1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

FAQ Sobre Tolkien e o Racismo

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por TT1, 1 Set 2004.

  1. TT1

    TT1 Dilbert

    Novo ensaio, dessa vez abordando um tema sempre controverso: Tolkien e Racismo.

    O texto é uma compilação de perguntas frequentes envolvendo essa questão, deixando todo o tema de forma bem mais clara. Um belo texto!

    Clique
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    para conferir o texto.

    Link relacionado:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Eu tinha comentado sobre o textos e Ensaios q eu tinha lido a muito tempo aki na outra discuçao sobre c o Professor era ou nao racista....agora ficou muito mais claro em? bem so alguns pontos que acho q devo citar!
    Isso nao nos remete a pergutar, é prq Tolkien logo escolheu os paises do Sul para serem os menos favorecidos, Acaso! comparar a historia(mitologia inventada) dele com o mundo "real" ja é o maior erro.

    Alguns amigos meus ja vieram me falar sobre os Orientais os Haradrim a descriçao deles e compararam com a localidade mais a descriçao deles com negros e orientais mesmo Sendo q no texto fica claro um embasamento mais Mongol...mas o mais importante no texto e a citaçao de Sam
    Faço as palavras do tradutor as minhas.....sem mais comentarios...!

    Logo depois de mostrar uma descriçao de um Orc por Tolkien existe esse comentario do autor apos tambem devagar, no texto citado acima.
    Ate concordo com as palavras dele mas como disse antes, em cima do comentario de Coe,Nao se pode culpar Tolkien pos ele viveu em uma epoca racista, influencias no seu modo de criaçao seriam pouco estranhas, c vc convive com Coritiano nada mais obvio doq vc ser Corintiano
    (nunca se pode generalizar)
    Continuando o que eu falei acima sobre essa parte do Texto nao vejo que se possa facilmente adimitir Tolkien como preconceituoso, mas sim concordo que ele teve declaraçoes infelises,motivadas pelo seu modo de criaçao....
    Despença comentarios, no proprio texto o tradutor enaltece que Tolkien estava afrente de seu tempo, e defendia o pluralismo....Vejo desse modo tambem isso me remete denovo a comparaçao com torcer para o corinthias pela convivencia...Tolkien era estudado, culto e vivido fora que, viajado, nao teria como nesses anos todos nao ter aprendido....Detalhe oque mais gosto e de seu sarcasmo q noa esta so nessa carta mas nessa fico muito f***!
    Voltando ao ponto de racismos, isso é a maior mensagem de SDA a uniao....! agora disso ninguem lembra das mensagens de amizade,sendo q na inglaterra um pais de relaçoes frias, Tolkien mostro como se pode ser singelo...(o pior e q o povo hj fala q isso é gay) Noa tem jeito prq o Racismo as diferenças estao dentro da gente e quando vemos coisas como a obra de Tolkien que tem referencias dentro de nossas mentes nao iremos nunca adimitir que somos nos os errrados e na a obra q tinha como proposito uma outra abordagem....
    Eu sei q o assunto é outro mas fika ai markada uma proxima discuçao sobre c Boromir é mau e c Denethor poderia tb ser...!
    Ja deixo aki minha opiniao lembrando q estou comparando mas nunca fui afavor de que Tolkien teve tal influencia na criaçao do personagem...
    Boromir é como Judas....!
    ehheheh Agora so vo esperar o resuminho e a opiniao do Cachopardo...!
    Quem nao leu leia abra sua mente lembre-se o Preconceito esta dentro de vc...começe a elimina-lo![/quote]
     
  3. Smaug

    Smaug Cacho

    É, eu não vou deixar passar um texto com um tema de tantas opiniões e discussões tratando de uma pessoa tão íntegra. Antes de sair criticando por aí dizendo que tal autor é racista, é preciso afirmar o porque e tentar persuadir apresentando "teses" do porque de se dizer isso, portanto isso é um dos motivos de tanto preconceitono mundo, a palavra diz: pré - conceito.

    Uma coisa que me veio de súbito agora: e daí se Tolkien era racista ? Isso vai atrapalhar ? Não. É a mesma coisa que ser de uma outra religião, tenho uma amiga que é de uma outra religião e é super legal e muito competente. Pode ser que o 'negro' não goste da pessoa Tolkien, mas não vejo problemas de não gostar de 'o conteúdo Tolkien'. Seja a opção que Tolkien tenha, isso é da conta dele (ou foi), mas o que me interessa é o que ele fez e contou.

    Tudo bem, tem este certo "dane-se, não sou eu", mas não é bem assim, neste caso esta frase se aplica, mas como uma coisa: desde que isso não venha a prejudicar alguém. Uma pessoa pode ter preconceito, de não gostar daquela pessoa e tal, mas tem de aceitá-la como todos outros, agora, se odeia ela: guarde para si :wink:

    Não é bem isso. Me lembro que nos meus primeiros tempos de Valinor, discuti com uma pessoa sobre o possível racismo de Tolkien num tópico, e na "conclusão" foi dito por nós, o seguinte:

    Um autor (Tolkien) vive num meio de pessoa 'brancas', ele como um ser huamno 'branco' acaba por colocar direta ou indiretamente os personagens como brancos, pois a pessoa não tem um convívio com pessoas 'negras'. Sendo assim, a pessoa esta praticamente "programada" para colocar um personagem familiar, 'branco'.

    Sabe, eu sou 'branco' e já escrevi algumas histórias, e em todas elas, os personagens são 'brancos', pois eu acabo me "esquecendo" do 'negro' - não seria bem o termo 'esquecer', mas é que o que eu quero expressar é que o criador de algo só imagina algo diferente quando o contexto que ele vai escrever é diferente da sua norma de histórias...

    Assim como o "teorema" do negro e branco que comentei na citação acima, este caso não é diferente: Tolkien viveu dos 3 anos em diante na inglaterra, sendo assim ele acaba por ser influênciado no meio que vive, e isso é resultado de a construção de histórias tão ligadas politicamente, geograficamente e culturalmente em suas obras.

    Pode ser, mas a distinção entre cor de pele e a cor da luz /dia deve ser diferente, assim como dito no texto. Eu digo isso, pois dizer 'negro' no caso de mal não é dizer que os negros são maus, mas que negro na expressão significa que vem da cor preta, que representa o mal, consegue compreender ?

    Poisé, o racismo esta nos costumes, na genética, na educação, é impossível ser uma pessoa sem racismo, seja com em grau com o vizinho ou até de ser racista oficial com comunidades, etc... E como disse a autora, nem Tolkien é excessão, por isso ele pode ter seus preconceitos, mas que não faça isso prejudicar alguém...

    :)
     
  4. Proview

    Proview Go

    Ótimo texto, não preciso comentar porque o autor já falou tudo que havia p/ falar. Mas vou acrescntar um trecho do texto-resposta a esse ensaio que eu vi link do final deste ensaio.

    "This is an unfortunate confusion between the use of the word 'black' as a color and in its modern usage in referring to a race.

    Tolkien was an expert with words and languages. In his time this was a definition for the people from Africa;

    negroid
    adj : characteristic of people traditionally classified as the Negro race; "negroid features" n : a person with dark skin who comes from Africa (or whose ancestors came from Africa)(dictionary.com)

    By contrast the color black in its traditional definitions had some negative meaning

    black

    3. Fig.: Dismal, gloomy, or forbidding, like darkness; destitute of moral light or goodness; atrociously wicked; cruel; mournful; calamitous; horrible. ``This day's black fate.'' ``Black villainy.'' ``Arise, black vengeance.'' ``Black day.'' ``Black despair.'' --Shakespeare

    4. Expressing menace, or discontent; threatening; sullen; foreboding; as, to regard one with black looks. (dictionary.com)

    Tolkien was using the word as defined in his time. It was not meant as a demeaning reference to race.
    "

    Isso só mostra a exelência linguistica o mestre no uso de palavras. :clap:
     
  5. WaneArwen

    WaneArwen Usuário

    Nunca pensei sobre isso... racismo e Tolkien...
    acho que essas coisas só existem na cabeça de quem interpreta...
     
  6. harmien

    harmien Usuário

    Muito legal essa observaçao..
     
  7. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Isso. Cada um com sua visão. Tolkien escreveu lá a visão dele - a qual eu não concordo, e jamais concordarei. Mas é a visão dele.

    ...
     
  8. Rohan Rider

    Rohan Rider Sonhador

    Concordo com o dito por "Kabral o negro", alem do que já foi dito é bom deixar claro que como Tolkien era ingles e escreveu em um periodo muito conturbado onde os oRientais eram vistos com desconfiança ,ele viveu durante um periodo entre guerras onde ele participou e o seu filho lutou,Formando um conceito de "Orcs são negros e elfos são brancos"(artigo) mostrando como se o escuro fosse mal e o branco bem.
    Ele é fruto do meio em que ele vive e com isso ele carrega com sigo -por menor que seja- os conceitos da sociedade em que vive e não podemos esquecer de não cometer o erro de julgalo somente pela sua obra literaria e sim também por suas ações.
    Leiam as cartas que Tolkien escreveu e que foram publicadas na revista "univerço fantastico" ele nelas deixa bem claro sua opinião quanto a qualquer tipo de descriminação. Quando... entre outras coisas proibe a buplicação de "O Hobbit" em alemão(2ª guerra). Não por não gostar dos Alemães e sim PQ eles queriam que para que o livro fosse pulblicado uma comprovação de que ele não possuia sangue judeu e com isso ele optou por não publicar o titulo na alemanha naquele periodo.
     
  9. Smaug

    Smaug Cacho

    Entra neste caso também o Antiintelectualismo na Alemanha Nazista: Para os nazistas, toda obra de artista que não expressasse a superioridade da "raça ariana", a "raça" mais superior de todas, para Hitler, seria considerado um artista que não sabe expressar a arte.

    Artigos e teses de cientistas, como Einstein, eram retirados da biblioteca e colocados em lugares públicos e eram queimados. Outras obras de artistas, como telas, eram retiradas dos museus e eram colocados a humilhação pública.

    Bem, isso é um breve comentário do que foi o nazismo na Alemenha... Quem quiser conferir um artigo de Hitler que eu escrevi na SdP, é só passar na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :mrgreen:
     

Compartilhar