• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Faramir

No livro, Faramir e Boromir são tão diferentes, e ao mesmo tempo tão parecidos...
Mas o que se mostrou no filme é a igualdade absoluta dos irmãos. Boromir deveria ser mais persistente, enquanto Faramir deveria ser mais sensato, só que no filme os dois são igualmente alvoroçados pelo Anel. Ficou ruim, o Faramir deveria ter mostrado mais sabedoria...
 
Máscara Negra disse:
No livro, Faramir e Boromir são tão diferentes, e ao mesmo tempo tão parecidos...
Mas o que se mostrou no filme é a igualdade absoluta dos irmãos. Boromir deveria ser mais persistente, enquanto Faramir deveria ser mais sensato, só que no filme os dois são igualmente alvoroçados pelo Anel. Ficou ruim, o Faramir deveria ter mostrado mais sabedoria...

Mostra como os homens são falcilmente dominados pelo anel... ainda mais em se tratando de Boromir e Faramir... o desejo pelo poder, o orgulho... isso só ajuda na dominação.
 
Boromir queria o anel para si; se tornar O grande guerreiro de Gondor e ser um regente mais famoso que qualquer rei. Faramir queria levar o anel para obter a aprovaçao do pai. O anel afetas as fraquezas das pessoas. Nisso, ADT foi coerente.
 
Primeiro, se ele é tão íntegro, por que manteve os hobbits prisioneiros e os interrogou de forma tão insistente (no livro)?
Porque ele achou os caras no meio da estrada, indo pra Mordor, e ainda conheciam o irmão dele que há pouco havia morrido.
Segundo, em nenhum momento ele tomou o anel (no filme), esse sempre ficou com o Frodo.
Só que ele aprisionou Frodo pra depois tomar o anel dele (ou dar pro seu pai pegar, qq coisa...). De qq forma, ele keria ficar com o anel...
Terceiro, com seu país prestes a ser destruído e devastado, não creio que seja uma atitude egoísta pensar que o anel poderia ajudar Gondor a vencer a guerra contra Sauron.
Só q na verdade não poderia, pois o anel só destrói, e ele estava sob efeito do anel, mas não percebia... Mas no livro ele TINHA noção da maldade do anel...
Quarto, no final das contas, ele deixa os hobbits partirem. Só não levou as 200 páginas que ele leva no livro pra fazer isso, foi de uma forma mais dramática.
Mas foi completamente de repente, e kem num leu deve ter fikado confuso... eu fikaria!
 
Primeiro, se ele é tão íntegro, por que manteve os hobbits prisioneiros e os interrogou de forma tão insistente (no livro)?

Porque ele achou os caras no meio da estrada, indo pra Mordor, e ainda conheciam o irmão dele que há pouco havia morrido.

No filme também. Qual a reclamação?

Segundo, em nenhum momento ele tomou o anel (no filme), esse sempre ficou com o Frodo.

Só que ele aprisionou Frodo pra depois tomar o anel dele (ou dar pro seu pai pegar, qq coisa...). De qq forma, ele keria ficar com o anel...

Ele não queria o anel pra ele. E depois, no livro ele tb mantém os hobbits prisioneiros. Mais uma vez, não entendo a reclamação.

Terceiro, com seu país prestes a ser destruído e devastado, não creio que seja uma atitude egoísta pensar que o anel poderia ajudar Gondor a vencer a guerra contra Sauron.

Só q na verdade não poderia, pois o anel só destrói, e ele estava sob efeito do anel, mas não percebia... Mas no livro ele TINHA noção da maldade do anel...

Será que ele tinha mesmo? Só porque ele FALA que não pegaria o anel, significa que realmente ele não pegaria? Por mais nobre que todo mundo ache q ele seja, ele era um homem, e, dessa forma, no final das contas, incapaz de resistir a toda a tentação do anel. E depois, tendo ou não noção da maldade, isso não é o suficiente para não tentá-lo. Afinal, se até a Galadriel ficou tentada, por que o Faramir seria o novo Tom Bombadil?

Quarto, no final das contas, ele deixa os hobbits partirem. Só não levou as 200 páginas que ele leva no livro pra fazer isso, foi de uma forma mais dramática.

Mas foi completamente de repente, e kem num leu deve ter fikado confuso... eu fikaria!


As pessoas que eu conheço que não leram o livro não acharam nada confuso. Vc pode pensar que ficaria confuso porque vc já leu o livro e tinha uma visão diferente do personagem. Eles não poderiam ficar com horas de diálogo entre Faramir e o hobbit. Todo mundo sairia do cinema (inclusive eu) antes de terminar. Eles fizeram de uma forma mais dramática (e rápida) que o Faramir tivesse o bom senso de deixá-los partir, o que pra mim funcionou muito bem no filme e, na minha opinião, acaba com o mesmo resultado do livro.

Se uma versão é melhor do que a outra, isso já é uma discussão completamente diferente.
 
Máscara Negra disse:
No livro, Faramir e Boromir são tão diferentes, e ao mesmo tempo tão parecidos...
Mas o que se mostrou no filme é a igualdade absoluta dos irmãos. Boromir deveria ser mais persistente, enquanto Faramir deveria ser mais sensato, só que no filme os dois são igualmente alvoroçados pelo Anel. Ficou ruim, o Faramir deveria ter mostrado mais sabedoria...

concordo plenamente, Faramir mostrou ter muito mais "cabeça" no livro e o PJ fez um "irmão gemeo" do boromir... axo q ele quis mostrar muito o lado "quero ser reconhecido por meu pai" querendo levar o anel para ele. A fidelidade q PJ teve no primeiro filme, faltou no segundo.. como um todo
 
Tipo....eu acho q naum precisaria de enrolar muito em fazer o Faramir conversando com o Frodo e tals.....o q eu achei esquisito foi faramir querer levar o anel para seu pai....e logico q ele queria impresionar.......

e Dirhil, a atuação do krinha q fez faramir num foi tao fraquinha assim naum.....acho q ele trabalhou bem, so q o negocio e q ele ficou como se fosse um vilao, q se torna baumzin no final!

isso fico eskisito!
 
Mas por que o Faramir ficou com cara de vilão?????
O Boromir ficou com cara de vilão em SdA?????? Eu acho que não e ninguém que eu conheça tb acha isso. Os dois, tanto o Boromir em seu tormento quanto o Faramir em sua dúvida se mostraram pessoas confusas e em grande necessidade.

Achar que eles ficaram com jeito de vilão só porque tomaram essa ou aquela atitude questionável é julgar todos os seres humanos como vilões.

Eu pessoalmente achei que o Faramir e todas as suas atitudes no filme ficaram muito legais e até certo ponto fiéis ao que é mostrado no livro. Pode ter demorado mais um pouco, mas o Faramir recobra o seu bom senso no final, ao contrário de seu irmão.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Mas por que o Faramir ficou com cara de vilão?????
O Boromir ficou com cara de vilão em SdA?????? Eu acho que não e ninguém que eu conheça tb acha isso. Os dois, tanto o Boromir em seu tormento quanto o Faramir em sua dúvida se mostraram pessoas confusas e em grande necessidade.

Achar que eles ficaram com jeito de vilão só porque tomaram essa ou aquela atitude questionável é julgar todos os seres humanos como vilões.

Eu pessoalmente achei que o Faramir e todas as suas atitudes no filme ficaram muito legais e até certo ponto fiéis ao que é mostrado no livro. Pode ter demorado mais um pouco, mas o Faramir recobra o seu bom senso no final, ao contrário de seu irmão.
Acho que na Sociedade do Anel, Boromir sempre era o vilao que tentava pegar o Anel, mostrou mto da parte dele de sempre quer o poder do anel e tudo mais, mas no livro, ele é MTO útil, mto msm! E chega até a ser legal.
O faramir mostrou o que a maioria das garotas do forum acha, ele mto estilo vilao. Pelo menos é o que eu acho tb. :roll:
 
Acho que qualquer um pode achar as mudanças no personagem Faramir boas, mas dizer que ele se manteve fiel ao livro é um equivoco muito grande. Claro que no livro o anel tentou ele, assim como tentou Gandalf e a Galadriel, mas ele foi forte o suficiente para resistir ao poder do anel. No filme, enfraqueceram a personalidade nele.

Eu senti um padrão no ADT. Nas duas situações que os Hobbits se envolveram com outras criaturas, eles se mostraram mais sábios. Foi assim com o Barbárvore e com o Faramirr. Muito diferente do livro.

No livro, o que realmente me interessa, Faramir é um sujeito sensato e dotado de muita força de vontade, dessa forma rejeitou o anel, apesar de todo o poder desse objeto. Apesar de sentir o fato do pai preferir o seu irmão, não o invejava e tampouco teve suas virtudes danificadas por esse tratamento diferenciado. Ele era um guerreiro valoroso, mas sua principal caracteristica era a sabedoria, tanto que se identificava muito com Gandalf. Era, como o próprio Denethor se orgulhava de ser, um conhecedor e guardião das tradições. Alias, isso explica bem porque ele se interessou tanto pelos hobbits.

Então, quando eu vejo aqui as pessoas estranhando o fato do Faramir ter resistido ao poder do anel, a impressão que eu tenho é que não leram a obra de Tolkien. Esta la, o cara resistiu, ponto. Isso faz dele um ser humano superior, quase sem defeitos, poderoso? Sim, afinal, é com essas cores que Tolkien pinta seu livro. Ele tem o sangue do ponente, é de uma estirpe diferente, como o Imrahil e o próprio Aragorn, esse o herdeiro do trono.

Sobre o fato de mudarem o filme para ficar melhor adaptado a tela do cinema, não concordo. Incluiram uma cena razoavelmente longa em Osgiliath, poderiam ter tirado ela, e ate diminuido um pouco o tempo em cena de Faramir, com um dialogo explicativo dele com os Hobbits, a libertação deles, e a entrada dos Hobbits nas escadarias de Cirith Ungol, deixando a cena com a Laracna para o terceiro filme, e economizando um pouco de tempo.
 
Por + q falem q o Faramir n tava tentando pegar o anel p ele.. Isso a gente sabe, era p/ o pai dele... Mas quem n leu o livro, e só viu o filme, n percebeu isso... Acabou comprometendo a imagem do personagem.. Falar q " no livro ele tinha mais tempo p/ fazer o Faramir entender a situação" n adianta nd, pq nem tds leram o livro :osigh:


Espero q consertem ele no RdR .... :|
 
Mais alguns detalhes. No livro, em nenhum momento Faramir pos a vontade de seu pai e ate mesmo a glória de Gondor acima do que ele considerava ser correto. Exemplo claro disso foi liberar o caminho para Sam e Frodo, e também o Gollum.

Não cometam equivocos. Tanto no filme como no livro, Boromir recobra o bom senso no final, pouco antes de morrer.
 
Só faltou ele dizer com letras garrafais no filme: "Eu sou um merda, eu sou um fraco, eu não cogito a possibilidade do anel trazer ruína pro meu povo. Eu vou roubá-lo desses dois nanicos e virar o Nazgul de uma nova era".

Pelo amor de Deus, tirando o fato de que tiraram do Faramir todo um verniz de dignidade que o tornava, no meu entender, até mais nobre que o irmão, deram pra ele a consistência psicológica de uma geléia de mocotó. :disgusti:
 
E sobre a argumentação de que Faramir e os hobbits não poderiam ficar com horas de diálogo fazendo com que todos saissem do cinema antes de terminar, eu sugeriria então que fossem feitas duas versões do filme: Uma versão pipoca, bobinha, com cenas que não exijam muito, pra pessoas que não aguentam ver um filme que demande muito conhecimento ou boa vontade. E outra, para os fãs verdadeiros da obra, que querem uma peça de densidade e conteúdo, que dure o necessário para transmitir na tela o real valor que Tolkien imputou a sua obra...

Voltei pra Valinor! :lol:
 
Então, quando eu vejo aqui as pessoas estranhando o fato do Faramir ter resistido ao poder do anel, a impressão que eu tenho é que não leram a obra de Tolkien. Esta la, o cara resistiu, ponto. Isso faz dele um ser humano superior, quase sem defeitos, poderoso? Sim, afinal, é com essas cores que Tolkien pinta seu livro. Ele tem o sangue do ponente, é de uma estirpe diferente, como o Imrahil e o próprio Aragorn, esse o herdeiro do trono.

Se Aragorn é tão superior assim, por que ele não pegou o anel e levou até Mordor para destrui-lo? Porque ele não resistiria ao poder do anel. Se Isildur não resistiu, por que Aragorn resistiria? E por que Faramir resistiria?

Na verdade, nem Gandalf, nem Galadriel resisitiriam. A sabedoria deles os fez evitar que eles tivessem de enfrentar isso. De uma forma simples, eles fogem. Eles têm o anel ao alcance deles, mas nunca em sua posse.

Faramir leva bastante tempo pra chegar a isso. Pra evitar a tentação. Ele consegue chegar a isso, mas após muita conversa e muita ponderação. Não só é difícil retratar essa conversa toda num filme, como seria difícil colocar todas as ponderações dele de forma convincente, ainda mais sendo um personagem secundário.

E depois, essa história de irmão forte x irmão fraco, é um puta clichê. Você pode babar, esbravejar, chorar, xingar, me chamar de imbecil e dizer que eu preciso ler o livro pela quinta vez pra entender ou chegar à conclusão de q eu sou muito burro para poder entender toda a grandeza do personagem. Fale o que quiser. Mas, para mim, ele não era mais forte para resistir do que o seu irmão. Ele cairia na mesma armadilha se houvesse a chance. Acho apenas q ele era um pouco mais sábio, e isso o fez evitar que caísse na armadilha porque ele percebeu que não conseguiria resisitir. Mas isso não faz dele um Jesus Cristo ou o novo Tom Bombadil.

E sobre a argumentação de que Faramir e os hobbits não poderiam ficar com horas de diálogo fazendo com que todos saissem do cinema antes de terminar, eu sugeriria então que fossem feitas duas versões do filme: Uma versão pipoca, bobinha, com cenas que não exijam muito, pra pessoas que não aguentam ver um filme que demande muito conhecimento ou boa vontade. E outra, para os fãs verdadeiros da obra, que querem uma peça de densidade e conteúdo, que dure o necessário para transmitir na tela o real valor que Tolkien imputou a sua obra...


Desconsiderando a presunção desse argumento, eu só gostaria de lembrar que são duas formas completamente diferentes de expressão. Claro que o personagem poderia ser colocado de forma diferente e, até mesmo, muito melhor. Mas colocar como está no livro, é simplesmente inviável. Eu acho que eles fizeram um ótimo trabalho, dada a enorme complexidade da adaptação. E prefiro muito mais a versão atual do filme a qualquer versão "para os fãs verdadeiros da obra" que fizessem, e isso não me torna menos fã nem fã falso. Isso me torna um fã com opinião própria.
 
Faramir of Ithilien disse:
Tanto no filme como no livro, Boromir recobra o bom senso no final, pouco antes de morrer.

Sim, e o Faramir também "acorda pra vida" em Osgiliath e os deixa ir embora, mas na minha humilde opinião isso não redime as atitudes dele durante o resto de sua participação.

Posso estar sendo MUITO parcial, porque na verdade o Faramir é um dos, se não for O personagem que eu mais gosto, e eu realmente não gostei das atitudes dele no filme... Tudo bem q a fala dele no final, "Então serei morto", foi legal, aí, e só aí, eu consegui enxergar o Faramir do livro. Achei q tivesse sido enjoamento meu, da primeira vez que assisti, mas ontem vi de novo e continuei com essa impressão.

Falando na criatura, alguém aí tem uma foto CLARA ou o desenho da árvore na armadura dele? Pirei qdo vi a armadura...
 
Porque é inviável adaptar um personagem como o Faramir pro cinema? Eu sinceramente acho que é muito mais difícil adaptar personagens como o Gollum ou o sr. Bilbo Bolseiro, e em ambos os casos o Peter Jackson foi bem mais eficiente... :mrgreen:
 
Porque é inviável adaptar um personagem como o Faramir pro cinema?

Eu acho inviável colocar o personagem com os diálogos que o caracterizam no livro. A adaptação é viável (até porque no filme é uma adaptação), até poderia ficar melhor e "mais fiel", mas não creio que possa se gastar todo aquele tempo de diálogo, pois o ritmo é diferente.

E não acho q o Gollum seja tão difícil assim. Uma coisa que o facilita é o fato de suas ponderações poderem ser feitas em voz alta devido a sua natureza esquizofrênica. Isso não dá pra fazer constantemente com um personagem como o Faramir, por exemplo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo