• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Faramir

Adaptar? Eu não chamo aquilo de adaptação... se bem que adaptaram o nome dele, realmente ele se chamava Faramir... Bom, pelo tempo que gastaram com cenas gratuitas e desnecessárias, dava perfeitamente pra passar os diálogos, não digo na íntegra, mas o suficiente para tornar o personagem mais fidedigno com o que ele é no lívro. No filme parecia um menino mimado e sem noção do que ele pedia. E o mesmo eu digo em relação ao Treebeard e os ents. Um pouco mais de aprofundamento fez falta pra transmitir o que eram e qual sua importância na história.

Citei o Gollum porque, mesmo sendo de natureza esquizo, é difícil representar o Gollum sem acabar incorrendo em algo próximo da caricatura.

:P
 
Lord Henry disse:
Se Aragorn é tão superior assim, por que ele não pegou o anel e levou até Mordor para destrui-lo? Porque ele não resistiria ao poder do anel. Se Isildur não resistiu, por que Aragorn resistiria? E por que Faramir resistiria?
Na verdade, nem Gandalf, nem Galadriel resisitiriam. A sabedoria deles os fez evitar que eles tivessem de enfrentar isso. De uma forma simples, eles fogem. Eles têm o anel ao alcance deles, mas nunca em sua posse.

Faramir leva bastante tempo pra chegar a isso. Pra evitar a tentação. Ele consegue chegar a isso, mas após muita conversa e muita ponderação. Não só é difícil retratar essa conversa toda num filme, como seria difícil colocar todas as ponderações dele de forma convincente, ainda mais sendo um personagem secundário.

Porque Aragorn foi mais forte que Isildur, assim como Faramir foi. Se você quizer imaginar o porque de Tolkien ter feito dessa forma, bem, acredito que foi tanto opção estética quanto vontade de dar um ar realmente magnifico ao Aragorn. O que você não pode fazer é questionar os fatos descritos no livro. Aragorn não ia levar o anel, o Conselho havia decidido que era um fardo do Frodo, e havia um entendimento que os Hobbits tinham uma capacidade forte para resistir ao anel durante um longo periodo de tempo.
Todos resistiram, a tentação os afetou, mas foram fortes o suficiente para não avançarem contra o anel. A inquisição do Faramir tem mais haver com sua curiosidade do que vontade de possuir o anel.
Outra questão, dava sim para por o personagem Faramir de forma digna. Tem um ponto no filme que ele mais ou menos repete as palavras do livro, bastava ao término delas ele descartar o anel, ajudar os Hobbits e eles partirem para Mordor. Inclusive economizava tempo.


Lord Henry disse:
Ele cairia na mesma armadilha se houvesse a chance. Acho apenas q ele era um pouco mais sábio, e isso o fez evitar que caísse na armadilha porque ele percebeu que não conseguiria resisitir. Mas isso não faz dele um Jesus Cristo ou o novo Tom Bombadil.

Você foi contraditorio. Diz que não houve a chance, mas indicou que a armadilha estava armada. Claramente houve uma chance. Faramir percebeu que tinha a chance. Sam e o Frodo perceberam que o Faramir teve a chance, isso esta descrito no livro. Ele estava a um passo de ter o anel, bastava pegar. Assim como bastava para Boromir pegar o anel do Frodo, alias, o Faramir estava em uma posição muito mais privilegiada. A próposito, ninguém disse que ele era um novo Bombadil, especialmente um Jesus Cristo, he he
 
Você foi contraditorio. Diz que não houve a chance, mas indicou que a armadilha estava armada. Claramente houve uma chance. Faramir percebeu que tinha a chance. Sam e o Frodo perceberam que o Faramir teve a chance, isso esta descrito no livro. Ele estava a um passo de ter o anel, bastava pegar. Assim como bastava para Boromir pegar o anel do Frodo, alias, o Faramir estava em uma posição muito mais privilegiada. A próposito, ninguém disse que ele era um novo Bombadil, especialmente um Jesus Cristo, he he

Não creio que tenha sido contraditório. E quanto ao que vc disse, isso acontece tanto no livro quanto no filme, e, apesar de o meio ser diferente, o final é o mesmo. Eu gostei da forma como ele foi representado no filme. Acho que eles só acrescentaram um drama a mais. Optaram por não retratar toda a conversa de Faramir com os hobbits e creio que eles têm os seus motivos. Acho q no final dá no mesmo, eles apenas aumentaram e tornaram visível a tentação do anel sobre ele. E não vi ele como sendo tão teimoso assim. Eu vi o filme pela segunda vez e reparei q todas as vezes em que Frodo e Sam pedem para ele soltá-los, ele fica hesitante, pensativo. Eu vejo isso como um conflito interno dele. Talvez pudessem ter colocado algum monólogo dele, ou mesmo um pouco mais de conversa entre ele e os hobbits de forma a tornar mais explícito esse conflito que parece sutil, mas não acho que o fato de ele, no filme, ter levado Frodo até Osgiliath seja tão absurdo assim. Eu gostei, não tive o menor problema com isso.

E o meu comentário sobre Tom Bombadil e Jesus Cristo, é q muitas pessoas se exaltam aqui por causa dessa mudança, talvez pelo carinho pessoal q têm pelo personagem. É só uma forma de dizer q ele não é imune ao anel, por mais sábio e ponderado que pudesse ser. Não acho nem um pouco absurda a forma como o enredo, nesse ponto, se desenrola no filme.
 
O que me impressionou no filme é que ele (Faranir) não parecia viver um conflito. Parecia decidido a arrancar o artefato dos hobbits custasse o que fosse... Só voltou atrás quando viu o Nazgul e seu lagarto alado aprontando das suas em Osgiliath, aquele lugar onde Sam e Frodo nunca pisaram na verdade... 8-)
 
O que me impressionou no filme é que ele (Faranir) não parecia viver um conflito. Parecia decidido a arrancar o artefato dos hobbits custasse o que fosse... Só voltou atrás quando viu o Nazgul e seu lagarto alado aprontando das suas em Osgiliath, aquele lugar onde Sam e Frodo nunca pisaram na verdade...

Talvez tenha ficado muito sutil. Mas eu via cada hesitação dele como um conflito e dúvida. Por isso eu disse q poderia ficar legal um monólogo qualquer dele para tornar isso mais explícito.
 
Sim, poder poderia... Mas como não existiu tal monólogo acho que o que ficou foi uma péssima impressão sobre ele, Faramir (pra quem não leu os livros), e uma sensação de incômodo pra quem leu e percebeu a diferença. :D
 
Aragorn não ia levar o anel, o Conselho havia decidido que era um fardo do Frodo, e havia um entendimento que os Hobbits tinham uma capacidade forte para resistir ao anel durante um longo periodo de tempo.

concordo, principalmente, pelo fato de Gandalf, Galadriel e até mesmo Aragorn, terem tanto poder e sabedoria, q eles proprios sabem q se pegarem o anel, naum cnseguirao resistir,e os Hobbitsapesar de serem considerados "fortes", naum tem tanta sabedoria e poder assim..........e a mesma coisa q acontece com o palantir q pippin pega em isengard, Gandalf fala com pip, q por ele ser tao sabio, poderia olhar na pedra e revelar tudo a sauron, enquanto pippin por toda a sua tolice naum revelou absolutamente nada, colocando apenas mais duvidas em sauron!
 
Porque ele achou os caras no meio da estrada, indo pra Mordor, e ainda conheciam o irmão dele que há pouco havia morrido.

No filme também. Qual a reclamação?
Nenhuma. Só q no filme ele interrogou os hobbits mais por desconfiança (no livro a desconfiança foi mais momentanea...), nao por interesse pelo fato de eles conhecerem o irmao e tal...
Só que ele aprisionou Frodo pra depois tomar o anel dele (ou dar pro seu pai pegar, qq coisa...). De qq forma, ele keria ficar com o anel...

Ele não queria o anel pra ele. E depois, no livro ele tb mantém os hobbits prisioneiros. Mais uma vez, não entendo a reclamação.
Nenhuma reclamaçao. Num disse q keria pra ele, mas keria fikar com o anel, pra Gondor e tal... Por mim eles num fikaram prisioneiros no livro, e sim abrigados... :tsc:
Só q na verdade não poderia, pois o anel só destrói, e ele estava sob efeito do anel, mas não percebia... Mas no livro ele TINHA noção da maldade do anel...

Será que ele tinha mesmo? Só porque ele FALA que não pegaria o anel, significa que realmente ele não pegaria? Por mais nobre que todo mundo ache q ele seja, ele era um homem, e, dessa forma, no final das contas, incapaz de resistir a toda a tentação do anel. E depois, tendo ou não noção da maldade, isso não é o suficiente para não tentá-lo.
É... mas ele não pegou, nem tentou pegar (no livro)
Afinal, se até a Galadriel ficou tentada, por que o Faramir seria o novo Tom Bombadil?
hehe... será q foi isso q tolkien kis mostrar!?? hehehe :D
Mas foi completamente de repente, e kem num leu deve ter fikado confuso... eu fikaria!

As pessoas que eu conheço que não leram o livro não acharam nada confuso. (.........)
EU fikaria. Mas tb eu soh percebi issu pq mta gente reclamou q foi d repente...
 
ele ficou didículo.. mal(u) interpretado

Eu não me arrisco a dizer que foi mal interpretado... Acho que o problema alí não foi do ator, coitado... Acho que o problema foi de roteiro e direção sobre o Faramir, que fez com que ele destoasse do resto do elenco como personagem fidedigno ao livro.
:roll:
 
Eu achei que foi muito paia esse Faramir... No livro, ele trata o Frodo e o Sam com a maior gentileza, e não daquela forma q foi mostrada no filme...
E esse ngócio de levar o anel para godor :eek: O Faramir era mó cara controlado e talz, não ficava tentado daquele jeito!!! E eu tb acho q o ator q interpretou foi meio ruinzinho... Pra mim essa foi a mudança mais horrível do filme... :disgusti:
 
L3g0l4s disse:
Eu achei que foi muito paia esse Faramir... No livro, ele trata o Frodo e o Sam com a maior gentileza, e não daquela forma q foi mostrada no filme...
E esse ngócio de levar o anel para godor :eek: O Faramir era mó cara controlado e talz, não ficava tentado daquele jeito!!! E eu tb acho q o ator q interpretou foi meio ruinzinho... Pra mim essa foi a mudança mais horrível do filme... :disgusti:

8O É de fato, descaracterizaram demais o Faramir...mas os diretores tem esse lance de fazer pelo menos uma c*gada pro filme não ficar perfeito...

Não achei que a queda do Aragorn, ou o SuperLegolas montando o cavalo ou Lutando Kung Fu zuou. O que f*deu mesmo foi o lance do Faramir e o 'seqüestro' de frodo e sam pra Osgiliath... será que foi só pra mostrar o Nazgûl ??? T o s c o !!!
 
Também concordo com Haldir o Elfo, Dirhil, Aniel, Ainulindalë e L3g0l4as: Faramir ficou péssimo. Parecia o cigano Igor interpretando. Foi uma decepção total para mim. Quem sabe ele melhore ao lado da boa atriz Miranda Alguma Coisa no próximo filme...

Como nós lemos os livros, todo o filme, e em especial o encontro de Faramir e Frodo, parecia ter sido feito às pressas. Talvez não tivesse jeito mesmo de fazer menos sufocante... Quando ele diz que "acho que agora nos entendemos Frodo", sempre pensei que ele tinha entendido Frodo somente. Por que Frodo tinha que entendê-lo? E ainda, a decisão de libertar Frodo foi tão repentina que eu imaginei: agora ele vai dizer "podem ir embora agora que o diretor mandou...ufa acabou minha fala".
 
Eru disse:
ele ficou didículo.. mal(u) interpretado

Eu não me arrisco a dizer que foi mal interpretado... Acho que o problema alí não foi do ator, coitado...
:roll:

Pra mim o problema maior foi o ator sim. Tudo bem que a adaptação não tá fiel, mas o ator tb não é convincente. Acho que se tivessem colocado o Karl Urban (que fez o Éomer) no lugar dele teria ficado melhor, mesmo com a mudança de atitude do personagem.
 
:? Eu acho que a participação que bolaram pro Faramir não ficou legal em termos de adaptação. Acho que até sacanearam o ator. No final tudo contribuiu pra deixar o trabalho do cara ruim de todo, a ponto de questionarmos sua capacidade de interpretação. Mas o diretor e os produtores são os principais responsáveis. :?
 
Como o V, eu não tinha cogitado a outra possibilidade. Mas revendo Faramir-filme até que comecei a gostar um pouquinho dele.

Mas ver nosso Faramir-de-covinhas defendendo o Faramir é muito divertido. :mrgreen:
 
Quando ele diz que "acho que agora nos entendemos Frodo", sempre pensei que ele tinha entendido Frodo somente. Por que Frodo tinha que entendê-lo? E ainda, a decisão de libertar Frodo foi tão repentina que eu imaginei: agora ele vai dizer "podem ir embora agora que o diretor mandou...ufa acabou minha fala".
:lol: :lol: :lol:

Gostei do que o Faramir (daqui do Fórum) falou a respeito do personagem, compartilho da mesma visão decepcionada - com o que eu considero ter sido um desperdício.

Não custava muito o Faramir ter sido retratado de maneira nobre. Duvido que vá conseguir angariar algum carisma de alguém quando for ferido na guerra, já que pra 80% do pessoal que assistiu o filme ele saiu como um quase-vilão.
 
Eu acho que a participação que bolaram pro Faramir não ficou legal em termos de adaptação. Acho que até sacanearam o ator. No final tudo contribuiu pra deixar o trabalho do cara ruim de todo, a ponto de questionarmos sua capacidade de interpretação. Mas o diretor e os produtores são os principais responsáveis.

Também acho que o ator foi mais vítima que culpado nessa história. Ele já apareceu fadado a desagradar com a transgressão que foi feita ao caráter do Faramir e sua participação. Sabe aquela história do "boi de rio de piranha". Poisé, nesse filme elegeram o Faramir pra sê-lo.

Se era muito longo o diálogo e portanto intransponível para tela, porque não usar o recurso da narrativa em off, como fizeram em outros momentos do filme (o começo de SDA ou mesmo na batalha de Gandalf com o Balrog)? Sacrificaria menos o ator, e permitiria que ele interpretasse o verdadeiro Faramir.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo