• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor - A Loucura por traz do Gênio

pois é! o legal é discutir sem apelar!!!!!!

Realmente não é engraçado. Mas acho que os Teleri poderiam ter colaborado. Claro que não justifica o fraticidio, mas que podiam ter ajudado, podiam.
é a mesma coisa de dizer q o cara podia ter dado dinheiro ao pivete p não ser roubado! não justifica o ato! :wink:
 
Almarë

É muito triste abrir um tópico com o objetivo de unir pessoas e ao invés disso criar desavenças entre elas. Eu queria muito pedir desculpas ao Fëaruin ao Gil-galad ao Elrond Meio-Elfo e os demais membros que postaram aqui. Se eu não tivesse aberto o tópico ninguem iria descutir com ninguem e nem ter uma má impressão um do outro, e isso é o tipo de coisa que não deveria acontecer entre nós membors da VALINOR, uma vez que compartilhamos de uma mesma paixão, as obras de Tolkien.

É incrivel não?, mesmo que para muitos isso não faça sentido, eu cheguei a conclusão de que Fëanor consegue criar confusão até fora de Arda :lol:

Namarië
 
É incrivel não?, mesmo que para muitos isso não faça sentido, eu cheguei a conclusão de que Fëanor consegue criar confusão até fora de Arda

Imagine se isto tivesse acontecido mesmo! mas acho q Feanor é um personagem maravilhoso, cheio de contradições e aspectos q fogem ao lugar comum! Muito pano pra manga! Parabéns a Tolkien. :clap:
Mas q eu odeio ele odeio! :x :lol: :lol:
 
Almarë

É incrivel não?, mesmo que para muitos isso não faça sentido, eu cheguei a conclusão de que Fëanor consegue criar confusão até fora de Arda

Mas sabe o que é mais incrível... faça uma comparação de site Valinor com Arda e verá as muitas coincidências...!! Os elfos daqui são tão estranhos... nem nós mesmos nos entendemos...acho que esse papo de sermos os primogênitos insuflou alguns egos...e o mais incrível é que são egos com muito potencial e qualidade e estou incluindo o Elrond Meio-Elfo nessa, apesar de nossa pequena treta, admiro seus posts! Os Valar (Adm) e os Maiar (Mod) daqui tem que ter muita sabedoria para não ir metendo cartão vermelho em todo mundo!! :lol:



Imagine se isto tivesse acontecido mesmo!

Almarë Senhora de Lórien
E quem falou que não aconteceu?? Lógico que aconteceu sim!! :wink:

Namarië a todos!
 
Anor disse:
É incrivel não?, mesmo que para muitos isso não faça sentido, eu cheguei a conclusão de que Fëanor consegue criar confusão até fora de Arda :lol:

Caramba, ele tem que levar culpa de tudo mesmo :lol: Tadinho do Feanor ;__;
Podem trucidar ele nos argumentos, continuo sendo fã :grinlove: *se ele fosse diferente não teria graça*
 
Anor, não precisa pedir desculpas pra ninguém. É normal as discussões se esquentarem um pouco, e geralmente alguém perde um pouco o controle. É só dar uma olhada nos outros tópicos sobre esse assunto, por exemplo. Sempre surge um momento que a discussão dá aquele salto pra algo um pouco mais, aparentemente, hostil. É só o pessoal saber se conter, que tudo bem; quem não consegue, bom, a gente lamenta. :roll: :mrgreen:
 
Caramba, ele tem que levar culpa de tudo mesmo Tadinho do Feanor ;__;
Podem trucidar ele nos argumentos, continuo sendo fã *se ele fosse diferente não teria graça*

É, agora tão botando culpa no Fëanor até pelas discuções entre os membros do fórum. Daqui a pouco vão estar culpando o Fëanor pelas Guerras no planeta, pela destruição da camada de ozônio, pela alta do dólar... :lol:
 
[/quote]

É, agora tão botando culpa no Fëanor até pelas discuções entre os membros do fórum. Daqui a pouco vão estar culpando o Fëanor pelas Guerras no planeta, pela destruição da camada de ozônio, pela alta do dólar... :lol: [/quote]

Putz meu :lol: :lol: :lol: faz tempo que não dou risada na frente do monitor, seu comentário foi ótimo :lol: hahahaha.
 
Tipo, Gil_Galad, o Elrond meio Elfo tá certo... Ele perguntou o que você queria, e você ficou muito abalado e foi respondendo de forma meio destrambelhada e de qualquer jeito... deixou ele bravo... acontece. :wink:

Se a gente ficar procurando os motivos, sim, elas confundem-se com justificativas para o mal que Feanor propagou/foi burro para propagar em nome de Melkor. Assim como as justificativas que damos para Feanor acabam por tornar os Valar burros, quando na verdade eles podem até compreender o mal, podem saber que o mal vai ser feito... e por que não? O papel do mal para a existência da própria Arda.

O próprio Eru permitiu que a dissonância existisse. E porque ele assim permitiu, Arda foi criada.

Feanor eu não vejo como alguém a ser perdoado por nós ou pelos próprios Valar, mas como uma forma de mostrar que ao escolher um caminho, deve-se estar pronto para pagar por este caminho. Não importam os motivos, todos devemos pagar pelos caminhos que escolhemos, sejam eles bons ou maus. Fugir do pagamento (por medo, por arrogância, por quaisquer razões) resulta em algo pior do que o julgamento em si.

Vejamos... Melkor também passou lábia no Manwë, mas muitos interpretam ele como sendo muito bonzinho para ser corrompido pelo irmão. Mas se for assim ninguém seria corrompido: todos ficariam com cara de bobos cada vez que o espertalhão passasse a lábia.

Eu noto que os Valar abertos a Eru entendem algo que Melkor jamais pode entender, a importância de todos, inclusive da dissonância. Tudo em prol da criação de algo maior que as partes.

Pois algo aconteceu durante a criação por causa da dissonância de Melkor.

Por exemplo, a morte. Swanhild notou esplendidamente que Tolkien enxergava a morte como benção, libertação. E por esse motivo, vemos ele dizer em seus escritos que é uma dádiva.

Assim como a dissonância, a morte foi encarada como uma coisa ruim e que devia ser retirada. Extirpada. Essa é a forma como muitos elfos encaram a mudança com certo receio. A floresta de Galadriel não cresce: mantem-se. Ou seja, nunca muda, sempre a mesma estagnação, sem a chance de aparecer algo melhor.

O fato dos Valar não fazerem absolutamente nada encaixa-se na estória para que os habitantes da Terra Média pudessem ver a luz de Valinor refletida em seus rostos, e muito mais bela eu creio porque não mais poderiam retornar (para os que não tivessem sua alma manchada pelas malícias).

E mesmo Melkor ficar em Valinor foi algo necessário para que isso acontecesse. Não foi porque Manwë foi um burro em acreditar que o arrependimento de Melkor fosse verdadeiro. Sim havia esperança, mas mesmo que fosse lograda, havia ainda o grande designio, a grande música que nem ele nem Melkor podiam entender, apenas Eru. E Eru comandando para que Manwe mantivesse Melkor em Valinor, ele podia seguir os passos de Melkor e ser criança chata que quer contradizer tudo, ou aceitar a orientação de Eru, mesmo sem saber porque diabos o pai tá mandando fazer algo tão estúpido quanto deixar o lobo entre as ovelhas.

Pois simplesmente deixar Feanor sem Melkor, não ter jamais a partida dos elfos de Valinor para a Terra Média... seria o destino certo de jamais criar as condições necessárias para que os filhos de Eru (elfos ou homens) fossem capazes de enfrentar um dos Valar (ou seu sucessor).

Ovelhas não enfrentam o mal. Esperam que ele venha abatê-las.

Porque os elfos juraram (vingança, OK) acabar com Melkor, eles ousaram ser mais do que eram (ovelhas). Sem isso, jamais teríamos Fingolfin ferindo o esse semi-deus, Luthien humilhando-o, etc..

Imaginem metal... per si ele não é uma espada... deve-se ter uma forja para tornar-se uma arma esplendida. Alguém que a forje também.

Manwe sabia da malícia de Melkor. Apenas que não aceitou isso como caminho para si, ele não achava que sua parte fosse sair melhor que o todo. Lembrem-se que na canção, Eru não tomou parte. A obra esplendida foi baseada apenas nos Ainur (alguns seriam depois Valar). Assim como Eru, percebeu que fazer algo sozinho ia ser muito pobre comparado ao que fizeram juntos.

Não foi ingênuo, burro. Foi mais que Melkor jamais poderia ser, e isso não porque obedeceu Eru, mas porque foi capaz de entender Eru.

Os elfos e os homens não tinham como saber bem e mal, se não houvesse Melkor e os outros Valar/Eru, a não ser que vissem bem e mal. Um seria o fogo da forja, outro seria a água para que a arma pudesse ser temperada.

Feanor ser fogo foi até interessante. Pois fogo queima, mas é efêmero. Foi com ele que os elfos aprenderam a fazer burradas, aprenderam que teriam de tentar (e fazer burradas) senão não aprenderiam... e que teriam claro de pagar pelas burradas, e não apenas pedir por compreensão e apoio.

Feanor foi necessário passo na evolução dos elfos. No entanto, enquanto for teimoso em não querer encarar o que fez, pedir desculpas aos irmãos Teleri (alguns devem ainda estar lá magoados por ele te-los matado... dói, sabiam?), assumir que escolheu um caminho ruim para si mesmo, ele não vai poder voltar ao convívio social :mrgreen:

Muito justo, acho eu. Vai que ele dá a louca e quer matar mais gente? :grinlove:
 
Primula disse:
Feanor foi necessário passo na evolução dos elfos. No entanto, enquanto for teimoso em não querer encarar o que fez, pedir desculpas aos irmãos Teleri (alguns devem ainda estar lá magoados por ele te-los matado... dói, sabiam?), assumir que escolheu um caminho ruim para si mesmo, ele não vai poder voltar ao convívio social :mrgreen:

Infelizmente (pra ele), Fëanor é mais teimoso do que pensamos, e não pedirá desculpas nem se arrependerá enquanto Arda durar, motivo pelo qual ele só sairá de Mandos no dia da Dagor Dagorath, a Última Batalha, o Juízo Final de Tolkien para sua obra.

Nesse dia, quando as Silmarils forem recuperadas, ele as entregará em pessoa para Yavanna, que as partirá e fará com que a luz das Árvores se espalhe sobre Arda.

Ou seja, a teimosia dele durará "só" alguns bilhões de anos. :mrgreen:
 
E provavelmente vai entregar as pedras com uma cara emburrada. Tipo assim: :eek: Ou assim: :disgusti: Ou assim: :tsc:
Mas também pode ser assim: :oops: "-Oops, foi maus aê"
 
Anor disse:
É incrivel não?, mesmo que para muitos isso não faça sentido, eu cheguei a conclusão de que Fëanor consegue criar confusão até fora de Arda

Acredita que eu pensei isso também, mas não escrevi? Não acho que possa ser coincidência. :P

Lórien*bsb disse:
Imagine se isto tivesse acontecido mesmo! mas acho q Feanor é um personagem maravilhoso, cheio de contradições e aspectos q fogem ao lugar comum! Muito pano pra manga! Parabéns a Tolkien.
Mas q eu odeio ele odeio!

O que eu acho é bem por aí também. Gëanor é um dos personagens mais interessantes e desenvolvidos de Tolkien, e eu gosto dele assim, e de tentar entendê-lo. Mas eu não consigo concordar com praticamente nada do que ele fez.

E por que os teleri tinham que dar os barcos deles? A guerra não foram eles quem provocaram, e estavam muito certos em querer se manter longe disso e defenderem o que era deles.

A pior atitude de Fëanor foi ter queimado os barcos. Mostra que ele estava mesmo louco, e tão cego em seu egoísmo que não conseguia ver nem que cavava a própria morte.
 
A pior atitude de Fëanor foi ter queimado os barcos. Mostra que ele estava mesmo louco, e tão cego em seu egoísmo que não conseguia ver nem que cavava a própria morte.

Engraçado, essa atitude dele, pra mim, não quis dizer nada. O fraticídio foi mais forte, mas, como eu já disse, a única atitude dele que realmente me irritou foi negar as Silmarills aos Valar. O resto, eu achei até legal... :twisted:
 
É porque o Fratricídio a gente até pode entender se justificar que ele estava enlouquecido pelas mentiras de Melkor, mas ele queimar os barcos foi uam prova de que o que só importava era a vontade e os interesses dele, já que nem aos próprios aliados ele fazia questão de ajudar. O irmão devia parecer muito intrometido, abusado, ou então mais forte e corajoso do que deveria; Fëanor devia achar melhor que ficasse lá pelo outro lado mesmo. As Silmarils eram só dele mesmo.
 
Tipo, Gil_Galad, o Elrond meio Elfo tá certo... Ele perguntou o que você queria, e você ficou muito abalado e foi respondendo de forma meio destrambelhada e de qualquer jeito... deixou ele bravo... acontece.

Tá, de repente eu não entendi se ele estava desdenhando de mim ou se estava mesmo tentando conversar numa boa!! Espero e espero mesmo que possamos nos trombar por aqui novamente!! :wink:
 
Vamos deixar então de picuinha e ir ao que interessa, Fëanor era um mero instrumento da coleira divina de Íluvatar, isso está claramente relatado no cápitulo que descreve seu nascimento, Curunfinwë quando nasceu consumiu toda força vital de sua mãe eu acredito que a chama imperecivel nele era maior e mais poderosa comparando a de todos os outros Noldor, mas por que?
Por que era assim deveria ser, o destino de Fëanor já estava determinado antes de sua existencia em Aman. Como se ele fosse uma espécie de escolhido.
 
Sobre ele ser o escolhido, se foi mesmo e levando em conta suas palavras, existe e sempre existiu uma razão pra tudo, e se assim fosse, Eru estaria entregando nas mãos dos Valar a responsabilidade de um ser que carregava a centelha da chama imperecível, essa que nem os Valar sabiam bem o que era! Então novamente entro naquilo que responsabilizo os Valar em partes pelos duros acontecimentos, onde um deles (Melkor) pôde exercer seu papel sem interferência dos demais e fez isso com a ajuda indireta de Manwë, visto que esse na sua inocência e achando estar tomando a medida correta, manteve Melkor dentro de Aman com a possibilidade de ir conquistando a confiança de todos e assim poder chegar até Fëanor!! Olha, achar que Eru sabia de antemão o que viria a acontecer eu não acho, mas penso que ele conhecia muito bem suas crias e sabia onde poderiam errar ou acertar!! Sendo assim concordo que se a intenção de Iluvatar é realmente aprender com seus Valar, ele usou Fëanor como instrumento sim!!

Agora faço sim uma pergunta; os Valar evoluiam ou já estavam numa posição onde não existia mais espaço para aprender?? Ou seja, Manwë se tivesse uma segunda chance, tentaria recuperar Melkor novamente ou simplesmente o destruiria, evitando os acontecimentos que viriam??
 
sem querer arrumar confusão, mas é incrível como tem gente q arruma desculpa p tudo!!!!!agora vão dizer q o destino já estava traçado e q o Feanor era o the chosen one!!!fala sério galera! o cara errou pelos prórpios atos, assassinou um montão e ainda queimou os barcos depois. e vcs ainda defendem ele?? q mundo é esse?? :o?: :eek: :tsc:

ps. eu quero deixar claro q eu tb admiro (e muito) o Feanor, mas ainda sou anti-feanor. :wink:
 
Mas será?Eu tenho minhas sinceras dúvidas sobre essa história de "destino traçado"... :disgusti:
Assim, na verdade tudo tem uma razão de ser.Se o cara nasceu com todo esse "fogo", é porque ele realmente tinha uma missão importante, daquelas que é pra dar um salto na evolução da sociedade, como os grandes cientistas.Mas isso não quer dizer que só exista um jeito de cumprir essa missão, afinal ele tinha direiro a próprias escolhas, e pelo visto ele escolheu o caminho mais doloroso como consequência de seus próprios atos, principalmente porque ele enlouqueceu no meio do caminho...
Uma grande missão é uma grande pressão, por isso eu acho que ele desvirtou-se do desígnio original, um pouco pela mãozinha do Melkor, um pouco pelo seu próprio gênio, e deu no que deu.Não que tenha falhado totalmente, mas com certeza tinha um caminho onde ele e outros pudessem sair na boa, mas acabaram indo pela estrada sem saída :eek:
 
acho q é comum isso acontecer com aqueles q possuem dons extraordinários. acabam se tornando arrogantes, não querendo aceitar o seu lugar.

para alguem q não eh lá muito bom em nada é facil aceitar q existem outros maiores do q eles proprios. agora alguem que sabe o seu valor , e de repente não se considera reconhecido acaba indo para o "lado negro da força".


não foi o q aconteceu com lucifer na biblia?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo