• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2006 Fatos interessantes das Copas do Mundo

KADU

Estão vendo esta caneta?
Estou abrindo este tópico pra falarmos sobre fatos interessantes e/ou polêmicos vividos nas Copas.
Pra começar vou comentar sobre algumas copas que podem ser consideradas de valor duvidoso. Não estou focando em erros de arbitragem (que acontece até hoje em copas), mas na real partipação das principais equipes do perídodo no torneio e em fatos extra-campo que colocam a validade da competição em dúvida.
* A primeira copa foi feita no Uruguai(1930) e teve a participação de apenas 4 equipes europeias: França, Iugoslávia, Romênia e Bélgica, todas as outras boicotaram o torneio devido a distância. O Brasil foi sem jogadores de São Paulo, devido a toperisse entre as confederações. Eu considero esse título duvidoso, pareceu algo do tipo: reune ai seus amigos pra jogar aquele esporte que voce chuta uma bola e vamos jogar aqui no quintal de casa.
* A segunda copa(1934) foi a mesma coisa, só que na versão europa: Uruguai boicotou, Brasil foi novamente sem jogadores de São Paulo e fora ele apenas a Argentina de sul-americano...tanto que os 8 classificados para a segunda faze(mata-mata) eram europeus, torneiro bem amador e caseiro, também considero de pouco valor essa copa vencida pela Italia.
* A fatídica copa de 50: depois de 12 anos sem a disputa, a competição foi prejudicada pela desistência de várias seleções, como França, Portugal, Escócia e Argentina, considerada a grande favorita ao título. Apenas dois grupos ficaram completos, com quatro países cada. Uma chave teve três participantes e a última, apenas dois (Uruguai e Bolívia). Mais uma mamata pro Uruguai.
* Copa na Argentina(1978): argentino só ganha as coisas na base da picaretagem, e isso ficou evidente nessa copa. Primeiro, que a Fifa manteve a disputa na Argentina, em plena ditadura, acusada de tortura e assassinatos de opositores do regime militar e em pleno inverno argentino. 0 torneio não teve uma seleção de grande destaque e ficou marcada pela suspeita de "armação" no jogo Argentina x Peru. Como o Brasil, adversário direto pela vaga na decisão, atuou horas antes, os argentinos entraram em campo sabendo que precisavam derrotar os peruanos por quatro gols de diferença. E ganharam por 6 a 0. O goleiro peruano Quiroga, argentino de nascimento, reconheceu anos depois que a equipe facilitou a partida. Ou seja, além do fato ridículo de não colocar dois jogos importantes para acontecer ao mesmo tempo, ainda pega um adversário que não tem caráter. Resultado, o timinho da casa compra seu primeiro "título" mundial.

Portanto, Uruguai nunca deveria ter sido considerado campeão(tanto reflete a verdade que desde estes "título" nunca mais ganhou nada), Argentina deveria ter apenas um título e Itália seria bi. E viva nossos 5 gloriosos e bem conquistados títulos!
 
Eu acho que as duas primeiras Copas deveriam ser contadas sim. Todo torneio começa no amadorismos mesmo.

A Copa que não vale muito é a de 50 pq essa já deveria ter sido melhor organizada e ainda assim foi totalmente amadora.

- Entre 1950 e 1956 a seleção Hungara marcou pelo menos 2 gols nos 15 primeiros minutos de todos os jogos que disputou, inclusive na final da Copa de 54 quando marcou 2 gols em 8 minutos mas viu a Alemanha virar por 3 a 2. Essa foi inclusive a única derrota desta seleção neste período quando a Hungria de Puskas foi bi-campeã olímpica em 52 e 56. Naquela copa a Hungria já havia vencido a Alemanha por 8 a 3 na 1a fase.

Engraçado que a Alemanha terminou a 1a fase com 2 pontos e saldo -2 enquanto a Turquia no mesmo grupo terminou com 2 pontos e saldo 4 mas a classificada foi a Alemanha pois na época não havia critério de desempate e por isso num jogo extra a Alemanha derrotou a Turquia por 7 a 2.

- Até a Copa de 70 não havia substituições. Por isso Pelé continuou em campo mesmo machucado no jogo contra a Tchecoslováquia em 62 e contra Portugal em 66.

- A Copa de 94 foi a primeira com a vitória valendo 3 pontos ao invés de 2. Essa decisão foi tomada após o baixíssimo número de gols da Copa de 90. Outras mudanças foram feitas pelo mesmo motivo como a proibição do goleiro pegar com a mão uma bola recuada.

- O Gol de Ouro foi integrado a uma Copa pela 1a vez em 98 e neste ano já pode ser eliminado novamente das regras.

- Em 82 num jogo entre Austria e Alemanha, dois paises muito próximos historicamente a vitória de 1 a 0 da Alemanha levaria os dois times para a 2a fase. Após fazer 1 a 0 o jogo não teve mais nenhum chute a gol e ambas seleções se classificaram.
 
KADU disse:
Portanto, Uruguai nunca deveria ter sido considerado campeão(tanto reflete a verdade que desde estes "título" nunca mais ganhou nada), Argentina deveria ter apenas um título e Itália seria bi. E viva nossos 5 gloriosos e bem conquistados títulos!
Tb num é assim, neh.....
O Uruguai e Argentina ainda dão um banho enorme em cima de nós em Copas Américas.....
Não kero comparar Copa do Mundo com Copa América, só to falando q eles naum são mediocres assim tb.....
Sem contar q eles ainda conseguiam manter algum certo respeito até 70 qdo foi uma das 3 seleções das 4 semi-finalistas q podia terminar levando a taça Rimet pra casa.....
 
Quanto a Argentina eu concordo, eles teem tradição e sempre montam ótimas equipes APESAR de que as 2 copas que ganharam foi na base de trapaça e picaretagem, com direito a Maradona cortando para o gol, colocando tranquilizante na água do adversário e todo tipo de atitude lamentavel esportivamente. Se não fosse por isso, seriam como a Holanda, todos sabem que é um país forte no futebol mas não consegue transformar isso em títulos.
O Uruguai só tem 2 títulos pq teve a sorte de aproveitar uma época onde o futebol ainda era muito amador e a tradição do jogo ainda se formava pelo mundo. Eu vou morrer com 80 anos sem ve-los ganhar outra copa, com certeza.
A copa américa sinceramente não conta, em várias edições vários paises boicotaram ou levaram times reservas, ela nunca teve crédito nem mesmo entre uruguaios e argentinos. Titulo de seleção mesmo só copa do mundo que conta, agora que parece que estão querendo melhorar a copa das confederações pra ela ser mais respeitada. Isso pra nós, a Eurocopa pros europeus valem muito.
 
Fingolfin disse:
- Até a Copa de 70 não havia substituições. Por isso Pelé continuou em campo mesmo machucado no jogo contra a Tchecoslováquia em 62 e contra Portugal em 66.

Aff, disso eu não sabia. O futebol já foi tosco em, não tinha banco então!? Reserva só servia de um jogo pra outro... :blah:
 
KADU disse:
Quanto a Argentina eu concordo, eles teem tradição e sempre montam ótimas equipes APESAR de que as 2 copas que ganharam foi na base de trapaça e picaretagem, com direito a Maradona cortando para o gol, colocando tranquilizante na água do adversário e todo tipo de atitude lamentavel esportivamente. Se não fosse por isso, seriam como a Holanda, todos sabem que é um país forte no futebol mas não consegue transformar isso em títulos.
O Uruguai só tem 2 títulos pq teve a sorte de aproveitar uma época onde o futebol ainda era muito amador e a tradição do jogo ainda se formava pelo mundo. Eu vou morrer com 80 anos sem ve-los ganhar outra copa, com certeza.
Mas nesse caso pra vc então a Itália seria só campeã.....Não tri.....



KADU disse:
A copa américa sinceramente não conta, em várias edições vários paises boicotaram ou levaram times reservas, ela nunca teve crédito nem mesmo entre uruguaios e argentinos. Titulo de seleção mesmo só copa do mundo que conta, agora que parece que estão querendo melhorar a copa das confederações pra ela ser mais respeitada. Isso pra nós, a Eurocopa pros europeus valem muito.
Mas até começar a Copa do Mundo, a Copa América era a unica coisa q as seleções daki podiam almejar.....
E mesmo depois do inicio da Copa, como vc mesmo disse, demorou ainda um tempo até as seleções começarem a levar ela realmente a sério sem fazer boicotes bobos e coisas do genero.....



KADU disse:
Aff, disso eu não sabia. O futebol já foi tosco em, não tinha banco então!? Reserva só servia de um jogo pra outro... :blah:
Se vc pega os videos dos jogos mais antigos (axo q passa um programa desse estilo no SporTV), realmente era bizarro.....
Sem contar q akeles argumentos do tipo "Ah, mas se Pelé jogasse no nosso tempo ele ia sofrer com as marcações, etc" perdem sentido.....
Se tu vê, naum havia 1 jogo seker q naum tivesse 10 carrinhos ultra violentos em cada tempo.....Era cada lance bizarro, VÁRIOS carrinhos por trás e pontapés propositais q dava até pra ter pena dos jogadores.....
E numa época onde ainda naum havia cartão amarelo, o juiz naum tinha controle algum.....
O próprio Carlos Alberto Torres me surpreendeu.....O cara era um monstro qdo atacava, mas metia cada bordoada qdo tava defendendo q faria o Simeone corar de vergonha.....
 
Vcs já viram a evolução do futebol de 58 pra 70? Em 58, 62 e 66 tudo parece aqueles filmes onde era uma pelada total. Os goleiros ainda usavam boinas.

Em 70 tudo já parece muito mais organizado e parecido com o futebol de hoje.
 
Nada a ver isso de desprezar os titulos do Uruguai, mesmo porque antes da Copa eles já eram bi-campeões olimpicos, que era a "Copa do Mundo" da época.

Ps: Alguem aí tem um video de um jogador do Zaire saindo da barreira e bicando a bola numa falta a favor do Brasil, eu vi esse video numa comunidade do orkut e não achei de novo, é hilário e mostra como muitas seleções iam pra copa sem nem saber as regras do jogo...
 
Outro fato legal: a homenagem a morte de Perón.

Os árbitros ao invés de definirem um minuto de silêncio no início da partida, o estabeleceram DURANTE o jogo!!! Muito bonito!!
 
Ps: Alguem aí tem um video de um jogador do Zaire saindo da barreira e bicando a bola numa falta a favor do Brasil, eu vi esse video numa comunidade do orkut e não achei de novo, é hilário e mostra como muitas seleções iam pra copa sem nem saber as regras do jogo...

Eu tenho. É muito engraçado :rofl:

Os árbitros ao invés de definirem um minuto de silêncio no início da partida, o estabeleceram DURANTE o jogo!!! Muito bonito!!

Eu achei idiotice. Podiam esperar o fim do jogo ou a rodada seguinte que não ia fazer mal a ninguem.
 
? disse:
Eu achei idiotice. Podiam esperar o fim do jogo ou a rodada seguinte que não ia fazer mal a ninguem.
Mas eles queriam justamente fazer diferença, pela magnitude e unicidade do homem ...
 
Bom faltou mencionar a Inglaterra de 66 que contra Portugal na semi-final pelo melhor desempenho técnico tinha por tabela o direito de fazer esse jogo "fora" de Wembley, e aí alegam que a rainha pressionou e nisso nas vésperas do jogo houve uma manobra politica (semelhante a Vasco x Cruzeiro de 74) para que os ingleses jogassem a todo custo lá atrapalhando toda a concentração dos portugueses que tiveram que se deslocar pra Londres as pressas e com um suspeito atraso no seu deslocamento para que chegassem ao estádio o mais em cima da hora possivel. Depois na final veio o tão polêmico gol tão contestado até hoje.

E por ultimo a Coréia de 2002 que em edições anteriores nunca sequer passou de um empate e para que a Copa da Asia mostrasse a "evolução" de pelo menos um representante do continente, a Coréia por ter uma torcida mais vibrante teria sido a "escolhida" e com um time apenas mediano chegou a semifinal.

Sem falar que a propria escolha da sede de 2002 foi muito politica. Só estavam na disputa Japão e Coréia e pra FIFA manter uma média com os asiáticos decidiu dividir uma Copa em 2 paises o que na época soou muito estranho dando a entender que essa decisão só veio pela grande quantidade de $$$ que ambos poriam na competição.
 
Mas essa final de 66 terminou com 2 gols de diferença pros ingleses, neh naum?
Não vejo pq tanta polêmica.....

E, se naum me engano tb, teve um inglês q fez 3 gols nesse jogo e é até hoje o unico jogador a ter conseguido isso......
 
Sim, o jogo terminou 4 a 2 pra Inglaterra.

Além disso no caso da Coreia grande parte do mérito dela foi na verdade desmérito de Portugal que teve uma atuação pífea. Depois a ajuda descarada mesmo foi só em um jogo, contra a Espanha.
 
Ah, nem vem.....

A Itália teve um gol (axo q na prorrogação) mal anulado.....Tá, esse até passa pq era dakeles lances realmente difíceis.....

Mas o lance onde o Totti (foi ele, neh?) foi expulso foi ABSURDO!!! exatamente a mesma coisa q aconteceu com o Tinga no jogo contra o Corinthians.....
Penalti CLARÍSSIMO, mas o juiz naum dá e ainda expulsa o Totti com o segundo cartão amarelo por "simulação".....
 
Ah, essas merdas acontecem.

Contra a Espanha sim foi sinistro pq teve um gol anulado por perigo de gol.
 
Problema do jogo da Espanha é q foram 2 gols MTO mal anulados.....Extremamente mal anulados.....Bizonhamente mal anulados.....
Esse gol de "perigo de gol" (axo q num escanteio ou falta lateral).....E akele gol q ninguem entendeu até hoje como é q o bandeirinha viu akela bola saindo.....

Enqto q no jogo da Itália foi 1 gol mal anulado, mas naum tão escancarado.....E a outra foi um penalti naum marcado.....Ou seja, um dos lances naum era exatamente um gol feito q foi anulado......
Mas o penalti foi escandaloso demais.....É akele típico lance q mesmo o torcedor da Coréia deve ter colocado a mão na cabeça axando q seria ÓBVIO q akele penalti seria marcado, mas acabou naum sendo.....
 
repare que em rel. a 66 dei mais ênfase a semifinal já que a grande seleção a ser batida naquela copa era Portugal e pros ingleses serem campeões era vital vencer a todo custo aquele jogo. Infelizmente o extra campo pode ter sido decisivo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo