• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor Espírito de Fogo

Eriadan

Well-Known Member
Acho que a maior opinião da galera vai ser que perdeu: ele liderou a rebelião dos noldor (e consequentemente a sua ruína), criou as silmarils, que causaram tanta destruição, etc. Mas, pelo menos, em muito ele enriqueceu + a história, e isse fato já é bastante para que devêssemos amá-lo. no fim, a essência da questão é esta: devemos amar ou odiar Fëanor?
 
HAhaha, eu adoro ele. Não foi cabeçla fraca, na minha opinião, mas cabeça dura demais, isso sim.
Imagina que sem a rebelião dos noldor, não haveria a ida em massa dos Altos Elfos para a TM e tudo seria muito diferente...mais sem graça, eu acho. Ou seja, a história de Arda teria empobrecido. =)
Se for culpar alguém, então vamos começar com o Finwë.
Além disso, não acho que ele tenha acabado com a paz de Arda...só deu uma sacudida. :roll:
 
Tudo tem dois lados.

Ele levou muitos do seu povo à destruição, eles até tentaram construir alguns reinos, mas nenhum dos grandes durou até a 3ª Era. E no fim os Elfos tiveram que voltar, então não foi nada muito proveitoso, a única coisa boa foi que eles conseguiram fazer com que os Valar banissem Morgoth.
 
Nossa, faz um tempo enorme que eu não posto nada aqui...


Julgar o Fëanor é muito complicado. Sinceramente, eu não tenho uma opinião definida sobre ele. Ele deu uma contribuição enorme à Arda com todas as sua criações, mas seu gênio intempestivo, seu orgulho e egoísmo exarcebados puseram tudo a perder.

No entanto, como disseram aí em cima, se fosse por ele a História de Arda seria bem menos interessante.
 
acho que a melhor definição é a de Tolkien.
Ele escreveu no começo do silmarillion um termo fantastico: a história dos elfos teria empobrecido muito sem ele... alguem poderia achar, pois nao to com o meu silmarillion aki?
 
Kalring ¥ disse:
Não compreendo seu conceito bom, Aldamar. Como os homens, por exemplo seriam sem os Noldors?

Por isso que eu disse, a única coisa boa da vinda deles foi o combate contra Morgoth, e junto com isso veio a "civilização" dos povos humanos. Humanos e Anões, sem a ajuda dos Noldor, não teria como prosperar.
 
perdeu, em minha modesta opinião! Fëanor foi um elfo terrível que só levou seus seguidores à má-aventurança em Endor, e eu o repugno sempre que leio sobre ele. :evil: :disgusti:
 
Denethor II disse:
acho que a melhor definição é a de Tolkien.
Ele escreveu no começo do silmarillion um termo fantastico: a história dos elfos teria empobrecido muito sem ele... alguem poderia achar, pois nao to com o meu silmarillion aki?

acho que Tolkien citou isso fazendo referência aos filhos de Finwë em geral, não?... :think:
 
é, se eu não me engano (nós, quer dizer) acho que foi mesmo... :think: mas tow com preguiça de pegar o livro pra confirmar, alguém se dispõe? :zzz: :D
 
Mirwen Elenwë, use o botão
icon_edit.gif
, assim evita-se posts repetidos, ok? ^^
 
Mirwen Elenwë disse:
Denethor II disse:
acho que a melhor definição é a de Tolkien.
Ele escreveu no começo do silmarillion um termo fantastico: a história dos elfos teria empobrecido muito sem ele... alguem poderia achar, pois nao to com o meu silmarillion aki?

acho que Tolkien citou isso fazendo referência aos filhos de Finwë em geral, não?... :think:
Refere-se a Finarfin e Fingolfin apenas.

Fëanor não fez apenas coisas ruins não. Ele melhorou a escrita dos elfos (que ficou conhecida como fëanorianas), criou as lanternas fëanorianas, os palantiri e por causa de sua rebelião os homens e elfos de Beleriand não cairam ante o poder de Melkor.
Ele pisou muito feio na bola, mas não foi apenas por esse motivo que ele foi importante.
 
Sem falar no dominio da joalheria, da metarlugia, arquitetura, e dos avanços no aspecto do conferir a um objeto o poder, ou de manipular a arte em Arda.
 
E criar todas essas coisas torna Fëanor alguém digno, nobre, honrado, bom? Não. Ele era apenas unicamente habilidoso, diga-se com as mãos e com a boca... Se de sua maldade e loucura resultaram coisas boas e mais belas para o mundo em geral isso não o torna melhor do que Melkor Bauglir o Inimigo do Mundo, cuja maldade e corrupção resultaram no Ciclo da Vida, o nascer, o envelhecer e o morrer seguido de um novo nascer, assim como no engrandecimento moral dos povos livres do mundo.
 
Denethor II disse:
acho que a melhor definição é a de Tolkien.
Ele escreveu no começo do silmarillion um termo fantastico: a história dos elfos teria empobrecido muito sem ele... alguem poderia achar, pois nao to com o meu silmarillion aki?
Procurei no Silmarillion ..

Na verdade Tolkien disse isso sobre Fingolfin e Finarfin..seguinte:

Silmarillion pág. 69 disse:
Nos tristes acontecimentos que mais tarde vieram a ocorrer, e nos quais Fëanor assumiu a posição de líder, muitos perceberam o resultado dessa cisão [o casamento com Indis que não agradou a Fëanor] dentro da Casa de Finwë, considerando que, se Finwë tivesse suportado sua perda [a morte de Míriel] e se contentado em ser pai de seu poderoso filho, os caminhos de Fëanor teriam sido diferentes, e um grando mal poderia ter sido evitado. Pois a dor e a discórdia na Casa de Finwë estão gravadas na memória dos elfos noldorin. Contudo, os filhos de Indis foram notáveis e gloriosos, bem como os filhos deles; e, se não tivessem nascido, a história dos eldar teria empobrecido.


Ainda assim eu acho que Fëanor foi o elfo mais importante que já houve e que há de haver daqueles tipos que você se pergunta "Meu, isso é um elfo ou o R2-D2?" e cá entre nós todos, a culpa não foi só dele: Quem sabe o que poderia ser se Manwë não tivesse sentido pena de Melkor e o tivesse libertado da condenação quando este foi julgado novamente frente aos Valar? Se fôssemos começar por aí a discórdia nunca teria invadido os corações dos Noldor.
E mesmo existindo o Exílio pensem que não foi tudo uma desgraça.. porque daí Morgoth continuaria reinando soberano sobre tudo do lado de cá, porque se os Noldor não tivesse morrido e sofrido os Valar nunca teriamsentido pena deles a ponto de perdoá-los, e não tinha meio-elfos, Beren e Lúthien, Númenor, Aragorn nem Gandalf muito menos Frodo e cia. pq ia tá todo mundo morto! :mrgreen:


A Terra-Média seria uma desgraça :disgusti:
 
Acho que a questão talvez não seja centrarmos a discussão entre bom e mal.Enfim,analisar a questão da contribuição que ele trouxe para a história em si.O mundo não é só feito de coisas boas,assim se reflete também na literatura,a riqueza de seu papel é que é o fundamental,não :wink: ?

Namárië.:obiggraz: .
 
Olá meus amigos!
Bom, analisemos Fëanor enquanto personagem. Acho que ele foi o personagem mais interessante criado por Tolkien. Ele parece ter concentrado os sentimentos dos homens da vida real em um único elfo: o egocentrismo, a arrogância, a inteligência, a coragem e até mesmo o amor. Acho que Fëanor fora incompreendido, assim como as maiores mentes da história da humanidade, embora realmente mais tarde ele pareça ter perdido a razão. Por isso a literatura de Tolkien só teve a ganhar com esse fabuloso personagem.
Espero que não tenha ficado muito confuso. :mrgreen:
 
Tem seus dois lados como dito!
Fëanor foi um grande lider, se não fosse não teria sido seguido por todos!
Mas a verdade é que ele se perdeu em suas ambições, mas isso não p fez fraco ou "cabeça dura" ou até mesmo "desmiolado" como dito por alguns, ele tinha uma vontade e foi atráz, mas não há como julga-lo, pois ele pagou as consequências de seus atos! Como a perda de seus filhos e muitos outros!
Fëanor era sábio e deve ser amado por isso! Mas odiado por não ter limites, e levar a ruína de um Reino!
Mas também deve-se ver que sem a revolta, os noldor jamais teriam evoluido como evoluiram! Embora eles próprios lamentem tal fato!

is this!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo