• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor - A Loucura por traz do Gênio

E Fëanor se isolou do convívio depois que nasceu FIngolfin e Finarfin, não é? Por isso ele deve ter ficado pouco sensível á opinião de qualquer um, salvo o pai e as vezes a esposa.

No Silmarillion diz que ele não pedia a opinião de ninguém para nada, e que raramente alguém conseguia mudar sua opinião por argumentos e nunca pela força. Na prática, ele era um arrogante cabeça-dura de marca maior. :mrgreen:

Mas dos ãh.... erros que ele cometeu, eu acho que o fraticídio é o pior, uma vez que nunca antes elfos tinham matado elfos.... :tsc:
 
quanto ao q foi pior: considero a queima dos barcos pior...
naquela hora eu fiquei p.uto com ele.
no fraticidio pelo menos teve luta... foi injusto sim, mas não tão sacana quando a traição na queima dos barcos.
 
Ecthelion disse:
sem querer arrumar confusão, mas é incrível como tem gente q arruma desculpa p tudo!!!!!agora vão dizer q o destino já estava traçado e q o Feanor era o the chosen one!!!fala sério galera! o cara errou pelos prórpios atos, assassinou um montão e ainda queimou os barcos depois. e vcs ainda defendem ele?? q mundo é esse?? :o?: :eek: :tsc:

ps. eu quero deixar claro q eu tb admiro (e muito) o Feanor, mas ainda sou anti-feanor. :wink:

Sim acho qeu o Fëanor era um escolhido, me digam qual outro Elfo consumiu a vida da mãe ainda dentro do ventre dela? Me digam qual Elfo tinha a capacidade intelectual de Fëanor de criar?

Sim ele era um escolhido, veio para Arda com um destino a ser cumprido e infelizmente a vida dele foi um mau necessario para Arda.
 
Sim acho qeu o Fëanor era um escolhido, me digam qual outro Elfo consumiu a vida da mãe ainda dentro do ventre dela?
bela qualidade! eu queria ser igual a ele!
ps. estou sendo ironico!

Me digam qual Elfo tinha a capacidade intelectual de Fëanor de criar?
de fato o cara é um criador, de confusão! :evil: :x :twisted: :mrgreen: :lol:

Sim ele era um escolhido, veio para Arda com um destino a ser cumprido e infelizmente a vida dele foi um mau necessario para Arda.
:eek: :tsc: :disgusti:
parei!
 
Ecthelion disse:
Sim acho qeu o Fëanor era um escolhido, me digam qual outro Elfo consumiu a vida da mãe ainda dentro do ventre dela?
bela qualidade! eu queria ser igual a ele!
ps. estou sendo ironico!

Me digam qual Elfo tinha a capacidade intelectual de Fëanor de criar?
de fato o cara é um criador, de confusão! :evil: :x :twisted: :mrgreen: :lol:

Sim ele era um escolhido, veio para Arda com um destino a ser cumprido e infelizmente a vida dele foi um mau necessario para Arda.
:eek: :tsc: :disgusti:
parei!

Quanto sua primeira observação, não atribui qualidade nenhuma ao feito por ele realizado, apenas enfatisei que o personagem desde o principio foi diferente de qualquer outro que existiu na obra.

Referênte a sua segunda observação, eu apenas quis mostrar que dentro da obra de Tolkien não existiu nehum personagem da raça Elfica a não ser o Fëanor que teve a capacidade de criar artificies que junto a outros fatores foi responsável pelos acontecimentos de praticamente uma Era inteira em Arda.

E finalizando, quanto a sua última e infeliz observação eu relacionei a figura de Fëanor com a de um ser especial justamente por ele ser uma peça fundamental e necessária para a Obra de J.R.R.Tolkien o Silmarillion, que inclusive tem como titulo uma derivação do nome das pedras criadas pelo Fëanor.

Obs. Tenha cautela com aquilo que vc escreve procure no minimo ter respeito pela opnião das pessoas e de mais conteudo as suas palavras.
 
Obs. Tenha cautela com aquilo que vc escreve procure no minimo ter respeito pela opnião das pessoas e de mais conteudo as suas palavras.

Sinceramente Nobre Anor, teve muita paciência em responder e ainda muita classe, eu diria que foi um post clássico! Mas acho que a observação nem merecia tanto, ela soa como provocação barata... chula... depois era Fëanor o provocador de confusão!! Porque existem coisas assim?? E pior...pq deixam existir...?? Caramba...se alguém aqui já acha que já passou para um nível maior de discussão e acha que certos assuntos já se desgastaram, nem deveriam se dar ao trabalho de fazer uma coisa dessas... não vejo outro motivo a não ser o de provocar, desdenhar, fazer pouco caso de assuntos que muitos nos interessam, e o ato de respeitar à opinião dos outros não existe de nenhuma forma... e pode reparar... ninguém discute...(no bom sentido), acham que são donos do pedaço pe você não pode expor sua opinião contrária, pois corre o risco de ter que responder algo assim... fugindo totalmente do propósito, partindo já pro lado pessoal da coisa...!! Triste... muito triste essas coisas!! Sempre que acontece algo assim eu não fico legal, não é por esse intuito que eu vim pra cá!! Ainda mais com pessoas que SOMENTE querem falar daquilo que amam...!! Poucos nesse tópico entenderam o propósito dele e fizeram pouquíssimo esforço pra isso, os contrários relataram as barbaridades que Fëanor cometeu, os favoráveis relataram os feitos, mas ninguém foi tão a fundo como o próprio título do tópico "A loucura por trás do gênio" - Cara, acho que foi algo tão profundo e abrangente que deve ter ofendido certas cabeças por aqui que só se limitaram a a fazer o que vc viu e sei que você deve ter ficado muito chateado!!

Fazer o que, né?? Deixa pra lá! :wink: Isso não se faz com colegas que teoricamente estão no mesmo lugar unido por algo tão nobre e tão grandioso!!
 
Citação:

Sim acho qeu o Fëanor era um escolhido, me digam qual outro Elfo consumiu a vida da mãe ainda dentro do ventre dela?


bela qualidade! eu queria ser igual a ele!
ps. estou sendo ironico!

Acho que "escolhido" não é a palavra certa. O fato é que Fëanor era o elfo mais poderoso que já existiu (com excessão, talvez, de Lúthien, filha de Melian, a Maia)... Mas, infelizmente, a loucura, o orgulho e a falta de sabedoria o fez cometer as loucuras que conhecemos...


Citação:

Me digam qual Elfo tinha a capacidade intelectual de Fëanor de criar?


de fato o cara é um criador, de confusão!

- Criador de confusão. Não gosto do Fëanor nem um pouco, para falar a verdade. Mas ele tinha uma grande criatividade, pois aprendeu muito com Aulë, o Ferreiro. As Silmarilli foram jóias belíssimas (ainda mais contendo a luz de Varda)...


Citação:

Sim ele era um escolhido, veio para Arda com um destino a ser cumprido e infelizmente a vida dele foi um mau necessario para Arda.

parei!


Ecthelion, você poderia apontar argumentos inteligentes para a discussão ser mais construtiva... o que você acha?
 
Antes de opinar sobre alguns comentários, vou esclarecer o que penso sobre a sugestão do tópico.

Fëanor era um gênio. Se escolhido é uma palavra para definí-lo, então ele era um grande escolhido, pois seus feitos tiveram uma repercussão que duraram por Eras inteiras (indiscutívelmente).

Fëanor era muito sábio, talvez um dos mais sábios elfos de todos os tempos de toda a Arda. Junto com sua sabedoria caminhava seu talento para a manufatura de artefatos e jóias. Ele era genial nessa arte, fez das mais belas e mais grandiosas jóias, mas nenhum, e frizo isso, NENHUMA se equiparou as Silmaril. Elas eram não apenas material misturado e uma forma feita, elas tinham um pedaço da própria alma de Fëanor ali dentro. O espírito noldo residia ali.

Passemos dessa introdução (que por incrível que pareça pode esclarecer alguém) e vamos ao foco principal. Fëanor era louco? Ele tomou atos de extrema imprudência, matou dezenas de irmãos elfos e ainda fez com que sua prórpia família caísse em uma sina eterna. Ele e todos de sua Casa que não se redimissem, iriam pagar. Mas ele era louco? Você pode me fazer ler milhares de vezes Contos Inacabados ou O Silmarillion que minha resposta continuará sendo: não.

Se a mistura de super-proteção, orgulho, ambição, arrogância e amor para com os parentes pode ser chamado de loucura, ele era louco, mas não vejo desse modo. É apenas fazer a comparação entre ele e um artista famoso atual. Peguem um bom, mas arrogante, e exergarão o que eu digo.

Imaginem vocês criarem a jóia mais bela de todos os tempos. Imaginem criar um afeto tão grande por ela que ela é como um de seus filhos. Imaginem todos querendo essa jóia para si, todos encantados com sua magnitude. Imaginem que essa jóia tenha sido consagrada por Varda. Imaginem que queiram tirá-la de ti e deixá-la como patrimônio. Imaginem que você esteja disposto a matar por essa jóia. Imaginem que seus filhos assim estejam também. Imaginem que o vala mais poderoso cobiçe sua jóia. Imagine que seu pai seja morto. Imaginem-se Fëanor.

Ele tem motivos para ser arrogante senhoras e senhores, mas ele exagerou ao matar dezenas de sua raça. Concordo, mas ele não se deixou abater pois defendia o seu orgulho e acimam de tudo, a sua família! Ele defendia dois amores seus que era inabaláveis. Então volto a repetir, não, ele não era louco.

Ele morreu defendendo sua honra e seus filhos vingaram essa morte. Maedhros que foi o mais ponderado controlou-os (até certo ponto) para não fazerem maiores loucuras. Pois vejam: o pai morreu eu prol da família e a família jurou defender a honra do pai. Não seria vergonhoso apenas desistir? Muito. Maedhros não os fez desistir, mas os fez pensar.

Se ainda veêm loucura quando olham através dos olhos de Fëanor, mudem o nome e usem obceção, mas lembrem-se, nada sobrepôs sua família, nada! (Claro que ela se condenou, mas ainda assim Fëanor entregaria as Silmaril para salvar seu pai, ou um de seus filhos.)

Comentarei alguns posts que achei necessário assim fazer:

Ecthelion disse:
bela qualidade! eu queria ser igual a ele!
ps. estou sendo ironico!

Não foi uma qualidade, mas foi uma dádiva, um presente da própria mãe para ele. Ela morreu dando vida à ele, à alguém que seria grande em Arda, e de certo modo ela sentiu isso. Se parte da vida e da alma de uma mãe noldorin passava para o filho na hora do nascimento, no caso de Fëanor, e mãe cedeu a vida para ele. E isso não deveria te deixar feliz, mas ao menos honrado.

Ecthelion disse:
de fato o cara é um criador, de confusão!

Se prezar pela sua família e fazer de tudo para uma vida melhor é criar confsão, então eu criaria confusão a qualquer momento. Mas ele criava o belo e o magnífico, o que ocorreu foi conseqüência de seus atos, alguns um tanto imprudentes.

Anor £ disse:
E finalizando, quanto a sua última e infeliz observação eu relacionei a figura de Fëanor com a de um ser especial justamente por ele ser uma peça fundamental e necessária para a Obra de J.R.R.Tolkien o Silmarillion, que inclusive tem como titulo uma derivação do nome das pedras criadas pelo Fëanor.

Eu estava procurando uma reposta para o último comentário, mas essa é ela. Obrigado Anor!

Namarië.
 
Fëanor, amado ou odiado, é um grande personagem – pra mim, um dos melhores. Pra mim representa muito mais do que o elfo que taxativamente tentam expor como um maluco, insano, tirano, megalomaníaco... mau caráter. Será que Fëanor era isso?

Dizer que Fëanor era um mau-carater, que tinha o gene podre, e que, por conseqüência, seus filhos e Maeglin disputariam com ele o status de pior elfo, ou simplesmente dizer que todos eles eram maus, a meu ver, são argumentos totalmente falhos, e sem fundamento.
Em primeiro lugar, eu concordo que ninguém tenha licença para sair matando e que nada garante a alguém o direito de tirar a vida de outra pessoa. Mas essa visão do Fëanor mau-caráter é, para mim, completamente lombrosiana. Ninguém nasce com um mau-caráter. Ninguém, nem mesmo Melkor nasceu talhado para o mal. Aliás, sou totalmente contra associações feitas entre os atos de Melkor e Fëanor nesse sentido. O primeiro, seduzido pela sua própria força e poder, pensou que podia ter Arda inteira para si e que todos deveriam servi-lo. O segundo também tinha sua força, mas ao invés de dominar, tentou criar e construir. Não quero dizer aqui que Fëanor era um ser que não tinha defeitos, e muito menos procuro uma justificativa para as atrocidades feitas sob seu comando. Ele tinha defeitos graves, muitos deles, mas a maioria (talvez todos) vinha das circunstâncias, do ambiente que o cercou desde o nascimento e na sua infância. E todas as suas qualidades contrabalançavam com esses defeitos: sua força e seu porte o fizeram impulsivo e temerário; de seu status de primogênito do Rei veio uma arrogância e um desprezo aos seus meio-irmãos; sua inteligência e criatividade o tornaram um egoísta. Mas maldade, pura e simples, de onde teria vindo? Ela existia mesmo em Fëanor? Penso que não. Não consigo imagina-lo como um ser cruel, sádico, dominador. Essas eram, de fato, as características de seu maior inimigo. Mas o que teria feito com que Fëanor desse ordem para que retirassem os Teleri de seu caminho, mesmo que fosse sob um banho de sangue? Justamente a sede de vingança e o ódio por aquele que lhe havia tomado tudo de precioso, e que lhe mostrou que a proteção dada pelos Valar não valia nada enquanto um Senhor do Escuro existisse no mundo. A esse ser, e a todos aqueles que se pusessem em seu caminho, Fëanor devotou todo o seu ódio e sua força destrutiva, na tentativa de vingar a si e a seu pai. Se é dito que Manwë não pôde perceber as intenções de Melkor enquanto este enganava a muitos em Valinor com suas mentiras, eu entendo que era por ingenuidade, e que se Fëanor fosse mesmo portador de uma “maldade” (que o permitiria detectar as mentiras de Melkor), ela só existia como uma sombra da ingenuidade de Manwë e dos demais Valar.
Dizer que Fëanor seguiu o mesmo caminho de Saruman também considero uma bobagem; dizer que foi como Hitler considero pior ainda! Saruman era apenas uma cópia pálida e tosca do que seria Sauron. Era um maia transtornado pelo poder do inimigo, o mesmo que concordara em ajudar a eliminar no momento em que embarcou para a Terra Média. Frustrado e ludibriado pelas maquinações de Sauron, caiu em desgraça e traiu a todos. O Um Anel não era perseguido por sua beleza ou por qualquer coisa que representasse, ele era disputado pelo PODER que concederia ao seu portador, muito diferente das Silmarils. Estas eram um símbolo, uma representação das coisas mais belas – vistas por Melkor como ostentação e demonstração de poder; vistas por Fëanor como um motivo para sua vingança. E Hitler, onde se encaixa? Não consigo imaginar.
Enfim... quero deixar claro que esse post enorme é apenas uma tentativa de expor a minha opinião sobre o personagem, e propor uma reflexão àqueles que o colocam no posto de grande vilão da história ou de monstro insano e desprezível. Sem dúvida, muitas de suas atitudes foram condenáveis, Fëanor não era nenhum santo. Mas tentando me colocar no lugar dele, será que eu teria agido diferente...?
 
Interessante seu comentário, Ëarendil!

Louco ele não era, na minha opinião. Mas Tolkien diz várias vezes que a loucura de Fëanor o cegou. E ele não era tão sábio assim como pensam... Em sabedoria, ele não está entre os grandes, ou até entre os 10 + hehehe...

E Fëanor foi um brinquedinho de Melkor, mesmo que o elfo não tenha se dado conta disso e mesmo que ele não tivesse intenção...


Mas essa visão do Fëanor mau-caráter é, para mim, completamente lombrosiana. Ninguém nasce com um mau-caráter. Ninguém, nem mesmo Melkor nasceu talhado para o mal.

Bom, se este conceito está certo, podemos dizer que nem Melkor era mau caráter... é isso? Já que ninguém nasce mal... hehe... Fëanor foi curel e sanguinário ao matar seus parentes e por liderar a revolta contra os Poderes... CONTRA OS REPRESENTATES DE ERU EM ARDA. Se rebelar contra os Poderes seria um ato maligno? Depende, mas pelos motivos de Fëanor, julgo que sim. :|
 
manwe-sulimo disse:
Louco ele não era, na minha opinião. Mas Tolkien diz várias vezes que a loucura de Fëanor o segou. E ele não era tão sábio assim como pensam... Em sabedoria, ele não está entre os grandes, ou até entre os 10 + hehehe...

Veja bem, eu nunca disse que ele era um sábio, e não o considero um. Ele era muito inteligente, mas isso não quer dizer que fosse sábio. E mesmo sua inteligência não adiantou de nada quando perdeu o controle sobre si, quando o ódio e a fúria foram tão grandes que o cegaram. Se Fëanor tivesse a chance de ponderar e elaborar uma estratégia quando desembarcou na Terra Média, o desfecho seria outro com certeza, ele não teria sido tão temerário como foi - mas a raiva, a ânsia por se vingar, foram grandes demais e o consumiram. Aproveito então pra perguntar: estaria ele louco nessa ocasião? Com certeza! Mas isso fazia dele um louco, ou melhor, ele ERA um louco? Não, ele era como qualquer um de nós. Ele foi cruel e sanquinário ao matar seus parentes, concordo. Mas ele foi movido pela emoção, ele estava fora de si. Ele não era assim o tempo inteiro, e esse é o ponto. Melkor não nasceu mau, mas TORNOU-SE mau, sádico, pérfido, invejoso, numa escala que só foi aumentando ao longo do tempo. Fëanor teve seus momentos de descontrole, mas tudo o que fez foi em vista de sua vingança pessoal e não para tomar Arda sob o seu comando. E agora vem outra coisa importante: TALVEZ, se Fëanor não tivesse morrido e conseguisse completar seu objetivo, ele viesse a desenvolver, com o tempo, o desejo de que os elfos e não os Valar merecessem governar o mundo. Mas isso já é uma OUTRA história ;)
 
É isso ae Ëarendil! Excelente comentário. Eu não disse que vc afirmou que ele era um sábio. Apenas disse que ele não era tão sábio como muitos pensam.

E concordo com você. Ele não ERA louco. Mas cometeu algumas coisas por causa do orgulho e loucura momentânea... e isso o cegou...

Fëanor é um personagem muito interessante e bem trabalhado por Tolkien. Mas eu não gosto nem um pouquinho dele hehehe...

Mas a ultima parte dos elfos dominarem o mundo não seria possível. Pois veja, embora a Música não falasse do que dependesse do livre-arbítrio, nela já estava o fato do Domínio dos Homens. Não importa como isso iria acontecer. Os elfos poderiam ficar muito mais tempo na Terra-Média, mas mesmo assim um dia os Homens iriam dominar, e os elfos iriam partir...
 
Citação:


Citação:

Sim ele era um escolhido, veio para Arda com um destino a ser cumprido e infelizmente a vida dele foi um mau necessario para Arda.

parei!




Ecthelion, você poderia apontar argumentos inteligentes para a discussão ser mais construtiva... o que você acha?
legal, realmente interessante ( :lol: :eek: :tsc: :lol: ). o cara diz q a vida (???) do Feanor foi um MAL necessário p Arda e vc ainda me diz p dizer algo mais construtivo. ele poderia ter dito q a loucura dele provocou mudanças em Arda ( e realmente causou, tanto positivamente qaunto negativamente).

Obs. Tenha cautela com aquilo que vc escreve procure no minimo ter respeito pela opnião das pessoas e de mais conteudo as suas palavras.
não é, e nem nunca foi, minha intenção te ofender. se o fiz, espero sinceramente q me desculpe. :wink:

Mas, infelizmente, a loucura, o orgulho e a falta de sabedoria o fez cometer as loucuras que conhecemos...
claro! ele era um louco e um assassino.

Fëanor, amado ou odiado, é um grande personagem – pra mim, um dos melhores. Pra mim representa muito mais do que o elfo que taxativamente tentam expor como um maluco, insano, tirano, megalomaníaco... mau caráter. Será que Fëanor era isso?
mau carater eu não digo, mas louco sim....

Fëanor foi cruel e sanguinário ao matar seus parentes e por liderar a revolta contra os Poderes.
a revolta foi o de menos, o q mais me irrita foi o assassinato dos teleri e a queima dos barcos. simplesmente horrível!

Mas ele foi movido pela emoção, ele estava fora de si.
o q não justifica seus atos. :wink:

Fëanor é um personagem muito interessante e bem trabalhado por Tolkien.
certamente o mais bem trabalhado! existe realmente uma história por trás de Feanor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo