• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fé: crença sem haver evidência

Engethor

Son of Jango
Comecemos conceituando...
Fé: uma crença sem haver evidência ou contrária à soma das evidências.

Nem toda crença é um ato de fé. Crença em afirmações não-empíricas não é necessariamente um ato de fé. Crença no mundo externo (externo ao meu íntimo), na lei de causalidade ou em princípios lógicos como o princípio da contradição não são atos de fé.

E quando há observação empírica em jogo, pior ainda.
Ou seja, confiar em uma teoria científica testada, confiar em algo que foi comprovado através de experimentos, confiar em algo que conta com o peso das evidências a favor não são atos de fé. São atitudes lógicas. (Cf: O que é uma teoria? )

Não vejo sentido em chamar de "iguais" coisas que são claramente diferentes, em usar a mesma palavra - que carrega um sentido distinto - para coisas diferentes. (aliás, vejo sim: às vezes é abuso de linguagem ou uma metáfora estranha. Mas muitas vezes é para iludir, confundir). Não existe isso de "vc tem fé na Teoria de Darwin". O peso das evidências é a favor de Darwin. É uma decisão lógica e racional.

Ah sim, um outro aspecto. Crer na não-existência não é necessariamente um ato de fé. Dizer que "O Pé Grande não existe" não é um ato de fé. O fato de haver gente procurando o Pé Grande (ou o saci, ou sei lá o quê) sem ter produzido nenhuma evidência a favor conta para pesar na balança da não-existência. Crer no lado da balança que pesa mais não é fé.

É claro que não estou dizendo que há algo de errado em ter fé. Não estou condenando isso (se bem que o exagero é questionável). O que eu estou contestando são os ditos do tipo: "tudo é fé". Como eu disse, nem toda crença é um ato de fé.

Hora de passar a palavra. Qual o papel da fé? Comportem-se, mantenham a discussão de forma civilizada. Assim, Papai Noel vai lhes trazer uns presentinhos. :mrgreen:
 
Qual o papel da fé?
A questão principal do topico é essa? (Qd entrei achei q era outra coisa mas tudo bem.)Vc quer dizer qual o papel da fé na vida das pessoas? (Eu acho que nao ficou muito claro...)

Enfim ... na minha humilde opinião serve como alicerce. Todos nos precisamos de algo que sustente a nossa existecia.De uma maneira ou de outra todos temos esse alicerce. (Procurem dentro de si mesmos e vcs acharão). Algumas pessoas o encontram na religião(fé).Mas outras pessoas tem outras ideologias e essas ideologias é que as sustentam na hora da duvida.
(Falei besteira???)
Eu acho ambas as coisas válidas desde que haja o respeito ...
E como o tio Engethor disse a fé deve ser moderada. Tudo em excesso faz mal ... :wink:
Ps: posso ter dito um monte de besteiras mas é o que eu penso.
 
Não sei se cabe a mim dizer o óbvio.

Mas o papel da fé (não necessariamente religiosa) pode servir pra pessoa levar sua vida com uma pitada extra de amor à mesma.

Mas entenda, que essa faceta da fé é apenas uma das inúmeras... e algumas não são exatamente positivas...

Como por exemplo, o ponto do fanatismo.
 
Odeio dizer isso mas; Tudo é fé!

No final de tudo nada pode ser provado. Ninguém pode dizer que o mundo ao redor é real e que não passa de um louco vivendo uma virtualidade. Real e irreal são conceitos criados pelo próprio cérebro humano. A consciência é a coisa mais assustadora existente. Se existisse apenas uma particula no universo? Como ela poderia provar a realidade ou irrealidadedo mundo ao redor? Estamos limitados oos nossos sentidos da visão, audição, oufato e tato (incluído aqui o paladar). Se não podemos afirmar que os estímulos que recebemos são verdadeiros nada do que acreditar-mos pode ser tido como real.

Eu nunca gostei do mundo estar povoado de anti-céticos. mas os nem mesmo próprios céticos, infelizmente, podem se dizer donos da verdade.

Agora considerando que vivemos um mundo real único para todos os seres pode-se fazer a diferencoação entre fé e conhecimento. A diferença entre os dois é que o conhecimento tem que ser aceito. Depois de tormar conhecimento da teoria de Darwin é impossível não vê-la como verdadeira. O que acontece é que as pessoas não querem aceitar no que os seus próprios sentidos não podem negar. A rejeição de fatos lógicos é também uma forma de fé.

Ps: Não pude acompanhar o nascimento desse clube tão marcante para esse fórum pois minha conta nele está quebrada (me ajudem pro favor). Mas eu fiquei muito emocionado quando vi isso aqui.
 
Nhé, papo furado isso aí.

Você pode ter fé na infabilidade das informações da Bíblia que não vcai conseguir me desenhar um círculo cujo pi seja 3 nem que queira.

O mundo físico é igual para todos (elimina-se daqui os seres humanos com problemas mentais, claro), isso pode ser verificado facilmente por experiências simples e facilmente arranjáveis. Tanto aqui como em qualquer lugar um tijolo vai ser um tijolo e vai fazer seu dedão doer em uma topada.

Depender de algo externo (seja religião, bebida, comida, cocaína e etc) para "suportar" levar a vida é basicamente a mesma coisa: fuga da realidade. Medo de aceitar o que o mundo te oferece e medo do que você consegue fazer com o que o mundo oferece
 
cara a fé eh o sentimento mais foda do mundo vc nbao pod questiona-lo, nao pode deixar de acreditar em nnenhum momento, e nno fim das contaas realmente rmove montanhas..... nao q as montanhas nao seriam removidas mas eh a mesma coisa da pilula de açucar.....


eu as vezes me repreendo por nao ter fé em nada.... poderia ser util as vezes.. alguem para culpar q nao fosse a mim mesmo e tb um coisa para te dar esperanças quando nada mais dá....


abraços Dwarf
 
ebm eu nao acredito em nada mesmo se eh escapismo ou nao eu nao faço a menor ideia afinal eu nao tenhu fé mesmo......


abraços Dwarf
 
*Anoriell* disse:
alguem para culpar q nao fosse a mim mesmo
er... desculpa ... mas isso não é escapismo nao?
e tb um coisa para te dar esperanças quando nada mais dá....
sim ... arrisco dizer que talvez seja essa a única utilidade...

Escapismo é a sua segunda afirmação, quando você deixar de encarar os fatos reais para buscar uma solução externa indolor e satisfatória.
 
Ai-ai-ai-ai-ai Deriel ...

Pra mim escapismo é culpar uma entidade por TUDO o que acontece de ruin (e de bom tb) na sua vida. E dizer "deus fará , deus dará" ... enfim , deixar tudo ans mãos dele/dela (Essa é a MINHA concepção de escapismo)

A fé te sustenta qd vc acha que tá tudo perdido , que tudo dá errado pra vc , daí vc pensa que vc esta aki por algum motivo e seja ele qual for não é pra perder! :evil:

Mas vc ta me forçando a falar das minhas proprias crenças e esse n é o lugar pra isso. :wink:
Mas era só pra esclarecer o que eu quis dizer ... espero n ter me disvirtuado demais do assunto do topico...
 
É isso mesmo *Anoriell*, vc disse exatamente o que eu penso...

Afirmar categoricamente que ter fé é escapismo e fuga da realidade é uma atitude tão radical e intransigente qto a de um fanático religioso...ou seja, critica mas age igual.

A fé é, dentre outras coisas, acreditar que nada acontece por acaso, que as dificuldades e desafios surgem para serem enfrentados, para um aprendizado...acreditar em algo maior simplesmente aumenta nossas forças e capacidade de compreensão para as coisas da vida. Viver sem fé é encontrar-se sozinho na penumbra do caos.
 
Pelo que entendi, o Deriel só descreveu o que é escapismo.

E se foi isso mesmo, ele está certo. Porque escapismo não diz respeito puramente à crenças religiosas.

Fé não é necessariamente escapismo.
 
Fox disse:
Não sei se cabe a mim dizer o óbvio.

Mas o papel da fé (não necessariamente religiosa) pode servir pra pessoa levar sua vida com uma pitada extra de amor à mesma.

Mas entenda, que essa faceta da fé é apenas uma das inúmeras... e algumas não são exatamente positivas...

Como por exemplo, o ponto do fanatismo.


Naum começa Fox...

Qual o sentimento humano q so apresenta facetas boas?
Pessoas matam por amor (na conceção deles) e outras cositas mas.
A fe, no conceito biblico eh o firme fundamento nas coisas q naum se veem e a convicção nas coisas q se esperam.
Parece meio facil, mas a fe eh fundamento para se crer em Deus.
Pq se alguem naum cre como vai se achegar a Ele, uma vez q naum acredita nEle? como sou cristao estou usando do conhecimento de q possuo para falar da Fe.
Como disse no outro topico eh uma escolha: vc escolhe colocar sua fe em algo ou alguem.
 
Nham Nham..

Bom, acho que fé é um dado natural que garante a sobrevivência das espécies. Pode ter diferentes respostas, dependendo da cultura, mas, por ser uma atitude natural, indica que qualquer pessoa possui. O simples fato de uma pessoa acordar e sair para trabalhar ou estudar, caracteriza um ato de fé, pois é uma aposta no próprio futuro, é uma atitude.

É a própria fé que garante de certo modo o funcionamento da sociedade. A fé nas crenças e nos dogmas religiosos, na minha opinião, é o melhor exemplo disso, já que produzem mitos e ritos que determinam o modo de vida. É esta fé que impede que as pessoas saiam por aí roubando, matando, causando desordem. É um instumento que serve para o próprio controle geral. Por isso é tão comum, depois que as pessoas cometem assassinatos ou alguma falta grave, encontrarem Deus e Jesus.

Mas é aquela velha história, se eu disser que meu copo de nescau é o meu deus e é nele que acredito, quem pode questionar?

Bom, sei lá, é isso. =)
:D
 
Maga disse:
É a própria fé que garante de certo modo o funcionamento da sociedade. A fé nas crenças e nos dogmas religiosos, na minha opinião, é o melhor exemplo disso, já que produzem mitos e ritos que determinam o modo de vida. É esta fé que impede que as pessoas saiam por aí roubando, matando, causando desordem. É um instumento que serve para o próprio controle geral. Por isso é tão comum, depois que as pessoas cometem assassinatos ou alguma falta grave, encontrarem Deus e Jesus.
:D

Discordo em parte disso. Acho que em alguns casos isso pode funcionar, mas estã longe de ser regra. Por pior que seja, é por fé que islâmicos radicais resolvem virar biribinha e explodir quem está em volta.

Aproveito e faço uma pergunta: Se não houvesse impunidade nas leis dos homens, existiria a necessidade de um julgamento divino?
 
Vatho disse:
Por pior que seja, é por fé que islâmicos radicais resolvem virar biribinha e explodir quem está em volta.
calma ai.. vc falou algo sem pensar

o cara eh Fanático correto?!
ele vai pensar 2x antes de sair defentendo com unhas dentes, tanques, laça misseis e granadas um povo com uma religião diferente da dele, entrando em seu suposto território, ou querer ele de volta?!

eh.... vc pegou o pior exemplo para FÉ..... fanáticos naum pensam 2x.. ouvem e obedecem, calados, cegos e surdos.
 
Exato, os radicais. Os talibans da vida que acham que o mundo tem que voltar para a pré-história e para isso usam telefones celulares, internet e caminhonetes toyota! Isso é meio que contraditório.

Usei como exemplo para ilustrar que a fé está longe de ser algo 100% sadio.

FÉ: Aprecie com moderação!
 
fanatismo naum eh fe

feh eh algo para vc se apoiar para vc criar forças apra vc
o fanatismo naum usa feh
usa da força, da violencia, para eles fazerem o q querem....
por isso naum pode se xamar de feh
 
Omykron disse:
fanatismo naum eh fe

feh eh algo para vc se apoiar para vc criar forças apra vc
o fanatismo naum usa feh
usa da força, da violencia, para eles fazerem o q querem....
por isso naum pode se xamar de feh

FÉ:
do Lat. fide, confiança
s. f.,
crença religiosa;
crença, convicção em alguém ou alguma coisa;
convicção; firmeza na execução de um compromisso;
crédito; confiança; intenção; virtude teologal.

dar —: dar tento, acreditar, ver;
empenhar a —: dar a palavra;
fazer —: outorgar certeza;
— púnica: deslealdade, perfídia.

Fanatismo religioso, que é baseado em deidade que sabe-se lá se existe, é obviamente baseado em Fé. É inegável que tem que ter muita fé em algo para se explodir com um cinto de bombas, ela lhe apoia muito bem na hora de decidir ir pelo ares.
 
No meu mediocre entendimento fé é exatamente o que diz o tópico, crença sem haver evidencia.
Fanatismo é negar todas as evidencias contrarias em nome de algo que se acredita.
Esperança é a negação da realidade.
Fé e esperança tem um papel fundamental para a maioria das pessoas pois dá forças na hora do aperto e da dificuldade, faz ir mais longe do que iriamos sozinhos sem nos apoiarmos em nada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo