir contemplar a consequência dos seus atos, provavelmente teria se arrependido de seus crimes. Talvez não de todos, mas com certeza do Fratricidio, pois teria percebido que aquilo foi completamente desnessário. E Deriel, é injusto da sua parte jogar ele na fogueira na maior frieza depois de ter lido sua história em detalhes.

Só não me crucifique porque não estou te ofendendo e sim discordando de você.
Bem, é só isso que eu tinha a dizer
 
Maglor disse:
Realmente, muito interessante o seu ponto-de-vista, Tilion. Realmente Feänor não agiu daquela maneira naturalmente, mas ele já tinha um certo instinto rebelde, um tanto "adolescente". Eu senti isso no trecho que já comentaram sobre a chance de trazer as Árvores de volta a vida. Ali que eu acho que foi a grande prova da fraqueza de caráter do Fëanor. Nesse episódio ele se mostrou menos sábio do que pensavam, ele realmente queria vingança, não a paz.

Quanto ao episódio da possível entrega das Silmarils, eis o trecho do Silma:

“(...) Pronunciou-se, porém, Fëanor com um lamento amargurado:
- Para os inferiores como para os superiores, existe um feito que ele não poderá realizar mais do que uma vez; e a esse feito seu coração se apegará. Talvez eu libere as minhas pedras preciosas, mas nunca mais farei outras semelhantes; e, se precisar destruí-las, destruirei meu coração e morrerei. (...)”

“(...) Parecia-lhe estar encurralado numa roda de inimigos, e voltaram à sua mente as palavras de Melkor, dizendo que as Silmarils não estariam em segurança se os Valar quisessem possuí-las. ‘E não é um Vala como eles,’ dizia seu pensamento, ‘e não compreende seus corações? Sim, um ladrão revelará ladrões!’ – Isto eu não farei de livre e espontânea vontade – gritou então bem alto. – Porém, se os Valar me forçarem, saberei então com certeza que Melkor é da sua estirpe. (...)”

Assim, mesmo que a atitude dele possa parecer estúpida e adolescente, ela ainda é explicada. Pode-se notar que as palavras de Melkor já tinham feito seu estrago, e mesmo com a dor e ódio que ele estava sentindo pelo assassino de seu pai, o que Melkor havia lhe dito ainda surtia efeito sobre ele.
Ao meu ver, isso turvou seu bom-senso de qualquer maneira. Ele ainda disse que “talvez” entregasse as pedras, mas que morreria após isso; mas essa alternativa realmente existiu, e ele a ponderou, antes que as palavras de Melkor voltassem à sua mente.


Isso me faz pensar numa questão que considero muito interessante: qual seria a reação de Feänor se vivesse até a chegada dos Homens? Acho que o Elwë poderia ser considerado muito legal com eles em comparação ao que seria o Feänor.

Quanto o que os noldor pensavam dos homens, outro trecho:

“(...) Naquela época, além disso, embora os Valar soubessem de fato da chegada dos homens, que ocorreria, os elfos nada sabiam a respeito; pois Manwë não lhes havia feito esta revelação. Melkor, porém, falou-lhes em segredo dos homens mortais, percebendo que o silêncio dos Valar poderia ser distorcido. Pouco sabia ele, ainda, dos homens, pois, absorto em seu próprio pensamento, na Música, prestara pouquíssima atenção ao Terceiro Tema de Ilúvatar; mas agora corriam entre os elfos rumores de que Manwë os mantinha cativos, para que os homens pudessem chegar e suplantá-los nos territórios da Terra-média, pois os Valar consideravam que poderiam influenciar com maior facilidade essa raça mais fraca e de vida curta, privando os elfos da herança de Ilúvatar. Pouca verdade havia nisso; e raramente os Valar chegaram a tentar influenciar a vontade dos homens; mas muitos dos noldor acreditaram, ou acreditaram em parte, nessas palavras nefastas. (...)”

Logo, a opinião de Fëanor quanto aos homens seria a mesma dos outros noldor, senão pior, por acreditarem nas mentiras de Melkor.
Já Elwë não possuía motivo (como os dos noldor) para a princípio pensar mal dos homens, pois não ouviu as palavras de Melkor (já que ficou na Terra-média depois de sair da Marcha para Valinor, apaixonar-se por Melian em Nan Elmoth e se tornar o rei dos sindar.)
 
Vilya disse:
A essência de Melkor estava espalhada por toda a Terra-média, cabia a cada ser vivo resistir ao ímpeto da maldade, mas Fëanor foi um dos que não resistiu. Se vamos dizer que isso é ser mau ou é cometer atos de maldade é uma outra discussão.

Exato, ele não resistiu, deixou-se iludir pelas palavras muito bem empregadas de Melkor.
Mas ele não se tornou um igual de Melkor (igual no sentido de ser "mau"), como vários maiar.
Fëanor, e vários dos noldor, sucumbiu à malícia de Melkor, por fraqueza de vontade; mas nem por isso se aliaram e ele ou se tornaram "maus", ao contrário de Sauron e os balrogs, que o fizeram de livre e espontânea vontade.

Pra mim, eis a diferença: os que não resistiram a Melkor por fraqueza, mas não se juntaram a ele, cometeram maldades sim, mas não eram maus em essência
Já os que não resistiram E se aliaram a Melkor por vontade própria, também cometeram maldades, mas esse já haviam se tornado maus...iguais a Melkor; provavelmente já se tornaram maus (os maiar corrompidos) desde o início, na rebelião da Música (partindo do meu princípio de que não havia elfos (e homens e anões) "maus" em essência, o que resta para desempenhar o papel de "vilões" são os maiar corrompidos).
 
Tilion disse:
Acho que cabe um paralelo (se já o fizeram me desculpem) entre nosso Fëanor e o jovem Anakin Skywalker: ambos nasceram com um enorme poder, diferenciando-os dos demais de suas espécies, mas não nasceram maus. Quando corrompidos, um por Melkor e o outro pelo lado negro da força, foram capazes de atos de maldade sem tamanho simplesmente porque julgaram seus propósitos superiores aos dos seus semelhantes.

Fëanor foi um dos maiores vilões da obra de Tolkien. :wink:

Interessante e oportuna essa tua comparação do Anakin com o Fëanor... e digo que arriscaria ir ainda mais longe, ao dizer que, tanto o Fëanor quanto o Darth Vader são vilões extraordinários (no sentido de serem fora do comum) pelo fato de, por causa de seu carisma (não no sentido de simpatia ou camaradagem), acabam conquistando fãs e admiradores, por mais horrendos e terríveis que seus atos tenham sido...
 
Tilion, tenho que reconhecer que suas idéias sobre esse assunto são muito bem estruturadas e fundamentadas. Realmente Melkor era o responsável pela maioria das atitudes cruéis de Feänor.
Ele sempre foi arrogante, com ou sem Melkor. Por isso nunca teve minha simpatia total, apenas aquela que se tem por pesonagens bem feitos(Feänor é um daqueles que se esfrega na cara de quem diz que Tolkien era maniqueísta).
 
Tilion disse:
Vilya disse:
Se vamos dizer que isso é ser mau ou é cometer atos de maldade é uma outra discussão.

Exato, ele não resistiu, deixou-se iludir pelas palavras muito bem empregadas de Melkor.
Mas ele não se tornou um igual de Melkor (igual no sentido de ser "mau"), como vários maiar.
Fëanor, e vários dos noldor, sucumbiu à malícia de Melkor, por fraqueza de vontade; mas nem por isso se aliaram e ele ou se tornaram "maus", ao contrário de Sauron e os balrogs, que o fizeram de livre e espontânea vontade.

Pra mim, eis a diferença: os que não resistiram a Melkor por fraqueza, mas não se juntaram a ele, cometeram maldades sim, mas não eram maus em essência
Já os que não resistiram E se aliaram a Melkor por vontade própria, também cometeram maldades, mas esse já haviam se tornado maus...iguais a Melkor; provavelmente já se tornaram maus (os maiar corrompidos) desde o início, na rebelião da Música (partindo do meu princípio de que não havia elfos (e homens e anões) "maus" em essência, o que resta para desempenhar o papel de "vilões" são os maiar corrompidos).

Cabe ainda um paralelo entre Morgth e Fëanor. Ambos eram extremamente orgulhosos e egoístas. Tanto um quanto o outro causaram grande desgraça à Terra-média por colocarem suas próprias vontades a cima da vida dos outros.
Fëanor repudiava Melkor em muitos aspectos, mas o que mais o irritou foi que ele queria roubar-lhe as silmarils, nunca poderia portanto, mesmo que fosse a pior de todas as almas, se juntar a Morgoth. O elfo não tinha os mesmos propósitos que o outro, mas causou desgraça única e exclusivamente por ser orgulhoso e egoísta.
Novamente, fica a dúvida: isso é ser mau ou é cometer um ato de maldade simplesmente ?
 
