1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fëanor, Fingolfin e a autoridade de Finwë

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Meneldur, 1 Mar 2010.

  1. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Discussão proposta na comunidade "O Senhor dos Aneis", no orkut, pela usuária Lastannë.

    Uma vez que foi irmão levantando a espada contra irmão e noldo levantando a espada contra noldo, os Valar não desrespeitaram a autoridade de Finwë como pai e rei dos Noldor ao tomar para si o julgamento de Fëanor? A atutude dos Valar não poderia minar a autoridade de Finwë e Ingwë?

    Não nego que Fëanor precisasse de punição. Mas não seria melhor deixar Finwë ou Ingwë julgarem (os Valar poderiam chamar eles no "cantinho" e mandá-los tomar providências) o caso antes (como "primeira instância")?
     
  2. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    Mas o problema não fora Fëanor ter puxado a espada contra o irmão, e sim ele ter puxado a espada em Valinor.

    Isso era algo que nunca ocorrera antes, os Valar só quiseram julgar o caso da forma mais justa possível, independente deles serem da casa de Finwë.
     
  3. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Segundo os livros, pelo que lembro, o sistema da "passagem da coroa" de um elfo se dava quando ele falecia. Ao falecer a coroa passou a ser de Fëanor que só poderia ser julgado por uma instância maior.

    Manwë assumia a posição de "Rei mais velho" do mundo. Um título que era como se fosse "rei de todos os reis" dentro do mundo e abaixo de Eru.

    Era como se Fëanor estivesse prestando contas para com a autoridade concedida por Eru, quero dizer, de forma perfeitamente legal.
     
  4. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Infelizmente, Finwë já não gozava de seus privilégios de rei entre as Casas noldorim. Ao tomar por esposa Indis, Finwë quebrou uma das Leis dos Eldar em que um elfo não pode ter duas esposas e esta celeuma repercutiu entre os Valar que não puderam permanecer impassíveis a teimosia de Míriel em continuar morta.

    Tal comportamento teve graves consequencias na própria Casa de Finwë com a divisão entre Fëanor e os filhos de Indis. A escala de rancores entre irmãos somados as mentiras semeadas por Melkor terminaram por não só azedar a pouco contato entre os filhos de Finwë, como também ocasionaram uma "corrida armamentista" entre os noldor; tendo como capitão o descontente Fëanor que incitava os demais pares contra a interdição dos elfos em Valinor.

    Como podem perceber, a briga familiar na Casa de Finwë teve repercussão negativa em toda Tirion e somente os Valar poderiam intervir contra Fëanor, qualquer outra voz élfica que discordasse poderia ocasionar uma guerra dentro de Valimar.
     
  5. angiuli

    angiuli Mentallion

    Como o Elring falou, não era apenas uma questão de contenda entre irmãos, e sim a própria vontade de Melkor entre eles e aquilo logo se tornaria uma tragédia em toda a Valinor.
     
  6. Melkor O vala

    Melkor O vala Usuário

    Quem mandava eram os Valar e como disse nosso amigo anwel o problema
    nao era ter puxado contra seu irmao e sim em valinor, Manwë tinha que proteger
    O reino abençoado de modo que nada Desrespeituoso ocorressem aos valar.
     
  7. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Aí você se engana. Finwë só casou com Indis depois dos Valar debaterem e autorizarem o casamento.
     
  8. Morgs

    Morgs Metido a Rei de Arda

    Morgoth fala...

    Aqui vai um pouco além de uma simples autorização. A lei de Mandos é clara: o casamento só acaba quando o desejo acaba e este desejo é tanto do hröa como do fëa. Se o corpo morre, o espírito ainda vive e nenhum elfo tem como julgar se o seu desejo terminou ou não, devendo, para tanto, consultar os Valar (Manwë).

    Isso aconteceu primeiramente com Finwë.. e é dito que Manwë ficou com pena do elfo e que a própria Miriel foi consultada e disse que não queria mais voltar. Só então Finwë tomou Indis como esposa e, com o perdão da experssão, "apagou o facho"... hehehehe
     
  9. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months


    Mas Finwë mesmo assim era rei, mesmo que simbolicamente.
     
  10. Finwë

    Finwë Alto Oficial de Erebor

    Simbolicamente não; Finwë exercia, de uma certa maneira, mais poder sobre os Noldor do que Ingwë sobre os Vanyar. Era a ele que recorriam os mestres e senhores nobres quando uma questão importante surgia; além de haver o papel 'guia', já que foi ele que trouxe boa parte dos Noldor para Aman.
     
  11. Morgs

    Morgs Metido a Rei de Arda

    Morgoth fala...

    Concordo com tudo exceto com o fato de Finwë ter mais poder sobre os Noldor do que Ingwë sobre os Vanyar... ambos foram os "guias" no início dos tempos e, a menos que eu esteja enganado, não há um ponto na obra que deixe essa relação de poder clara, exceto o fato de que o "Alto Rei dos Noldor" era uma figura importante, principalmente no exílio, algo que nunca ocorreu aos Vanyar, cujo "Alto Rei" foi sempre o mesmo...
     
  12. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Eu já acho que o Alto Rei tinha muito mais importância em Valinor que no Exílio.
    Em Aman os Noldor não tinham reinos, então todas as questões dos Noldor eram de competência de Finwë.
    Já no Exílio, com vários reinos, cada Rei cuidava do seu território, e o título de "Alto Rei" ficou algo bem mais simbólico...
     
  13. Morgs

    Morgs Metido a Rei de Arda

    Morgoth fala...

    Acredito que a figura do Alto Rei no exílio pega mais forte porque ele é o "guarda-chuva" sob o qual todos os outros noldor se reunem. Na guerra desesperada contra Angband, o que eles precisavam acima de tudo era de união e a figura do Alto Rei lhes dava essa força, mesmo que no campo simbólico.

    O grande mal disso tudo foi a Maldição de Fëanor, que quebrou essa união já nos seus primórdios... mas mesmo assim acredito que a queda de Fingolfin foi um duro gole, não apenas para a sua casa, como para os filhos de Fëanor também...
     
  14. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Eu já discordo em dar taaanta importância assim, mesmo simbólica, ao Alto Rei. Discordo que a presença dele fosse tão importante assim para os Noldor.
    Quem conduziu a Nirnaeth foi Maedhros. Era a União de Maedhros.
    Quando Turgon foi Alto Rei, ele não esteve presente, ficou trancado em Gondolin e os Noldor continuaram a lutar normalmente.
     
  15. Finwë

    Finwë Alto Oficial de Erebor

    A comparação que eu fiz foi no fato de haver, entre os Noldor, questões de relevância para serem tratadas entre os Senhores Nobres. Ingwë tem um poder simbólico sobre todos os Eldar, mas seu poder sobre o seu povo é menor quando comparado a Finwë, Olwë e Elwë. Nos assuntos de alta importância que ocorreram a partir da morte de Míriel, Ingwë tem pouquíssima (se não nula) participação. Outro fato para a coroa de Ingwë ser mais simbólica do que a de Finwë está no seu próprio povo, calmo e pacato, sempre tratando de seus assuntos (que aos olhos dos agitados Noldor eram tranqüilos e sem necessidade de muita atenção).
     
  16. Morgs

    Morgs Metido a Rei de Arda

    Morgoth fala...

    Entendi o que você disse e acho que faz sentido. Não diria que o poder que ele tem é menor, mas diria que a solicitação de tal poder nunca foi necessária. Vejo Ingwë mais como um ser que é reverenciado como o Rei de todos os Elfos, do que alguém que de quem se espera algo. Os noldor pareciam clamar por tal poder entre eles ao passo que os vanyar não necessitavam disso.

    Em suma, Ingwë é o Alto Rei assim como Manwë é o Rei de Arda... os noldor tiveram que se virar quando o Fëanor fez as, com o perdão da palavra, "cagadas" que fez; e quem expulsou Morgoth de Arda foi Tulkas, na base de gargalhada... Manwë e Ingwë, cada um no seu nível, não fizeram muita coisa a olhos vistos.
     
  17. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Eu sempre pensei que a autoridade de Alto Rei no Exílio fosse tipo um "tribunal internacional". No caso de atrito entre dois reinos, o Alto Rei serviria de "juiz".
     
  18. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Mesmo assim, tal autorização não impediu que o segundo casamento de Finwë causasse enorme repercussão entre os noldor; os elfos ainda viviam de acordo com seus costumes e não pegava bem alguém da importância de Finwë tomar uma segunda esposa (entre eles, Míriel ainda vivia e só não havia retornado de Mandos), pois os elfos não conheciam a morte, de fato, até entrarem em contato com os homens e perderem Lúthien. E causou ainda mais estranheza o rei ter se unido a uma elfa dos vanyar e não escolhida entre as Casas noldorim.
     

Compartilhar