• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fé: crença sem haver evidência

Vatho disse:
Maga disse:
Aproveito e faço uma pergunta: Se não houvesse impunidade nas leis dos homens, existiria a necessidade de um julgamento divino?

Acho que as leis dos homens é um assunto completamente diferente do julgamento divino, que envolve a questão da salvação em outro plano, da vida eterna, do espiritual, da consciência, etc. Não é atoa que muitos, apesar de terem passado pelas leis dos homens, buscam a absolvição em Cristo.


Com relação aos radicais religiosos, temos que levar em conta a questão da cultura, que é um elemento estritamente particular de cada povo. Jamais podemos definir uma religião como fanática sem antes analisar as características, que são geralmente muito complexas.

Para quem vive no mundo ocidental, onde o Cristianismo é a principal religião, morrer por uma fé, uma crença, acaba se tornando absurdo. Mas para outros povos, onde uma pessoa já é criada e passa a vida inteira seguindo tais convicções, é algo absolutamente normal. E quem pode julgar a fé alheia.

Um exemplo disso, é o Jihad dos Islamicos, ou a chamada Guerra Santa. Para eles, a guerra é um meio pelo qual se consegue os objetivos da religião, que é reformar o mundo. Por se tratar de uma questão religiosa, eles acreditam que morrer em prol desta causa, indica salvação.

É isso. =)
8O
 
Vatho disse:
É inegável que tem que ter muita fé em algo para se explodir com um cinto de bombas, ela lhe apoia muito bem na hora de decidir ir pelo ares.
naum... la eles acreditam q se morrerem seguindo o seu lider religioso (que por sinal nunca deve ter dado 1 tiro na vida... nunca viu uma pessoa morta) manda os caras se matarem
baseados em algo q os bixim nunca vaum ler, nem saber pq taum fazendo aquilo
pode ser comparado aos kamikazes isso
iam se matar pq achavam q isso era honrado........ mas se matar para matar outros, naum tem fé nenhuma, vc eh "forçado" por palavras doce e palavras camufladas para isso
 
Gente, esses exemplos de Jihad e outros grupos extremistas nõa são fé são fanatismo religioso ou seja, eles desvirtuam a crença das pessoas e fazem com que se tornem fanaticos a ponto de não aceitarem nada alem da imposição de suas opniões como verdadeira e o uso da força como meio de se impor.
A fé não é isso.
Fé é qdo vc acredita em algo e isso faz com que vc desempenhe sua vida da melhor forma possivel tendo sua fé como base.
A fé verdadeira não é cega, é atraves de fatos que vc tem que levar em cosideração e embasa-la nesse conceito com um fundamento. Um afé sem base não existe.
Se for o caso de comparar ciencia como puramente certa e fé como base de um escapismo, seria um tanto constrangedor. Alem de dizer que a Biblia seriam apenas contos por assim dizer.
Se pesquisarmos, serão encontrados fatos cientificos descritos na Biblia antes se suas descobertas. Qdo descobriram que a Terra era redonda?
A Biblia ja dizia que ela era circular.....e não me venham dizer que é alteração feita na tradução que se encontraram pergaminhos datados muito antes da descoberta com as incrições de que a Terra era circular.
Outra coisa o cristãos do primeiro seculo não exigiam que as pessoas tivessem fé na sua crença só por escuta-los, mas sim por pesquisarem as evidencias e sem assim as encontrassem, baseassem sua fé nelas. A um apassagem na Biblia que mostra isso qdo um etiope eunuco, conversou com Felipe e se converteu por depois de este pesquisar a fundo as ecrituras chegou a uma conclusão de onde depositar sua fé.

Por favor não vim dizer que a ciencia e errada e que quem acredita nela esteja ou dizer que a fé tenha que ser simplesmente aceita.
Nã vim dizer que para se ter fé a pessoa precisa ter pesquisado todas as evidencias a nossa volta e se assim o quiser depositar sua fé em algo não visto.
Mas acima de tudo quem tem um afé correta em algo vai fazer com que esta pessoa viva sua vida da melhor maneira possivel e procure ter tbm um aotima convivencia com os a sua volta.
 
Guilbor disse:
Gente, esses exemplos de Jihad e outros grupos extremistas nõa são fé são fanatismo religioso ou seja, eles desvirtuam a crença das pessoas e fazem com que se tornem fanaticos a ponto de não aceitarem nada alem da imposição de suas opniões como verdadeira e o uso da força como meio de se impor.

Fanatismo religioso é por alguma deidade, logo é por Fé. Por mais distorcida a Fé dessas pessoas, é fé. Como disse anteriormente, ninguém vai se explodir se não acreditar realmente que está morrendo em uma causa maior e que por isso será recebido por Alá. E o que é ter Fé? É acreditar em algo que não pode ser provado.

Guilbor disse:
Fé é qdo vc acredita em algo e isso faz com que vc desempenhe sua vida da melhor forma possivel tendo sua fé como base.
A fé verdadeira não é cega, é atraves de fatos que vc tem que levar em cosideração e embasa-la nesse conceito com um fundamento. Um afé sem base não existe.

Não existe verdadeira ou falsa Fé. Fé é acreditar em algo mesmo sem provas de sua existência. Essa sua definição de Fé parece mais algo pessoal do que a real definição. E existe Fé sem base, uma vez que vc não pode provar a existência das deidades, logo a base é o dragão na garagem.

Guilbor disse:
Se pesquisarmos, serão encontrados fatos cientificos descritos na Biblia antes se suas descobertas. Qdo descobriram que a Terra era redonda?
A Biblia ja dizia que ela era circular.....e não me venham dizer que é alteração feita na tradução que se encontraram pergaminhos datados muito antes da descoberta com as incrições de que a Terra era circular.
Outra coisa o cristãos do primeiro seculo não exigiam que as pessoas tivessem fé na sua crença só por escuta-los, mas sim por pesquisarem as evidencias e sem assim as encontrassem, baseassem sua fé nelas. A um apassagem na Biblia que mostra isso qdo um etiope eunuco, conversou com Felipe e se converteu por depois de este pesquisar a fundo as ecrituras chegou a uma conclusão de onde depositar sua fé.

Falácia anedota. Onde estão os dados concretos?

Guilbor disse:
Mas acima de tudo quem tem um afé correta em algo vai fazer com que esta pessoa viva sua vida da melhor maneira possivel e procure ter tbm um aotima convivencia com os a sua volta.

Nessa parte você parece querer decidir o que é fé correta. Não existe Fé correta ou Fé errada. Quem faz coisa errada por Fé é o ser humano. Fé é apenas um conceito.
 
Vatho disse:
Guilbor disse:
Gente, esses exemplos de Jihad e outros grupos extremistas nõa são fé são fanatismo religioso ou seja, eles desvirtuam a crença das pessoas e fazem com que se tornem fanaticos a ponto de não aceitarem nada alem da imposição de suas opniões como verdadeira e o uso da força como meio de se impor.

Fanatismo religioso é por alguma deidade, logo é por Fé. Por mais distorcida a Fé dessas pessoas, é fé. Como disse anteriormente, ninguém vai se explodir se não acreditar realmente que está morrendo em uma causa maior e que por isso será recebido por Alá. E o que é ter Fé? É acreditar em algo que não pode ser provado.
calma ai, eles se explodem naum por ala, mas sim, pq algum lider falou
"Alá quer isso, facam! sejam instrumentos de alá!"
mas naum eh a feh deles, isso eh manipulação, brincar com crenças naum eh fé.....

Guilbor disse:
Fé é qdo vc acredita em algo e isso faz com que vc desempenhe sua vida da melhor forma possivel tendo sua fé como base.
A fé verdadeira não é cega, é atraves de fatos que vc tem que levar em cosideração e embasa-la nesse conceito com um fundamento. Um afé sem base não existe.

Não existe verdadeira ou falsa Fé. Fé é acreditar em algo mesmo sem provas de sua existência. Essa sua definição de Fé parece mais algo pessoal do que a real definição. E existe Fé sem base, uma vez que vc não pode provar a existência das deidades, logo a base é o dragão na garagem.
ou simplesmente acreditar, vc tem fé que o lula vai fazer um bom governo?!
vc ja fez sua Fé? (apostar na sena)

o que seria essa fé!? fé religiosa?!

Guilbor disse:
Se pesquisarmos, serão encontrados fatos cientificos descritos na Biblia antes se suas descobertas. Qdo descobriram que a Terra era redonda?
A Biblia ja dizia que ela era circular.....e não me venham dizer que é alteração feita na tradução que se encontraram pergaminhos datados muito antes da descoberta com as incrições de que a Terra era circular.
Outra coisa o cristãos do primeiro seculo não exigiam que as pessoas tivessem fé na sua crença só por escuta-los, mas sim por pesquisarem as evidencias e sem assim as encontrassem, baseassem sua fé nelas. A um apassagem na Biblia que mostra isso qdo um etiope eunuco, conversou com Felipe e se converteu por depois de este pesquisar a fundo as ecrituras chegou a uma conclusão de onde depositar sua fé.

Falácia anedota. Onde estão os dados concretos?
bom, fatos concretos nunca teremos, mas ele mostrou sim daonde ele pegou, e eh uma fonte relativamente confiavel (naum existe 100% confiavel), a biblia.. ou eu naum li?!
A um apassagem na Biblia que mostra isso qdo um etiope eunuco
:roll: :roll:

Guilbor disse:
Mas acima de tudo quem tem uma fé correta em algo vai fazer com que esta pessoa viva sua vida da melhor maneira possivel e procure ter tbm um aotima convivencia com os a sua volta.

Nessa parte você parece querer decidir o que é fé correta. Não existe Fé correta ou Fé errada. Quem faz coisa errada por Fé é o ser humano. Fé é apenas um conceito.
[/quote]conceito ou apenas acreditar, não eh necessario vc ter 2316464893234584,4564 sei lha insinuações do que é a fé para vc, fé eh apenas acreditar, e gerar forças para isso...

a religião se baseia em fé. a fé, move montanhas, ja que a fé, é acreditar q podemos.... ou estou errado?!
 
Omykron disse:
calma ai, eles se explodem naum por ala, mas sim, pq algum lider falou
"Alá quer isso, facam! sejam instrumentos de alá!"
mas naum eh a feh deles, isso eh manipulação, brincar com crenças naum eh fé.....

Engraçado que quem se explode ACREDITA no que ele diz... usando o seu jargão de "fazer uma fezinha na sena", ele "bota fé no que o lider disse".

Omykron disse:
ou simplesmente acreditar, vc tem fé que o lula vai fazer um bom governo?!
vc ja fez sua Fé? (apostar na sena)
o que seria essa fé!? fé religiosa?!

Não apenas, como eu disse, Fé é acreditar, usado principalmente para o trato de deidades. Vc pode usar a palavra emprestada para entendimento de outros assuntos.


Omykron disse:
bom, fatos concretos nunca teremos, mas ele mostrou sim daonde ele pegou, e eh uma fonte relativamente confiavel (naum existe 100% confiavel), a biblia.. ou eu naum li?!

Onde da Bíblia? Eu posso chegar e falar que existe um trecho da bíblia que fala que a terra é retangular e ficamos na mesma. Enquanto isso, é anedota.

Omykron disse:
a religião se baseia em fé. a fé, move montanhas, ja que a fé, é acreditar q podemos.... ou estou errado?!

Move montanhas e faz pessoas irem pelo ares. O post da Maga é bastante elucidativo quanto a isso.

O engraçado é que eu vejo nesse tópico uma necessidade das pessoas acreditarem que fé é uma coisa boa 100% das vezes. Se não tiver um efeito benéfico, não é fé. Isso é não aceitar críticas e não muito útil no clube CÉTICO.
 
calma ai.... a discução eh sobre feh em um clube cético, correto?!
logo, naum reclame dos posts, pq, querendo ou naum. nunca vai ter apenas céticos.....

a fé eh boa, quando usada com bons principios.... quando agredimos alguem com o uso da fé, naum estamos usando ela de modo correto, e, tacando nela as nossas responsabilidades
 
A Bíblia é um livro sagrado e histórico também. Mas por se tratar da representação da própria palavra de Deus, ela tem um caráter cifrado, ou seja, precisa de uma interpretação. Aí, cada um o faz como quer, ou como é melhor para determinado argumento.

Com relação aos líderes, qualquer religião tem o seu. Eles são encarregados de passar a mensagem de um ser superior. Claro que esta palavra pode ser desviada para outras funções, mas como eu disse anteriormente, os escritos são todos cifrados, cada um entende como é melhor.

Com relação a fé, como já disse, é um dado natural. É uma atitude fundada em uma certeza.
Não acho muito "cientifico" acreditar que a fé move montanhas, ou transforma alguém em uma pessoa melhor. Acho que a proposta do tópico não é isso. Acho que a discussão deve se basear na função da fé na sociedade, ou a fé de uma forma histórica, deixando convicções pessoais de lado. =)

Até mais.
8O
 
Fé é fé. O que é bom ou ruim é a aplicação dela na sua vida e nas suas decisões.

E não adianta dizer que a decisão de fanáticos é boa só poque é boa para eles, porque nem isso é.

Eles perdem as próprias vidas e dificilmente conquistam êxito em seu objetivo final do sacríficio.

Maga disse:
Acho que a discussão deve se basear na função da fé na sociedade, ou a fé de uma forma histórica, deixando convicções pessoais de lado. =)

Concordo. :wink:
 
Onde da Bíblia? Eu posso chegar e falar que existe um trecho da bíblia que fala que a terra é retangular e ficamos na mesma. Enquanto isso, é anedota.

Obs: Eu posto do trabalho então nem sempre posso no mesmo momento colocar o trecho de onde retirei ou onde li.

O texto em questão:
Isaias cap. 40 vers. 22

O gde detalhe é que muitos não aceitam a fé e vão contesta-la sempre e outros a aceitam e vão apoia-la.

Como a Mega falou creio que discutir os aspectos da fe na sociedade seria mais produtivo caso contrario a proposta do clube se perde e ficaremos discutindo opniões divergentes.
 
Existem aqueles que acreditam

Aqueles que crêem com fervor em sua religião, em seu deus, coisa e tals

Esses aí que possuem isso que vcs chamam de Fé

Se isso faz bem para quem acredita, ou sejam se os impulsionam a realizar seus sonhos, então deixe-os em paz. Acho que esse deve ser o lado bom da religião.

Agora, fanatismo, perdão, é tolice. Uma pessoa deve ter sua própria vida, e não seguui em frente como um escravo fanático, um mero títere de sua igreja.

Eu não tenho religião, não acredito nisso que chamam de Fé, então para mim, tanto faz
 
Ka Bral o Negro disse:
Agora, fanatismo, perdão, é tolice. Uma pessoa deve ter sua própria vida, e não seguui em frente como um escravo fanático, um mero títere de sua igreja.
Aproveitanto essa parte...
Fanatismo é uma coisa idiota sim, mas não tem nada a ver com a fé.... O cara q entra num restaurante e se explode matando um monte de gente é igual a um soldado que está num campo de guerra atualmente, provavelmente ele vai matar um monte de gente mas também são grandes a chances de morrer.
Uns são fanáticos pela religião, outros pela pátria, como muitos americanos, brasileiros, iraquianos q tem honra em morrer para defender seu pais (... nem teme quem te adora a prórpia morte...). Outros matam um cara da torcida adversária de um jogo de futebol.
Então militares ou torcedores de um time de futebol podem ser considerados fanáticos, certos? Eles estão ali por fé e fazem coisas como aquelas por fé????
Portanto, igualar fé a fanatismo creio q seja um erro. Fanatismo não é nenhuma exclusividade da religião.
 
Acho que a discussão deve se basear na função da fé na sociedade, ou a fé de uma forma histórica, deixando convicções pessoais de lado.

Bem, sinceramente isso é meio difícil...o negócio eh esse..se a pessoa fala que fé não tem base e a ciência a reprova como método de conhecimento do mundo a pessoa está sendo imparcial, agora se chaga outro e fala que fé é algo muito importante pq ajuda o ser humano a compreender sua situação real no mundo ela estaria falando de uma forma pessoal.Como diferenciar?A maioria dos argumentos em defesa da fé, não apenas sua liberdade,mas sua utilidade real, pareceriam algo pessoal.E na verdade o é, pois só quem quis tentar reconhecer que pode ser verdade, e o faz d cabeça aberta, percebe o que é a fé.

Não tem como eu falar de fé, religiosa pelo menos, se não foi algo que eu experimentei e pra mim é algo hj necessário a uma vida consciente.
Não, fé não tem nada a ver com fanastismo.Eu vou postar uns trechos mto bons aqui.Existe sim uma fé, não digo certa talvez, mas que é sim perfeitamente racional,mas eu entro nisso em outro post. Se vc tem fé numa religião vc segue o que ela te fala pq vc acredita q naquele caminho vc será mais feliz, vc viverá sua vida de uma forma mais completa e não algo irracional de ficar rezando implorando por salvação e padecendo na missa e coisas do gênero...vc vai pq vc ve de verdade um sentido naquilo e vc percebe que aquilo realmente corresponde na sua vida.É fato.Fanatismo a pessoa jah não distingue o que eh real do que não, o que lhe corresponde e o que não, ela faz por obsessão, não por fé.
Mas tb não podemos julgar, por mais que mts vezes cresçamos numa família religiosa e nos deparamos com nosso senso crítico para diagnosticar se aquilo nos interesa ou não, mts pessoas são criadas de uma forma que nem senso crítico é formado, ou que mesmo que seja ela não pode expressá-lo devido a sua cultura. Isso pode fundir com uma pessoa.A vida ibteria é dito pra ela que aquiloé bom, aquilo vai dar felicidade pós vida e tal..a pessoa não tem mta opção...mesmo inconsciente.A fé me faz ser feliz agora, não depois.
Depois eu volto com mais uns acréscimos a minha idéia.... :mrgreen:
 
Fé, duas sílabas que geram taaanto tormento.

Fé é, indiscutivelmente, a crença em algo. Mas essa crença em algo varia desde a crença em que você vai ganhar na Mega Sena, até na crença que quando você morre você tem um lugar reservado no Paraíso!

Toda essa crença exite por um único motivo: confortar o homem.
É esse o motivo, e sempre foi! Não existe outra razão para que um homem ou uma mulher creia que ajudar uma senhora a atravessar a rua, ou não cometer os tão ditos pecados se não que ele não se conforte e espere por uma recompensa!

Isso começa desde quando você é pequeno, tanto como a frase "Deus castigo quem faz isso!", quanto o famoso carvão no fim do ano do Papai Noel se você não fizer tudo certo. Tudo isso são formas de fé: Papai Noel, Deus, punimento por atos que um livro determina serem errados.

Fé não é nada mais do que um apoio, uma esperança na qual pra alguns precisa ter forma, por mais que pareça que não tem.

A fé religiosa é a mais aparente de todas, pois ela tem elementos que conformam os homens e elementos que explicam eles mesmo. Essa fé também lhes da esperança de que tudo o que eles fizerem de bom será recompensado, e para isso eles vivem, e em função disso eles são caridosos, sempre esperando uma recompensa, nunca por boa vontade. A fé religiosa também dá suporte emocional e dá esperança para aqueles que não conseguem encontrar apoio em si mesmo ou em seu semelhantes, que em minha opinião é mais do que o necessário!

A fé também pode ser vil. Por exemplo, alguém tem fé de que um projeto que ele vem planejando sua vida toda, e será a maior realização na vida, e toda sua fé se deposita ali, toda sua esperança, derepente tudo vai por água a abaixo, e o que um dia foi fé, agora é uma arma apontada para a própria cabeça.

Claro, no exemplo acima, até eu teria fé graaandiosa no projeto, porém nem se eu tivesse fé religiosa não me recuperaria. É isso mesmo, quem vos fala é um A T E U. Creio que encotrarei vários aqui.

Fanatismo: resultado de fé exceciva, em algo que muitas vezes (em meu cao eu creio que sempre) não é verdadeiro. Morrem pessoas por causa de sua fé. Isso me repugna.

Não digo aqui que religião deveria deixar esse mundo, pois do mesmo jeito que ela mata, ele contém pessoas de fazer certos atos, pois segundo o que dizem à ela, ela será punida, e por isso ela não comete esses atos, muitas fezes horrendos.
Isso ajuda minha vida ser mais segura, e faz com que as pessoas à minha volta sejam mais previsíveis.

A para mim ter fé religiosa seria a incapacidade de ter esperança em si mesmo, e não aceitar ajudo das pessoas à sua volta. Eu não preciso de um templo de concreto, ou de páginas e mais páginas de um livro gigante, ou da palavra de um homem que se diz puro para que eu tenha esperança. Minha esperança já é suficiente, mas se eu sou exceção quanto à isso, creio que devo radiar em meio a algumas pessoas. Isso já observei, eu não emito nenhuma luz.

Se seu Deus fez a vida tão perfeita, e se você é a semelhança dele e ele é perfeito, por quê existem pessoas com defeitos como o desejo de matar? Às vezes me pego questionando isso...

Espero que o que eu disse os façam pensar um pouco se sua fé está depositada em um bom lugar, e se ela não é na realidade desnecessária.

É só.

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
(elimina-se daqui os seres humanos com problemas mentais, claro)
Como eu vou saber se não estou louco?

Ps: Podem igonorar meu primeiro post. Aquilo não é minha opnião real, foi só uma coisa que eu pensei na hora. Mas é um ponto de vista.

Editando:

Ps2: Fé só tem uma sílaba. 8O
 
Gente, pra que tanto medo em assumir o lado ruim da fé? :wink:

Se pra tudo existe o lado bom e o lado ruim, até mesmo a fé também possui essa dicotomia.

Que por isso leva ao paradoxismo citado por Vatho (queremos a pré-história de volta, mas também queremos celulares e computadores)

Acho que nada pode ser feito se negamos uma realidade. Por negar, não quero dizer de "não aceitar/se conformar". Esse é o aspecto bom da fé: o inconformismo com uma imperfeição (o mundo no caso).

No entanto, o mesmo sentimento de não se aceitar esse mundo, também leva a pessoa a querer mudá-lo a força.

O fanatismo existe principalmente porque se tem muita fé... é o lado negro da fé (o que prefere dinamite pra mover montanhas...ops, copyright Mayoros). Da mesma forma, a pílula de açúcar é o lado bom da fé.

Como disseram lá em cima Fé: use com moderação.

Maga disse:
Para quem vive no mundo ocidental, onde o Cristianismo é a principal religião, morrer por uma fé, uma crença, acaba se tornando absurdo. Mas para outros povos, onde uma pessoa já é criada e passa a vida inteira seguindo tais convicções, é algo absolutamente normal. E quem pode julgar a fé alheia.

Então São Pedro morreu em vão... tsc, coitado morrer crucificado de cabeça pra baixo por causa de sua fé...

E depois tivemos as cruzadas para erradicar os infiéis islâmicos... tsc., só os muçulmanos tem guerras santas. Acho que teve uma cruzada que mandou crianças...

O conceito de fé tem várias variações que são boas, enquanto outras são perigosas. Ao escolher acreditar numa coisa sem questionar a coisa (pois o questionamento é prova de falta de fé), a linha que separa fé verdadeira de fanatismo é invisível.
 
tudo que eu queria dizer esta dito aqui.....mas eu tenho apenas uma coisa a dizer....A unica fé que eu tenho e voltada pra mim e nao pra algum possivel ser superior......eu tenho fé que eu sou meu propio deus, que eu mando em mim do jeito que eu bem entender..........

Pode ser uma crenca sem evidencia, mas eh uma crenca que tem como base naquilo que a pessoa acredita por instinto ou por vivencia....... :wink:
 
Letisgu disse:
Fé, duas sílabas que geram taaanto tormento.

Toda essa crença exite por um único motivo: confortar o homem.
É esse o motivo, e sempre foi! Não existe outra razão para que um homem ou uma mulher creia que ajudar uma senhora a atravessar a rua, ou não cometer os tão ditos pecados se não que ele não se conforte e espere por uma recompensa!
Nem sempre... ums buscam a fé para a cura, para a melhora, pra o bem da mente e do corpo.
Meditação pode ser considerado uma fé tb, dependendo da intensidade com que vc a use

Isso começa desde quando você é pequeno, tanto como a frase "Deus castigo quem faz isso!", quanto o famoso carvão no fim do ano do Papai Noel se você não fizer tudo certo. Tudo isso são formas de fé: Papai Noel, Deus, punimento por atos que um livro determina serem errados.

Acreditar em papai noel é ter fé?... essa é nova

Fé não é nada mais do que um apoio, uma esperança na qual pra alguns precisa ter forma, por mais que pareça que não tem.
Pelo menos alguma coisa útil vc falou... realmente, ficar com aquele esterótipo de "Não faz isso na frente da santa filho" (santa entende-se uma estátua de santo)

A fé religiosa é a mais aparente de todas, pois ela tem elementos que conformam os homens e elementos que explicam eles mesmo. Essa fé também lhes da esperança de que tudo o que eles fizerem de bom será recompensado, e para isso eles vivem, e em função disso eles são caridosos, sempre esperando uma recompensa, nunca por boa vontade.
Até que tava falando bonito no inicio, mas dai descambou de novo. Isso tb se explica no que eu disse em primeiro lugar, não vou repetir oq ue disse


A fé religiosa também dá suporte emocional e dá esperança para aqueles que não conseguem encontrar apoio em si mesmo ou em seu semelhantes, que em minha opinião é mais do que o necessário!
Opa, mais algo útil.


Fanatismo: resultado de fé exceciva, em algo que muitas vezes (em meu cao eu creio que sempre) não é verdadeiro. Morrem pessoas por causa de sua fé. Isso me repugna.
Muio boooommm cara... tb não suporto fanatismo :disgusti:


A para mim ter fé religiosa seria a incapacidade de ter esperança em si mesmo, e não aceitar ajudo das pessoas à sua volta. Eu não preciso de um templo de concreto, ou de páginas e mais páginas de um livro gigante, ou da palavra de um homem que se diz puro para que eu tenha esperança. Minha esperança já é suficiente, mas se eu sou exceção quanto à isso, creio que devo radiar em meio a algumas pessoas. Isso já observei, eu não emito nenhuma luz.
Mas reflita uma coisa... se não fosse por eles... vc teria essa opinião? :eek:


...namárië
 
Só que aí está toda a questão da fé...

Crê-se no que não é evidente, ou provável, ou cientificamente comprovável...

Nisto, acaba que as crenças se resumem, sejam elas quais forem, em dogmas de fé...

O que pôe ppor terra a validade delas...

Vez que, delas não se tem comprovação... :aham:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo