• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor - A Loucura por traz do Gênio

É preciso ser muito sábio para julgar a intensidade que certos sentimentos excercem sobre cada individuo, não vamos esquecer isso.
 
Feanor era um genio sim. Mas era descontrolado.

Não importa o poder d espirito, acho q qq filho d Eru entraria em parafuso aguentando tudo q ele aguentou, ainda mais com um ego do tamanho d um olifante como o d Feanor.
 
Almarë!

Anor, a gente já discutiu pacas sobre Fëanor e seus posicionamentos;
Eu sei que diversos tópicos sobre Fëanor foram abertos, mas diferente dos outros tópicos que tem como caracteristica principal a curiosidade de saber a opnião dos outros usuários sobre a figura de Fëanor, eu gostaria no entanto de convidar você usuário do fórum Valinor a mergulhar no mundo complexo e perturbardo da mente desse grande gênio élfico que foi Fëanor.

Eu entendi esse tópico no sentido de tentar tomar como exemplo a figura de Fëanor dentro da obra, e pelos motivos que fizeram alguns tópicos serem discutidos, onde se revela que os sentimentos por esse personagem são os mais variados!

Acho que pelos posts surgidos aqui, já temos material para tentar começar a entrar no propósito do tópico!

Eu imagino que quando eu nasci eu tenha vindo com algum potencial, e cabem aos meus pais direcionarem isso, dando educação, proteção, carinho e etc... até que o estado passe a contribuir com a educação e a proteção, auxiliando assim que todo o meu potencial possa ser adquirido pela sociedade e em prol dela, seja ele qual for, ele tem que ser direcionado para o bem, terei responsabildades, deveres e direitos dentro de leis e regras que surgiram conforme a inteligencia e a evolução cultural dessa sociedade! Além disso, tenho uma religião onde ela me ensina que existe algo maior e que a sabedoria divina é perfeita e não existe falha e assim acredito estar protegido e preparado!

Num dia comum, onde posso estar indo com minha familia para um lugar qualquer, agindo dentro das regras e direcionamentos, um assalto ocorre onde o assaltante mata toda a minha familia, dexando somente eu, ferido e as portas também da morte, mas eu sobrevivi e me questiono porquê e para quê e passo a questionar tudo!! O Estado que deveria ter me dado segurança não cumpriu, o assaltante saiu impune, a religião não consegue me conformar sobre a perda dos meus, a minha dor é imensa!!

O que posso fazer??

-Ir atrás do assaltante e matá-lo! Me tornando um assassino!
-Ir atrás do assaltante e ao invés de tirar sua vida, mato sua família para que ele sinta a dor da perda!! Me tornando um assassino frio!!
-Ir atrás do assaltante e entrega-lo para o estado, fazendo seu papel!! Me tornando um justiceiro!
-Não fazer nada e esperar que o estado cumpra sua parte, e a sabedoria divina me mostre que é sábia e aplaque minha dor, me confortando e me mostrando que existe uma razão para que eu tenha me esforçado em não fazer nada que seja considerado errado!

Algumas dessas atitudes serão justificadas??

Agora sei lá, eu imaginei algumas situações levando em conta as proporções da obra e do poder de Fëanor e fiz esse pequeno comparativo.

Assim nós que acompanhamos a primeira trilogia de Star Wars, sabíamos e tínhamos como tirano a figura de Darth Vader, e hoje podemos acompanhar a "evolução" de Anakin e vermos onde e em que momento surgiu o tirano Darth Vader de dentro da essência de um dos mais poderosos Jedi e tentar culpar aqueles que tinham a obrigação de direcionarem essa força e onde eles falharam!! Não é uma comparação entre as obras... até porque sabemos que George Lucas deve ter lido Tolkien e se baseado em muitas coisas, inclusive essa... mas é bem parecido e muitos no momento estão se simpatizando com Anakin e sua dor... se vão justificar seus atos futuros que já conhecemos eu não sei!

Namarië!
 
Assim como o Fëaruin, sou um dos poucos que defendem Fëanor. Estou lendo ainda O Silmarillion, mas já passei da morte dele. Cada linha que lia esperava encontrar o elfo tirano e injusto que eu via os membros daqui dizerem que existia. Mas pra minha surpresa, quanto mais eu lia, mas Fëanor me encantava!

Apenas em um momento senti uma certa raiva dele: quando ele se recusou a entregar as Silmarils aos Valar. Mesmo assim, continuei admirando este elfo, mesmo quando ele se rebelou, acabou com os teleri e quando queimou os barcos. No fundo fui compreendendo seus atos, seus pensamentos e seu sentimento de ódio.

Apesar de ser um pouco "cego", não acho que Fëanor era um louco, como o título do tópico diz. Cada passo seu faz parte do poder enorme que ele possuia e dos sentimentos que carregava. Errar, todos erram, inclusive os elfos, hehehe... :lol:
 
Eu também sou pro-Feanor :mrgreen:
E o Fearuin já falou um monte de coisa que eu ia dizer ¬¬
Mas uma coisa que eu sempre penso é que ele era muito bom e ao mesmo tempo muito mau.Todo mundo tem os dois lados, mas no caso dele parece ser algo tão AO EXTREMO que no fim "deu tilt".Ainda mais com um Melkor no ouvido, pois não vamos esquecer que ele ficou marcado pelo vala depois de ter dado com o nariz na porta - literalmente.E isso não é pouco, né!
Agora...eu tenho pra mim que Manwe deu MUITA mancada quando foi ralhar com o Feanor a respeito das coisas que ele começava a dizer em público, sendo que tudo já era fruto de cochichos do Melkor.Manwe nem foi capaz de perceber isso, e pos a culpa no primeiro espaçoso que apareceu falando (Melkor nunca aparecia falando, e Manwe nunca ia se tocar das coisas dele...)Até eu ficava desacreditada com os valar, como realmente fiquei :P
Bem, se for pra defender o Manwe dizendo que Melkor era o melhor enganador, então tem que justificar o Feanor também.Se Manwe caía, imagina ele que era só um elfo - e ainda marcado :lily:
 
O problema é que Manwë não "caia" na lábia de Melkor. A mente dele estava aberta sempre. Manwë nunca escondeu seus pensamentos de ninguém, e qualquer um que soubesse ouvir poderia saber o que ele pensava. Assim, por fora parece que Manwë era enganado por Melkor, mas é uma questão de que Manwë era absolutamente benevolente e não ocultava seus pensamentos de ninguém. Assim, Melkor tinha uma certa vantagem sobre os outros Valar pois ele tinha conhecimento de todos os propósitos de Manwë.
Agora Fëanor era uma caixa preta de sentimentos, mesmo assim foi feito de trouxa. Temos que admitir que ele surpreendeu Melkor algumas vezes, mas no final o plano do Ainu saiu exatamente como ele queria.
 
Além do que Manwë era inicialmente, alías, sempre foi, inicialmente 'bom'. Ele simplesmente não podia compreender a maldade e o ódio no coraçãozinho de quem deveria ser seu irmão.
 
Almarë!!


Por Eru, será que alguém consegue se colocar na pele de Fëanor?? Parecemos um banda de juízes tentando mostrar o que é bom e o que é mau!!

Sabe-se que as atitudes de Fëanor não foram boas, e sabemos suas qualidades e mesmo "olhando por fora" sabemos quem era Manwë e quem era Melkor!!

Ninguém deve procurar justificativas....não é para isso esse tópico, até porque nãp existem!! O que ainda queremos discutir aqui é o que levou Fëanor cometer seus atos e se isso aconteceria com VOCÊ!!

Será que alguém consegue fazer esse exercício??

Namarië!
 
Tipo... não é pra discutir as justificativas mas você quer saber o que levou Fëanor a cometer seus atos??? Isso já não SERIAM justificativas??? O que você quer, um perdão a Fëanor. Quer que as pessoas digam, tá bom, é compreensível tudo o que ele fez???

Agora quanto à sua nova pergunta, não isso não aconteceria comigo porque eu tenho o mínimo de bom senso. Se meu pai fosse morto pela encarnação do mal, eu não me revoltaria contra o bem mas sim me aliaria a ele.
 
Tipo... não é pra discutir as justificativas mas você quer saber o que levou Fëanor a cometer seus atos??? Isso já não SERIAM justificativas??? O que você quer, um perdão a Fëanor. Quer que as pessoas digam, tá bom, é compreensível tudo o que ele fez???

Almarë!

Eu não quero nada!! Quero é tentar entrar no propósito do tópico... se vc gosta ou não de Fëanor não me interessa, tanto que não participo de discussões tipo "vc gosta de..." por que gosto é gosto e pronto !! No caso de Fëanor tá muito fácil essa questão de gostar ou não devido aos atos cometidos!!

Se ler o post do Anor no ínicio da segunda página vai entender o que quero dizer!!


E não fiz nenhuma segunda pergunta...ela está dentro do propósito do tópico!!

Mentes sábias e poderosas (Fëanor era sábio sim!!) e mentes pertubadas!! O mal e o bem interagindo dentro de uma mente com esses quesitos levariam qualquer um onde chegou Fëanor?? Vc se uniria com o bem... que bem?? O que seria se unir com o bem pra você!! Usar frases feitas com vários sentidos não fazem sentido nenhum!! Se não dá ou não quer ser mais direto para não se contradizer, OK!! Mas não desdenhe de um propósito como o de tentar entender um personagem e uma obra por demais complexa!! Se vc tem sua opinião formada, então é sinal que não se pré-dispõe a discutir e sim impor sua opinião!! Fique com ela... ela não serve nesse tópico!! Agora se vc se dispõe a abrir seus conceitos e tentar entender os de outras pessoas respeitando e não impondo a sua, vai contribuir bastante com quem quer pegar um assunto como esse e "curtir" discutindo, conversando e etc...!!

Namarië!
 
é incrível como o assunto sempre é o mesmo e as justificativas idem....

Mentes sábias e poderosas (Fëanor era sábio sim!!) e mentes pertubadas!!
realmente é preciso ser muito sabio p declara querra aos valares (estou sendo irônico :mrgreen: :lol: ) ------vcs perceberam q eu fiz a mesma piada no Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele? :mrgreen: :lol: estou ficando velho!!!! :disgusti:
Feanor fez o mesmo q o Ar Pharazon, uma burrice! :eek: :tsc:


Agora Fëanor era uma caixa preta de sentimentos, mesmo assim foi feito de trouxa. Temos que admitir que ele surpreendeu Melkor algumas vezes, mas no final o plano do Ainu saiu exatamente como ele queria.
e ainda falam q ele é sabio..... :eek: :tsc:

O que ainda queremos discutir aqui é o que levou Fëanor cometer seus atos e se isso aconteceria com VOCÊ!!
reclamaria com Manwe e ele castigaria(atraves de uma guerra aberta) Melkor (o q acabou acontecendo depois....) :roll: :wink:

:mrgreen: SOU CLARAMENTE ANTI-FEANOR!!!!! :mrgreen:
 
_Gil-galad_ disse:
Se não dá ou não quer ser mais direto para não se contradizer, OK!! Mas não desdenhe de um propósito como o de tentar entender um personagem e uma obra por demais complexa!! Se vc tem sua opinião formada, então é sinal que não se pré-dispõe a discutir e sim impor sua opinião!! Fique com ela... ela não serve nesse tópico!! Agora se vc se dispõe a abrir seus conceitos e tentar entender os de outras pessoas respeitando e não impondo a sua, vai contribuir bastante com quem quer pegar um assunto como esse e "curtir" discutindo, conversando e etc...!!

Cara, eu poderia ser mais grosso e mal-educado contigo mas nem vou perder meu tempo. Já discuti muito sobre Fëanor aqui nesse fórum e junto com muitos outros já fiz análises e mais análises de seus motivos e de sua psique. Minha participação nessa pendenga se encerra por aqui a não ser que mentes mais receptivas entrem na conversa. Divirta-se.
 
realmente é preciso ser muito sabio p declara querra aos valares (estou sendo irônico )

Mas, se você olhar a história, muitas pessoas menos "poderosas" e não menos "sábias" declararam "guerras" a outras, e muitas se deram bem. O contrário também é verdade, poderosos se dando mal na luta contra "fracos". Não podemos nos esquecer que os elfos da época eram muuuuito poderosos, a ponto de Fëanor lutar contra vários Balrogs. Claro que os Valar eram ainda mais poderosos, mas no momento de Ira Fëanor acabou superando o "medo" dos Valar e se rebelou contra os mesmos...
 
Cara, eu poderia ser mais grosso e mal-educado contigo

Não faça isso, senão eu terei o mínimo de bom senso e não me revoltarei contra você você e sim, me aliarei com o bem (Leia Moderador).
reclamaria com Manwe e ele castigaria(atraves de uma guerra aberta) Melkor (o q acabou acontecendo depois....)
 
Todos podemos dar nossa opinião, independente de qual seja. Uma discussão se faz de opiniões e argumentos, e a partir do momento em que todas elas apenas concordam entre si, deixa de ser uma discussão.
 
Foi a maneira que ele encontrou pra chegar até a Terra Média, já que seus irmãos não quiseram doar uns barqunhos...
q eram a fonte de sustento dos teleri. eu não acho isso engraçado. :wink:
Feanor era um assassino e devia ser tratado como o tal.... :x
 
q eram a fonte de sustento dos teleri. eu não acho isso engraçado.
Feanor era um assassino e devia ser tratado como o tal....

Realmente não é engraçado. Mas acho que os Teleri poderiam ter colaborado. Claro que não justifica o fraticidio, mas que podiam ter ajudado, podiam.

Bah, o mundo é assim, alguns como eu pró Fëanor, e muitos contra...fazer o que... :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo