• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

FAQ Sobre Tolkien e o Racismo

TT1

Dilbert
Novo ensaio, dessa vez abordando um tema sempre controverso: Tolkien e Racismo.

O texto é uma compilação de perguntas frequentes envolvendo essa questão, deixando todo o tema de forma bem mais clara. Um belo texto!

Clique Aqui para conferir o texto.

Link relacionado: Valinor: Textos e Ensaios
 
Eu tinha comentado sobre o textos e Ensaios q eu tinha lido a muito tempo aki na outra discuçao sobre c o Professor era ou nao racista....agora ficou muito mais claro em? bem so alguns pontos que acho q devo citar!
Também pode ser verdade que os homens do Oeste são mais tecnologicamente avançados do que aqueles no Sul ou Leste, porque eles tiveram várias conexões com Númenor em seu auge. Somado a isto, os exilados de Númenor formaram reinos e colônias no oeste. Infelizmente para os sulistas e orientais, eles não possuíam vantagens tecnológicas disponíveis, tornando-os oponentes mais fracos. Eles simplesmente tiveram que acatar os desejos de Mordor.
Isso nao nos remete a pergutar, é prq Tolkien logo escolheu os paises do Sul para serem os menos favorecidos, Acaso! comparar a historia(mitologia inventada) dele com o mundo "real" ja é o maior erro.

Alguns amigos meus ja vieram me falar sobre os Orientais os Haradrim a descriçao deles e compararam com a localidade mais a descriçao deles com negros e orientais mesmo Sendo q no texto fica claro um embasamento mais Mongol...mas o mais importante no texto e a citaçao de Sam
Sam, depois de testemunhar a morte de um oriental em uma escaramuça, pergunta:
"ele realmente teria preferido ficar em paz em seu lar.”
Além disso, conforme já mencionei, até mesmo os númenorianos, que são considerados os mais nobres dos humanos, cometeram grandes crimes.
Também sabemos que alguns dos homens de Gondor e Bri têm pele escura
Ela mostra que ele declara a existência de diferentes medidas de beleza presentes em diferentes culturas. Ele mostra que beleza não é uma qualidade absoluta, mas está mais no olho de quem a vê, cujas opiniões são moldadas por restrições sociais.
Faço as palavras do tradutor as minhas.....sem mais comentarios...!

Logo depois de mostrar uma descriçao de um Orc por Tolkien existe esse comentario do autor apos tambem devagar, no texto citado acima.
Ate concordo com as palavras dele mas como disse antes, em cima do comentario de Coe,Nao se pode culpar Tolkien pos ele viveu em uma epoca racista, influencias no seu modo de criaçao seriam pouco estranhas, c vc convive com Coritiano nada mais obvio doq vc ser Corintiano
(nunca se pode generalizar)
Tenho que admitir que nos padrões de hoje, esta declaração é altamente aviltante e insensível e pode ser tomada como prova dos preconceitos subconscientes de Tolkien.
Continuando o que eu falei acima sobre essa parte do Texto nao vejo que se possa facilmente adimitir Tolkien como preconceituoso, mas sim concordo que ele teve declaraçoes infelises,motivadas pelo seu modo de criaçao....
"…Lamento que eu não tenha entendido o que vocês querem dizer com 'arisch'. Não tenho ascendência Aryana(*), ou seja, Indo-Iraniana; até onde sei, nenhum dos meus ancestrais falava hindu, persa, cigano ou qualquer dialeto relativo. Mas se devo entender que você estão perguntando se sou ou não de origem judaica, posso apenas responder que lamento não possuir ancestrais deste povo talentoso. Meu trisavô chegou à Inglaterra no Século XVIII, vindo da Alemanha:…Me acostumei a considerar meu nome alemão com orgulho… não posso, no entanto, deixar de comentar que caso perguntas irrelevantes e impertinentes deste tipo forem se tornar regra geral na literatura, então não está distante o tempo em que um nome alemão não mais será fonte de orgulho." – Carta #30 (25 de julho de 1938: Infelizmente, seus agentes de Londres não enviaram a carta para os editores alemães, temendo repercussões financeiras).
Despença comentarios, no proprio texto o tradutor enaltece que Tolkien estava afrente de seu tempo, e defendia o pluralismo....Vejo desse modo tambem isso me remete denovo a comparaçao com torcer para o corinthias pela convivencia...Tolkien era estudado, culto e vivido fora que, viajado, nao teria como nesses anos todos nao ter aprendido....Detalhe oque mais gosto e de seu sarcasmo q noa esta so nessa carta mas nessa fico muito f***!
"Um dos maiores temas de SDA é a união das raças para uma causa comum. Acontece que as raças são elfos, anões, homens em vez de brancos, negros, orientais, etc."
Voltando ao ponto de racismos, isso é a maior mensagem de SDA a uniao....! agora disso ninguem lembra das mensagens de amizade,sendo q na inglaterra um pais de relaçoes frias, Tolkien mostro como se pode ser singelo...(o pior e q o povo hj fala q isso é gay) Noa tem jeito prq o Racismo as diferenças estao dentro da gente e quando vemos coisas como a obra de Tolkien que tem referencias dentro de nossas mentes nao iremos nunca adimitir que somos nos os errrados e na a obra q tinha como proposito uma outra abordagem....
Nota da tradutora: como tradutora, não posso alterar o original... mas não posso deixar de manifestar que não concordo quando o autor do texto coloca Boromir como “personagem mau”; nem mesmo para Denethor.
Eu sei q o assunto é outro mas fika ai markada uma proxima discuçao sobre c Boromir é mau e c Denethor poderia tb ser...!
Ja deixo aki minha opiniao lembrando q estou comparando mas nunca fui afavor de que Tolkien teve tal influencia na criaçao do personagem...
Boromir é como Judas....!
ehheheh Agora so vo esperar o resuminho e a opiniao do Cachopardo...!
Quem nao leu leia abra sua mente lembre-se o Preconceito esta dentro de vc...começe a elimina-lo![/quote]
 
É, eu não vou deixar passar um texto com um tema de tantas opiniões e discussões tratando de uma pessoa tão íntegra. Antes de sair criticando por aí dizendo que tal autor é racista, é preciso afirmar o porque e tentar persuadir apresentando "teses" do porque de se dizer isso, portanto isso é um dos motivos de tanto preconceitono mundo, a palavra diz: pré - conceito.

Uma coisa que me veio de súbito agora: e daí se Tolkien era racista ? Isso vai atrapalhar ? Não. É a mesma coisa que ser de uma outra religião, tenho uma amiga que é de uma outra religião e é super legal e muito competente. Pode ser que o 'negro' não goste da pessoa Tolkien, mas não vejo problemas de não gostar de 'o conteúdo Tolkien'. Seja a opção que Tolkien tenha, isso é da conta dele (ou foi), mas o que me interessa é o que ele fez e contou.

Tudo bem, tem este certo "dane-se, não sou eu", mas não é bem assim, neste caso esta frase se aplica, mas como uma coisa: desde que isso não venha a prejudicar alguém. Uma pessoa pode ter preconceito, de não gostar daquela pessoa e tal, mas tem de aceitá-la como todos outros, agora, se odeia ela: guarde para si :wink:

The Consigliere disse:
Isso explicaria porque a maioria das raças humanas na história são 'brancas'.

Não é bem isso. Me lembro que nos meus primeiros tempos de Valinor, discuti com uma pessoa sobre o possível racismo de Tolkien num tópico, e na "conclusão" foi dito por nós, o seguinte:

Um autor (Tolkien) vive num meio de pessoa 'brancas', ele como um ser huamno 'branco' acaba por colocar direta ou indiretamente os personagens como brancos, pois a pessoa não tem um convívio com pessoas 'negras'. Sendo assim, a pessoa esta praticamente "programada" para colocar um personagem familiar, 'branco'.

Sabe, eu sou 'branco' e já escrevi algumas histórias, e em todas elas, os personagens são 'brancos', pois eu acabo me "esquecendo" do 'negro' - não seria bem o termo 'esquecer', mas é que o que eu quero expressar é que o criador de algo só imagina algo diferente quando o contexto que ele vai escrever é diferente da sua norma de histórias...

Uma resposta interna seria dizer que a Terra-média se assemelha às descrições do interior da Inglaterra e as regiões norte da Escandinávia, Irlanda e Escócia; portanto comprometeria a autenticidade destas localizações geográficas se raças de outras partes do mundo habitassem essas terras.

Assim como o "teorema" do negro e branco que comentei na citação acima, este caso não é diferente: Tolkien viveu dos 3 anos em diante na inglaterra, sendo assim ele acaba por ser influênciado no meio que vive, e isso é resultado de a construção de histórias tão ligadas politicamente, geograficamente e culturalmente em suas obras.

3. Orcs são negros e elfos são brancos. Isso não é mostrar que 'negro' representa o mal e 'branco' representa o bem?

Pode ser, mas a distinção entre cor de pele e a cor da luz /dia deve ser diferente, assim como dito no texto. Eu digo isso, pois dizer 'negro' no caso de mal não é dizer que os negros são maus, mas que negro na expressão significa que vem da cor preta, que representa o mal, consegue compreender ?

The Cosigliere disse:
A chave para lidar com racismo é aceitar que ele existe dentro de cada um de nós e que devemos fazer todo o possível para derrotá-lo dentro de nós.

Poisé, o racismo esta nos costumes, na genética, na educação, é impossível ser uma pessoa sem racismo, seja com em grau com o vizinho ou até de ser racista oficial com comunidades, etc... E como disse a autora, nem Tolkien é excessão, por isso ele pode ter seus preconceitos, mas que não faça isso prejudicar alguém...

:)
 
Ótimo texto, não preciso comentar porque o autor já falou tudo que havia p/ falar. Mas vou acrescntar um trecho do texto-resposta a esse ensaio que eu vi link do final deste ensaio.

3. Orcs são negros e elfos são brancos. Isso não é mostrar que 'negro' representa o mal e 'branco' representa o bem?
"This is an unfortunate confusion between the use of the word 'black' as a color and in its modern usage in referring to a race.

Tolkien was an expert with words and languages. In his time this was a definition for the people from Africa;

negroid
adj : characteristic of people traditionally classified as the Negro race; "negroid features" n : a person with dark skin who comes from Africa (or whose ancestors came from Africa)(dictionary.com)

By contrast the color black in its traditional definitions had some negative meaning

black

3. Fig.: Dismal, gloomy, or forbidding, like darkness; destitute of moral light or goodness; atrociously wicked; cruel; mournful; calamitous; horrible. ``This day's black fate.'' ``Black villainy.'' ``Arise, black vengeance.'' ``Black day.'' ``Black despair.'' --Shakespeare

4. Expressing menace, or discontent; threatening; sullen; foreboding; as, to regard one with black looks. (dictionary.com)

Tolkien was using the word as defined in his time. It was not meant as a demeaning reference to race.
"

Isso só mostra a exelência linguistica o mestre no uso de palavras. :clap:
 
Nunca pensei sobre isso... racismo e Tolkien...
acho que essas coisas só existem na cabeça de quem interpreta...
 
Sr. Cachopardo disse:
Sabe, eu sou 'branco' e já escrevi algumas histórias, e em todas elas, os personagens são 'brancos', pois eu acabo me "esquecendo" do 'negro' - não seria bem o termo 'esquecer', mas é que o que eu quero expressar é que o criador de algo só imagina algo diferente quando o contexto que ele vai escrever é diferente da sua norma de histórias...
Muito legal essa observaçao..
 
harmien disse:
Sr. Cachopardo disse:
Sabe, eu sou 'branco' e já escrevi algumas histórias, e em todas elas, os personagens são 'brancos', pois eu acabo me "esquecendo" do 'negro' - não seria bem o termo 'esquecer', mas é que o que eu quero expressar é que o criador de algo só imagina algo diferente quando o contexto que ele vai escrever é diferente da sua norma de histórias...
Muito legal essa observaçao..
Isso. Cada um com sua visão. Tolkien escreveu lá a visão dele - a qual eu não concordo, e jamais concordarei. Mas é a visão dele.

...
 
Concordo com o dito por "Kabral o negro", alem do que já foi dito é bom deixar claro que como Tolkien era ingles e escreveu em um periodo muito conturbado onde os oRientais eram vistos com desconfiança ,ele viveu durante um periodo entre guerras onde ele participou e o seu filho lutou,Formando um conceito de "Orcs são negros e elfos são brancos"(artigo) mostrando como se o escuro fosse mal e o branco bem.
Ele é fruto do meio em que ele vive e com isso ele carrega com sigo -por menor que seja- os conceitos da sociedade em que vive e não podemos esquecer de não cometer o erro de julgalo somente pela sua obra literaria e sim também por suas ações.
Leiam as cartas que Tolkien escreveu e que foram publicadas na revista "univerço fantastico" ele nelas deixa bem claro sua opinião quanto a qualquer tipo de descriminação. Quando... entre outras coisas proibe a buplicação de "O Hobbit" em alemão(2ª guerra). Não por não gostar dos Alemães e sim PQ eles queriam que para que o livro fosse pulblicado uma comprovação de que ele não possuia sangue judeu e com isso ele optou por não publicar o titulo na alemanha naquele periodo.
 
Rohan Rider disse:
entre outras coisas proibe a buplicação de "O Hobbit" em alemão(2ª guerra). Não por não gostar dos Alemães e sim PQ eles queriam que para que o livro fosse pulblicado uma comprovação de que ele não possuia sangue judeu e com isso ele optou por não publicar o titulo na alemanha naquele periodo.

Entra neste caso também o Antiintelectualismo na Alemanha Nazista: Para os nazistas, toda obra de artista que não expressasse a superioridade da "raça ariana", a "raça" mais superior de todas, para Hitler, seria considerado um artista que não sabe expressar a arte.

Artigos e teses de cientistas, como Einstein, eram retirados da biblioteca e colocados em lugares públicos e eram queimados. Outras obras de artistas, como telas, eram retiradas dos museus e eram colocados a humilhação pública.

Bem, isso é um breve comentário do que foi o nazismo na Alemenha... Quem quiser conferir um artigo de Hitler que eu escrevi na SdP, é só passar na página inicial :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo