1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Farol inteligente deixa chuva invisível

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Fúria da cidade, 12 Jul 2012.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Se dirigir à noite já apresenta sérias dificuldades de visibilidade, dirigir à noite com chuva pode ser um desafio.
    Em vez de iluminar a estrada, a luz dos faróis dispersa-se ao atingir as gotas de chuva e a água no asfalto - pior do que isso, só quando vem outro carro em sentido contrário. Mas uma solução está a caminho.

    Farol inteligente

    Engenheiros da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, descobriram uma forma de redirecionar continuamente a luz dos faróis, para que os raios de luz passem entre as gotas de chuva, evitando
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    parte da reflexão. "Se você estiver dirigindo sob uma tempestade, os faróis inteligentes farão com que ela pareça uma garoa," garante o Dr. Srinivasa Narasimhan.

    O mais interessante é que o Dr. Narasimhan descobriu como contornar as gotas de chuva quando ele desenvolvia uma tecnologia para projetar imagens em cortinas de água. Descoberto como acertar as gotas, desviar delas foi uma questão de inverter o raciocínio e o funcionamento do equipamento.

    Farol antichuva

    O farol inteligente usa uma câmera para rastrear o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    das gotas de chuva, ou dos flocos de neve. As imagens são processadas continuamente por um algoritmo que prevê onde
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    uma das gotas estará apenas uns poucos milissegundos mais tarde.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    À esquerda, a chuva simulada iluminada por um farol normal; à direita, uma precipitação idêntica, iluminada pelo farol antichuva. [Imagem: Narasimhan Lab/CMU]

    O sistema de farol inteligente antichuva então ajusta-se rapidamente em resposta a esses cálculos, desativando os feixes de luz que incidiriam sobre as gotas de chuva ou flocos de neve nas suas novas posições previstas.

    "Um olho humano não é capaz de ver o piscar dos faróis," garante Narasimhan. "E como as partículas em precipitação não são iluminadas, o motorista nem mesmo verá a chuva ou a neve."

    Para o olho humano, as gotas de chuva parecem linhas alongadas de água caindo em direção ao chão. Mas, para uma câmera infravermelha, elas são gotas bem pequenas e independentes, com um bocado de espaço entre elas. Assim, segundo o pesquisador, o sistema nem mesmo precisa ser tão rápido para conseguir redirecionar os feixes de luz para os espaços vazios.

    Chuva invisível

    Nos testes em laboratório, o protótipo do sistema conseguiu prever a posição das gotas de chuva e ajustar o farol em 13 milissegundos. Extrapolando esses resultados, prevê-se que, em um veículo em baixa velocidade, o sistema irá eliminar até 80% da chuva visível durante uma tempestade muito forte, ao custo de 5 a 6% de perda da iluminação do farol.

    Os cientistas calculam que, para ser útil nas velocidades reais com que os carros trafegam em uma rodovia será necessário aprimorar o sistema até que ele alcance por volta de 5 milissegundos. Eles já estão trabalhando nisso, assim como na construção de um dispositivo compacto, que possa ser instalado em um carro para testes reais.

    Luz baixa automática

    Outro benefício do sistema é que a câmera poderá detectar os veículos vindo em sentido contrário, eliminando os raios de luz que se dirigem na direção dos olhos do outro motorista. Isso acabará com a necessidade de ficar alternando entre luz alta e luz baixa.

    "Outra coisa boa desse sistema é que ele nunca falhará de forma catastrófica. Se tudo parar de funcionar, ele continuará sendo um farol normal," disse Narasimhan.
     
    • Gostei! Gostei! x 6
    • Ótimo Ótimo x 2
    • LOL LOL x 1
  2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Genial.
    São nessas idéias simples que estão as grandes invenções que facilitam a vida.

    Nos antigos aviões de guerra isso era usado também com outros propósitos também, não?
    Só que sem a ajuda de uma câmera e tudo mais. Era sincronização da hélice do avião com a metralhadora de forma a que o piloto pudesse atirar por entre as hélices.

    Essas tecnologias que se baseiam em simplesmente sincronizar ou dessincronizar sinais é uma área fantástica.
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Espero que haja um aprimoramento desse porte também pra situação de neblina densa e aí ficará muito mais seguro dirigir em situações de tempo bem adversas.
     
  4. Lord Leonan

    Lord Leonan Usuário

    Ótima invenção.

    Tomara que saia logo dos laboratórios e as montadoras comecem a incorporar a tecnologia.
     
  5. Henrique Droog

    Henrique Droog Usuário

    Ótima notícia mesmo.
    Só espero que esta tecnologia chegue logo e a um preço acessível.
     
  6. Ivo Basay®

    Ivo Basay® Banned

    Muito bom pra aumentar a segurança em nossas rodovias.
     

Compartilhar