1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Faramir malvado?? O que acharam

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Thorin Escudo de Carvalho, 8 Jan 2009.

?

Você gostou do Faramir malvado?

Esta enquete será fechada em 30 Ago 2033 às 00:26.
  1. Odiei!!! Foi mais uma do PJ.

    73,2%
  2. Sei lá, tanto faz.

    12,7%
  3. Gostei dele, ajudou o filme a ficar mais interessante

    14,1%
  1. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    No livros Faramir é mostrado como alguém resistente ao anel, mas nos filmes ele pira, quer levar o anel pra Gondor, bem, mais uma do PJ.
     
    Última edição: 8 Jan 2009
  2. Parthadan

    Parthadan Pirata Autista Bebado e não um

    Odiei, por mais que no final, Faramir tenha pensado, e deixado Frodo e Sam partirem.
    Faramir é digno da raça númenoriana, um exemplo da casa dos Regentes e merecedor do governo do principado de Ithilien, que recebe de Aragorn, quando este se torna rei.
    Faramir é um capitão sábio e bondoso.
    certamente uma falha de PJ
     
  3. Almáriel

    Almáriel Die Sonne

    Ah não gostei... podia ter ficado sem essa...
     
  4. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    Hum... então...
    Eu costumava me emputecer diante das mudanças de PJ na adaptação pro cinema, mas... parei com isso.
    Porque uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa... :lol:
    Mas é verdade isso mesmo: nos livros os detalhes são grandes... o decorrer das coisas depende do tempo que dedicamos á leitura e existe toda uma trama psicólogica de cada um que se depara perante Frodo e o Anel: momentos de repulsa, de desejo, enfim... Tudo para que possamos absorver o caráter de cada personagem. É maravilhoso!
    E Faramir é um cara nobre e ponderado... Um dos meus personagens preferidos.
    Mas no filme, em apenas 3 hrs, PJ tinha que ser mestre em demonstrar ao público, em alguns minutos,que Faramir é nobre sim, porém têm dúvidas, e pode mostrar ao pai que ele pode ser tão ou melhor que seu irmão Boromir.
    Não é fácil uma adaptação cinematográfica dessa magnitude.
    Portanto, parei de ser chata com estas coisas e levei a adaptação de PJ como a melhor coisa que poderia existir.
     
  5. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Desisti de ficar brava com mudanças e adaptações, mas concordo mais que plenamente que essa foi desnecessária! Podia sim ter mostrado Faramir como um homem forte e resistente, como alguém íntegro... não precisava dar a entender que toda a familia era corrompível... Já tinha a fraqueza do Boromir... detestei isso!
     
  6. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Achei muito desnecessário. Muito tempo gasto nos filmes que poderia ter sido usado para cenas mais fiéis à obra. Quando nunca tinha lido os livros, imaginei Faramir como um sujeito mau que se submete facilmente ao poder do Anel, como também pensei de Boromir. Os filmes fazem os que não leram os livros crer que a maldade e a sede de poder podiam facilmente corromper os homens. E claro, o passeio até Osgilliath aumentou MUITO a viagem até Cirith Ungol e Mordor para Frodo.
     
  7. Eärelen Lothmen

    Eärelen Lothmen Usuário

    Eu concordo, com o que todo mundo disse!
    Fora, que (para mim) esta era uma das suas "diferenças", que fazia com que seu carater era superior ao irmão, Boromir, que não resistiu ao Anel.
    Pois, ele sempre queria que Denethor II, seu pai, se orgulhasse dele...Acontecimento, que infelizmente só pode ocorrer bem em seu fim...
    Mas, então achei desnecessário da parte do PJ, sucumbi-lo também pelo poder do Anel, talvez era para passar a idéia, de que o Anel era poderoso demais, que todos eram "fracos", e talvez o único que fora possível aguentar a calamidade de seu poder fora Aragorn...Bem esta aí minha opinião...
     
  8. Excluído016

    Excluído016 Excluído a Pedido

    Não gostei...Mais sou obrigada a aceitar...O filme já está feito né? :lol:
     
  9. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Não há defeito algum nos filmes para mim! Gostei do Faramir assim pois deu mais suspense a trama. Cinema precisa e exige isso. Separo muito bem o que é filme e o que é livro. Obra do Professor e visão do Peter Jackson. Ambas me agradam dentro do que propõem. =]
     
    Última edição: 8 Jan 2009
  10. Lord Almeida

    Lord Almeida Usuário

    NAO
    nao gostei mesmo o faramir quer li era grande e sabio ate na frente de seu pai, ele olhava para gandalf pq sabia como era orgulhoso e naum entenderia sua atitude com frodo....faramir um possivel rei sabio que comandava seu povo com sabedoria e eles o amavam e morreriam por ele....e este faramir do filme era bom sem duvidas... mas naum o GRANDE FARAMIR que li e aprendi a respeitar.
     
  11. Realmente não gostei!Faramir ficou com uma imagem de fraco no filme,que foi tentado de primeira pelo anel, enquanto no livro mostra exatamente o contrário.

    Nolyë de Ulca
     
  12. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Não acho o que Peter Jackson fez nos filmes ruim não. Também não sou muito de implicar com o que PJ fez o deixou de fazer nos filmes (também nem adianta, eles não vão mudar mesmo). Mas eu ainda prefiro Faramir tal qual o Professor escreveu.
     
  13. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Não é todo diretor que consegue fazer um filme e ganhar tantos oscars, porém pra mim não havia necessidade de colocar um Faramir do mal.
     
  14. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Faramir "do mal"? Não me lembro disso!:mrgreen:

    Faramir não sucumbiu à influência do Anel, ele libertou Frodo e até ameaçou Gollum se ele "aprontasse" alguma com os Hobbits (nas estendidas). A tentativa de PJ com a "quase queda" de Faramir foi para dar ênfase a "teoria" da fraqueza dos Homens em relação ao Anel de Sauron. Um Faramir "bonzinho" do início ao fim não traria suspense à trama e por isso não funcionaria no cinema. Entendam que cinema e literatura são mídias diferentes que se manifestam de maneiras diferentes. O que funciona em uma não funciona na outra. Além do que os filmes não são obra do Professor, são do Peter Jackson, que fez o possível para capturar a essência das obras de uma maneira que funcionasse no cinema. E conseguiu. Separem filme e livro e fica tudo certo. :mrgreen:
     
    Última edição: 17 Jan 2009
    • Ótimo Ótimo x 1
  15. Não gostei dessa versão do Faramir. PJ errou a mão. Seria mais interessante fazer um contraponto entre os dois irmãos, já que Boromir foi fraco para resistir ao Anel. Faramir no livro é um dos personagens que mais gosto, mas no filme perdeu sua identidade.
     
  16. x3tcoca

    x3tcoca Gabriel

    nao curti nao :S
     
  17. Ai eu odiei muito...
    poxa quando eu estava lendo livro ( a primeira vez) o faramir foi um dos meus personagens preferidos pelo seu carater.. eu adoro ele.. quando eu vi o filme quis morrer com o que fizeram com ele.. Toda vez que eu vejo o filme com alguem do lado faço questão de frisar que o Faramir não eh desse jeito! hauahauhaauhau!
     
  18. Isso, na minha opinião, é mais uma das coisas que deveriam ser corrigidas no filme!

    :yep: Tarsartir
     
  19. Ilithien

    Ilithien Usuário

    Não gostei desse Faramir que o PJ criou ou transformou... mas acho que PJ fez essa parte do filme para depois se "juntar" com a que Denethor fala que preferia Boromir vivo ao invez de Faramir... nesse caso o que Faramir teria feito ao pegar Frodo e a ameaça de levar o anel para Minas Tirith seria para mostrar a seu pai que ele tinha tanta capacidade quanto seu irmao e na mente dele o anel salvaria Gondor.
     
  20. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Eu já cansei de explicar que cinema e literatura são duas áreas completamente distintas, porque é que a adaptação feita pelas roteiristas foi muito bem feita, e porque 75% das mudanças que fizeram foram não só válidas como necessárias.

    A mudança na personalidade de Faramir não foi excepção. O fato é que no livro ele é uma personagem bem linear e, num contexto cinematográfico, desinteressante. Praticamente não há conflito durante a sua aparição nas Duas Torres - ele e Frodo trocam impressões, contam umas histórias, ele é nobre e perseverante, o Anel não o afeta, pronto, personagem introduzida, adiante para Mordor. Abordar as coisas desta forma na adaptação era a morte do filme - a meias com os Ents e as aparições vagarosas, cortava completamente o andamento.

    As opções do PJ e das suas colegas roteiristas permitem não abrandar tanto o ritmo do filme, adicionar intensidade dramática e um climax ao percurso de Frodo (que se outra forma decorreria sem percalços, já que Shelob ficaria para o terceiro filme fosse como fosse), aumentar o conflito em torno de Gollum, e tornar a personagem de Faramir mais digerível para a audiência.

    Na verdade eu não fiquei inteiramente satisfeito com Osgiliath no filme e essas coisas, admito. Mas ainda não vi ninguém propondo algo melhor. Talvez agora pensem que passar O Senhor dos Anéis para o cinema é pêra doce, mas não é à toa que durante décadas foi considerado impossível. O PJ fez um excelente trabalho.

    Amen.
     
    Última edição: 7 Fev 2009

Compartilhar