• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

fãs de SDA tb sao fãs de HARRY POTTER?

Acho que são literaturas distintas, tanto no tema quanto na qualidade, não que uma seja inferior à outra porque isso depende do objetivo. É claro que o texto do SDA é muito mais elaborado e bem melhor desenvolvido, mas não serve para todos e em grande parte por ser assim. Muitos preferem um livro mais fácil de ler e mais óbvio.
Eu gosto de HP e em todos dá pra notar vários elementos que lembram SDA, agora nenhum me vem à cabeça, + lembro que quando tava lendo eu pensei nisso. Também tem coisas de outras obras como alguns dos nomes dos personagens e outras coisas. Mas a estória não é baseada em SDA, nem de perto.
Talvez seja previsível, + às vezes é interessante ler alguma coisa assim, pra quebrar o ritmo, algo que seja mais fácil. Mas é claro que prefiro muiiiiiiiito SDA.
 
O que eu acho não é que HP seja inferior, é que SdA é muito superior.

Deu pra entender ou ficou confuso? Parece que estou me contradizendo, mas é assim mesmo :mrgreen:
 
sim, a unica coisa pela qual nutro ódio, nao apenas pelo livro, que, ja que me pedes, direi as razoes... (os mods vao me matar por isso...) ( ah sim, eu tbm nao gosto mto de gente que provoca, sabendo no que isso vai dar para o topico e os usuarios) eu te mandarei uma MP, quem mais quiser, me fale.
Essa foi uma indireta p/ mim? Acha q te provoquei?
Eu, Na boa, li sua MP E naum encontrei nenhum argumento plausível a não ser a sua versão pessoal de um resumo de Hp totalmente detonado e ridículo (no sentido exato da palavra). Você xingou fez q fez e no final das contas não encontrei nada de interessante ou reflexivo nas suas palavras. O q deu p/ notar é q vc tem um ódio tremendo por HP diz q as pessoas ficam tipo obcecadas por HP
(coisa q se vc não notou acontece com SDA e mtos outros tb), mas não entendo o seguinte: se vc tem ódio, pq continuou a ler??? Não vai dizer q foi obrigada ou coisa do tipo q essa não cola.
Não pretendo te obrigar a gostar de nada do q eu gosto, mas tb não ofenda quem gosta de HArry Potter (vc sabe do q eu estou falando, releia sua MP em caso de dúvida) pq do mesmo jeito q SDA é especial p/ vc, HP é especial p/ outras pessoas e eu gostaria de ver sua reação ao ouvir alguém falar de SDA assim como vc fala de HP.
Outra coisinha: qual o problema com plágios? Todo mundo se inpira em algo p/ fazer uma obra caso vc naum saiba disso...
Acho melhor vc rever alguns dos seus conceitos antes de dar opiniões... numa boa... :roll:
 
Arwen*LOTR disse:
Outra coisinha: qual o problema com plágios? Todo mundo se inpira em algo p/ fazer uma obra caso vc naum saiba disso...

Opa, opa. Não confunda nunca plágio com inspiração.

Plágio é uma cópia descarada de algo, inspiração é pegar esse mesmo algo e criar algo seu baseado em uma ou mais características dele.
 
Fox disse:
Arwen*LOTR disse:
Outra coisinha: qual o problema com plágios? Todo mundo se inpira em algo p/ fazer uma obra caso vc naum saiba disso...

Opa, opa. Não confunda nunca plágio com inspiração.

Plágio é uma cópia descarada de algo, inspiração é pegar esse mesmo algo e criar algo seu baseado em uma ou mais características dele.
Pois é... logo depois eu percebi mas jah tinha postado! Em td caso o q eu quis dizer q HP não é um plágio. E ao invés de plágio queria dizer inspiração msm!
Msm assim obrigada pela correção... foi mal rs.. :oops:
 
Astoraut disse:
Primeiro: SdA é um livro muito mais sério do que HP. HP foi escrito dentro de um ônibus em uma viagem. SdA demorou anos para ser escrito.
Segundo: Não tem nem comparação, Tolkien com Rowling(acho que é assim que se escreve esse nome). A imaginação, a seriedade e a criatividade de Tolkien é incomparavelmente maior.
E terceiro: Se não fosse por SdA, HP não existiria, RPG e várias outras coisas que originaram de SdA. :eek:


Qual o problema de SDA ser mais sério que HP? O que faz um livro sério ser tão superior?
Um exemplo é Monteiro Lobato. Suas histórias eram direcionadas para um público infantil, mas eram histórias excepcionais, realmente prendiam. Muito melhores que vários livros "sérios" que existem por aí. Seriedade as vezes também é confundida com violência, sexo, e coisas "pesadas".
Minha definição de seriedade é alguma coisa com objetivo certo, com a história perfeitamente costurada (ou quase perfeitamente, nada é perfeito). Não precisa envolver violência, guerra, sangue e lutas. Precisa apenas ser direcionado.
Tolkien foi sério. Rowling é séria. Lobato foi sério.

Não vou negar que Tolkien tinha uma criatividade maior, isso é óbvio. Mas desmerecer o trabalho de Rowling porque não tem criatividade é dose.
A história de HP se passa no nosso mundo, em uma escola de magia. Tolkien e Rowling viveram na Inglaterra, e usam várias lendas e costumes de lá, e Rowling pode até ter se inspirado um pouquinho em Tolkien. E daí?

Sem SDA existiria um número MENOR de livros de fantasia. Não vamos exagerar dizendo que foi por causa de Tolkien que surgiram absolutamente todos os livros do gênero.

Quanto ao seu outro post, dizendo que é vergonhoso gostar de HP, e que isso desonra Tolkien, e que HP é inferior, me responda: é errado gostar de coisas "inferiores"? Existe uma infinidade de livros que eu gosto que são inferiores a Tolkien. Eu sou uma pessoa vergonhosa? Acho que não.
E também não vamos pensando que Tolkien é a melhor coisa do mundo, porque SDA é inferior a um bocado de livros, tais como Ilíada, Odisséia, Dom Quixote... Estou desonrando os autores desses livros gostando de Tolkien?

Gosto mais de SDA? Sim, mas continuo gostando de HP, e nada me convencerá a mudar meu gosto. SDA é melhor que HP pra mim, mas HP pode ser melhor que SDA pra um monte de gente.

Bom, foi só isso. Eu não quis ofendê-lo, mas dizer minha opnião. E não a mudarei até vir algum argumento que me convença. Você não está sendo obrigado a concordar com nada, mas espero que entenda minha opnião.
 
*§NaRyA§* disse:
nesses dias estava no meu colegio e minhas amigas começaram a falar q todos os fãs de SDA tb gostam de harry potter......eu mesmo tb adoro HP!!!!gostaria de saber se é mesmo verdade.....vcs tb gostam de HP?????? :o?:

Não, eu particularmente acho que o Harry Potter é uma imitação barata do Tim Hunter, de Os Livros da Magia (Neil Gaiman).

Não tenho a menor vontade de ler os livros, mas os filmes são divertidos de se ver...

FendiOrc
 
Ai meu Deus, só post gigante! Tô com preguiça de ler as ´6 páginas antes dessa, então me limito a dar a minha opinião. Comecei a ler SdA por causa de Harry Potter. Qdo li HP me apaixonei, fikei fascinada, louca e vidrada, achei maravilhoso e perfeito o livro, aí, enquanto esperava sair o HP 4 li uma entrevista da J.K.Rowling q disse q Tolkien tb influenciou a escrita dela, daí fui ler a obra do "tal do Tolkien", depois disso meu coração só tem espaço pro Senhor dos Anéis. Mas eu ainda gosto de Harry Potter! Li o livro 5 e tô esperando o 6 e o 7, mas depois de SdA, parece q o HP perde um pouco daquele fascínio. Será q alguém me entende? :lol:
 
FendiOrc disse:
Não, eu particularmente acho que o Harry Potter é uma imitação barata do Tim Hunter, de Os Livros da Magia (Neil Gaiman).

Não tenho a menor vontade de ler os livros, mas os filmes são divertidos de se ver...

FendiOrc

Como vc pode dizer q HP é imitação de alguma outra coisa se vc não leu os livros? :roll:
Acho q dá no mesmo q alguém q só viu os filmes de SdA dizer que conhece a obra do Tolkien :disgusti:
 
Alatáriel disse:
FendiOrc disse:
Não, eu particularmente acho que o Harry Potter é uma imitação barata do Tim Hunter, de Os Livros da Magia (Neil Gaiman).

Não tenho a menor vontade de ler os livros, mas os filmes são divertidos de se ver...

FendiOrc

Como vc pode dizer q HP é imitação de alguma outra coisa se vc não leu os livros? :roll:
Acho q dá no mesmo q alguém q só viu os filmes de SdA dizer que conhece a obra do Tolkien :disgusti:

Pois é.

E na boa, deviam realmente ler Livros da Magia e HPO antes de dizer que um é cópia do outro.

Deus do céu, como nego teima.
 
(arwen, eu ja te respondi POR MP)
nossa, gente vcs tbm naum sabem ce eles leram os livros ou nao, neh!?
eu concordo com o Dark Rider, apesar d nao gostar nem um pouco de HP, mas tbm nao vejo problema nenhum (mto pelo contrario) em falar mal da Rowling SÓ pq ela naum tem criatividade, eh vital, pelo menos pra mim, a criatividade numa boa historia.
 
Fox disse:
Alatáriel disse:
FendiOrc disse:
Não, eu particularmente acho que o Harry Potter é uma imitação barata do Tim Hunter, de Os Livros da Magia (Neil Gaiman).

Não tenho a menor vontade de ler os livros, mas os filmes são divertidos de se ver...

FendiOrc

Como vc pode dizer q HP é imitação de alguma outra coisa se vc não leu os livros? :roll:
Acho q dá no mesmo q alguém q só viu os filmes de SdA dizer que conhece a obra do Tolkien :disgusti:

Pois é.

E na boa, deviam realmente ler Livros da Magia e HPO antes de dizer que um é cópia do outro.

Deus do céu, como nego teima.

OK, então vamos lá...

Meus amigos, eu leio Os Livros da Magia (e tudo mais que Gaiman publica, sendo bom ou ruim, por respeito ao Autor) desde que começaram a ser lançados no Brasil (que faz mais ou menos 10 anos, prá mais), quando ainda eram publicados na revista Vertigo, um ícone ímpar do HQ nacional, conhece? Acredito que não... Você provavelmente leu a minissérie que relançaram há pouco tempo, e acha que conhece a história, não é mesmo?

Mas tudo bem...

Eu nunca disse que conhecia HP pelos livros, principalmente porque não tenho realmente o MENOR interesse em lê-los. Se tivesse, já os teria lido, e talvez até devesse, para ver se uns e outros começam a respeitar as opiniões dos outros. Para mim as histórias de Harry Potter não passam de uma colcha de retalhos mitológica, com umas pitadas de literatura de ação adolescente (lembram aquelas séries de livors que nos faziam ler na escola, você que têm a devida idade para saberem do que eu estou falando?)...

Além do que, obras menores (como HP em relação a SDA) não são tão corrompidas quando adaptadas ao formato de cinema, o que pode facilmente acontecer quando você não dá o devido respeito aos formatos originais. Desse modo, acho realmente difícil que a leitura dos livros fosse me acrescentar algo em relação ao que absorvi vendo os filmes...

E, para finalizar, me mostrem em que momento escrevi que Harry Potter era uma cópia de Os livros da Magia. Porque, se fosse, seria muito melhor e mais interessante do que as histórias atuais, que mais parecem aqueles seriados norte-americanos em que os problemas responsáveis pelo destino da Humanidade são resolvidos toda semana, em episódios de 30 minutos.

Não tenho mais nada a acrescentar sobre esse assunto... Mas livros de leitura digerida dificilmente me interessam, de qualquer modo.

FendiOrc
 
E também não vamos pensando que Tolkien é a melhor coisa do mundo, porque SDA é inferior a um bocado de livros, tais como Ilíada, Odisséia, Dom Quixote... Estou desonrando os autores desses livros gostando de Tolkien?

Gosto mais de SDA? Sim, mas continuo gostando de HP, e nada me convencerá a mudar meu gosto. SDA é melhor que HP pra mim, mas HP pode ser melhor que SDA pra um monte de gente

É isso aê!
Tem muita gente que não sabe dar uma opinião sem ofender e desrespeitar.
Gente pelo amor de Deus, chegar aqui e postar que gostar de HP é
vergonhoso e uma desonrra... essa pessoa deveria ter vergonha é de
escrever algo tão estúpido assim! Escrever horrores da escritora... acho isso uma ignorância tamanha!
Gosto é gosto lógico, ninguém é obrigado a gostar de nada nem de aceitar outras opiniões. Mas é uma questão de bom senso saber que: não é pq não gostamos de algo que este mesmo é inferior ou ruim, e também saber que nem todas as coisas que gostamos são as melhores.
Tem gente c/ visão muito limitada, q acha q SDA está está no topo e o resto é inferioridade... não é bem assim, TUDO TEM SEU VALOR... mesmo q às vezes não saibamos enxergar. :roll:
 
E, para finalizar, me mostrem em que momento escrevi que Harry Potter era uma cópia de Os livros da Magia. Porque, se fosse, seria muito melhor e mais interessante do que as histórias atuais
FendiOrc, acho q vc escreveu isso sim olha:
Não, eu particularmente acho que o Harry Potter é uma imitação barata do Tim Hunter, de Os Livros da Magia (Neil Gaiman).
Pois imitação é sinônimo de cópia (ver dicionário). Ou seja, vc disse q HP é uma CÓPIA barata...
 
Arwen*LOTR disse:
E, para finalizar, me mostrem em que momento escrevi que Harry Potter era uma cópia de Os livros da Magia. Porque, se fosse, seria muito melhor e mais interessante do que as histórias atuais
FendiOrc, acho q vc escreveu isso sim olha:
Não, eu particularmente acho que o Harry Potter é uma imitação barata do Tim Hunter, de Os Livros da Magia (Neil Gaiman).
Pois imitação é sinônimo de cópia (ver dicionário). Ou seja, vc disse q HP é uma CÓPIA barata...

Primeiro: Tim Hunter é o protagonista de Os livros da magia, e não o nome da obra.

Segundo: Me referi tanto a Tim Hunter como a Harry Potter PERSONAGENS (ver dicionário), e não estava tratando das obras em si.

Quanto à história, elas não têm nada a ver uma com a outra, além do conceito inicial.

FendiOrc
 
Tipo, HP é legal, mas SdA é bém melhor...
Mas pena que ambos não acrecentam nada de peso na sua vida como obras literárias. :disgusti:
 
Ei ou FendiOrc calma aí.. eu só respondi oq vc tinha perguntado..... que era o momento em q vc disse q Harry Potter era uma cópia.... e realmente num escrevi nada de errado.
Eu etava me referindo ao personagem HP tb! Vc disse q ele era uma cópia barata sim ué...
No Stress.... 8-)
 
FendiOrc disse:
Além do que, obras menores (como HP em relação a SDA) não são tão corrompidas quando adaptadas ao formato de cinema, o que pode facilmente acontecer quando você não dá o devido respeito aos formatos originais. Desse modo, acho realmente difícil que a leitura dos livros fosse me acrescentar algo em relação ao que absorvi vendo os filmes...
Só uma observação. Os filmes de HP são ruins, e isso é um fato que eu espero que mude. São adaptações boas? Sim. Mas não passam, como o PJ fez, a alma da obra para o filme, porque eu vou te dizer: Ler o livro é BEM diferente. Mas não vou falar para você lê-los, afinal, os seus preconceitos com HP estão enormes, e você iria pegar cada erro e contestar.

Só pensa bem em alguém que viu os filmes de Tolkien, virar pra você e falar que Tolkien é um lixo porque a pessoa pegou o espírito pelos filmes...

Beijos
Lu
 
Lu-thien disse:
Os filmes de HP são ruins, e isso é um fato que eu espero que mude...

...Mas não passam, como o PJ fez, a alma da obra para o filme...

...afinal, os seus preconceitos com HP estão enormes, e você iria pegar cada erro e contestar.

Só pensa bem em alguém que viu os filmes de Tolkien, virar pra você e falar que Tolkien é um lixo porque a pessoa pegou o espírito pelos filmes...

Calma aí, não se precipitem... Eu só respondi daquele jeito porque não fui bem compreendido.

1º: Vejam o desenho de Tim Hunter, ele te lembra alguém? (AHÁ!)

2º Lú-thien: você disse antes que Peter Jackson conseguiu passar o espírito da obra de Tolkien, o que não foi alcançado nas filmagens de Harry Potter.

Mas depois, me diz para pensar o que eu falaria prá alguém que não leu O Senhor dos Anéis e, só por ver os filmes, diz que não gostou da mensagem passada.

O que eu diria a essa pessoa? Com certeza seria "paciência, é a mesma mensagem passada nos livros...". Não malharia o cara, porque as mensagens passadas em O Senhor dos Anéis foram retradadas (e muito bemn por sinal) nos filmes, conservando a fidelidade à obra (nesse ponto, pelo menos).

3º Eu não tenho "enormes preconceitos" em relação à obra Harry Potter. Acho só que é impossível qualquer comparação entre HP e SDA, porque são obras COMPLETAMENTE diferentes. E respeito sim Harry Potter, principalmente por resgatar um hábito que eu não via há muito em grande parte dos mais novos (e de muitos mais velhos também, infelizmente): o hábito da LEITURA. Nesse ponto, acho Harry Potter inclusive mais importante do que SDA, porque compreende uma leitura mais "fácil", de modo que a chance de se despertar o gosto pela leitura na maioria do pessoal aumenta bastante em relação ao mesmo fato em se tratando de uma obra muito maior, e por vezes mais "pesada", como SDA, por exemplo... Além do quê, Harry Potter tem um público maciço infantil, o que só colabora para aumentar o número de leitores.

FendiOrc
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo