1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fëanor - A Loucura por traz do Gênio

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Anor £, 1 Jul 2003.

  1. Anor £

    Anor £ Usuário

    Eu sei que diversos tópicos sobre Fëanor foram abertos, mas diferente dos outros tópicos que tem como caracteristica principal a curiosidade de saber a opnião dos outros usuários sobre a figura de Fëanor, eu gostaria no entanto de convidar você usuário do fórum Valinor a mergulhar no mundo complexo e perturbardo da mente desse grande gênio élfico que foi Fëanor.

    Sabemos que Fëanor era Filho primogênito de Finwë, senhor dos Noldor, e meio-irmão de Fingolfin e Finarfin. Eu começaria por ai a levantar algumas questões, como será que Fëanor encarou o nascimento de seus meios-irmãos? sendo ele o primogênito e dententor das atenções até o momento por ser o herdeiro dos Noldor. Trazendo isso para o mundo real devemos considerar que na maioria dos casos a criança primogênita apresenta um comportamento natural em relação a um irmão mais novo, o famoso ciúme, que se não trabalhado de forma correta pode resultar em um individuo fechado e voltado para si, que não tem facilidade de fazer amizades, possui o humor muito variavel, mas que também possui atributos positivos em relação aos estudos, facilidade no aprendizado e grande criatividade.

    Essas caracteristicas positivas podem ser encontradas na personalidade de Fëanor pois ele foi considerado o maior dos Altos-Elfos. Em Valinor, ele capturou a luz das Duas Árvores para fazer as três Silmarils.
    O que me faz pensar e refletir que a genialidade dele o colocou acima de qualquer fator negativo que tenha afetado sua personalidade na infância e juventude, mas que ao mesmo tempo sentimentos obscuros ficaram adormecidos no seu interior (O velho caso de sentimentos reprimidos.) e que se revelariam se algo de muito ruim acontece-se em sua vida.

    Com o roubo das silmarills e o assassinato de seu pai, ele se rebelou contra os Valar e conduziu a maior parte dos Noldor para a Terra-média, prometendo no terrível juramento de Fëanor que ele não descansaria até que as Silmarills fossem recuperadas. Podemos perceber que de uma figura genial e com inúmeras virtudes Fëanor passou a ser alguém obsecado por um ideal e que utilizou de suas maiores virtudes para conduzir todo seu povo para um caminho de trevas e de tristezas.

    Me pergunto qual tamanho da fúria escondida em uma alma cheia de sabedoria e virtude, que demonio existe por traz da figura angelical???
    Por que Fëanor em toda sua grandeza deixou ser abatido e vencido pela ira e pela ganância???

    Talvez a resposta para as atitudes de Fëanor após o roubo das Silmarills e a morte do seu pai está diretamente ligada aos sentimentos reprimidos que ele manteve vivo dentro de si durante toda sua vida, e que precisou vir atona para que ele se liberta-se.

    O mais engraçado é que muitos de nós, se não todos somos assim.


    Comentem....
     
  2. Hal

    Hal Usuário

    Sim, Fëanor era genial e ao mesmo tempo não soube ser sábio o suficiente para aceitar as determinações dos Valar.
    Acho que ele teria o direito de seguir seu próprio caminho, contudo não poderia chegar ao ponto de matar para isso.
     
  3. Gil-galad Æ

    Gil-galad Æ Usuário

    Tolkien foi perfeito em criar personagens imperfeitos...!! Um mundo imperfeito dentro de um universo para nós perfeito!!

    Não se justifica, mas aconteceu...!! E como disse Anor, na nossa realidade isso acontece, cabe sempre a sociedade no caso tentar justificar certos atos que para quem comete parece certo, ou se mostra como o único caminho!!

    Dentro da personalidade de Fëanor, levando em conta quem era e etc..., pode-se tentar encontrar meios para justificar seus atos...!! Enfim, existia a intenção em levar seu povo para um caminho de trevas e tristezas?? Ou se rebelar justificava que mesmo com o poder dos Valar, Fëanor ainda sofreu perdas mesmo assim!! Qual o caminho que ele deveria seguir?? O que seria o correto??

    Como disse Anor na abertura do seu tópico "
    Só nos resta isso.. mergulhar e tentar entender... pois na minha opinião... vale a pena!!
     
  4. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    O problema é que a geanialidade criativa de Fëanor e o poder de seu espírito não o tornaram o Melhor dos elfos. Todo esse potencial dado a ele por Eru foi jogado no lixo pois ele acabou se monstrando um elfo fraco de espírito e de caráter. Assim foi com Melkor.
     
  5. Gil-galad Æ

    Gil-galad Æ Usuário

    Peraí... então poder de espírito não quer dizer nada??

    Fraco de espírito?? Não é uma contradição??

    Não estou contestando o seu post!! Mas a visão de que ele então não era bom e nunca foi!! Não seria legal trilhar o caminho e tentar chegar no ponto onde esse possível poder de espírito o guiasse no sentido certo onde o levaria a ser o melhor dos elfos??
     
  6. Lórien*bsb

    Lórien*bsb Usuário

    Não vejo justificativa para o q Feanor fez, principalmente o fraticídio em Aqualonde, e ainda abandona os pobres dos elfos q o seguiram, QUEIMA OS BARCOS! Nossa! fiquei tão revoltada quando li isso!
    Se for ficar arrumando justificativa pros tiranos SALVE HITLER!(CREDO) :eek:
     
  7. Gil-galad Æ

    Gil-galad Æ Usuário

    Acha mesmo Fëanor parecido com Hitler?? Seria por aí???
     
  8. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Quer dizer muita coisa. Mas genialidade e poder de espírito sem sabedoria e razão são um elefante branco. Inúteis.

    Não, porque o poder do espírito dele não se encontrava naquela parte que realmente importava, a sabedoria.

    Tem um ótimo fanfic que mostra como seria o mundo se Fëanor tivesse tomado algumas decisõeszinhas um tanto quanto diferentes em sua vida. Entretanto não acho que ele era puramente mal. Ele era um elfo em conflito. Além de que tinha muita coisa de loucura dentro dele tb.
     
  9. Lórien*bsb

    Lórien*bsb Usuário

    Feanor foi no mesmo caminho de Saruman, ambos eram os mais sábios e poderosos de sua raça, até q desviaram do caminho , um pelas silmarils, outro pelo anel.
    Inúteis não é bem a palavra certa, acho q perigoso é mais adequado

    Ambos carismáticos, com forte influência sobre sua raça, achando-se e convencendo os seus de que são melhores q todos e por isso devem dominar, não importando os meios para isso, e acabaram levando os seus à ruína. PODER SEM SABEDORIA. Citei Hitler, mas outros nomes fizeram e fazem parecido.
     
  10. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Meu caro companheiro Anor, você não sabe como é complicado tomar essa posição em relação ao Fëanor, a maioria aqui realmente odeia o cara. O que eu já sofri com isso... :roll: :mrgreen:

    Bom, eu já mais que pensei em tudo que ele fez e/ou deixou de fazer; e já talvez cacei várias justificativas para os variados atos do elfo; acho que se eu ficar postando tudo que eu já disse noutros tópicos aqui, vou ser muito repetitivo.

    O negócio é que Fëanor é um personagem muito complexo; ele é angustiado; a vida dele era sim, triste. Sua mãe foi tomada dele no seu nascimento, ele cresceu tendo uma outra fazendo papel de mãe dele. Não é nada fácil. Alguns podem aceitar, mas a maioria não aceita não, um novo casamento dos pais, um deles tendo falecido. O cara vivia em solidão, e aquela angústia que ele já tinha para não só com seus meio-irmãos, mas com toda a situação, foi se transformando, lentamente, num ódio; graças às mentiras e palavras pútridas de Melkor enredadas e camufladas nas palavras daqueles que falavam com Fëanor, muitos dos quais ele muito confiava.

    O assassinato de Finwë foi a gota d'água para Fëanor, já que "seu pai lhe era mais caro que a luz de Valinor e as obras incomparáveis de suas mãos", e frente a prima atitude ociosa dos Valar, Fëanor sentiu-se cercado. E quem não sentiria? Sua mãe tinha morrido, e seu amado pai fora assassinado na terra daqueles que, durante toda uma longa vida garantiriam um local seguro e livre das dores das terras escuras de fora, e você ainda fechado numa espécie de julgamento na penumbra, sendo obrigado a decidir se desfazia ou não as maiores obras da sua vida, as quais dedicara-se de corpo e espírito. A história de Fëanor é triste e desgraçada; as lágrimas reprimidas daquele que foi sim, o maior de todos os Filhos de Ilúvatar transformaram-se em ódio, graças Aquele Que se Levanta Poderoso, e contra cujas mentiras ninguém pôde fazer frente naqueles tempos em que ele ainda era extremamente poderoso.

    Se Manwë, Rei de Arda, Senhor Supremo dos Valar, o Rei Mais Velho deixou-se levar pelas palavras de seu irmão Melkor, Danação de Arda, por que haveria Fëanor, um "mero" elfo, de conseguir resistir à tais infâmias, camufladas nas palavras amigas dos que lhe eram próximos, sendo que a única vez que confrontou Melkor e falou com ele, viu seu verdadeiro intento, como nem mesmo Manwë conseguira fazer, e humilhou o Vala Rebelde perante os portões de sua morada? Há mais em Fëanor do que ódio e sangue.


    E tirano ele não era; Fëanor não tem nada a ver com Hitler.
     
  11. Lórien*bsb

    Lórien*bsb Usuário

    Fëaruin, o quero dizer q se vc ficar arrumando justificativa para as atrocidades q fez Feanor , tb devemos procurar justificativa para os atos de Hitler, Mao-Tse-Tung....
    Se bem q tem admiradores até pra estes :roll:
     
  12. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Ah mas agora eu tenho uma pergunta curiosa pra você:
    O Hitler, por exemplo, teria feito tudo que fez se não tivesse nem uma pequena inclinação, um mero pensamento de tudo aquilo na cabeça dos alemães? Ele podia ser carismático, mas controlar as mentes de outrem, eu acho complicado.
     
  13. Lórien*bsb

    Lórien*bsb Usuário

    os alemães estavam vivendo uma crise, miséria, fome, se sentindo inferiores e humilhados depois da guerra, alguém tinha de levar a culpa e pagar o pato. Hitler se aproveitou desta fragilidade, ele era a resposta para as aflições do povo em seu desespero.
    Feanor fez o que? morre Finwe, o seu povo fica desnorteado, Valinor cai na escuridão, os noldor sentem-se desamparados, humilhados, Feanor tb parece ser solução naquela hora, depois virou uma bola de neve (ou de fogo já q falamos de Feanor), q eles não tiveram força de parar.
     
  14. Gil-galad Æ

    Gil-galad Æ Usuário

    Não entendi o post de Fëaruin como uma forma de encontrar justificativa para os atos de Fëanor... se eu não tivesse lido nada e tivesse só esse post como referência, conseguiria com certeza sentir Fëanor por ali... ou seja, não soa como justificativas, soa como fato e mostra onde tais fatos podem levar uma mente conturbada e dolorida!!

    Daí entra
    Inútel é o que não serve pra nada... nesse caso perigoso é realmente mais apropriado, pois foi o que aconteceu... uma mente poderosa como a de Fëanor sofrendo as provações que sofreu, torna o poder perigoso ou para o bem como para o mal!!

    Um povo humilhado é um povo humilhado (engraçado como em certos fatos nossos podemos usar muito bem para certos momentos da obra) e alguém que levante a voz em prol desse povo é ouvido, respeitado e no caso de Hitler... é seguido!! Hitler não tinha o poder de Fëanor, mas adquiriu esse poder pelas frentes que conseguiu movimentar... e para o povo aquilo se mostrou como a única alternativa, aos outros povos não restou outra a não ser combater e destruir, mas não acredito que tenha existido certos ou errados, aquilo foi parte da nossa história... poderia ter sido diferente?? Qual o caminho levaria para um outro fato?? Será que o resto do mundo não tinha sua parcela de culpa??!! Não estou procurando justificativas... nem defendendo... apenas discutindo!! E olha que aqui não existe nenhum Valar com sabedoria suprema e muito menos com ligação direta com Eru!! Lá sim... acho que os Valar tem uma parcela de culpa muito grande!!
     
  15. Lórien*bsb

    Lórien*bsb Usuário

    Os Valar? 8O Apesar de não serem Eru, obedecem fielmente a ele, menos Melkor é claro,se Eru é como Deus, livre arbítrio é a palavra a se usar aqui, eles não deviam ficar sempre interferindo no rumo das coisas.
     
  16. Gil-galad Æ

    Gil-galad Æ Usuário

    Interferir?? Como já dissemos... ou como já disseram (Não me lembro de ter dito isso, mas me lembro de ter lido) o livre-arbítrio sempre foi relativo, Eru sempre soube onde as coisas iriam dar, pelo mesmo rumo que tomavam aqueles pelo livre-arbítrio...!! Como aqui, nosso livre-arbítrio nos leva as nossas consequências, o conhecimento ajuda a usarmos esse livre arbítrio, conhecimento que adquirimos na vida, no caso de lá... esses conhecimentos estavam sempre presentes...!!

    Mas interferir não seria a palavra certa, Arda pertencia aos Valar e aos filhos de Eru Illuvatar... e por diversas vezes eles interferiram no livre-arbítrio, ou dando conselhos ou usando seus dons!! Mas sei lá!! Posso nesse momento estar falando besteira... vou meditar mais um pouco!! :roll:
     
  17. The Wicht King

    The Wicht King Usuário

    Feänor era um Gênio sim, e foi o maior de todos os Filhos de Iluvatar sim.
    Sem a interferencia dele Morgoth nao teria sido derrotado e depois da terra media será que ele nao partiria para Valinor?
    Se Eru ja tinha o destino do Mundo traçado então era destino de Feänor fazer o que fez, ele foi pessa essencial para a queda de Morgoth, afinal sem o que ele fez, nao haveriam elfos o Bastante em Beleriand para segurar o poder do senhor do escuro, nem haveria a vontade dos Valar(afinal de contas sem que a desgraça tivesse caido sobre os Noldor teriam os Valar atendido ao pedido de...de...Poxa esqueci o nome do cara..., e mandado as hostes elficas de Valinor para a Terra media?)
    Feänor fez o que fez por um Fim, ele nao so queria as Silmarils como queria o Fim de Morgoth.
     
  18. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Fëanor só queria o Fim de Morgoth para se vingar da morte do pai. Não houve nenhuma gota de altruísmo nisso. Ele foi um gênio e o maior de todos os Filhos de Iluvatar, entretanto foi também um vilão, um assassino, um traidor e um corrompido. Ele pode ter sido o Maior, mas com certeza não foi o Melhor.
     
  19. Gil-galad Æ

    Gil-galad Æ Usuário

    Fëanor

    "Nos tristes acontecimentos que mais tarde vieram a ocorrer, e nos quais Fëanor assumiu a posição de líder, muitos perceberam o resultado dessa cisão dentro da Casa de Finwë, considerando que, se Finwë tivesse suportado sua perda e se contentado em ser pai de seu poderoso filho, os caminhos de Fëanor teriam sido diferentes, e um grande mal poderia ter sido evitado"

    "Diante dos portões de Valmar Melkor humilhou-se aos pés de Manwë e suplicou seu perdão...." E Nienna auxiliou em sua súplica; mas Mandos não se pronunciou." (??!!??)

    "... ele recebeu permissão de andar livremente pelo território; e a Manwë pareceu que o mal de Melkor estava curado. Pois Manwë era isento de maldade e não conseguia compreendê-la;..."

    "Assim, antes que os Valar percebessem, a paz de Valinor estava envenenada."


    "Vê, meu meio-irmão! Esta é mais afiada do que tua lingua. Tenta, uma vez mais que seja, usurpar meu lugar e o amor de meu pai, e pode ser que ela livre os noldor de alguém que procura ser o senhor dos escravos."

    Após esses acontecimentos, tudo conspirou para que o "Espírito de Fogo" tomasse o destino que foi traçado pelos Valar, inclusive por Melkor, o mais poderoso deles!!

    "Yavanna falou aos Valar, dizendo: -A Luz das Árvores se extinguiu e sobrevive agora somente nas Silmarils de Fëanor. Como ele foi providente!"

    "Pronunciou-se, porém, Fëanor com um lamento amargurado. -Para os inferiores como para os superioresm existe um feito que ele não poderá realizar mais do que uma vez; e a esse feito seu coração se apegará. Talvez eu libere minhas pedras preciosas, mas nunca mais farei outras semelhantes; e se precisar destruí-las, destruirei meu coração e morrerei; serei o primeiro a morrer de todos os eldar em Aman. -Não o primeiro - disse Mandos, mas ninguém entendeu suas palaras."

    Eu entendo que os Valar nunca se mostraram com condições de contrariar as palavras de Melkor, e Fëanor ainda esperava uma atitude que mostrasse isso, porém isso não aconteceu e ele se recusou a entregar as Silmarils ("E não é um Vala como eles", dizia seu pensamento, "e não compreende seus corações? Sim, um ladrão revelará ladrões!") o que aconteceu em seguida?? Um Vala, o mais poderoso de todos, aquele que realmente soube usar seus dons em prol de sí mesmo, tomou a vida de Finwë, levando consigo o coração de Fëanor!! Fëanor morre nesse momento, os Valar não tiveram a condições de enxergar isso, a não ser Mandos que acho que sabia de tudo... imprestávelmente!! E Manwë, um sonso, bobo... infantil!! Quem ousar chamar Fëanor de fraco não pode nunca tentar elevar Manwë ao cargo que exercia em Arda, esse sim... um imprestável nesse episódio, sendo que interferiu muito em todo o processo para que o "Espirito de Fogo" se consumisse!! O fogo purifica, porém também consome, a chama aquece, porém arde e queima, os Valar não tiveram a mínima condição de proteger os eldar.. antes esses nunca tivessem atendido a convocação de Manwë de morarem em Valinor e esses (Valar) deveriam ter feito aquilo que lhes foi destinado, proteger Arda e os filhos de Eru Illuvatar!!

    Bem, eu penso assim... os Valar são muito culpados em tudo... Fëanor foi uma vítima da incopetência de Manwë.
     
  20. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Feanor era mau-caráter. Teve uma infância sofrida e tal, e perdeu o pai quando não restava mais nada, mas seus atos são injustificáveis. Ninguém tem licença pra sair matando a torto e a direito, não importando o que tenha sofrido. E tinha o gene podre também, já que seus filhos competem com o papai e Maeglin o lugar de pior elfo. O fato de todos os filhos dele (Maglor e Maedhros inclusos) serem maus mostra como ele era ruim. E esse é só um dos bilhões de argumentos que podem ser usado contra Feanor.

    Ah, me desculpe, mas os alemães são culpados por uma boa parte dos crimes de Hitler. Eles sabiam dos campos de concentração e apoiaram. Não tem desculpa. E a Alemanha existiu durante mais de mil anos o pior anti-semitismo. Hitler foi um produto dessa sociedade racista e segregadora.

    Assim como Feanor foi o Maior mas não o Melhor, Manwe não foi o Maior, mas foi o Melhor. Manwe era a voz de Ilúvatar em Arda, era magnânimo. Os motivos para o comportamento dele estão excelentemente expostos no seguinte trecho do Osanwe-kenta:

     

Compartilhar