1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fëanor Espírito de Fogo

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Eriadan, 27 Mai 2005.

1. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

Acho que a maior opinião da galera vai ser que perdeu: ele liderou a rebelião dos noldor (e consequentemente a sua ruína), criou as silmarils, que causaram tanta destruição, etc. Mas, pelo menos, em muito ele enriqueceu + a história, e isse fato já é bastante para que devêssemos amá-lo. no fim, a essência da questão é esta: devemos amar ou odiar Fëanor?

2. juninho_kkursk

juninho_kkursk Usuário

kra eu odeio ele!! ele foi um noldor maldito com cabeca fraca q c deixou levar por morgoth i "acabou com a paz" em valinor

3. The Freak of Broken Toys

The Freak of Broken Toys Hoobit nada bonzinho!

HAhaha, eu adoro ele. Não foi cabeçla fraca, na minha opinião, mas cabeça dura demais, isso sim.
    Imagina que sem a rebelião dos noldor, não haveria a ida em massa dos Altos Elfos para a TM e tudo seria muito diferente...mais sem graça, eu acho. Ou seja, a história de Arda teria empobrecido. =)
    Se for culpar alguém, então vamos começar com o Finwë.
    Além disso, não acho que ele tenha acabado com a paz de Arda...só deu uma sacudida. :roll:

4. Erúnamo Kalring ¥

Erúnamo Kalring ¥ Templo do Conhecimento

Julgar Feanor é algo dificil, pois, ao condena-lo por seus erros uma grande quantidade de gente seria condenada, tal como Turin.

5. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Tudo tem dois lados.

Ele levou muitos do seu povo à destruição, eles até tentaram construir alguns reinos, mas nenhum dos grandes durou até a 3ª Era. E no fim os Elfos tiveram que voltar, então não foi nada muito proveitoso, a única coisa boa foi que eles conseguiram fazer com que os Valar banissem Morgoth.

6. Erúnamo Kalring ¥

Não compreendo seu conceito bom, Aldamar. Como os homens, por exemplo seriam sem os Noldors?

7. Erestor

Erestor Usuário

Nossa, faz um tempo enorme que eu não posto nada aqui...

Julgar o Fëanor é muito complicado. Sinceramente, eu não tenho uma opinião definida sobre ele. Ele deu uma contribuição enorme à Arda com todas as sua criações, mas seu gênio intempestivo, seu orgulho e egoísmo exarcebados puseram tudo a perder.

No entanto, como disseram aí em cima, se fosse por ele a História de Arda seria bem menos interessante.

8. Denethor II

Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

acho que a melhor definição é a de Tolkien.
    Ele escreveu no começo do silmarillion um termo fantastico: a história dos elfos teria empobrecido muito sem ele... alguem poderia achar, pois nao to com o meu silmarillion aki?

9. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Por isso que eu disse, a única coisa boa da vinda deles foi o combate contra Morgoth, e junto com isso veio a "civilização" dos povos humanos. Humanos e Anões, sem a ajuda dos Noldor, não teria como prosperar.

10. Mirwen Elenwë

Mirwen Elenwë Usuário

perdeu, em minha modesta opinião! Fëanor foi um elfo terrível que só levou seus seguidores à má-aventurança em Endor, e eu o repugno sempre que leio sobre ele. :evil: :disgusti:

11. Mirwen Elenwë

Mirwen Elenwë Usuário

acho que Tolkien citou isso fazendo referência aos filhos de Finwë em geral, não?... :think:

12. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

é, se eu não me engano (nós, quer dizer) acho que foi mesmo... :think: mas tow com preguiça de pegar o livro pra confirmar, alguém se dispõe? :zzz: :D

13. Mith

Mith This server is too busy!

14. Proview

Proview Go

Refere-se a Finarfin e Fingolfin apenas.

Fëanor não fez apenas coisas ruins não. Ele melhorou a escrita dos elfos (que ficou conhecida como fëanorianas), criou as lanternas fëanorianas, os palantiri e por causa de sua rebelião os homens e elfos de Beleriand não cairam ante o poder de Melkor.
    Ele pisou muito feio na bola, mas não foi apenas por esse motivo que ele foi importante.

15. Erúnamo Kalring ¥

Sem falar no dominio da joalheria, da metarlugia, arquitetura, e dos avanços no aspecto do conferir a um objeto o poder, ou de manipular a arte em Arda.

16. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

E criar todas essas coisas torna Fëanor alguém digno, nobre, honrado, bom? Não. Ele era apenas unicamente habilidoso, diga-se com as mãos e com a boca... Se de sua maldade e loucura resultaram coisas boas e mais belas para o mundo em geral isso não o torna melhor do que Melkor Bauglir o Inimigo do Mundo, cuja maldade e corrupção resultaram no Ciclo da Vida, o nascer, o envelhecer e o morrer seguido de um novo nascer, assim como no engrandecimento moral dos povos livres do mundo.

17. Ay-chan

Ay-chan Usuário

Procurei no Silmarillion ..

Na verdade Tolkien disse isso sobre Fingolfin e Finarfin..seguinte:

Ainda assim eu acho que Fëanor foi o elfo mais importante que já houve e que há de haver daqueles tipos que você se pergunta "Meu, isso é um elfo ou o R2-D2?" e cá entre nós todos, a culpa não foi só dele: Quem sabe o que poderia ser se Manwë não tivesse sentido pena de Melkor e o tivesse libertado da condenação quando este foi julgado novamente frente aos Valar? Se fôssemos começar por aí a discórdia nunca teria invadido os corações dos Noldor.
    E mesmo existindo o Exílio pensem que não foi tudo uma desgraça.. porque daí Morgoth continuaria reinando soberano sobre tudo do lado de cá, porque se os Noldor não tivesse morrido e sofrido os Valar nunca teriamsentido pena deles a ponto de perdoá-los, e não tinha meio-elfos, Beren e Lúthien, Númenor, Aragorn nem Gandalf muito menos Frodo e cia. pq ia tá todo mundo morto! :mrgreen:

A Terra-Média seria uma desgraça :disgusti:

18. Raquel Lins

Raquel Lins Usuário

Acho que a questão talvez não seja centrarmos a discussão entre bom e mal.Enfim,analisar a questão da contribuição que ele trouxe para a história em si.O mundo não é só feito de coisas boas,assim se reflete também na literatura,a riqueza de seu papel é que é o fundamental,não :wink: ?

Namárië.:obiggraz: .

19. Excluído028

Excluído028 Excluído a pedido

Olá meus amigos!
    Bom, analisemos Fëanor enquanto personagem. Acho que ele foi o personagem mais interessante criado por Tolkien. Ele parece ter concentrado os sentimentos dos homens da vida real em um único elfo: o egocentrismo, a arrogância, a inteligência, a coragem e até mesmo o amor. Acho que Fëanor fora incompreendido, assim como as maiores mentes da história da humanidade, embora realmente mais tarde ele pareça ter perdido a razão. Por isso a literatura de Tolkien só teve a ganhar com esse fabuloso personagem.
    Espero que não tenha ficado muito confuso. :mrgreen:

20. *_NisiL_*

*_NisiL_* Usuário

Tem seus dois lados como dito!
    Fëanor foi um grande lider, se não fosse não teria sido seguido por todos!
    Mas a verdade é que ele se perdeu em suas ambições, mas isso não p fez fraco ou "cabeça dura" ou até mesmo "desmiolado" como dito por alguns, ele tinha uma vontade e foi atráz, mas não há como julga-lo, pois ele pagou as consequências de seus atos! Como a perda de seus filhos e muitos outros!
    Fëanor era sábio e deve ser amado por isso! Mas odiado por não ter limites, e levar a ruína de um Reino!
    Mas também deve-se ver que sem a revolta, os noldor jamais teriam evoluido como evoluiram! Embora eles próprios lamentem tal fato!

is this!!!!

Compartilhar