Vilya disse:
Novamente, fica a dúvida: isso é ser mau ou é cometer um ato de maldade simplesmente ?

Dá pra responder essa pergunta com outra: antes de Morgoth plantar seu veneno em Fëanor, você consegue lembrar de algum ato de maldade dele? Alguma ação que indicasse que Fëanor seria um grande vilão?

Se for repetir essa mesma pergunta pra Morgoth, a resposta muda um pouquinho... :twisted:
 
Gildor disse:
[
Dá pra responder essa pergunta com outra: antes de Morgoth plantar seu veneno em Fëanor, você consegue lembrar de algum ato de maldade dele? Alguma ação que indicasse que Fëanor seria um grande vilão?

Bem.. Teve a vez que ele levantou a espada para Fingolfin, e esse foli o motivo da punição dos Valar a ele... e isso beeeeeeeeemmmm antes de Morgoth ir até a porta de Formenos plantar as mentiras...
 
Knolex disse:
Bem.. Teve a vez que ele levantou a espada para Fingolfin, e esse foli o motivo da punição dos Valar a ele... e isso beeeeeeeeemmmm antes de Morgoth ir até a porta de Formenos plantar as mentiras...

Esse episódio da espada foi na presença de Finwë, mas nessa época Melkor já tinha feito seu estrago sim, pois quando Fëanor sacou a espada contra Fingolfin, Melkor há muito tinha sido perdoado por Manwë, e desde esse momento ele já tramava contra os eldar.
No ato de Fëanor contra o irmão (fora o fato dele não ir muito com a cara dos filhos de Indis), já se podia ver a mão de Melkor.
 
Tilion disse:
No ato de Fëanor contra o irmão (fora o fato dele não ir muito com a cara dos filhos de Indis), já se podia ver a mão de Melkor.

Tava só esperando chegar em casa pra conferir isso no Silma, porque lembrei dessa passagem quando tava postando minha pergunta.

Assim, nossa teoria continua fazendo sentido: quão vilão teria sido Fëanor, não fosse o veneno de Melkor?
 
Sinceramente,

Eu detesto Feanor tanto como o Deriel parece detestar, não consigo pensar em nada a favor dele... dizer que ele foi um grande elfo pq sem seus feitos a historia de arda naum seria a mesma é o mesmo q dizer que os terroristas que destruiram as torres gemeas eram grandes homens, sem eles a historia de NY não seria a mesma... Eu ñão sei até q ponto a construção das Silmarills foram um grande feito, considerar que elas eram as unicas esperanças de arda... eu naum sei... acho q elas se tornanram muito importantes apos a destruição das arvores de Yvanna mas será que melkor teria destruido as arvores se as silmarills não existissem? naum sei... preciso elaborar melhor as ideias na minha cabeça... mas qto à influencia de Melkor sobre os atos de Feanor eu acho baboseira, ele naum era poderoso e sabio caramba? Cair no joguinho de Melkor? Muito inferior pro meu gosto... sentir desejo de vingança... muito inferior pro meu gosto... vaidade... idem... egoísmo e sentimento de posse como ele tinha com as silmarills, sem comentarios... imaginem se Yvana fizesse o mesmo com suas arvores qdo as criou?
O cara foi muito idiota... ele tinha sentimentos que ateh ler o silma eu nem sabia que existiam entre os elfos, sabe essa coisa "humana" da cobiça, vaidade, inveja, egoismo, crueldade...

Pra finalizar antes que eu me irrite mais.... eh impressão minha ou mesmo antes do "envenenamento" de Melkor ele jah não se dava com os irmãos que eram filhos de outra mãe? Isso pra mim não é atitude de alguem bom... jah demostrava inferioridade de moral desde essa epoca...

That´s all Folks
 
Mesmo adorando Fingolfin e Finarfin, assim como seus descendentes, tenho a impressão de que, se Finwë mantivesse o passarinho guardado e não se casasse com Indis, muita coisa de ruim poderia ser evitada...

heheheheh A culpa é do tarado do Finwë!!! hehehhehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo