1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fëanor e Lúthien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Shantideva, 24 Set 2005.

  1. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Bom, eu dei uma busca(rápida é verdade) pelo fórum, pra ver se achava algo falando sobre isso. Mas como não encontrei aí vai:

    Uma dúvida vem martelanado na minha mente: Feanor era tido como o mais poderoso de todos os elfos, mas e Lúthien? Ela rivalizava com ele em poder? Ela era filha de uma Maia com um Elfo, não deveria ser mais poderosa que Feanor? Ou será que o tipo de poder nos casos de Feanor e Lúthien diferiam?
     
  2. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Lúthien tinha um poder mais sutil, talvez até fosse maior do que o de Fëanor, mas o poder de Fëanor explodia, ele era capaz de muitas coisas que Lúthien nunca conseguiria (nem iria querer).

    Ambos eram poderosos, isso os livros nos dão como certeza. Mas eles usavam seus poderes para propósitos diferentes. Fëanor criava gemas, incitava guerras. Enquanto Lúthien fazia "feitiços" capazes de atingir até mesmo Morgoth.
     
  3. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Bem, é dito claramente no Silmarillion que Fëanor foi o mais poderoso de todos os filhos de Eru.
     
  4. Morpheu

    Morpheu Chato

    Provavelmente porque Lúthien é tratada como um ser distinto.

    Além do poder de Fëanor estar na inteligência, na sutileza, na habilidade, enqüanto Lúthien têm poderes em grande parte extra-élficos.
     
  5. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Mas em termos de poder puro, na essencia(tipo, o poder sub-criativo, apesar de achar que o termo nao se aplica ao caso) será que poderia haver algum tipo de comparação entre os dois?
     
  6. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Talvez Lúthien superasse ele em poder sub-criativo que poderia ser exteriorizado.
     
  7. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Creio que Lúthien, como foi dito, possuía um tipo diferente de poder. Acho que ela não era tão criativa como Fëanor, e, é claro, nem de perto tão boa guerreira (ela nem era uma guerreira), mas ela possuía um "toque mágico" em todas as suas habilidades, como a de fazer feitiços. Aparentemente, ela foi a maior cantora que a Terra-Média já viu, pois emocionou até mesmo Mandos com suas canções. Acho que o poder dela era aquele tipo indefinido de poder espiritual, ou mental, e não físico e "criacional" como o de Fëanor.
     
  8. Marco

    Marco may the force be with... wait

    E Lúthien era bela. A beleza é uma arma poderosa e conseguiu encantar o próprio Morgoth. Claro que não é a qualidade mais importante pois Lúthien provou sua força ao ajudar Beren a cumprir sua tarefa, conseguindo encantar o próprio Sauron.

    Como já foi citado Lúthien conseguiu comover o próprio Mandos com suas canções "como nunca havia ocorrido antes e nunca voltaria a acontecer"!
     
  9. Não a poder comparado a Lúthien, quem leu Silmarillion e tirou um bom proveito dele, sabe que os feitiços da Bela não chegavam nem aos pés de nada feito por fëanor, é querer comparar no papel David e Golias
     
  10. Morpheu

    Morpheu Chato

    Fëanor fez obras que mesmo os Valar não seriam capazes, mas como uma dádiva especial de habilidade élfica e não poder sub-criativo puro.

    Porém, mesmo assim, acredito que Lúthien o supera em muito em poder sub-criativo. Mas têm inclinações e habilidades diferentes, é claro.
     
    Última edição: 27 Set 2005
  11. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Se exageros também. Lúthien era extremamente poderosa, talvez até mesmo superando Fëanor em poder sub-criativo exteriorizável. Fëanor era habilidoso em várias áreas, mas em exteriorização bruta de poder sub-criativo não vejo nada que ele tenha feito que supere os feitiços da filha de Melian.
     
  12. Alucard

    Alucard Um completamente aleatório

    Eu não creio que Fëanor seja mais poderoso em poder subcriativo, como muitos disseram, que Luthien. A força dele é uma força mais incitativa, mais destruidora. É como se ele tivesse mais garra, mais não mais poder...
    Sem falar que ela é filha de Melian, o que já à leva a ter poderes de classe Ainur, não apenas como os Filhos.

    Para mim, Luthien é mais poderosa.
     

Compartilhar